Vários fatores podem ser determinantes para o sucesso de seu e-commerce: boas condições de navegabilidade na plataforma, boas alternativas de pagamentos, produtos e fornecedores de qualidade, preços compatíveis, dentre outros aspectos. Entretanto, de nada adianta agrupar todas essas características em sua loja virtual, se ela não for conhecida pelo seu público alvo.

Especialmente se seu e-commerce estiver em um estágio ainda inicial, é de extrema importância que você busque trazer mais visibilidade e estude as melhores estratégias de marketing para tal. Se você está com dificuldades neste processo, confira as dicas que preparamos para você e saiba como divulgar a sua loja virtual com eficiência!

1- Otimize a utilização de suas redes sociais

É impossível pensar em dar mais visibilidade a sua plataforma de e-commerce, sem fazer um uso adequado das redes sociais, diante do grande tráfego de usuários presentes nessas mais variadas ferramentas.

Possuir uma fanpage de sua loja virtual no facebook por exemplo, é de extrema utilidade para manter o seu público sempre atualizado a respeito das informações de seu e-commerce, referentes a seus novos produtos e ações promocionais, dentre outras. Por meio de uma fanpage você também pode interagir com os seus potenciais clientes e esclarecer as suas dúvidas.

Esta ação é essencial para gerar uma imagem positiva de sua loja virtual, pois assim o público verá que você realmente está preocupado em satisfazer as suas necessidades. Outra rede social que pode ser de extrema importância na divulgação de sua loja virtual é o Instagram.

Isso porque trata-se de uma rede social que se destaca especialmente pelo seu caráter visual, com um destaque muito maior para a publicação de imagens.  Sendo assim, é uma ferramenta extremamente valiosa para empresas que comercializam produtos, tanto em lojas físicas, quanto virtuais.

2- Envie e-mails marketing

Em muitas situações, um determinado usuário acessa a sua loja virtual e fornece algum meio para contato, geralmente seu endereço de e-mail, demonstrando interesse em seu e-commerce e em seus produtos, mas que ainda não se sente totalmente convencido em efetuar uma compra.

Esse tipo de usuário é o que chamamos de “lead” no marketing digital, que se encontra em uma situação de conhecimento de seu produto e convencimento de que realmente possui uma necessidade de compra até alterar o seu status de lead para cliente.

Divulgar a sua loja virtual não significa apenas torna-la conhecida para um público que ainda não a conhece, mas também, despertar uma necessidade de compra e agregar valor aos seus produtos em usuários que já demonstraram interesse em sua marca e podem ser potenciais clientes.

Sendo assim, enviar e-mails marketing para os seus leads, com conteúdos de qualidade referentes a seus produtos e assuntos relacionados que sejam de seus interesses, é uma ótima alternativa para criar uma relação mais pessoal e gerar um maior interesse de compra por parte destes usuários.

3- Otimize sua página nos mecanismos de busca

Não é novidade para ninguém que o Google é uma ferramenta extremamente utilizada pelos usuários da internet como forma de buscar pelos mais variados produtos ou serviços. Sendo assim, é imprescindível que sua loja virtual esteja bem posicionada no Google e em outros mecanismos de buscas.

Mas como deixar seu site nas primeiras posições? Aprimore as técnicas de SEO ( Search Engine Optimization), que em português pode ser traduzido para Otimização Para Mecanismos de Busca. Conforme o nome já diz, as técnicas SEO consistem em determinadas ações realizadas dentro de uma plataforma digital, visando um melhor posicionamento em sites buscadores.

Um site seguro, com um conteúdo de qualidade, que tenha uma boa velocidade de carregamento e que seja relevante em relação as palavras chaves da busca em questão, são somente alguns dos requisitos básicos para que seu site possa estar em um bom posicionamento nos mecanismos de busca. Se você deseja trazer mais visibilidade a sua loja virtual, procure estudar e se aprofundar mais em relação as técnicas de SEO!

4- Invista em links patrocinados e bakclinks

Como podemos perceber, o leque de possibilidades de divulgação na internet é bastante amplo. Outra alternativa ainda é divulgar a sua loja virtual em sites parceiros, com a troca de backlinks e também comprar anúncios patrocinados no Google Adwords para palavras chaves que sejam relevantes as buscas relacionadas a sua loja!

5- Não esqueça dos meios offlines

Investir na utilização das redes sociais é imprescindível para a divulgação de sua loja virtual. Afinal, os usuários destas ferramentas certamente estão muito mais próximos de seu e-commerce do que as pessoas que não utilizam os meios digitais. Mas não deixe de lado algumas estratégias de divulgação offline, como cartões de visitas e flyers, contendo a sua logomarca e uma breve descrição de sua loja. É importante estar presente tanto no meio digital, quanto no meio offline, de forma a atingir um público mais abrangente.

6- Aposte em marketing de conteúdo

Foi-se o tempo em que as estratégias de marketing eram unicamente de caráter comercial, focando somente no produto em si e sem agregar valor as necessidades do cliente. O marketing de conteúdo consiste na elaboração de um material relevante a respeito dos interesses do seu público alvo em questão.

Sendo assim, possuir um blog de sua loja virtual, abastecendo-o com conteúdo de qualidade sobre o seu mercado de atuação e dicas para o seu público, com textos que de busquem educa-lo a respeito de determinado tema e também de forma a agregar valor a sua marca, também é uma ótima alternativa para criar uma boa imagem e expandir a sua presença no meio digital.

7- Passe credibilidade em seu site

Querendo ou não, as lojas virtuais sempre trazem dúvidas aos consumidores em relação a procedência e qualidade dos produtos a mostra no site. Sendo assim, é importante que seu site inclua informações a respeito de seus fornecedores, de forma a passar segurança e credibilidade a seus potenciais clientes.

O primeiro contato dos usuários com a sua plataforma e-commerce é essencial para que estes passem referências positivas sobre a sua marca e consequentemente acabem gerando um tráfego maior. Outra forma de transmitir credibilidade é possuir uma boa logomarca e um layout agradável em seu site.

Um aspecto visual ruim pode ser determinante para o abandono de sua plataforma por parte dos usuários!

Você já possui um software de gestão para a sua loja virtual?

Mais do que boas estratégias de divulgação, é absolutamente essencial que você mantenha controle dos mais variados processos que envolvem a gestão de seu e-commerce.

Funções como controle de estoque, fluxo de caixa, emissão de notas fiscais e boletos bancários para os seus clientes são de extrema importância, mas que podem exigir muito tempo e gerar alguns erros se não forem feitas de uma forma modernizada.

Em um software de gestão empresarial como o eGestor, você pode gerenciar todos estes processos de sua loja virtual, além de ter acesso a importantes indicadores financeiros sobre o seu negócio, como DRE, margens de contribuição, ABC de produtos vendidos e muito mais! 

O eGestor é o sistema de gestão empresarial que integra com diversas lojas virtuais de forma simples e prática. Esta integração permite maior facilidade no controle de suas vendas, financeiro, emissão de boletos bancários e muito mais. Realize seu cadastro e teste gratuitamente por 15 dias clicando neste link!

Por Gabriel Pfeifer, em 9/03/2018

EGestor - Software online de gestão empresarial para pequenas empresas

 

Escrito por eGestor
O eGestor é um software online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: https://www.egestor.com.br