Mercado Pago: Entenda como fazer mais com o seu dinheiro

Se você tem o hábito de fazer compras online já deve ter usado o Mercado Pago alguma vez, mesmo que sem perceber. Ou ainda, se pretende vender algo pelo Mercado Livre precisa saber como funciona essa conta. A plataforma pode ser usada por compradores e vendedores online e oferece uma gama variada de serviços. Então, quer saber como o que é e como funciona o Mercado Pago? Continue lendo.

O que é o Mercado Pago

O Mercado Pago é uma espécie de carteira virtual que possibilita a realização de pagamentos diversos por meio da internet. Pode ser acessado pelo site ou através de aplicativo.

É uma plataforma de serviços pertencente ao Mercado Livre, popular site de vendas online que reúne diversos vendedores e compradores e oferece produtos novos e usados.

O Mercado Pago foi criado para facilitar as transações realizadas dentro do Mercado Livre. Então, o crescimento e desenvolvimento da plataforma foi tão grande que acabou ganhando novas funcionalidades, serviços e usuários.

Como funciona o Mercado Pago

A plataforma funciona como um intermediador entre o vendedor e o comprador. Por meio dele, é possível realizar e receber pagamentos, além de muitas outras funções. Veja:

Gerenciador de vendas

Quem vende pela internet usa o Mercado Pago para gerenciar as suas transações, já que todas elas ficam armazenadas no site ou aplicativo.

Pagamento de contas

Por meio do saldo presente na conta é possível realizar o pagamento de boletos e outras transações semelhantes. Esse saldo pode ser o resultado de uma venda concluída, mas pode ser também produto de um depósito feito diretamente na conta. É o que chamamos de “adição de dinheiro”.

Conta corrente

Em 2020, o Banco Central autorizou que o Mercado Pago se tornasse uma conta corrente virtual. Assim, é possível receber e transferir dinheiro e executar outras funções típicas de uma conta desse tipo.

Aquisição de produtos e serviços online

Recargas de celular e de bilhetes de transporte público são os serviços mais comuns que podem ser executados pela plataforma, bem como a assinatura de serviços e outras transações online.

Carteira virtual

O Mercado Pago é uma espécie de carteira virtual que permite o cadastramento de vários tipos de cartões e permite um grande volume de pagamentos. Assim, ele é um serviço muito utilizado por grandes comércios virtuais durante os períodos de maior aquisição online de produtos como na Black Friday, por exemplo.

Para identificar um pagamento feito através do Mercado Pago basta verificar a nomenclatura presente no boleto que deve conter a inscrição Mercado Pago, MercPag ou MercPago.

Rendimento de conta

O dinheiro que fica na sua conta do Mercado Pago também rende um valor a mais para você. Essa é uma característica das contas usadas para pagamento que devem ser depositados em Títulos Públicos Federais e possibilita o resgate imediato. Para usufruir do serviço é preciso aderir na própria conta.

Concessão de empréstimos

Empréstimo pessoal é outro serviço ofertado pelo Mercado Pago. Após uma avaliação de cada usuário, a empresa libera o crédito pessoal e avisa ao cliente por meio de uma notificação. Caso tenha interesse, é só aceitar a oferta dentro da própria conta online.

Como usar o Mercado Pago

Se você vende pela internet pode usar a plataforma para facilitar as suas transações comerciais de um jeito muito fácil. Assim, basta acessar o site ou o aplicativo da plataforma, criar a sua conta e usar os serviços listados acima através do menu de opções.

O Mercado Pago também oferece diferentes tipos de cartão de crédito e uma maquininha de passar cartão. Duas alternativas que facilitam muito a vida do empreendedor que vende produtos online.

Vamos falar mais sobre esses dois serviços, cartão de crédito e máquina de cartão, um pouco mais adiante.

Depositando e sacando dinheiro no Mercado Pago

Outro serviço do Mercado Pago é o recebimento de dinheiro e a realização de saques. Saiba como funciona.

Depósito de dinheiro

Para receber um depósito é muito simples e existem três maneiras de fazer isso. Veja:

  1. Transferência via TED (Transferência Eletrônica Disponível), usando o aplicativo do banco. Dessa forma, o dinheiro cai na sua conta no mesmo dia. Esse procedimento é o mesmo para enviar dinheiro para outra pessoa.
  2. Depósito via lotérica, cujo valor fica disponível na sua conta em até 1 hora.
  3. Depósito via boleto. Basta emitir o boleto na sua conta com o valor que deverá ser pago e repassar esse boleto para o responsável pela quitação. Mas, o prazo para recebimento é mais longo: cerca de dois dias úteis.

Todas as transações são gratuitas.

Saque de dinheiro

Também é possível sacar valores do Mercado Pago nos Bancos 24 horas usando o cartão de crédito da plataforma ou o QR Code. O serviço de saque de dinheiro é permitido mediante o pagamento de uma taxa no valor de R$ 9,90.

Cartão Mercado Pago

Existem três modelos de Cartão Mercado Pago:

  1. Cartão Pré-Pago Mercado Pago Mastercard – vinculado à conta do Mercado Pago. Para ser usado precisa estar recarregado seja por meio das vendas efetuadas no Mercado Livre ou através da adição de dinheiro.
  2. Cartão Virtual Visa – específico para compras online e cada compra efetuada com ele é debitado da sua conta no Mercado Pago. O cartão não permite parcelamentos.
  3. Cartão físico de débito Visa – usado para compras físicas e para saques nos Bancos 24 horas.

Os cartões são emitidos gratuitamente pela plataforma e podem ser usados para movimentar a sua conta. O cartão pré-pago não tem anuidade, mas possui tarifas de saque e para transações internacionais.

Também há limites de saque e pagamento. Isso depende de cada tipo de movimentação.

Para usá-lo é preciso ter dinheiro em conta, uma vez que ele é vinculado à sua conta do Mercado Pago. Assim, solicite o seu cartão de crédito entrando na sua conta e clicando na opção “pedir cartão grátis”.

Maquininha Mercado Point

A Maquininha Mercado Point é a máquina de cartão de crédito do Mercado Pago, também vinculado à sua conta, especialmente se você vende pelo Mercado Livre. A maquininha aceita cartões de crédito e de débito, com taxas diferenciadas de acordo com a escolha realizada. Também é possível receber pagamentos de forma parcelada.

Há vários tipos de máquina de cartão Point:

  • Pro
  • Mini Chip
  • I
  • Mini D150
  • Mini Me30s
  • H

O Mercado Pago é uma plataforma de serviços do Mercado Livre que oferece diversos serviços e funções especialmente para quem empreende e vende produtos online. Além das inúmeras transações permitidas, o Mercado Pago ainda oferece cartão de crédito, de débito e vários tipos de maquininha de cartão, facilitando mais ainda a vida de quem trabalha de forma autônoma.

eGestor - Software online de gestão empresarial para pequenas empresas - Mercado Pago

Escrito por eGestor
O eGestor é um software online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: https://www.egestor.com.br