fbpx

Dia do cliente: Como fazer desse dia um sucesso de vendas!

Escrito em: 07/09/21

Dia 15 de setembro é o dia do cliente, uma das datas que mais movimenta o comércio de todo o país. É por isso que consumidores e lojistas esperam ansiosos por este dia. Afinal, é uma ocasião ideal para fechar mais vendas e adquirir produtos com preços atrativos. Mas, você sabe qual é a origem dessa data? Sabe como aproveitar o dia do cliente para aumentar as vendas e fidelizar clientes? Será que vale a pena investir nesse evento? Tire todas as suas dúvidas a seguir: 

Por que e quando foi criado o dia do cliente

O dia do cliente, comemorado em 15 de setembro, foi criado em 2003 por um empresário da área de marketing chamado João Carlos Rego. João tinha dois objetivos claros:

  1. Aumentar as vendas do comércio em uma época conhecida pelo baixo consumo;
  2. Valorizar e homenagear o consumidor, tão importante para a movimentação do comércio em geral.

Logo, a data foi aprovada e instituída pelos lojistas. Ao longo do tempo, ganhou popularidade e caiu no gosto também dos consumidores, ávidos por promoções e outros atrativos.

Atualmente o dia do cliente é um dos mais esperados e divulgados por todos os tipos de comércio e indústrias, além de ser bastante explorado pela mídia também.

Por que aproveitar o dia do cliente 

Se você ainda não incluiu o dia do cliente no seu calendário comercial é porque ainda não se convenceu dos benefícios dessa data. A seguir, as principais razões pelas quais vale a pena apostar nesse evento:

Mais fidelidade

O dia do cliente é uma ótima oportunidade para fortalecer os laços com o seu público. Assim, descontos de verdade, brindes, ótimo atendimento e excelente pós-venda são estratégias que fazem com que o seu cliente se sinta valorizado e queira voltar outras vezes.

Mais vendas

Não é à toa que o dia do cliente vem se fortalecendo a cada dia. Isso acontece porque quando bem organizada, essa data pode aquecer as vendas de qualquer negócio, sendo uma ocasião também para lançar produtos, fazer o estoque girar e fidelizar os clientes.

Homenagear seus clientes

Aproveite esse dia tão especial para mostrar aos seus clientes que eles são muito importantes para a sua empresa. Afinal, lojista e consumidor são parceiros dentro dessa relação de compra e venda. 

Você pode fazer isso com um atendimento de qualidade e boas ofertas. Assim, aproveite também para realizar promoções exclusivas para aqueles que já são os seus clientes fiéis, que já vestiram a camisa da empresa em outros momentos.

Como vender mais no dia do cliente

O dia do cliente é ideal para inovar, investir em ações diferentes, reforçar aquelas estratégias que dão certo e se destacar da concorrência. Portanto, veja a seguir como atrair o seu público do jeito certo:

Campanhas específicas para essa data

Desenvolva campanhas voltadas diretamente para o dia do cliente. Assim, pense em algo atrativo, que realmente estimule as compras e mostre ao seu público que vale a pena esperar e investir naquela ação. 

Utilize os seus canais de comunicação

Adapte a sua campanha para que ela seja divulgada em todos os seus canais de comunicação, como panfletos, redes sociais, whatsapp, televisão, etc. Quanto mais pessoas receberem seus informes, maiores serão as suas chances de aumentar as vendas.

Faça um bom atendimento

Lembre-se que o dia do cliente é uma data usada também para homenagear o seu consumidor e não apenas para alavancar vendas. Portanto, treine a sua equipe para que ela faça um excelente atendimento sempre. Essa é uma prática que nunca falha quando o assunto é fidelizar clientes.

Ofereça brindes especiais

Todo cliente gosta de ser mimado e lembrado com carinho. Então, aproveite a data para oferecer brindes exclusivos, realmente úteis, que despertem o desejo e a satisfação do seu consumidor.

Você pode apostar em garrafas de água, canetas, pen drives, cadernetas, copos personalizados, kits de higiene e beleza,etc. Adapte o brinde de acordo com o nicho do seu negócio para ficar ainda mais personalizado.

Amostras grátis também são boas alternativas e ainda oferecem ao seu cliente a oportunidade de ele conhecer outros produtos da sua loja e voltar para comprá-los.

Dê descontos progressivos

O desconto progressivo funciona da seguinte forma: você aumenta o valor do desconto à medida que o cliente adquire mais produtos. Por exemplo: a loja oferece 10% de desconto na compra de um produto x, 15% se o cliente levar também um produto y e assim por diante.

Cuidados para se ter com a promoção no dia do cliente

Antes de formular e pôr em prática as promoções para o dia do cliente, é preciso ter um bom planejamento e organização de todos os setores. As ofertas devem ser atraentes, sim, mas a sua loja também deve ter faturamento. Por isso, é necessário estudar a sua empresa e o seu público para não jogar dinheiro fora.

Organizar estoque

O primeiro passo é analisar o seu estoque. Faça uma avaliação prévia dos itens armazenados, pensando em maneiras de fazer esse estoque girar. Ainda, aproveite para pôr em promoção aqueles produtos parados há mais tempo ou que têm pouca rotatividade.

Veja se há estoque disponível para a promoção que você deseja fazer. Não é interessante gerar muita expectativa em cima de algo que não tem viabilidade, pois o cliente se sentirá lesado e insatisfeito. Isso vale para quantidade de produtos e para qualidade também.

Assim, quando o seu cliente vê uma oferta imperdível no encarte, vai até à loja bem cedo e, ao chegar lá, ouve do vendedor que já acabou tudo, dificilmente ele acreditará que aquilo não foi propaganda enganosa. Tenha cuidado em relação a isso e mantenha o controle de estoque organizado sempre!

Organizar o financeiro

Esteja com todo o setor financeiro dominado para saber, com clareza, até onde você pode ir com descontos, ofertas e promoções. Lembre-se de que o seu negócio sempre deve ter uma margem de lucro, ainda que menor do que nas outras datas. 

Ou seja, você tem que definir os valores dos seus produtos ou serviços com preço de promoção. Isso significa que você vai diminuir o seu lucro sobre o produto. Então, esse cálculo deve ser feito com muita atenção, com uma planilha de preço de venda e promoção, por exemplo.

Ainda, esteja seguro que você dar esses valores então definidos como desconto. É preciso ter um planejamento de caixa e um controle de fluxo de caixa preciso. E, além disso, ter um controle financeiro geral do negócio.

Entender o público

Nada mais frustrante do que não ter retorno de uma oferta planejada e organizada há meses. Geralmente, isso acontece quando o público não tem suas características estudadas e as promoções são lançadas “às cegas” em relação a isso.

Crie as ofertas, campanhas e divulgações de acordo com as necessidades e os hábitos de consumo do seu público. Para isso, estude o seu consumidor ao longo do ano para saber o que oferecer a ele no mês de setembro.

Conclusão

O dia do cliente é uma data importante e não deve passar batido durante o planejamento das estratégias do seu negócio. Então, pense nessa data de forma antecipada, organize suas finanças e seu estoque, treine sua equipe e faça o melhor para deixar o seu cliente satisfeito nesse dia que é todo dedicado a ele.

Pedro Henrique Escobar

Pedro Henrique Escobar

Pedro Henrique Escobar é formado em Administração e gerente de marketing no eGestor. O eGestor é uma ferramenta online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: eGestor.

Você também pode gostar…

Planilha de Frente de Caixa: Baixe o modelo grátis agora!

Download Grátis Você sabe o que é frente de caixa e por que ela é importante para o seu negócio? Apesar de muitos gestores não darem atenção a esse setor da empresa, a verdade é que a frente de caixa é um dos pontos principais da...

Planilha de Folha de Pagamento [Modelo para Download Grátis]

Download Grátis Toda empresa que possui funcionários tem uma folha de pagamento. Isso é um fato. Mas muitas vezes não se sabe quais impostos devem ser pagos, quais os cálculos que devem feitos, e outras inúmeras dúvidas. E isso não é...

Planilha de DRE: Modelo para download [Grátis]

Download Grátis A Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) faz parte da gestão financeira de empresas e empreendedores. A sigla é bastante conhecida em escritórios de contabilidade por ajudar a manter um controle periódico de todas as...

Planilha de Ordem de Serviço: Download do Modelo Grátis!

Download Grátis A planilha de ordem de serviço é um dos documentos mais comuns entre as empresas prestadoras de serviço. Ela é uma forma de organizar e distribuir os pedidos recebidos pelo setor comercial da organização, repassando-os...

Planilha de Curva ABC: Download Grátis

Download Grátis A Curva ABC é uma técnica para entender o grau de importância de um produto dentro da empresa. Esse processo define quais produtos trazem mais retorno, os que trazem um retorno médio e os que trazem retorno baixo. Mas para...

Planilha de preço de venda [Download Grátis]

Download Grátis Se você é empreendedor e está começando um novo negócio, já sabe que inúmeros desafios te esperam. Assim, uma das dúvidas mais frequentes de novos empresários é em relação aos lucros.  Vários fatores influenciam no...

Planilha de cadastro de clientes em Excel [Download grátis]

Download Grátis Todos os dias passam por uma empresa diversos dados. Acontece que, independente do tamanho dela e da quantidade de dados, estes devem ser registrados. Essa organização pode trazer grandes benefícios para a empresa tanto no...

Planilha de Orçamento Empresarial [DOWNLOAD GRÁTIS]

Download Grátis Orçamento, segundo o dicionário é o ato de orçar, ou seja, fazer um cálculo para chegar a estimativa de gasto de um projeto. Esse projeto pode ser de vários tipos. Ele pode ser orçamento para uma viagem, para um casamento,...

Planilha de Produtos: Baixe agora [Download Grátis]

Download Grátis Sempre se fala na importância de se ter um controle de estoque e de ele ser organizado. E realmente, esse controle é imprescindível. Acontece que há algo que pode facilitar um pouco mais esse controle e trazer ainda mais...

Planilha de Fluxo de Caixa 2021 – Grátis e fácil

Download Grátis O download da planilha de Fluxo de Caixa é grátis? Sim, o download da planilha de fluxo de caixa do eGestor é totalmente gratuito. Para evitar problemas relacionados à versão do Excel, sugerimos a utilização no Google...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *