Gestão de vendas: 4 ferramentas para fazer a sua

Escrito em: 21/11/14
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Para transformar um prospect em cliente, existe um certo caminho a ser percorrido, que pode tomar um pouco mais ou menos de tempo a depender do nível de conhecimento, necessidade e identificação do consumidor para a aquisição de seu produto ou serviço. Contudo, independentemente da rapidez da venda, o processo que a envolve precisa ser detalhado, contemplando desde a elaboração da proposta até o pagamento e a respectiva emissão da nota fiscal. Mas como realizar a gestão de vendas eficientemente?

Quando menores, as empresas conseguem utilizar meios próprios de controle, como a simples criação de uma planilha para o acompanhamento do status de cada negociação, por exemplo. Porém, com o crescimento da organização, gerir vendedores, propostas e particularidades desses possíveis clientes manualmente se torna um processo trabalhoso, que toma tempo demais. Tempo esse que poderia ser utilizado no esforço para adquirir novos clientes e ampliar seus negócios.

É nesse sentido que as ferramentas de gestão de vendas fazem toda a diferença. Identificou-se com a situação? Então confira agora mesmo nossas dicas e descubra 4 ótimas ferramentas para cumprir adequadamente com a gestão de suas vendas:

Pipeline ou funil de vendas

O pipeline é o desenho do seu procedimento de vendas, trabalhado em formato de funil devido ao fluxo das negociações. Tem-se, no topo, muitos prospects, que, à medida que vão passando pelo processo, reduzem em quantidade. Assim, chega-se ao fundo do funil, que representa a venda propriamente dita, com apenas um pequeno percentual dos que iniciaram o processo.

O sistema pode ser criado à mão, mas, com um grande volume de prospects, facilmente se perderá pelo caminho. Existem, portanto, ferramentas específicas que simulam todo o processo, facilitando sua gestão. Como exemplo podemos citar o Pipedrive, software de Customer Relationship Management (CRM) que delineia todo o fluxo, apontando o estágio de cada uma das negociações. E o melhor é que o valor da ferramenta é acessível a empresas dos mais variados portes.

Guia de Otimização de Processos

Mapa de oportunidades

O mapa de oportunidades de negócio é uma ferramenta simples, que pode ser criada e gerida em uma planilha. Seu apelo é bastante visual, indicando aos vendedores oportunidades de negócio não apenas em clientes em potencial, mas também nos já existentes. A relação se dá em uma listagem de produtos ou serviços que atendem a cada um dos clientes e prospects, assinalando quais deles são os mais indicados.

Alguns dos CRMs disponíveis no mercado trazem como recurso essa ferramenta de gestão de oportunidades de vendas. Por isso, caso opte por adquirir um software específico, verifique o que ele tem a oferecer como benefício para sua gestão.

Plano de metas individuais e em grupo

Traçar um plano de metas é indispensável para acompanhar o rendimento de cada um dos vendedores, identificando, por meio dos resultados alcançados, aqueles que aplicam as melhores práticas. Contudo, é importante ressaltar que pouco adianta ter metas muito ambiciosas se elas não correspondem à realidade da sua empresa, do seu mercado ou do perfil de compra de seus clientes. Por isso, é imprescindível traçá-las avaliando o cenário econômico, as tendências mercadológicas e, sempre que possível, o histórico, por período, da sua empresa — o que pode ser automatizado com o auxílio de um software de gestão de vendas.

Tracking e agendamento de alertas

Já considerou o impacto de se fazer contato com um potencial cliente no momento em que ele lê a proposta comercial recebida, agendando um novo contato sem precisar fazer uso de agendas? Pois saiba que isso é possível!

Signals by Hubspot, Boomerang e Rapportive são algumas das ferramentas que conseguem fazer essa mágica acontecer. De simples instalação, por se tratarem, em muitos casos, de plugins, esses recursos podem contribuir para uma gestão de vendas super eficiente. Vale a pena conferir.

Lembrando que, para o processo ser completo e a operação mais simplificada, é necessário que a ferramenta utilizada possibilite a integração com o software financeiro — ou de gestão empresarial — de sua empresa. Isso ajudará no envio de cobranças e até mesmo na gestão da taxa de inadimplência!

E você, já utiliza alguma dessas ferramentas de gestão de vendas em sua empresa? Conhece alguma outra que tem feito a diferença na sua rotina? Comente aqui e compartilhe conosco suas dicas e experiências!

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<a href="https://blog.egestor.com.br/author/pedro-henrique-escobar/" target="_self">Pedro Henrique Escobar</a>

Pedro Henrique Escobar

Pedro Henrique Escobar é formado em Administração e gerente de marketing no eGestor. O eGestor é uma ferramenta online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: eGestor.

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