fbpx

EPP: Como funciona a Empresa de Pequeno Porte

Fomentar a economia do país é imprescindível para uma economia desenvolvida de forma responsável e com amplas oportunidades nos processos de comercialização. É analisando esse cenário que a EPP é considerada fundamental para o crescimento das movimentações financeiras no nosso território nacional.

Para melhor esclarecer, EPP é a sigla para Empresa de Pequeno Porte. Ela tem sua classificação de acordo com os valores expressos no seu lucro bruto. Conheça através deste artigo a importância das Empresas de Pequeno Porte para as transformações sociais e quais as melhores formas de fomentar as suas atividades no mercado competitivo.

O que é uma EPP

Para que uma empresa possa ser considerada de pequeno porte, ela deve apresentar em seus rendimentos brutos valores entre 360 mil até 4,8 milhões de reais. No entanto, essa não é a única característica de sua estrutura que determina a sua categoria na sua área de atuação. Nesse sentido, uma empresa pode ser considerada de pequeno porte a partir:

  • Do número de colaboradores em atividades laborais;
  • De 99 funcionários em atividade no setor industrial;
  • E de menos de 50 profissionais nos setores de comércio e prestação de serviços;
  • Dos valores de faturamento que não podem ultrapassar 4,8 milhões de reais devido ao processo de exportação e demais vantagens permitidas a essa categoria;

Também, uma EPP pode optar por qualquer um dos três regimes tributários. São eles:

  • Simples Nacional
  • Lucro Presumido
  • Lucro Real

Juntamente com os regimes tributários, a EPP pode optar pelo melhor tipo de sociedade que a convém. Eles seriam:

  • EI (Empresário Individual)
  • EIRELI (Empresa Individual de Responsabilidade Limitada)
  • Sociedade Limitada (LTDA)

EPP e a legislação

O sistema legal para as empresas de pequeno porte garante incentivos fiscais para o desenvolvimento do negócio no seu segmento. Dessa forma se fomenta a economia do país e há melhorias nos processos de produtividade, em relação à sua eficiência e qualidade.

Para que essa realidade seja possível, são aplicadas ações facilitadoras dos processos burocráticos para a abertura de empresas. Mas, também, para o desenrolar dos processos administrativos do negócio.

Com isso, o empreendimento ganha oportunidades abrangentes para o seu posicionamento no mercado competitivo com desenvoltura e em uma escala globalizada. Afinal, se consegue dispor dos recursos necessários para o seu desenvolvimento no segmento em que atende.

A importância de uma EPP

Ao abrir uma EPP, o empreendedor gera um maior fortalecimento referente aos processos de transações comerciais, de importação e exportação. Assim, elas promovem um aumento na movimentação financeira do país com uma melhoria na desenvoltura econômica e social do país.

Isso significa que essas empresas contribuem para o aumento das oportunidades de trabalho, gerando rendas e promovendo a inclusão social nas suas operações.

Vantagens de ser uma Empresa de Pequeno Porte

Existem diversas vantagens em uma EPP. Elas atuam no sistema permitindo o aprimoramento de mão de obra qualificada, por exemplo. Também, elas contribuem para novas práticas de trabalho sob uma perspectiva de inovação e modernidade.

Dessa forma, o empreendedor recebe do governo incentivos fiscais com processos mais práticos e com menos burocracia em sua aplicação. É determinado um sistema tributário diferenciado e descomplicado. Nele, as taxas e os valores de impostos reduzidos permitem que o empreendedor tenha capital para investir na estrutura do seu negócio.

Esses investimentos fazem com que a empresa tenha a oportunidade de se estabelecer com maior efetividade, apostando em tecnologia e recursos inovadores para os processos de gerenciamento e se posicionando como um competidor em potencial dentre os demais empreendedores na sua área.

A tecnologia em favor das EPPs

As empresas que desejam ter maior visibilidade no mercado em atuam devem aplicar nas suas ações internas estratégias eficientes e inovadoras para os processos de produtividade. Nessa perspectiva, a tecnologia é um recurso essencial para todos os departamentos da empresa, onde fará parte do setor administrativo, operacional, financeiro, de estoque etc.

O diferencial de uma EPP que tem a tecnologia como o suporte para o seu crescimento, é o de saber em qual ferramenta apostar para ter a garantia de serviços satisfatórios e de maior qualidade para o seu cliente.

Assim, não é difícil perceber o destaque de EPPs no mercado devido o seu posicionamento nos canais virtuais, à qualidade dos seus meios de produção, ou da disponibilização de plataformas de automação para a efetivação de suas transações comerciais.

O fato é que, uma tecnologia de ponta e aplicada da forma adequada para o empreendimento, tem a capacidade de provocar impacto gerando visibilidade e um fluxo cada vez mais intensificado de clientes interessados nos seus produtos ou serviços.

Investimento de Empresas de Pequeno Porte

Para que uma empresa consiga se desenvolver no seu segmento é necessário que se tenha foco nos objetivos traçados e investimento nas ações mais assertivas. Muitas pessoas, ao ouvirem falar em investimento, associam o conceito a custos nos sistemas da empresa, quando na verdade é uma alavanca para o sucesso do negócio.

Um empreendedor visionário aposta em sistemas capazes de desenvolver a lucratividade da sua empresa. Isso quer dizer que o investimento está relacionado aos recursos tecnológicos essenciais para a execução das atividades do negócio, mão de obra qualificada para atuar nos departamentos de sua empresa e equipamentos adequados para uma produção de maior qualidade.

💡 Você também pode gostar: Porte da empresa: quais tipos existem e como definir eles?

Processos de gestão de pequenas empresas

Geralmente, empresas de pequeno porte possuem uma estrutura enxuta onde o proprietário é o responsável pelos processos de gestão do negócio. Isso implica na necessidade de adquirir conhecimento sobre todas as áreas de sua empresa e sobre os meios mais eficazes para o desenvolvimento de uma gestão de sucesso.

Todos os investimentos aplicados dentro de uma EPP contribuem para o seu crescimento no mercado em que atende, com processos intensificados de fidelização de clientes cada vez mais satisfeitos com as melhorias realizadas dentro da empresa.

Um processo de gestão eficiente compreende as necessidades dos setores da empresa, determinando estratégias mais adequadas para a solução dos problemas identificados e tomando decisões mais assertivas e rentáveis.

Banner-conversao-eGestor-blog
Início 9 Empreendedorismo 9 EPP: Como funciona a Empresa de Pequeno Porte
Escrito em: 26/03/20
<a href="https://blog.egestor.com.br/author/pedro-henrique-escobar/" target="_self">Pedro Henrique Escobar</a>

Pedro Henrique Escobar

Pedro Henrique Escobar é formado em Administração e gerente de marketing no eGestor. O eGestor é uma ferramenta online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: eGestor.

Comentários:

Compartilhe seu comentário, dúvida ou sugestão!

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar…

Gestão empresarial: guia definitivo para o sucesso do seu negócio

Toda empresa precisa ter um objetivo, uma missão maior que guie todas as suas atividades. Independente de qual for esse objetivo, ele tem tudo a ver com a gestão empresarial. Isso porque é através de uma gestão empresarial competente e...

Nota fiscal eletrônica: tudo o que você deve saber [ATUALIZADO]

A Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) é um documento cuja função é atestar a venda de um produto ou a prestação de um serviço. Ela foi desenvolvida com o objetivo de substituir alguns sistemas de impressão de documentos fiscais em papel. Assim...

Faturamento: O que é, como calcular e aumentar o seu

Porque o faturamento é tão importante para a empresa? Porque ele é o valor, em dinheiro, que a empresa recebeu em um período. Assim, ele demonstra se o resultado foi satisfatório ou não. Com o acompanhamento se tem uma melhor ideia da...

ERP: O que é e vantagens [GUIA COMPLETO]

Teste Grátis A administração de uma empresa acontece diariamente, com processos e controle que devem ser feitos a todo momento. Esses processos são o que mantém a empresa funcionando, e esse controle é o que mantém as contas em dia e os...

Guia do MEI: Tudo sobre o MEI – Blog do eGestor

O MEI (Microempreendedor Individual) é um tipo de empresa voltado para formalização de profissionais autônomos. O custo para abrir um MEI é zero. Os impostos pagos pelo MEI são o ICMS, pela venda de mercadorias, o ISS, por prestação de...

Controle financeiro empresarial: Como fazer passo a passo

Passo a passo para fazer o controle financeiro da sua empresa Faça o controle do fluxo de caixa Separe custos e receitas Planejamento de recebimentos e pagamentos Registre todas as operações financeiras Tenha um orçamento bem estruturado...

Controle de Estoque: Como fazer um controle profissional

Porque o controle de estoque é tão importante para a empresa? O estoque é o principal ativo de uma empresa, sendo a forma mais importante de fazer dinheiro. Por isso, ter total atenção a gestão do estoque é de extrema importância. Se a...

NFC-e (Nota fiscal de consumidor eletrônica) [Atualizado]

Emitir NFC-e Todo produto ou serviço vendido, deve ter sua comprovação fiscal e um dos meios de atestar essa transação é a nota fiscal. Afinal, ela dá segurança tanto à empresa que vende o produto, quanto ao consumidor que o compra....

Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFS-e): o que é e quem emite

A NFS-e, ou Nota Fiscal de Serviço Eletrônica, é um dos tipos de notas fiscais que existe juntamente com a nota fiscal, a nota fiscal do consumidor e o conhecimento de transporte. Elas são úteis para empresas que tem como uma das funções...

Fluxo de Caixa: Guia de como fazer o da sua empresa

O que é o fluxo de caixa?O fluxo de caixa é o controle de todos os valores que entram e saem do financeiro da empresa. Qual o objetivo do fluxo de caixa?O objetivo do fluxo de caixa é garantir a saúde financeira do negócio, assegurando...