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Instagram Empresarial: Aprenda como utiliza-lo da melhor maneira

Escrito em: 03/08/17

Já dizia um velho e conhecido ditado que uma imagem vale mais que mil palavras, e está aí o Instagram para comprovar que esta máxima é mais do que verdadeira em pleno século XXI.

Sim, imagens, fotos e mosaicos, todas elas têm vendido muito a partir da Era Digital em que comprar produtos, independente de que segmento ou ramo, pela internet, não é mais modismo e sim conforto e qualidade, além de às vezes melhor custo para o cliente. E como aderir às práticas de venda por esta rede social deixando alguns erros comuns de lado?

Será que o Instagram realmente pode contribuir para os negócios da empresa? A fim de responder essas e outras dúvidas comuns, neste artigo você encontra um verdadeiro guia sobre porque, como e quando vender pelo Instagram empresarial, potencializando os seus ganhos e aumentando a visibilidade do seu negócio. Confira!

Por que usar o Instagram empresarial na hora de vender?

Todos estão no Instagram! Seja apenas esporadicamente ou publicando todos os dias, o Instagram é uma rede que não para de crescer nem de movimentar milhões todos os dias.

Artistas estão no insta, e pessoas do dia a dia estão no insta, sejam jovens, adultos ou terceira idade.

Mais uma vez, vale frisar: todos estão no Instagram! Em 2014, para se ter uma ideia, o número de usuários já ultrapassava os 130 milhões. Hoje com certeza este número mais do que triplicou!

O Instagram lança e dita moda, movimenta lugares e torna pessoas ainda mais conhecidas. Depois da ultima atualização, com o acréscimo do Story que dura apenas 24 horas, o boom foi ainda maior.

E as empresas evidentemente não querem nem podem ficar de fora de um canal tão propício a propagandas de diferentes tipos, não é mesmo? E neste cenário, o seu negócio também não deve se excluir!

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O que as pessoas buscam no Instagram?

As redes sociais foram criadas como válvulas de escape para a correria do dia a dia, por isso não pense que vender em uma página como esta é o mesmo que ir pra porta da loja e ficar gritando. Tudo funciona de um jeito muito mais elegante e discreto, sem poluir a vista dos internautas, um dos grandes segredos da rede.

Para ter sucesso, é essencial adequar o uso da linguagem para o seu publico e lhe oferecer opções interessantes também, que vão muito além do “Compre aqui, compre agora”.

É preciso, portanto, ir além e investir em conhecer o público para lhe oferecer o que, de fato, ele quer e precisa!

Veja a seguir algumas dicas sobre como movimentar suas vendas por esta rede e mude já!

7 Dicas para vender pelo Instagram:

1. Faça com que suas fotos vendam

As pessoas estão no Instagram para ver fotos, certo? Então use este tipo de comunicação para vender! Invista em fotos bem tiradas, bem tratadas e bem postadas para que seu perfil comece a atrair potenciais clientes.

Destaque sempre o seu produto em suas fotos e não deixe dúvidas de que eles estão disponíveis para venda! Lembre-se ainda de caprichar bastante nas legendas para fechar com chave de ouro!

2. Invista na sua marca

O perfil da sua empresa ainda deve servir para destacar a marca, por isso crie sempre boas hashtags para que o seu público, e potenciais clientes, lhe encontrem nas marcações.

Mais do que apenas vender nesta rede social, procure criar histórias e relacionamentos com os seus seguidores. Ofereça-lhes conteúdos interessantes como curiosidades da marca, próximos lançamentos em vista entre outros.

3. Publique fotos com desconto

De vez enquanto também se lembre de publicar fotos em que o foco é demonstrar um desconto. Essas imagens são ideais para mostrar ao seguidor que a loja está passando por um período promocional, por exemplo.

Aproveite a legenda da imagem para convidar os seguidores e usuários da rede para conhecer as promoções, vantagens e descontos diretamente no perfil!

4. Trabalhe com aplicativos de venda no Instagram

Existem alguns aplicativos criados justamente para facilitar a interação e a venda entre um perfil empresarial e os demais usuários do instagram.

Jamais menospreze seu uso, pois além de agilizar todo o processo, esses aplicativos profissionalizam o canal de vendas. Para se ter uma ideia, alguns desses programas encaminham email automáticos para todos os usuários que simplesmente curtirem a foto postada com o link para ele.

Será que dá pra aumentar as vendas assim? Com certeza!

5. Sempre dê espaço para a prova social

Seus clientes postam fotos após comprar o seu produto marcando o seu perfil? Que tal repostar a imagem para que também os seus seguidores vejam?

A prova social é um dos maiores vendedores na internet e nas ruas! Ao ver outras pessoas usando seu produto, novos clientes se interessarão por ele, daí a importância em investir neste tipo de marketing!

Lembre-se sempre de perguntar ao cliente se ele autoriza o uso de sua imagem para evitar problemas e mande bala!

6. Responda os direct sempre que possível

É comum que as pessoas entrem em contato por comentário ou direct a fim de tirar dúvidas sobre produtos, preços, prazos entre outros e as empresas que não respondem, de preferência rapidamente, com certeza estão perdendo espaço no mercado.

Desta forma, seja diferente, seja solicito, responda prontamente e de forma empolgante, faça com que cada cliente se sinta único e especial e simplesmente encante com o atendimento.

7. Agradeça as marcações

Outra atitude interessante quando se está no Instagram é agradecer aos clientes que marcam seu produto, marca ou estabelecimento.
Mesmo que muitas vezes eles sequer percebem que ao fazer isso eles estão fazendo merchandising, uma propaganda boca a boca que é muito valorizada em meio marketing. Por isso, sempre seja educado e agradeço por este ação.

Dicas anotadas, agora é hora de fazer diferente e expandir as vendas através desta que é uma das redes sociais que mais tem crescido nos últimos anos.

Não deixe a oportunidade passar! Coloque tudo isso em prática agora mesmo, e comece a ver os primeiros bons resultados que, evidentemente, vão muito além de um maior número de seguidores.

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Pedro Henrique Escobar

Pedro Henrique Escobar

Pedro Henrique Escobar é formado em Administração e gerente de marketing no eGestor. O eGestor é uma ferramenta online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: eGestor.

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