fbpx

SEBRAE: o que é e para que serve e como ele pode ajudar

Muitas vezes, quando alguém surge com uma nova ideia de negócio, por melhor e mais inovadora que seja, ela acaba não saindo do papel. E isso acontece porque, sem o conhecimento e o apoio necessários, o empreendedor acaba caindo nas armadilhas que aparecem pelo caminho. Assim, o empreendedor precisa de ajuda para levar o conceito adiante, para planejar e analisar detalhes e verificar fatores de risco e de capital que estaria exposto, Ou seja, faltam orientações para guiá-lo pela trajetória do sucesso.

E é aí que entra o Sebrae. Se você está de alguma maneira envolvido com o setor de micro e pequenas empresas, com certeza já ouviu falar nessa entidade. Mas você sabe o que exatamente ela é e para que serve? Pois é exatamente sobre isso que vamos falar neste post. Então não deixe de conferir!

Serviço de apoio social

A sigla Sebrae significa Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas. Ou seja, essa entidade guarda a missão de fomentar o empreendedorismo no Brasil. Criada em 1972, já com o objetivo de ser uma referência como suporte a esses negócios, era vinculada, a princípio, ao governo federal. Em 1990, com a publicação da Lei 8.029/90 e da Lei 8.154/90, destacou-se da administração pública e passou a operar tal qual uma instituição privada sem fins lucrativos, nos moldes de um serviço social autônomo.

Difusão e estímulo ao empreendedorismo

De forma geral, o Sebrae oferece conhecimentos operacionais e técnicos para que micro e pequenas empresas se fortaleçam no mercado. Isso é feito por meio de cursos, palestras, programas e outros, com o intuito de fomentar o empreendedorismo no país.

Existem sucursais do Sebrae em todos os Estados brasileiros, inclusive no Distrito Federal, oferecendo, assim, abrangência nacional. Há uma unidade coordenadora central e mais 27 unidades regionais, todas administrativamente autônomas, além de pontos locais de atendimento em municípios estratégicos.

A entidade, dessa maneira, presta consultorias para que os empreendedores tirem suas dúvidas e saibam cumprir todas as etapas do seu negócio — cobrindo desde a abertura, oferecendo auxílio para a obtenção de crédito e microcrédito, até o planejamento e a execução da gestão financeira e a contratação de recursos humanos, por exemplo.

Ebook Crescimento Empresarial

Parceria com o governo

Desde que passou a ser um serviço social autônomo, a entidade atraiu para si o compromisso de intensificar a cultura do empreendedorismo. Dessa forma, se tem uma ampla liberdade no desenvolvimento de suas ações e organização de seus programas.

Assim, tudo isso ocorre nos moldes de uma parceria entre o governo e a iniciativa privada. Também, boa parte dos recursos que sustentam o Sebrae e permitem sua atuação são provenientes de um desconto irrisório sobre a folha de pagamento das empresas brasileiras. Esse é recolhido mensalmente e repassado à entidade pelo Instituto Nacional de Seguridade Social, o INSS.

E é por isso que tem dentre seus objetivos a prestação de assistência ao empreendedorismo. E, assim, propiciando a inclusão social e para regionalizando pequenos negócios, de modo a incrementar soluções de vasto interesse nacional.

Teve uma ideia genial para um novo negócio, mas não sabe como executá-la? Não perca mais tempo: busque a unidade do Sebrae mais próxima de você e converse com um consultor da entidade. Você, com certeza, sairá de lá com muitas novas informações e gás total para colocar a mão na massa!

E então, já tinha noção de quanto o Sebrae poderia ajudá-lo? Já teve algum contato com essa entidade? Comente aqui e conte como foi essa experiência! Participe!

Conheça o eGestor, um software online para gestão de micro e pequenas empresas.

Início 9 Empreendedorismo 9 SEBRAE: o que é e para que serve e como ele pode ajudar
Escrito em: 10/10/19
<a href="https://blog.egestor.com.br/author/pedro-henrique-escobar/" target="_self">Pedro Henrique Escobar</a>

Pedro Henrique Escobar

Pedro Henrique Escobar é formado em Administração e gerente de marketing no eGestor. O eGestor é uma ferramenta online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: eGestor.

Comentários:

Compartilhe seu comentário, dúvida ou sugestão!

11 Comentários

  1. luis marcelo comin

    otenho um produto inovador que solda plastico em apenas oito minutos presiso de orientacao

    Responder
  2. Jhonathan Silva.

    Infelizmente não funciona tanto na prática. Procurei o Sebrae da minha região e sai de la realmente frustrado, mas creio que deva ser um problema pontual, espero. mas não confiaria e nem perderia meu tempo buscando esse auxilio novamente.

    Responder
  3. Sara maciel

    Eu também já procurei o SEBRAE da minha região e sai de lá decepcionada.

    Responder
  4. antonio Ricardo de Oliveira Cordeiro

    O Sebrae na minha opinião, não serve pra nada no sentido de esclarecer ou ajudar o iniciante.
    No meu caso pretendia ser um MEI, fui encaminhado a um curso on-line no qual me foi fornecido ate certificado..Não sei pra que serve isso, pois não me foi dada nenhuma informação de como registrar minha empresa,,,,,,,e se vc insistir em pesquisar sobre isso logo aparece a pagina de uma assessoria e esta sim lhe inscreve rapidamente no Cnpj, mediante o pagamento de uma taxa de despesas,,,,Acho que essas assessorias devem pertencer a alguém ligado ao Sebrae……enfim uma entidade que vive de aparências e de enganar os outros o tal do Sebrae…

    Responder
  5. Solange

    Olá boa tarde…
    Com quem devo falar a respeito de trocar de ramo tenho um açougue a 20anos… meu marido nao quer mais. Mais ele nao tem outra profissão, trabalhou por 3 anos em carro forte. E eu como promotora de vendas.

    Responder
    • maick

      Boa Tarde Solange ! , é só procurar o SEBRAE mais próximo da sua cidade e retirar suas dúvidas. Espero ter ajudado. Abraços !

      Responder
  6. Jean Wilson Charles

    Cuando Leo que é SEBRAE E para que ele serve eu entendi mais o menos porque eu não falo muito bem a lengua português mas entendi muitas Coisas.Parabens a esse initiativa que foi adoptar para ajudar as micro e pequenas Empresas em bresil e todo futuro Empreendedorismo.

    Responder
  7. ANTONIO CARLOS PIAI

    Foi uma oportunidade muito importante para meus negócios , pois me forneceu ferramentas para fomentar o empreendedor, ofereceu-me conhecimentos operacionais e técnicos para que eu possa crescer no mercado super competitivo que esta hoje .
    Lógico que todas essas ferramentas fornecidas , se eu não aplica-las, de nada valera.
    . Pra mim foi ideal, pois me forneceu condições para desenvolver as ações e organização no meus negócios .

    Responder
    • DOUGLAS MARCELINO

      A uns meses atrás fui ao Sebrae, pedir orientação de como participar de licitações públicas , sobre construção.
      Sai de lá totalmente desapontado,pois eles disseram que como eu era uma empresa pequena não conseguiria nada .
      Então para que serve o Sebrae?

      Responder
  8. Daniel

    Tenho uma ideia para montar uma empresa. O Sebrae auxilia nesse caso?

    Responder
  9. kelly

    Boa tarde eu estou com fé pois li alguns comentários e continuo com fé pois. Apesar de escreve e lê um pouco já mais frecuetei uma escola Nei creche morava na Rosa das rosas .. então o qui eu aprende de bom e lucro .tô empolgada Faso salgados 100%sem grlutem e comida caseira tenho uma mesearia meia boca na garagem da miha 🏡

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar…

ERP: O que é e vantagens [GUIA COMPLETO]

Teste Grátis A administração de uma empresa acontece diariamente, com processos e controle que devem ser feitos a todo momento. Esses processos são o que mantém a empresa funcionando, e esse controle é o que mantém as contas em dia e os...

Faturamento: O que é, como calcular e aumentar o seu

Porque o faturamento é tão importante para a empresa? O faturamento é importante para a empresa porque ele é o valor, em dinheiro, que a empresa recebeu em um período. Assim, ele demonstra se o resultado foi satisfatório ou não. Com o...

Gestão empresarial: guia definitivo para o sucesso do seu negócio

Toda empresa precisa ter um objetivo, uma missão maior que guie todas as suas atividades. Independente de qual for esse objetivo, ele tem tudo a ver com a gestão empresarial. Isso porque é através de uma gestão empresarial competente e...

Nota fiscal eletrônica: tudo o que você deve saber [ATUALIZADO]

A Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) é um documento cuja função é atestar a venda de um produto ou a prestação de um serviço. Ela foi desenvolvida com o objetivo de substituir alguns sistemas de impressão de documentos fiscais em papel. Assim...

Guia do MEI: Tudo sobre o MEI – Blog do eGestor

O MEI (Microempreendedor Individual) é um tipo de empresa voltado para formalização de profissionais autônomos. O custo para abrir um MEI é zero. Os impostos pagos pelo MEI são o ICMS, pela venda de mercadorias, o ISS, por prestação de...

Controle financeiro empresarial: Como fazer passo a passo

Passo a passo para fazer o controle financeiro da sua empresa Faça o controle do fluxo de caixa Separe custos e receitas Planejamento de recebimentos e pagamentos Registre todas as operações financeiras Tenha um orçamento bem estruturado...

Controle de Estoque: Como fazer um controle profissional

Porque o controle de estoque é tão importante para a empresa? O estoque é o principal ativo de uma empresa, sendo a forma mais importante de fazer dinheiro. Por isso, ter total atenção a gestão do estoque é de extrema importância. Se a...

Fluxo de Caixa: Guia de como fazer o da sua empresa

O que é o fluxo de caixa?O fluxo de caixa é o controle de todos os valores que entram e saem do financeiro da empresa. Qual o objetivo do fluxo de caixa?O objetivo do fluxo de caixa é garantir a saúde financeira do negócio, assegurando...

NFC-e (Nota fiscal de consumidor eletrônica) [Atualizado]

Emitir NFC-e Todo produto ou serviço vendido, deve ter sua comprovação fiscal e um dos meios de atestar essa transação é a nota fiscal. Afinal, ela dá segurança tanto à empresa que vende o produto, quanto ao consumidor que o compra....

Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFS-e): o que é e quem emite

A NFS-e, ou Nota Fiscal de Serviço Eletrônica, é um dos tipos de notas fiscais que existe juntamente com a nota fiscal, a nota fiscal do consumidor e o conhecimento de transporte. Elas são úteis para empresas que tem como uma das funções...