Carlos Wizard Martins é um exemplo de empreendedor que usou a determinação para trilhar um caminho de uma vida humilde ao sucesso. Nascido em Curitiba, ele foi criado por uma mãe costureira e um pai que trabalhava como motorista de caminhão. Desde cedo, o empresário soube aproveitar cada oportunidade que a vida lhe apresentou para criar algo maior e se tornar um bilionário.

Aproveitando cada oportunidade

Quando Carlos tinha 12 anos, ele conheceu a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias ao lado de sua família. O adolescente viu nos missionários norte-americanos da igreja a oportunidade para estudar um novo idioma, e logo estava falando inglês.

No final da adolescência, ele decidiu passar uma temporada nos Estados Unidos. Pouco tempo depois, Carlos seguiu para a Europa, onde trabalhou como voluntário. Aos 21 anos, ele retornou ao Brasil, e em pouco tempo estava casado com Vânia Pimentel, com quem teve os gêmeos Charles e Lincoln.

Alguns anos depois, ele se formou em Análise de Sistemas e Tecnologia, e aproveitou a oportunidade para aprender técnicas de ensino da língua inglesa. Em seguida, Wizard se formou em Ciência da Computação e Estatística. Após um período como estagiário em uma empresa de papel nos EUA, ele foi transferido para a filial brasileira, em São Paulo.

De funcionário a empresário de sucesso

Durante a noite, Carlos Wizard começou a dar aulas de inglês de forma improvisada, na sala de casa. O objetivo inicial era complementar a renda familiar. No entanto, o seu método de ensino focado em conversação apresentou ótimos resultados e atraiu cada vez mais alunos. Com a procura crescente, a sala de casa já não bastava e o que era um improviso se transformou em escola. Em 1987, foi inaugurada a Wizard, grande de rede de idiomas baseada no sistema de franquias.

O empresário continuou sonhando alto e adquiriu oito redes de ensino, formando o Grupo Multi Educação. Alguns anos depois, o grupo foi vendido por R$ 2 bilhões. Essa foi a maior negociação realizada no Brasil no setor de educação. Wizard passou, então, a investir no mercado de cartões pré-pagos, por meio da fundação da Vale Presente.

Seu retorno ao sistema de franquias foi em 2014, quando o empresário adquiriu a maior rede de produtos naturais da América Latina, as lojas Mundo Verde. Além disso, Carlos Wizard controla a Sforza, empresa de investimentos financeiros, operações de private equity e imóveis. A empresa é uma parceria do empresário com seus filhos, Charles Martins e Lincoln Martins.

Investimento no esporte

Pouco depois, o empresário abriu uma rede de escolas de futebol voltada para crianças e jovens. O empreendimento foi feito ao lado do ex-jogador de futebol Ronaldo Fenômeno.

Por meio da Sforza, foi feita uma parceria com o Palmeiras para o lançar escolas de treinamento para crianças. A rede se chama Academia de Futebol e consiste em um sistema de franquias. Cada espaço inaugurado deve contar com centro de entretenimento e eventos.

Wizard, questionado sobre essa parceria, comenta que sempre acreditou no esporte como maneira de educar crianças e jovens, o que gera um futuro melhor para a nação. O Palmeiras, por sua vez, tem uma torcida fiel e é uma marca forte no Brasil. Esse projeto tem muito potencial, e já nasceu campeão.

Ainda no setor esportivo, Carlos comprou as marcas Topper e Rainha, da Alpargatas, e fundou a BR Sports. Além disso, o empresário investiu na companhia norte-americana Hickies, empresa que fabrica, de forma exclusiva, um produto que substitui o cadarço nos calçados. Foram R$ 20 milhões de investimento para ter exclusividade na distribuição do produto no Brasil.

Sua última grande novidade veio em 2016, quando o empresário investiu no setor de fast-food para trazer ao Brasil a rede de comida mexicana Taco Bell. São 100 unidades previstas para inaugurar nos próximos quatro anos.

Ebook Crescimento Empresarial

Empresário e escritor

Em meio ao sucesso empresarial, Wizard segue transmitindo conhecimento e ensinando pessoas ao redor do mundo. Ele é autor do best seller “Desperte o Milionário que Há em Você”. A publicação fez sucesso no Brasil, na Europa, nos Estados Unidos e na China.

Além disso, ele é coautor do livro biográfico “Carlos Wizard: Sonhos não têm limites”, escrito em parceria com o romancista Ignácio de Loyola Brandão. O empresário vai além e compartilha seu conhecimento e sua experiência como empreendedor por meio de palestras realizadas por todo o Brasil e também no exterior.

Sucesso reconhecido e premiado

Em dezembro de 2016, Carlos Wizard participou da premiação organizada pela revista IstoÉ Dinheiro. No evento, ele foi eleito “Empreendedor do Ano” nos Serviços. Em 2014, ele foi eleito o “Empreendedor do Ano” no prêmio Líderes da Região Metropolitana de Campinas. Carlos Wizard já esteve na lista da revista Forbes como um dos homens mais ricos do mundo.

Shark Tank Brasil

“Shark Tank Brasil – Negociando com Tubarões” é um programa televisivo feito em parceria entre o Canal Sony e a Floresta Produções. O objetivo do show é unir grandes investidores com empreendedores que buscam suporte financeiro. O programa apresenta dicas sobre como ser um empreendedor de sucesso e fala sobre os principais erros a evitar nesse trajeto.

O empresário Carlos Wizard participou desta edição como um dos tubarões, ou seja, os responsáveis por escolher as melhores ideias apresentadas na busca por investimento. Comida orgânica para bebês e até mesmo um produto chamado “bosta em lata”, como uma forma de entregar adubo orgânico, estavam entre as ideias apresentadas pelos participantes da atração.

No programa, os empreendedores devem apresentar os seus produtos e, então, os empresários decidem se querem participar do negócio e determinam qual o valor que querem investir para a realização do projeto. Além disso, eles dão dicas e conselhos para alcançar o sucesso.

O Shark Tank foi transmitido entre 13 de Outubro de 2016 e 26 de janeiro de 2017. Ao todo, foram treze episódios, com uma hora de duração cada um. Cada tubarão tem conhecimentos específicos e se destaca pela sua experiência de vida. Carlos Wizard se destacou com seus anos de experiência em educação, gestão e franquias.

Carlos Wizard é um de vários exemplos bem sucedidos de empreendedores. Ele comprovou que acreditar no seu sonho, investir e se aperfeiçoar são as chaves para o sucesso do seu próprio negócio.

Gostou do texto? Deixe um comentário!

Escrito por eGestor
O eGestor é um software online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: https://www.egestor.com.br