fbpx

Mercado Livre: Entenda como vender e ganhar dinheiro

Ganhar dinheiro vendendo produtos pela internet é uma tendência atual do mercado. Com a facilidade da tecnologia, muitas pessoas apostam seus investimentos no mercado online a fim de garantir uma renda no final do mês. E, para auxiliar estas pessoas surgiu o Mercado Livre.

Apesar de muitas pessoas ainda possuírem um certo receio da eficácia de compras e vendas de produtos pela internet, existem meios que garantem essa segurança. Assim, a venda dos seus artefatos é fácil e feita de forma segura e simples com uma plataforma de vendas online, como o Mercado Livre. E a partir dela existem estratégias de vender o produto de maneira correta e garantir lucros através disso.

O que é o Mercado Livre

O Mercado Livre é o maior espaço de vendas pela internet da América Latina. O marketplace foi criado em 1999 na Argentina e logo se espalhou pelo continente, criando suas versões em vários países, como República Dominicana e Costa Rica, o Mercado Libre. E, claro, no Brasil. Hoje, com cerca de 4 mil funcionários, o site opera em 19 países.

Milhares de clientes acessam o site todos os dias procurando por produtos de boa qualidade e com ótimo preço. De acordo com o próprio, em 2018 eram feitas cerca de 6 mil buscas e 9 vendas por segundo. Assim, é uma ótima alternativa para as pessoas que querem começar a montar a sua loja virtual. Com a atual crise e o desemprego, essa pode ser a alternativa de muitas pessoas poderem recomeçar a sua vida.

A plataforma chega a representar 0,12% do PIB do país, com, em torno, de 60 milhões de ofertas em tempo real. Esses dados demonstram a variedade de produtos oferecidos pelo site, gerando assim, uma grande oportunidade para empreendedores.

Como faço para vender meus produtos no Mercado Livre

As vendas dos produtos na plataforma são realizadas através dos anúncios. Ainda, antes de anunciar, é preciso se cadastrar no site. Essa parte é bem simples, você deve entrar no site e selecionar “criar uma conta”.

Página inicial do Mercado Livre

Após, basta inserir os dados de nome, e-mail e senha quando pessoa física e razão social, CNPJ, e-mail e senha, quando pessoa jurídica.

Cadastro de dados da empresa no Mercado Livre

Ou as características de pessoa física.

Cadastro de dados pessoais no Mercado Livre

E, após isso, ler as Políticas da plataforma e concordar com elas.

O próximo passo é selecionar o que você quer vender.

Seleção do que será anunciado no Mercado Livre

E inserir o nome do produto.

Escolha do título do anuncio no Mercado Livre

E, logo, suas características.

Dados do produto anunciado no Mercado Livre

Por fim, devem ser inseridas as fotos e outras informações.

Dados do produto anunciado no Mercado Livre

Assim, você pode cadastrar um anúncio no site. Para fazer isso, você deve especificar qual o tipo de produto ou serviço que você está oferecendo através das categorias. Logo após isso, é necessário pensar no título e subtítulos do anúncio e na descrição. Depois, você precisa cadastrar fotos do seu produto. Também é importante definir as informações de preço do produto e logo após, você deve colocar as opções de frete.

Especificar o tipo de produto a ser vendido no Mercado Livre

Sendo o maior marketplace do Brasil, o Mercado Livre possui as mais diversas categorias de produtos. Eles vão de celular a móveis e de bolsas a perfumes. Ao colocar o seu produto a venda, é necessário categorizá-lo de acordo com o grupo pré determinado pela plataforma. Esse processo facilita para que os clientes possam pesquisar apenas por categoria.

Título e subtítulo do anúncio

Nos subtítulos adicione palavras que facilitarão encontrar seus produtos no buscador. Assim, é importante descrever palavras do produto que você quer vender da mesma maneira que escreveria na busca se estivesse procurando para comprar.

Descrição e condições do produto

Na descrição do produto é importante ser criativo. O vendedor deve utilizar palavras que convençam o consumidor a comprar os seus produtos. Então, deve estar claro se o produto é novo ou usado, para não confundir o comprador.

É importante ainda ser claro sobre todas as condições das peças que está vendendo e expor todas as condições. Por exemplo, se algum produto estiver com arranhões ou alguns erros de funcionamento, é preciso especificar para que depois, quando receber o produto, o cliente não o classifique como negativo. Isso pode derrubar a sua imagem no mercado.

Fotos e vídeos do produto

É importante prestar muita atenção nessa hora, pois boas imagens do produto no Mercado Livre chamam a atenção do consumidor. Não adianta pegar imagens da internet, se você mesmo tirar a foto do seu produto, melhor. Isso também garante a credibilidade do cliente na sua venda. Coloque muitas fotos para que seja possível visualizar o produto de todos os ângulos. Dessa forma, o consumidor pode conhecer bem o seu produto e facilita na hora da venda.

Se possível, ainda grave vídeos mostrando o seu produto. Caso seja o produto à venda seja um equipamento eletrônico, mostre-o funcionando. Além disso, é sempre bom mostrar o rosto, pois passa confiança ao cliente.

Preço do produto

Na hora de definir o preço da venda do seu produto, é importante ser justo com o cliente. Além disso, o Mercado Livre oferece muita concorrência. Assim, é importante procurar se há outros vendedores oferecendo o mesmo produto e pesquisar os preços, que podem variar. Caso você confie que o seu produto vale mais que os dos concorrentes, especifique na descrição quais são as verdadeiras vantagens que o produto oferece.

Frete

Você pode tanto colocar os serviços de frete gratuitos ou valores a combinar. Os fretes gratuitos na modalidade do PAC podem chamar a atenção dos consumidores. Assim, você pode oferecer ainda a opção do Sedex com preço a combinar com o seu comprador.

Pronto, seu produto estará à venda no Mercado Livre! Mas é preciso ter um pouco de paciência, não será em poucas horas que seu produto irá vender. É necessário buscar por alternativas de adaptação até que você consiga a efetiva venda do produto.

Vantagens do Mercado Livre

Existem diversas vantagens que a plataforma pode proporcionar para seus vendedores.

Baixo custo

Uma das principais vantagens para quem quer vender seus produtos é que a plataforma não tem quase nenhum custo.

Planos Mercado Livre
Quanto custa vender um produto no Mercado Livre

E por quase nenhum, queremos dizer quase nenhum mesmo. O Mercado Livre possui três tipos de anúncios, o Gratuito, o Clássico e o Premium. Dessa forma, com exceção do gratuito, todos tem um custo pago. Esse valor influencia coisas como exposição, duração e parcelamento, por exemplo.

Isso não significa que você deve utilizar algumas das opções pagas, e por isso existe a gratuita. Entretanto, se levarmos em consideração que gastos como aluguel, luz e telefone, que seriam utilizados em uma loja física, são retirados do cálculo, ele pode ser uma grande vantagem. Além da taxa do site, os gastos com investimentos são praticamente nulos, fazendo com que seu lucro seja maior e diminuindo também o risco.

Maior visibilidade

O Mercado Livre é um dos sites mais acessados no Brasil, assim como é nos outros países que ele opera. Dessa forma, se tem muito mais visibilidade que um ecommerce regular e com muito menos custo. E, como o site tem cerca de 219 milhões de usuários por mês, a chance de ser visto e reconhecido, cresce mais, sem nenhuma ferramenta de divulgação.

Plataforma do Mercado Livre

Montar uma loja virtual não é nada fácil. Ela precisa funcionar corretamente e ainda ser atrativa para o comprador. Vendendo em um marketplace não há necessidade de se preocupar com essas partes mais difíceis. Tudo já está pronto e há um clique de distância.

Mas, ainda que não seja necessário nenhum código ou programação, é possível personalizar sua loja. O Mercado Livre permite a inserção de logo, imagem de capa e algumas alterações de cores.

Segurança

Dentro do Mercado Livre existem alguns métodos de avaliação de vendedores. Assim, quando alguém realiza uma compra, o marketplace dá a chance do comprador avaliar essa compra. Normalmente o vendedor é avaliado de acordo com o atendimento e a entrega dos produtos, de acordo com a nota do comprador. Também é possível realizar comentários ou denunciar um vendedor.

Ainda que uma das prioridades seja proteger o cliente, a plataforma também protege seus vendedores. Sempre que uma venda é realizada e o valor pago, a plataforma avisa o vendedor para que este envie o produto. Quando falamos do dinheiro, somente o vendedor é o único que pode retirar esse valor.

Pagamentos

Uma das referências do Mercado Livre é sua plataforma, o Mercado Pago. Com ele, o comprador pode fazer compras a partir de boletos ou cartão de crédito direto no site. Nele você pode ver os seus pedidos pagos, pendentes, carregar dinheiro, recarregar celular e vale-transporte, além de muitas outras vantagens.

Dicas para vender no Mercado Livre

Ainda que vender na plataforma seja fácil, é preciso ter atenção a alguns dados para melhorar a sua colocação frente a seus concorrentes. Portanto, deixamos aqui algumas dicas para você vender mais no Mercado Livre:

Invista na descrição dos produtos

Quando um consumidor procura algo no Mercado Livre, ele irá investigar a maioria dos dados do produto. Por isso, você deve estar atento a descrição do seu produto. Isso inclui o título, subtítulo, a apresentação do produto e fotos e vídeos. Também é necessário estar atento a erros dessa descrição, seja erros de coerência do produto com a foto, por exemplo, até erros de português.

Responda os questionamentos

O Mercado Livre permite que consumidores façam perguntas aos vendedores. Aproveite que existe essa forma de contato com seus consumidores e seja cordial com seus futuros clientes. Evite qualquer forma de estupidez ou grosseria. Também tente ser o mais claro possível e responder as perguntas com prontidão.

Cuide da sua reputação

Outra dica importante que podemos dar é para ter uma conta de comprador separada da sua conta de vendedor. Isso porque, se você fizer uma compra e negativar o vendedor, ele pode te negativar também, prejudicando na hora das suas vendas, pois os clientes verão que você foi negativado.

Também, procure estar atento e zelar pelos seus clientes, sempre prezando pela segurança e garantindo um bom serviço prestado.

Outras dicas para vender no Mercado Livre

  • Obedeça às regras: Procure ler os termos de uso e responsabilidade antes de criar os anúncios, para evitar que sua conta seja cancelada.
  • Utilize técnicas de venda: Por exemplo, exponha um produto e diga que o preço baixou. Boas ofertas sempre atraem clientes. Ou senão utilize técnicas de escassez do produto. Você pode dizer que existem só mais algumas peças a venda.
  • Pós-venda: Você pode, por exemplo, colocar brindes na correspondência para agradar o cliente. Ou então, após colocar o produto nos correios, mande o código postal de rastreamento para o cliente saber onde a mercadoria está. E agradeça sempre o cliente pela sua compra.

Mercado Livre em 2020

O ano de 2020 foi atípico para todos os setores. Enquanto alguns negócios previam uma queda brusca, outros um aumento. Acontece que com o Mercado Livre, o aumento foi muito maior que o esperado.

Stelleo Tolda, o presidente da plataforma na América Latina e cofundador, a empresa registrou um acréscimo de 117,1% nas vendas, em comparação a 2019. Entre janeiro e setembro deste ano, as vendas no site chegaram ao valor total de US$ 14,3 bilhões.

Isso se dá devido a grande possibilidade de crescimento do comércio eletrônico no Brasil. Enquanto algumas potências mundiais crescem cerca de 17% a 19%, o Brasil deve crescer ainda, 30%.

Ainda, até o início de 2021, novas operações serão implementadas. Entre elas o Mercado Envios, parte do logístico do Mercado Livre, pretende duplicar a capacidade de armazenamento de encomendas.

Também, foram anunciadas cinco novos centros logísticos. Com isso, com a frota própria e com a conta do Mercado Pago, a plataforma se consolida cada vez mais como uma das maiores do mundo, junto com a Amazon, por exemplo.

Considerações finais

Esses atos ajudam a construir a sua reputação no site. Receber avaliações positivas pode colaborar para o sucesso da sua loja virtual. Muitos clientes decidem a comprar através das avaliações, pois significa que você é um vendedor confiável. É importante trabalhar para garantir uma boa reputação. Esforce-se e sempre ofereça bons produtos e um bom atendimento. Isso vai garantir que seus negócios alavanquem e que você possa ganhar muito dinheiro com o Mercado Livre.

Agora que você está pronto para vender no Mercado Livre, como vai controlar o estoque de todos esses produtos? Recomendamos o eGestor, um software online para gestão de micro e pequenas empresas.

Banner-conversao-eGestor-blog
Início 9 Empreendedorismo 9 Mercado Livre: Entenda como vender e ganhar dinheiro
Escrito em: 16/10/21
<a href="https://blog.egestor.com.br/author/pedro-henrique-escobar/" target="_self">Pedro Henrique Escobar</a>

Pedro Henrique Escobar

Pedro Henrique Escobar é formado em Administração e gerente de marketing no eGestor. O eGestor é uma ferramenta online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: eGestor.

Comentários:

Compartilhe seu comentário, dúvida ou sugestão!

5 Comentários

  1. juliana

    E usou a Juliana e também queria participar do mercado livre

    Responder
  2. Lalau

    Ótimas dicas,estou no M.Livre a um bom tempo,e realmente é muito simples de vender.

    Responder
    • Marlete

      Bom dia! Lalau,
      Aqui é a Marlete, há tempos tenho pensado em trabalhar com vendas pelo Mercado Livre, há 8 dias tomei coragem publiquei 2 bolsas no Premium, uma teve 10 visitas e a outra 8, você pode me ajudar?
      Desculpa por ter sido tão direta, sem te conhecer.
      Obrigada

      Responder
  3. Rivaldo Ferreira dos Santos

    Fabricamos todas peças de fibras, principalmente acessórios pra motos e vasos de fibras.

    Responder
  4. Kalvin

    Parabéns pessoal, excelente material.

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar…

Nota fiscal eletrônica: tudo o que você deve saber [ATUALIZADO]

A Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) é um documento cuja função é atestar a venda de um produto ou a prestação de um serviço. Ela foi desenvolvida com o objetivo de substituir alguns sistemas de impressão de documentos fiscais em papel. Assim...

Controle de Estoque: Como fazer um controle profissional

Porque o controle de estoque é tão importante para a empresa? O estoque é o principal ativo de uma empresa, sendo a forma mais importante de fazer dinheiro. Por isso, ter total atenção a gestão do estoque é de extrema importância. Se a...

Faturamento: O que é, como calcular e aumentar o seu

Porque o faturamento é tão importante para a empresa? O faturamento é importante para a empresa porque ele é o valor, em dinheiro, que a empresa recebeu em um período. Assim, ele demonstra se o resultado foi satisfatório ou não. Com o...

Controle financeiro empresarial: Como fazer passo a passo

Passo a passo para fazer o controle financeiro da sua empresa Faça o controle do fluxo de caixa Separe custos e receitas Planejamento de recebimentos e pagamentos Registre todas as operações financeiras Tenha um orçamento bem estruturado...

NFC-e (Nota fiscal de consumidor eletrônica) [Atualizado]

Emitir NFC-e Todo produto ou serviço vendido, deve ter sua comprovação fiscal e um dos meios de atestar essa transação é a nota fiscal. Afinal, ela dá segurança tanto à empresa que vende o produto, quanto ao consumidor que o compra....

ERP: O que é e vantagens [GUIA COMPLETO]

Teste Grátis A administração de uma empresa acontece diariamente, com processos e controle que devem ser feitos a todo momento. Esses processos são o que mantém a empresa funcionando, e esse controle é o que mantém as contas em dia e os...

Gestão empresarial: guia definitivo para o sucesso do seu negócio

Toda empresa precisa ter um objetivo, uma missão maior que guie todas as suas atividades. Independente de qual for esse objetivo, ele tem tudo a ver com a gestão empresarial. Isso porque é através de uma gestão empresarial competente e...

Fluxo de Caixa: Guia de como fazer o da sua empresa

O que é o fluxo de caixa?O fluxo de caixa é o controle de todos os valores que entram e saem do financeiro da empresa. Qual o objetivo do fluxo de caixa?O objetivo do fluxo de caixa é garantir a saúde financeira do negócio, assegurando...

Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFS-e): o que é e quem emite

A NFS-e, ou Nota Fiscal de Serviço Eletrônica, é um dos tipos de notas fiscais que existe juntamente com a nota fiscal, a nota fiscal do consumidor e o conhecimento de transporte. Elas são úteis para empresas que tem como uma das funções...

Guia do MEI: Tudo sobre o MEI – Blog do eGestor

O MEI (Microempreendedor Individual) é um tipo de empresa voltado para formalização de profissionais autônomos. O custo para abrir um MEI é zero. Os impostos pagos pelo MEI são o ICMS, pela venda de mercadorias, o ISS, por prestação de...