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Como divulgar seu negócio: As melhores estratégias

Criar os melhores produtos ou encher o estoque está longe de ser garantia de sucesso em seu negócio. Se sua empresa não efetuar as melhores estratégias de marketing e divulgação, isso não adianta de nada. , que tornem o seu produto conhecido no mercado e que despertem o interesse de compra nas pessoas,

A verdade é que muitas empresas ainda não fazem uma divulgação adequada, mesmo com todas as possibilidades. Isso faz com que elas fiquem com os produtos estagnados, o que pode levar várias empresas à falência.

Por isso, se sua empresa ainda não faz uma divulgação adequada, selecionamos algumas dicas para otimizar este processo e aumentar as suas vendas. Afinal, uma boa divulgação é a chave para o sucesso.

Quer saber como divulgar os seus produtos de uma forma eficiente? Então este artigo é para você!

Como divulgar os seus produtos através da internet?

Com um mundo cada vez mais digital, a internet é uma ótima ferramenta para aumentar a visibilidade de seus produtos.

78% dos consumidores brasileiros afirmam que já pesquisaram um produto através das plataformas digitais antes de efetuar a compra em uma loja física.

  • 69% destes consumidores usam as redes sociais para pesquisar novos produtos
  • 63% usam estas ferramentas para comparar preços entre os mesmos produtos em diferentes lojas
  • 34% utilizam as redes sociais como uma maneira de encontrar as lojas físicas. 

Estes números mostram que a divulgação pela internet é essencial. Lojas que não executarem boas estratégias de marketing digital estarão fadadas ao fracasso. Algumas das principais estratégias de divulgação estão listadas abaixo.

Tela de um smartphone exibindo ícones de aplicativos populares de mídia social, como Instagram, Pinterest, YouTube, Twitter e Facebook, agrupados em uma pasta nomeada “Social Media”. Esses ícones representam as plataformas onde as pessoas compartilham fotos, vídeos e interagem com outras pessoas online. É uma representação visual da nossa vida digital e das conexões sociais que mantemos através dessas redes.

Redes sociais

Instagram, Facebook, X, Linkedin, TikTok… Em qual rede social está o público que você deseja alcançar? Se ainda não sabe, faça já uma pesquisa com os seus clientes e descubra quais elas mais usam.

Entenda onde seus clientes estão e trace uma estratégia com conteúdo de qualidade para alcançá-los nessa rede. Mas, algo que deve estar em qualquer rede são as informações sobre a empresa e os produtos e/ou serviços. Isso é importante, uma vez que é nas redes sociais que muitas pessoas buscam informações da empresa.

Mas atenção: você precisa estar criando conteúdo constantemente e responder as perguntas e as reclamações (caso haja alguma). Se bem utilizadas, as redes sociais trazem um aumento nas vendas e a atração de potenciais clientes. Se utilizadas sem critérios profissionais, poderão surtir efeito contrário.

Em todas as redes sociais, você precisa dar atenção à identidade visual de sua marca. Tome cuidado para que a linguagem utilizada esteja de acordo com o seu público, e atenção com erros de ortografia. Você publica nas redes sociais a imagem que você quer passar para o seu público!

Facebook

Muitas empresas divulgam o seu negócio através do Facebook. Apesar de existirem outras redes que têm um crescimento maior, o Facebook é a rede social com maior número de usuários no mundo.

Além disso, a ferramenta possui diversas facilidades, como a criação de grupos, eventos e mensagens diretas.

Outra facilidade do Facebook é o Facebook Ads. Agora, também conhecido como Meta Ads, ele também permite criar campanhas de anúncios para Facebook e Instagram.

Instagram

O Instagram sem dúvidas é uma poderosa ferramenta de divulgação para seus produtos. Isso porque se trata de uma rede social completamente visual, voltada para imagens. As pessoas estão no Instagram para ver imagens, então invista a fundo em fotos de boa qualidade. Essas imagens devem passar uma boa impressão aos seus seguidores e despertar o interesse de compra. 

Outra dica é usar as hashtags. Isso faz com que as pessoas o encontrem em caso de procurar por algo relacionado a seus produtos. O Instagram também apresenta espaços para interação com os consumidores. Por isso, esclareça todas as dúvidas que eles demonstrarem sobre o seu produto e fale de todos os seus benefícios. 

Algumas funções, como o Reels, podem trazer novos públicos para seu negócio. Também faça uso da ferramenta de compra.

Tela de um smartphone exibindo vários ícones de aplicativos populares e a barra de status. Esses ícones representam as plataformas onde as pessoas compartilham fotos, vídeos e interagem com outras pessoas online. É uma representação visual da nossa vida digital e das conexões sociais que mantemos através dessas redes.

Linkedin

O Linkedin é uma rede social voltada especialmente para os negócios. Uma grande vantagem é a visualização por quem não tem um perfil na rede. Isso facilita o contato entre empresários da mesma área de atuação e com os mesmos interesses.

Por isso, faça parte dos grupos de negócios do Linkedin e divulgue os seus produtos para os demais participantes. Não esqueça de deixar o perfil de sua empresa sempre atualizado, informando os seus seguidores das novidades e promoções.

Outra dica interessante é usar os anúncios do Linkedin. Esses anúncios aumentam o alcance das suas publicações para o público específico. Isso faz com que apenas quem tem interesse no seu negócio veja a publicação e interaja.

Twitter

O Twitter é uma rede social que apresenta um enorme potencial comunicativo. A cada dia cerca de 10.000 novos usuários se cadastram no Twitter. Portanto, se bem utilizado, pode apresentar um impacto positivo para as empresas, devido ao grande alcance que esta rede social proporciona.

Usar as hashtags para ampliar o alcance da divulgação de seus produtos também é uma estratégia válida para o Twitter. Como esta rede social tem como característica um limite de 280 caracteres, seja direto em suas postagens. Instigue os seus seguidores, e invista na publicação de promoções

Blog

Se a sua empresa ainda não possui um blog, passe a considerar esta possibilidade de divulgação. Devido ao baixo custo, o blog é uma ferramenta interessante para produzir conteúdo e estreitar a relação com o seu público.

Mas é importante manter uma frequência de postagens, com conteúdos sempre atualizados e relevantes. Estude e aprimore o seu conteúdo a partir das técnicas de SEO, que podem otimizar o seu blog nos mecanismos de busca!

As redes sociais são excelentes ferramentas de divulgação de produtos pelo seu alcance. Mas apesar da ascensão dos meios digitais, estas mídias não são as únicas formas de divulgar sua empresa. É importante também ficar atento a outras estratégias.

Duas pessoas com os rostos obscurecidos, sentadas em uma mesa de madeira e usando laptops; há uma xícara de café na mesa. O ambiente é iluminado e confortável, sugerindo um espaço propício para a concentração e produtividade.

Parcerias

Formar parcerias com outras empresas é uma ótima forma de expandir o seu negócio. Além de atrair clientes, empresas parceiras indicarão os produtos da sua empresa para novos clientes. Isso amplia o alcance do seu negócio e gera mais vendas. Seus produtos certamente se tornarão mais conhecidos!

O ditado não falha: “a parceria é a alma do negócio”. E é mesmo!

Uma excelente estratégia de aumentar a divulgação é através dos fornecedores. Ou seja, ter fornecedores que tenham os mesmos públicos que seu negócio pode ser uma ótima ideia. Firme acordos para que ambos possam promover os serviços e produtos uns dos outros.

Identifique também os chamados “formadores de opinião”, que são pessoas cuja influência endossou os benefícios de sua marca.

Existem diversos formadores de opinião espalhados pela internet, nos mais diferentes segmentos. Identifique-os e crie parcerias em que todos possam ganhar. Mas cuidado: fique atento à reputação daquele com quem você irá estabelecer a associação de imagem.

Tenha uma boa relação com os seus clientes

De nada adianta você seguir todas as estratégias acima se você não souber como lidar e tratar os seus clientes. Ao mostrar o seu produto, seja solícito para responder todas as dúvidas referentes a ele, e busque sempre satisfazer uma necessidade do cliente. Isso ajudará a criar uma boa relação e empatia com ele. Afinal, o cliente verá que você está preocupado em resolver o seu problema, e não preocupado exclusivamente em vender a qualquer custo.

Mesmo em caso de não ter o produto que a pessoa está buscando, seja educado. Ele vai lembrar que você foi educado e que recebeu um bom atendimento em sua loja. Isso fará com que o cliente procure o seu negócio quando precisar do que você vende!

Tenha um cadastro de clientes

Com um cadastro adequado de clientes, com informações relevantes, você poderá estudá-los e tentar identificar de fato o perfil de seus clientes. Fazendo isso fica muito mais fácil de entender o que eles desejam e consequentemente pensar em boas estratégias de divulgação. Ter um bom sistema de gestão empresarial pode ser muito importante neste processo. 

Não é simplesmente por desenvolver uma comunicação com informações gerais que você alcançará resultados positivos em suas ações.

Crie cadastros personalizados. Veja o seu cliente como único, e não como uma massa de consumidores. Anote informações precisas sobre preferências, gostos, atitudes. Depois, faça a divulgação de seus produtos de maneira individual.

Pessoa sentada em uma cadeira de madeira, usando um laptop em um café moderno e espaçoso. O ambiente possui uma decoração industrial, e um letreiro de néon na parede ao fundo diz “Café”. A cena combina tecnologia com design de interiores contemporâneo.

Crie nichos e direcione as suas ações

Dentro da internet existem diversos públicos potenciais para serem consumidores de seus produtos. Separe-os em grupos e crie ações de comunicação específicas para cada um deles. Por exemplo, você tem uma loja de roupas clássicas femininas?

Você pode fazer campanhas para mulheres que gostam desse estilo. Também pode fazer uma campanha para homens comprarem presentes no Dia das Mulheres. E outra para os filhos no Dia das Mães. Assim, você abrange muito mais as possibilidades de vender e conquistar novos clientes.

Participe de feiras e eventos

É importante que a sua marca esteja presente em eventos comerciais, técnicos e empresariais de segmentos pertinentes ao seu negócio. Parte de seu público estratégico estará ali, e com certeza, os assuntos abordados girarão em torno de algo que você tem a oferecer.

Aproveite esses momentos para mostrar que “existe um problema” que somente o seu produto será capaz de solucionar. Essa é uma ótima oportunidade para mostrar os diferenciais e levar quem ainda não conhece a comprar.

Desenvolvam ações com a mídia local

Mídia espontânea, isto é, aquelas geradas por meio de notícias, oferecem mais credibilidade do que as publicidades, que são pagas. Por isso, é importante que você esteja sempre em contato com a imprensa local. Acompanhe as notícias que fazem referência ao seu setor. Aproveite para mandar releases complementando as informações de acordo com as vivências de sua organização.

Opções existem para todos os bolsos e necessidades. O que você não pode deixar de lado é a divulgação de seu negócio. E não se esqueça de que, feita a ação, é essencial mensurá-la. Assim se avalia o que foi positivo e o que precisa ser revisto em uma próxima etapa.

Conclusão

Existem inúmeras estratégias de divulgação que podem fazer toda a diferença no processo de vendas de seus produtos. Mas para isso é importante ter em mente as características e o perfil de consumo de seus consumidores. Somente assim é possível elaborar estratégias adequadas e conseguir suprir as suas necessidades.

Investir na melhoria dos perfis da empresa nas redes sociais é uma ótima forma de mostrar seus produtos. Com o mundo digital em crescimento, essa estratégia se torna cada vez mais importante.

Mostrar os produtos nas redes sociais ajuda a atrair novos clientes e aumentar as vendas. Por isso, é importante dedicar tempo e recursos para aprimorar a presença online da empresa. Assim, atinge tanto o seu público alvo, quanto um público ainda mais abrangente.

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Escrito em: 09/08/23
<a href="https://blog.egestor.com.br/author/pedro-henrique-escobar/" target="_self">Pedro Henrique Escobar</a>

Pedro Henrique Escobar

Pedro Henrique Escobar é formado em Administração e gerente de marketing no eGestor. O eGestor é uma ferramenta online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: eGestor.

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