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Definir metas: Qual a importância disso para a sua empresa

Escrito em: 07/01/20

Em todos os campos, vida profissional e particular, traçamos planos de ação diferentes para atingir as nossas metas. No mundo dos negócios isso não é diferente. É preciso que os gestores definam metas a fim de direcionar o trabalho e as pessoas para alcance dos resultados almejados.

O problema, porém, é que não é tão fácil quanto parece, traçar e executar planos para atingir metas, quando falamos de uma empresa. Quando fazemos isso sem o conhecimento das necessidades da equipe, por exemplo, podemos perder um precioso tempo e outros recursos em vão.

Na intenção de alcançar metas desejadas, muitos gestores definem metas inalcançáveis e tornam o processo doloroso para todos, sem sequer chegar ao que foi almejado. É preciso, então, conhecer estratégias para definir e colocar os objetivos e prática.

Por isso, selecionamos neste post, várias informações que nos ajudam a saber a importância de definir metas para a sua empresa.

Veja!

Saiba diferenciar as metas e objetivos

Antes de traçar os planos de ação, é interessante entender a diferença entre metas e objetivos. Parecem conceitos simples, e até são, mas podem causar uma pequena confusão quando tentamos colocar em prática.

Para o Dicionário Michaellis Online, objetivo é um “Ponto a ser alcançado em uma operação; alvo”. Já em relação à meta, o mesmo portal define que é o “Fim a que se dirigem as ações ou os pensamentos de alguém”.

Portanto, podemos conferir aos objetivos como as ações a fim de atingir uma meta. Por exemplo, ter o objetivo de montar o próprio negócio, a meta, então, pode ser estipular o tipo de negócio, o início da atuação da empresa e outras especificidades do objetivo.

Tenha metas próximas da realidade

Depois de compreender o que é a meta, precisamos ter maturidade na hora de traçar aquelas as quais desejamos para a empresa. Não adianta ter objetivos totalmente fora da realidade, pois o resultado será frustração.

Selecionar metas erradas é o mesmo que direcionar toda a energia para algo que não nos levará a nada, parece duro, mas é a verdade que atinge os despreparados.

Além disso, ter objetivos inalcançáveis significa gerar uma equipe frequentemente frustrada e perdendo tempo. Por isso, é importante que o gestor faça uma análise minuciosa das metas, a curto médio e longo prazo, para que assim, saiba quais passos executar para que atinja todos os seus objetivos.

Avalie sempre os resultados e objetivos

Também precisamos ter a noção de que as metas podem mudar conforme os resultados. Nesse quesito, é preciso que a gestão tenha a prática de análise dos resultados obtidos em direção a cada objetivo. Caso a prática mostre que o caminho não é viável, novas estratégias devem ser traçadas.

Por consequência, pode ser que alguns objetivos e metas sejam refeitos ao longo do caminho. É preciso, então, estar aberto para mudanças e flexível às alterações das metas, a fim de haja resultados e sucesso. A ideia central é poupar recursos humanos e materiais em caso de ausência de resultados.

Evite a imposição das metas à sua equipe

Uma questão também importantíssima é em relação ao posicionamento da equipe em busca de alcançar essas metas. Afinal, são eles que viverão o negócio na prática e podem atuar em busca para atingir os seus objetivos. Por isso, é preciso que o gestor tenha tato ao trazer esses alvos para os funcionários.

Obrigar, pressionar, impor, suas metas para os colaboradores pode ser um grande empecilho na busca pelos resultados. Isso porque a opinião deles é importante, além de que quanto mais participarem desse processo, mais terão engajamento com ele.

Nesse contexto, entra a administração dos recursos humanos da empresa, importantíssimo para o processo.

Escolha gestores preparados

Sabemos que no âmbito empresarial as coisas devem estar bem direcionadas, organizadas e baseadas em algo concreto para ter sucesso. Por isso, tenha em sua equipe um gestor focado em aprender sempre mais a fim de adotar estratégias pautadas no conhecimento teórico e prático.

O que parece simples pode se transformar em problema nas mãos de alguém despreparado. Então, tenha cuidado também na hora de delegar as funções que tenham a ver com as metas.

Envolva os funcionários para manter o engajamento

Apesar de cumprir as boas práticas que citamos acima, pode ser que a sua equipe passe por momentos de dificuldade durante o processo. Isso é comum por conta do cansaço e a pressão para atingir as metas. O que você, enquanto gestor, pode fazer para mudar esse quadro, é promover incentivos para que a sua equipe volte a ter o engajamento inicial.

Para isso acontecer, você pode oferecer recompensas para aqueles que gerarem bons resultados. Assim, poderá medir também os que estão com dificuldades e promover o auxílio que eles precisam. Dessa forma, as arestas são aparadas e você consegue administrar o seu pessoal.

Depois de tudo isso, agora é possível entender tamanha a importância que é para uma empresa definir metas. Além disso, não basta apenas idealizar, mas colocar as ações em prática para atingir as metas.

Pode ser que a sua organização tenha passado por problemas antes por conta da má administração dos recursos ou erros ao definir metas distantes.

Isso é muito comum, porém, a fim de não repetir o erro, procure seguir as dicas que trouxemos em nosso post. Saiba definir as metas que estão ao alcance de todos, administradores e equipe de funcionários.

Procure também analisar sempre os resultados durante o caminho em busca desse objetivo. Caso algo saia do rumo traçado, é possível definir outras metas.

Não se esqueça também de que para que tudo seja realidade, você precisa contar com a sua equipe. Então, nada de obrigar ou impor as metas, promova a participação do grupo para obter engajamento, além de eleger um gestor preparado para o trabalho.

Ao longo desse caminho, pode ser que a equipe ou mesmo o gestor, tenham dificuldades em manter o engajamento. Para isso, mudar é necessário. Ações que incentivem, como beneficiar aqueles que atingem os resultados almejados, é um exemplo. As pessoas são um recurso muito importante e merecem atenção.

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Pedro Henrique Escobar

Pedro Henrique Escobar

Pedro Henrique Escobar é formado em Administração e gerente de marketing no eGestor. O eGestor é uma ferramenta online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: eGestor.

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