Como divulgar os seus produtos

Criar os melhores produtos ou então abastecer o seu estoque a partir dos melhores fornecedores está longe de ser garantia de sucesso em seu negócio. Se sua empresa não efetuar boas estratégias de marketing e divulgação, que tornem o seu produto conhecido no mercado e que despertem o interesse de compra nas pessoas, de nada vai adiantar.

Isso parece clichê, mas a verdade é que muitas empresas ainda não fazem uma divulgação adequada, mesmo com todas as possibilidades oferecidas pelo avanço digital, e acabam ficando com o seus produtos estagnados no mercado, o que pode levar várias empresas à falência.

Por isso se você acha que a sua empresa ainda não faz uma apropriação adequada de todos os meios de divulgação, selecionamos algumas dicas para você otimizar este processo e aumentar as suas vendas, afinal, uma boa divulgação é a chave para o sucesso. Quer saber como divulgar os seus produtos de uma forma eficiente? Então este artigo é para você!

Como divulgar os seus produtos através da internet?

Com um mundo cada vez mais digital e com cada vez mais pessoas conectadas nas mais variadas mídias sociais, a Internet é uma ferramenta extremamente poderosa para as empresas que desejam aumentar a visibilidade de seus produtos.

Para se ter uma ideia da relevância da internet nas vendas de produtos, 78% dos consumidores brasileiros afirmam que já pesquisaram um produto através das plataformas digitais antes de efetuar a compra em uma loja física, como apontou a pesquisa Total Retail 2015, realizada pela empresa PWC.

A pesquisa afirma também que 69% destes consumidores já usaram as redes sociais para pesquisar novos produtos, 63% usaram estas ferramentas para comparar preços entre os mesmos produtos em diferentes lojas e 34% utilizaram as redes sociais como uma maneira de encontrar as lojas físicas. 

Estes números ilustram o quão essencial é para as empresas investirem em uma boa divulgação de seus produtos através da internet. Lojas que não executarem boas estratégias de marketing digital estarão fadadas ao fracasso. Tendo isso em mente, selecionamos algumas técnicas de divulgação na internet em suas mais variadas plataformas para você aplicar em seu negócio:

Facebook

Muitas empresas divulgam o seu negócio através do Facebook, entretanto não realizam este processo de uma forma tão eficiente, pois ao invés de criar uma fanpage para a empresa, acabam cadastrando-a como um perfil, o que pode apresentar diversas limitações.

As vantagens de se criar uma fanpage em detrimento de um perfil para a empresa, são muitas. Como um perfil apresenta restrições em relação a quantidade de amigos (5 mil), o alcance será muito menor se comparado a uma fanpage, que pode ter seguidores ilimitados.

Soma-se a isso o fato de que com a Fanpage você pode fazer anúncios pagos de suas publicações, aumentando ainda mais o alcance, o que não é possível com um perfil.

Linkedin

O Linkedin é uma rede social voltada especialmente para os negócios. Uma grande vantagem desta rede social é que pode ser feito um perfil público, isto é, que possa ser visto até por pessoas que não são cadastradas nesta rede social. Além disso a facilidade de contatos com empresários da mesma área de atuação que a sua e com os mesmos interesses é muito grande.

Por isso, faça parte dos grupos de negócio do Linkedin e divulgue os seus produtos para os demais participantes. Não esqueça de deixar o perfil de sua empresa sempre atualizado, informando os seus seguidores das novidades e promoções. Outra dica interessante é usar o Linkedin adds, que é uma ferramenta de anúncios pagos do Linkedin, que além de aumentar o alcance de suas publicações, encaminhará para um público específico, que de acordo com o perfil, tende a ter um real interesse no seu produto.

Instagram

O Instagram sem dúvidas é uma poderosa ferramenta de divulgação para seus produtos. Isso porque se trata de uma rede social completamente visual, voltada para imagens. As pessoas estão no Instagram para ver imagens, então invista a fundo em fotos de boa qualidade, que passem uma boa impressão aos seus seguidores e despertem o interesse de compra. 

Outra dica é usar as hashtags. Isso faz com que as pessoas o encontrem em caso de procurar por algo relacionado a seus produtos. O Instagram também apresenta espaços para interação com os consumidores, por isso, esclareça todas as dúvidas que eles demonstrarem sobre o seu produto e fale de todos os seus benefícios. 

Twitter

O Twitter é uma rede social que apresenta um enorme potencial comunicativo. A cada dia cerca de 10.000 novos usuários se cadastram no Twitter. Portanto se bem utilizado, pode apresentar um impacto positivo para as empresas, devido ao grande alcance que esta rede social proporciona.

Usar as hashtags para ampliar o alcance da divulgação de seus produtos também é uma estratégia válida para o Twitter. Como esta rede social tem como característica um limite de 140 caracteres, seja direto em suas postagens. Instigue os seus seguidores, e invista na publicação de promoções

Em todas as redes sociais, você precisa dar atenção a identidade visual de sua marca, e é claro, tomar cuidado para que a linguagem utilizada esteja de acordo com o seu público, além de jamais descuidar do vocabulário e erros de ortografia. Você publica nas redes sociais a imagem que você quer passar para o seu público!

Blog

Se a sua empresa ainda não possui um Blog, passe a considerar esta possibilidade de divulgação. Devido ao baixo custo, o Blog é uma ferramenta interessante para produzir conteúdo sobre o seu negócio e estreitar a relação com o seu público. Mas é importante manter uma frequência de postagens, com conteúdos sempre atualizados e relevantes. Estude e aprimore o seu conteúdo a partir das técnicas de SEO, que podem otimizar o seu blog nos mecanismos de busca!

As redes sociais sem dúvidas são excelentes ferramentas para divulgar os seus produtos devido ao alcance que podem atingir e pelo fato de as pessoas estarem cada vez mais presentes nestas plataformas. Mas apesar da ascensão dos meios digitais, estas mídias não são as únicas formas de divulgar os seus produtos. É importante também ficar atento a outras estratégias, as quais ainda vamos falar a partir de agora:

Guia de Gestão Estratégia

Parcerias

Formar parcerias com outras empresas é uma ótima forma de expandir o seu negócio. Além de atrair o seu cliente oferecendo vantagens de outras empresas parceiras, estas irão indicar os produtos de sua empresa para os clientes que inicialmente não fazem parte do seu público habitual. Seus produtos certamente se tornarão mais conhecidos!

Tenha uma boa relação com os seus clientes

De nada adianta você seguir todas as estratégias acima se você não souber como lidar e tratar os seus clientes. Ao mostrar o seu produto, seja solícito para responder todas as dúvidas referentes a ele, e busque sempre satisfazer uma necessidade do cliente. Isso ajudará a criar uma boa relação e empatia com ele, pois o cliente verá que você está preocupado em resolver o seu problema, e não preocupado exclusivamente em vender a qualquer custo.

Mesmo em caso de você não ter determinado produto que a pessoa está buscando, seja educado e indique empresas parceiras que possuam o que ele precisa. Ele vai lembrar que você foi educado e que recebeu um bom atendimento em sua loja, e com certeza terá muito mais chances de voltar a lhe procurar em caso de precisar dos seus produtos!

Tenha um cadastro de clientes

Com um cadastro adequado de sua rede de clientes, que contenha algumas informações sobre eles, você poderá estuda-los e tentar identificar de fato o perfil de seus clientes. Fazendo isso fica muito mais fácil de entender o que eles desejam e consequentemente pensar em boas estratégias de divulgação. Ter um bom sistema de gestão empresarial, como o eGestor, pode ser muito importante neste processo. 

Teste seus produtos

Se você está pensando em desenvolver ou já possui um novo produto para colocar no mercado, é interessante fazer um processo de divulgação teste. Isto é, selecione alguns clientes que já tem certa fidelidade com o seu negócio, e pergunte o que eles acham de determinado produto.

Estes clientes fiéis, por já possuírem um certo tempo de consumo de seus produtos, saberão reconhecer as características que o seu produto deverá ter para ter uma boa demanda e a partir deste Feedback você pode aprimora-lo antes de efetivamente lançar no mercado.

Conclusão

Como você pode perceber, existem inúmeras estratégias de divulgação que podem fazer toda a diferença no processo de vendas de seus produtos. Mas para isso é importante ter em mente as características e o perfil de consumo de seus consumidores, para elaborar estratégias adequadas e conseguir suprir as suas necessidades.

Com um mundo cada vez mais digital, investir na otimização dos perfis e fanpages de sua empresa nas redes sociais é uma excelente maneira de expor os seus produtos tanto para o seu público alvo, quanto para potencialmente atingir a um publico ainda mais abrangente com a possibilidade de compartilhamento de informações a uma grande rede de usuários que a internet proporciona.

Formar parcerias com outras empresas para que seus produtos recebam indicações e ganhem maior notoriedade e prestar um atendimento atencioso a seus clientes de forma a não ter o objetivo exclusivo de vender, mas sim de mostrar o seu produto como uma forma de suprir determinada necessidade são medidas que certamente vão melhorar a produtividade de vendas de seu negócio em um médio ou até curto prazo!

Gostou das nossas dicas de divulgação, que tal começar a aplica-las no dia-a-dia de sua empresa?

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Escrito por eGestor

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