fbpx

Boleto online: quais as vantagens da emissão?

O boleto online é uma das formas mais utilizadas pelos brasileiros para realizar pagamentos e recebimentos em transações feitas pela internet. O principal motivo é a segurança, uma vez que nem todas as pessoas se sentem seguras o suficiente para lançar na internet os dados dos seus cartões de crédito e débito. 

Além disso, o boleto é uma forma de pagamento acessível, prática tanto para emitir quanto para pagar e oferece muitas vantagens para a empresa e para a pessoa física. Então, se a sua empresa ainda não trabalha com boleto online para seus clientes, já está na hora de mudar de estratégia e oferecer mais alternativas de pagamento para seu consumidor. 

No artigo de hoje, vamos falar sobre as principais vantagens do boleto online, como começar a aplicá-lo no seu negócio e fechar mais vendas.

O que é um boleto bancário?

Boleto bancário é uma forma facilitada e tradicional de realizar pagamentos. Ele é emitido online por plataformas específicas e pode ser pago também de maneira virtual ou de forma física em correspondentes bancários.

Dependendo do tipo de compra, o boleto pode ser emitido de maneira individual ou em forma de carnê, mais comum em serviços com demanda recorrente.

Vantagens de emitir boleto online

Se você tem dúvidas e acha que não vale a pena adotar o sistema de emissão de boleto bancário para a sua empresa, conheça com detalhes as vantagens desse sistema de pagamento e descubra por que ele é mais do que um auxiliar, mas essencial no seu negócio.

Sustentabilidade 

A grande maioria dos pagamentos realizados atualmente são feitos através de aplicativos digitais bancários. Essa prática aumentou ainda mais com as mudanças que tivemos depois da pandemia.

Assim, o pagamento online se tornou um grande aliado do meio ambiente e o boleto bancário é uma prova disso. E, o consumidor não precisa mais imprimir boleto para pagar nas agências bancárias, uma vez que toda a transação pode ser feita pelo celular.

Com essa modalidade de pagamento, há menos uso de papel, menos uso de tinta para impressão de documentos, menos gasto com energia elétrica para a utilização desses equipamentos eletrônicos, dentre outros benefícios.

E quando o cliente perde o prazo de pagamento? Teoricamente, ele teria que imprimir um novo documento. Mas, com o boleto online, não é preciso nada disso, basta emitir um novo boleto, sem custo algum para a empresa.

Facilidade para clientes

O cliente é uma das partes dessa transação comercial que mais se beneficia com o boleto online. Isso porque ele tem a facilidade de quitar o boleto de várias formas, pelo celular ou pelo computador e, se preferir, pode ir pessoalmente a uma agência.

O boleto pode ser pago em bancos físicos, por aplicativos de qualquer banco, em casas lotéricas ou em qualquer outro correspondente bancário.

Ainda, outra facilidade para o cliente é que ele pode receber o boleto em seu celular ou por e-mail a qualquer momento, sem precisar ir até a empresa. Sem contar na praticidade de não precisar realizar nenhuma ação para ter acesso ao boleto, já que o responsável pela emissão é a empresa.

E se o cliente não tiver nenhum tipo de cartão de crédito e nem de débito, não tem problema, pois a sua empresa oferecerá a ele a oportunidade de concluir a venda através do pagamento do boleto online. Viu como é só vantagens?

Compensação mais rápida 

Se a sua empresa utiliza o cartão de crédito com frequência, você já deve ter notado algo bem comum: o tempo de compensação do pagamento por cartão de crédito imposto pelas operadoras. O prazo médio para que o valor caia na conta da empresa é de cerca de 30 dias.

Mas, com o boleto online, a compensação acontece muito mais rapidamente. Em, no máximo, dois dias o valor correspondente já estará na conta da sua empresa e assim você poderá transferir para outra conta ou realizar um pagamento, se preferir.

Imagine só ter que esperar um mês para receber uma quantia em dinheiro que a sua empresa está precisando para hoje? É verdade que muitas empresas possuem um bom capital investido e guardado que funciona como uma espécie de colchão de segurança para situações como essa, mas não são todas.

Especialmente os pequenos negócios precisam de recebimento rápido do valor vendido ao cliente até mesmo para repor a mercadoria que acabou de ser vendida. Então, o boleto online também ajuda no equilíbrio e no controle financeiro da sua empresa.

Quer mais uma vantagem para as suas finanças? O boleto online estimula o seu cliente a fazer o pagamento à vista, e com uma compensação mais rápida, assim você garante uma folga na conta da sua empresa.

Boleto Online

Competitividade de mercado 

Todas as vantagens da compensação mais rápida culminam em algo que toda empresa deseja: competitividade no mercado. Ou seja, a empresa tem uma capacidade maior de executar as suas funções e o seu trabalho com chances maiores de conseguir êxito, de alcançar o sucesso que deseja.

Então como é possível fazer isso com uso do boleto online? Simples: com o pagamento à vista, a compensação é mais rápida e o dinheiro em caixa permite que você reduza o valor repassado para o cliente.

Eles também possibilitam a tomada de decisões com mais segurança e atraem clientes interessados pelo desconto do pagamento à vista. Assim, de uma forma ou de outra, você terá mais a oferecer para o seu público e vai se destacar no mercado, mesmo em meio à toda concorrência existente.

Emissão mais rápida 

É muito fácil emitir um boleto online. Basta inserir algumas informações básicas e, rapidamente, seu boleto estará disponível. E se você optar por um sistema integrado de gestão, esse tempo diminuirá ainda mais. 

Com o sistema de gestão, há um gerenciamento completo de informações. Assim, com esse serviço, o sistema identifica o pagamento feito pelo cliente automaticamente, sem precisar fazer a checagem um a um.

Facilidade de compartilhamento 

Uma das grandes vantagens do boleto online não poderia deixar de ser o compartilhamento facilitado. O documento pode ser enviado para o cliente por qualquer dispositivo virtual, como WhatsApp e email, por exemplo. 

Para facilitar ainda mais a vida do seu cliente, não se esqueça de enviar também o código de barras com a opção “copia e cola”. Assim, a operação se tornará muito mais ágil para ele.

Se for o caso, você pode até enviar o boleto em papel, porque sabemos que ainda existem clientes que preferem um método mais tradicional de pagamento. Mas, de qualquer forma, você não vai ficar sem fazer a sua venda.

Segurança 

É muito mais seguro para a empresa e para o cliente receber ou realizar pagamentos, e os motivos são vários. Para o cliente é mais seguro porque ele não precisa disponibilizar seus dados online para efetuar uma compra. 

Apesar das vendas online terem aumentado muito nos últimos anos, ainda existem muitas pessoas que evitam compras virtuais por medo de golpes. Clonagem de cartões, por exemplo, ainda é uma modalidade de golpe muito comum.

Outro fator de segurança para o cliente é que ele não precisa sair de casa com nenhum valor em espécie para efetuar o pagamento do boleto. Dessa forma, ele pode quitar a fatura dentro da própria casa, no trabalho ou em qualquer lugar, usando apenas o telefone celular.

Para a empresa também é mais seguro porque o dinheiro cai automaticamente na conta corrente da empresa, sem que seja preciso manusear o dinheiro vivo. 

Mais uma vantagem é que, com o fim do boleto sem registro, todos os boletos deverão conter dados que possibilitem identificar o pagador e também quem está realizando a cobrança. 

Dessa forma, a FEBRABAN (Federação Brasileira de Bancos) espera reduzir o número de fraudes e golpes com uso de boleto sem registro.

Ou seja, oferecer essa forma segura de pagamento deixa qualquer cliente satisfeito e estimulado a voltar para realizar novas compras.

Baixo Custo 

Por fim, o baixo custo do boleto online é um dos grandes atrativos desta forma de pagamento. Para emiti-lo por meio das plataformas de intermediação ou pelos sistemas de gestão, é necessário pagar uma taxa mínima, de forma individual por cada boleto emitido.

Mas, apesar disso, a empresa só precisa pagar o valor da emissão caso o cliente realize o pagamento do boleto. E, caso ele não o faça, a empresa também não fica no prejuízo.

Esse tipo de serviço não cobra mensalidade, nem taxa extra ou cobrança por inadimplência. Assim, o valor cobrado pela emissão do boleto é bem menor se comparado às taxas cobradas pelas instituições bancárias.

Ou seja, é muito mais econômico e vantajoso para a empresa gerar seus próprios boletos pela internet sem ter que depender do serviço muito mais exigente e dispendioso dos bancos.

Portanto, levando em conta todas as vantagens já listadas do boleto online, podemos constatar que ele é uma ferramenta de excelente custo-benefício, não gera prejuízo e ainda aumenta o potencial de vendas.

Aumenta o número de vendas

Imagine uma situação hipotética, mas muito comum: um cliente ficou interessado no produto ou no serviço que você vende. Ele até tem cartão de crédito, mas não tem limite disponível para a compra. O possível cliente pergunta se há a opção de pagamento por boleto bancário. Como a sua empresa responderia?

Por mais que existam outras modernas situações de pagamento, como o PIX, por exemplo, sempre haverá uma situação em que o seu potencial cliente vai preferir realizar o pagamento por boleto. E se a sua empresa não estiver preparada para essa necessidade, ela vai perder vendas.

Além dessas vantagens, podemos destacar outros benefícios do boleto online, como você verá logo abaixo:

  • O boleto online pode ser emitido tanto por pessoa física quanto por pessoa jurídica;
  • Oferece um amplo e mais organizado controle financeiro para a empresa;
  • Pode ser utilizado como parte de uma estratégia promocional, com oferta de desconto para pagamentos à vista, no boleto;
  • Não precisa marcar encontro pessoal para fechar uma venda. Basta enviar o boleto por qualquer mecanismo online;
  • O boleto pode ser protestado caso a empresa não realize o serviço prometido ou não entregue o produto vendido.

Principais características do boleto online

Você conhece todos os campos do boleto online? Se não conhece e acredita que saber mais sobre isso vai aumentar a sua segurança em trabalhar com essa forma de pagamento na sua empresa.

  • Sacado: Em se tratando de boleto, o termo “sacado” se refere àquele que vai pagar o documento. Assim, além do nome completo, devem constar CPF ou CNPJ e endereço completo.
  • Cedente: Já o cedente é aquele que recebe o pagamento, no caso, é a sua empresa. O valor do boleto é creditado na conta corrente do cedente cerca de dois dias após o pagamento.
  • Código do cedente: Também pode vir como agência ou número do beneficiário. Nada mais é do que a conta bancária de quem vai receber o pagamento.
  • Valor do boleto: Aqui, deve constar a quantia que será paga, ou seja, quanto vale aquele boleto. Deve ser escrita em reais e também pode especificar informações sobre juros ou descontos.
  • Vencimento: A data limite para pagamento do boleto para que não haja acréscimo de juros.
  • Multa e juros de mora: Cobrança a mais que será feita ao sacado caso ele pague o boleto após a data de vencimento.
  • Nosso número: Número obrigatório utilizado para identificar o documento. É um número que não pode ser repetido e cada boleto deve ter o seu.
  • Linha digitável: Sequência de números que identificam, dentre outras coisas, o banco e o valor a ser cobrado.
  • Código de barras: É a representação da linha digitável. É o que permite que as máquinas consigam “ler” aquele boleto e efetivar o pagamento.

Como começar a fazer a emissão do boleto online

Agora que você percebeu que o boleto online é uma alternativa viável e vantajosa, vamos mostrar a você como iniciar esse processo.

  1. Escolha uma plataforma para gerar o boleto online: Existem várias opções no mercado e você deve avaliar as características, vantagens e desvantagens de cada uma delas. Só depois é que você vai escolher a que tem o melhor custo-benefício.
  2. Faça um cadastro para começar a usar o sistema: Algumas plataformas permitem o cadastro teste gratuito. É uma excelente maneira para ver como funciona esse sistema, experimentar a influência positiva no seu negócio e, no final, tomar a melhor decisão.

O cadastro é feito sem compromisso e, depois de expirado o prazo gratuito, você poderá fazer o desligamento sem problema algum ou obrigatoriedade de pagar algo pelo serviço utilizado.

  1. Após o cadastro, solicite a ativação da emissão de boletos online e preencha todos os campos solicitados. Alguns destes campos são obrigatórios e outros são dispensáveis. O que você não pode deixar de preencher:
  • Nome do cedente, com inclusão de CPF ou CNPJ e endereço completo;
  • Agência ou código do beneficiário, ou código do cedente;
  • Valor do boleto, especificado em moeda nacional, no caso, o Real;
  • Data de vencimento;
  • “Nosso número”, no caso, é parte do código de barras que será usado para pagamento;
  • Nome do sacado, ou seja, aquele que vai pagar o boleto, incluindo CPF ou CNPJ e endereço completo.
  1. Clique no botão para gerar o boleto;
  2. Envie o documento ou o link de compartilhamento para o seu cliente e pronto. Agora é só aguardar o pagamento.
  3. Caso o cliente perca o prazo de pagamento, é possível alterar a data de vencimento do boleto. 

Plataformas mais utilizadas para emitir boleto online

E na hora de escolher a plataforma para emitir boletos online, como fazer? Bom, existem muitas opções no mercado de empresas que prestam esse tipo de serviço. Algumas se limitam apenas à emissão de boletos, enquanto outras oferecem algo mais completo, como o sistema integrado de gestão. É o caso do eGestor.

Como vimos, o ERP, sistema integrado de gestão, permite não só a emissão de boletos e outros documentos, mas também faz a conferência automática desses pagamentos e interliga essas informações com o sistema bancário da empresa. 

Então, vamos conhecer as plataformas mais utilizadas para emitir boleto online:

  • AssaS
  • Boleto Bancário
  • Boleto Simples
  • iugu
  • Galaxy Pay
  • Gerencianet
  • Cora
  • Cobre Fácil
  • Pag Hiper
  • Widepay

Por que o eGestor é a melhor plataforma para emitir boletos? 

O eGestor é uma plataforma integrada de gestão que otimiza processos e reduz a burocracia. 

Especialmente na área de controle financeiro, o eGestor ocupa um lugar de destaque, oferecendo vantagens e benefícios, além de um sistema totalmente seguro e intuitivo na hora da emissão de boletos.

Vantagens de usar o eGestor para emitir boletos online

  1. Mais de 8 instituições bancárias cadastradas para a emissão de boletos. São eles: Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Banco Bradesco, Banrisul,  Banco Itaú, Banco Santander, Banco Sicredi e Banco Sicoob.
  2. Você só precisa ter uma conta bancária no nome da sua empresa e já pode começar a emitir boletos online;
  3. O eGestor cobra apenas R$ 2,59 por boleto bancário emitido, mas você só paga esse valor se o boleto for quitado. Em caso de cancelamento ou de não pagamento, você não precisa desembolsar nenhum centavo;
  4. Após o pagamento do boleto, o valor estará disponível na sua conta em até dois dias;
  5. O eGestor não cobra nenhuma taxa de inadimplência;
  6. A emissão de boletos do eGestor faz a integração com seus controles financeiros, organizando e centralizando informações;
  7. Temos uma central de atendimento disponível para tirar todas as suas dúvidas sobre a emissão de boletos para que todo o processo ocorra com fluidez e segurança para a sua empresa.

Vale lembrar que o eGestor não é apenas uma plataforma de emissão de boletos online, mas um sistema integrado de gestão, que oferece serviços diversificados para a sua empresa, como emissão de notas fiscais, relatórios, balancetes, declarações e outros documentos.

Além disso, o nosso ERP oferece soluções estratégicas para o gerenciamento da sua empresa, dentre elas, a integração dos setores, melhorando o acompanhamento de dados, o desenrolar da produção, o processo de vendas e a comunicação entre todos os departamentos.

Assim, a sua empresa ganha em competitividade, se destaca no mercado e você consegue realizar uma gestão mais prática, direcionada, inteligente, eficaz e moderna. Tudo que o seu negócio precisa para crescer de verdade.

Como emitir boletos pelo eGestor? 

Emitir boleto online pelo eGestor é muito simples e você pode concluir toda a transação em apenas 3 passos que listamos a seguir. Veja só:

Passo 1: Faça o seu cadastro no nosso sistema integrado de gestão, o eGestor.

Passo 2: Insira todos os dados referentes ao pagamento, tais como nome do banco, valor do boleto e data de vencimento. 

Passo 3: Em seguida, clique no botão “Gerar Boleto” e pronto. Agora é só compartilhar o boleto online com a pessoa ou com a empresa que deverá realizar o pagamento. Viu como é simples?

Conclusão

Agora que você já sabe o que é, como funciona, qual a importância e como emitir um boleto online, já pode começar a experimentar esse serviço ofertado pelas plataformas especialistas no assunto. 

O boleto online é um documento seguro, versátil, simples, prático e muito fácil de usar. É mais uma ferramenta de pagamento que você vai ofertar para o seu cliente, dando a ele a oportunidade de escolher o que for mais vantajoso e conveniente naquele momento. 

Para a empresa, o boleto online aumenta as chances de vendas, melhora a competitividade, aumenta a quantidade de dinheiro em caixa, melhora a relação com o consumidor e tudo isso com um custo tão baixo que você vai se perguntar por que não investiu nele antes. 

Contudo, um detalhe importante é que, na hora da escolha da sua plataforma de emissão de boletos online, dê preferência para aquela que oferece serviços de forma integrada e otimizada para o seu negócio. O boleto online não é só um jeito de cobrar por uma venda efetuada. Também pode ser usada como uma excelente estratégia de desenvolvimento do seu negócio.

Início 9 Sistema de Gestão 9 Boleto online: quais as vantagens da emissão?
Escrito em: 04/01/22
<a href="https://blog.egestor.com.br/author/pedro-henrique-escobar/" target="_self">Pedro Henrique Escobar</a>

Pedro Henrique Escobar

Pedro Henrique Escobar é formado em Administração e gerente de marketing no eGestor. O eGestor é uma ferramenta online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: eGestor.

Comentários:

Compartilhe seu comentário, dúvida ou sugestão!

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar…

Guia do MEI: Tudo sobre o MEI – Blog do eGestor

O MEI (Microempreendedor Individual) é um tipo de empresa voltado para formalização de profissionais autônomos. O custo para abrir um MEI é zero. Os impostos pagos pelo MEI são o ICMS, pela venda de mercadorias, o ISS, por prestação de...

Faturamento: O que é, como calcular e aumentar o seu

Porque o faturamento é tão importante para a empresa? O faturamento é importante para a empresa porque ele é o valor, em dinheiro, que a empresa recebeu em um período. Assim, ele demonstra se o resultado foi satisfatório ou não. Com o...

Fluxo de Caixa: Guia de como fazer o da sua empresa

O que é o fluxo de caixa?O fluxo de caixa é o controle de todos os valores que entram e saem do financeiro da empresa. Qual o objetivo do fluxo de caixa?O objetivo do fluxo de caixa é garantir a saúde financeira do negócio, assegurando...

Nota fiscal eletrônica: tudo o que você deve saber [ATUALIZADO]

A Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) é um documento cuja função é atestar a venda de um produto ou a prestação de um serviço. Ela foi desenvolvida com o objetivo de substituir alguns sistemas de impressão de documentos fiscais em papel. Assim...

Controle de Estoque: Como fazer um controle profissional

Porque o controle de estoque é tão importante para a empresa? O estoque é o principal ativo de uma empresa, sendo a forma mais importante de fazer dinheiro. Por isso, ter total atenção a gestão do estoque é de extrema importância. Se a...

Gestão empresarial: guia definitivo para o sucesso do seu negócio

Toda empresa precisa ter um objetivo, uma missão maior que guie todas as suas atividades. Independente de qual for esse objetivo, ele tem tudo a ver com a gestão empresarial. Isso porque é através de uma gestão empresarial competente e...

NFC-e (Nota fiscal de consumidor eletrônica) [Atualizado]

Emitir NFC-e Todo produto ou serviço vendido, deve ter sua comprovação fiscal e um dos meios de atestar essa transação é a nota fiscal. Afinal, ela dá segurança tanto à empresa que vende o produto, quanto ao consumidor que o compra....

ERP: O que é e vantagens [GUIA COMPLETO]

Teste Grátis A administração de uma empresa acontece diariamente, com processos e controle que devem ser feitos a todo momento. Esses processos são o que mantém a empresa funcionando, e esse controle é o que mantém as contas em dia e os...

Controle financeiro empresarial: Como fazer passo a passo

Passo a passo para fazer o controle financeiro da sua empresa Faça o controle do fluxo de caixa Separe custos e receitas Planejamento de recebimentos e pagamentos Registre todas as operações financeiras Tenha um orçamento bem estruturado...

Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFS-e): o que é e quem emite

A NFS-e, ou Nota Fiscal de Serviço Eletrônica, é um dos tipos de notas fiscais que existe juntamente com a nota fiscal, a nota fiscal do consumidor e o conhecimento de transporte. Elas são úteis para empresas que tem como uma das funções...