Como as empresas podem economizar com serviços Bancários?

Um dos maiores desafios de qualquer empresa é encontrar maneiras de economizar. Mas existem algumas medidas para gastar menos com o banco.
Embora possam não parecer tão elevados no começo, à medida que acumulam, os gastos com serviços bancários tornam-se imensos. Confira como economizar em serviços bancários.

Avaliação Inicial

Antes de abrir conta em qualquer banco, você deve ter muito cuidado e estar ciente do que está fazendo. Afinal, as contas bancárias para pessoas jurídicas representam muitos custos.

Enquanto a maioria dos bancos oferece vários serviços essenciais isentos de tarifas para pessoas físicas, não é assim para empresas. Assim, sempre haverá preocupação com as taxas em adição aos valores dos serviços. Em geral, pessoas jurídicas precisam arcar com gastos muito maiores nos serviços bancários.

Apenas em um ano, nenhuma empresa gasta menos do que cerca de R$1.000,00 só para manter sua conta. Por isso, é muito importante considerar vários fatores antes de abrir a sua.

Em primeiro lugar, se há alguma opção de conta bancária Pessoa Jurídica que seja mais barata do que as outras. Por exemplo, que ofereça maior isenção de taxas e benefícios similares para reduzir gastos.

Nesse sentido, bancos digitais costumam ser uma boa opção. Porém, uma empresa dificilmente conseguirá uma conta se não for MEI, o microempreendedor individual.

Supondo que seja o seu caso, você não deve ter muita dificuldade, pois há várias opções e é bastante simples. Geralmente, em bancos digitais, a abertura da conta costuma ser gratuita. Dessa forma, você já consegue cortar mais alguns custos.

Ainda que há princípio possam não parecer tão significativos, aos poucos eles vão se revelando uma grande economia. Evidentemente você não deve se concentrar somente em reduzir gastos. Sua conta deve sim atender todas as suas necessidades.

Porém, é importante conciliar uma conta bancária que atenda aos seus interesses com custos menos elevados.

Pesquisa de Mercado

A fim de encontrar a melhor conta possível para você é preciso fazer uma profunda pesquisa de mercado. Ou seja, avaliar quais são os bancos disponíveis para você e encontrar o melhor.

Nesse sentido, é importante definir bem o que exatamente deve ser considerado melhor. Dependendo de sua situação a resposta pode variar bastante.

No entanto, podemos determinar alguns pontos fundamentais que você deve buscar ao abrir uma conta bancária:

  • Primeiramente, os custos pelos serviços não devem ser muitos elevados;
  • Verifique se ela disponibiliza serviços que são interessantes para sua empresa;
  • Confira se há opções que tenham promoções e condições especiais para isenção de custos;
  • Considere quão trabalhoso seria para abrir e fecha a conta nesse banco;
  • Finalmente, continue pesquisando e compare essa conta com os concorrentes.

Controle Financeiro

Assim que estiver decidido sobre a sua conta, você deve considerá-la em todo seu planejamento financeiro. Apenas assim você conseguirá controlar as entradas e saídas.

Talvez a parte mais importante de administrar as finanças de algum empreendimento seja disciplina. Caso contrário, é pouco provável que seu negócio tenha sucesso.

Nesse sentido, um dos maiores erros que atrapalham negócios é a mistura das finanças particulares com as empresariais.

Se você ainda não separou o orçamento de seu negócio do seu privado, faça isso o mais cedo possível. Inúmeros erros podem ser evitados com esta simples medida.

Portanto, sempre tenha uma conta para empresa separada de sua conta como pessoa física. 

Embora pareça uma dica contraditória com o fato que já mencionamos de contas PJ custarem mais, no fim acaba compensando.

Dessa forma, além de manter suas finanças melhor organizadas, você também consegue usar certos serviços bancários importantes para seu negócio.

Cancele serviços bancários desnecessários

Há serviços que você deve utilizar e quais cortar. Saiba que não é bom ficar apegado demais à serviço ou mesmo conta alguma. Se for necessário, esteja pronto para cortar o que for preciso sempre.

Confira alguns serviços que não agregam muito para sua empresa. 

Seguros desnecessários

De antemão, a maioria dos seguros oferecidos por bancos são totalmente dispensáveis. Em geral, eles são apenas um custo adicional que ninguém realmente quer.

Talvez você se questione: “se ninguém quer, então por que existem?”. Resumidamente, a resposta está nas estratégias de publicidade.

Sempre que você abre uma conta, não apenas em bancos na verdade, mas em qualquer lugar, você vê várias propagandas. Assim, anúncios que oferecem seguros aparecem.

É importante que você não caia em certos truques de marketing e pegadinhas. Imediatamente cancele o seguro, caso já tenha caído. A partir de agora, evite-os e não cometa o mesmo erro.

Maquininha de Cartões

É muito comum que empresas recebam pagamentos dos clientes através de cartões. Portanto, maquininhas de cartões são muito úteis e até necessárias, certo?

Embora a resposta seja sim, você deve ter cuidado ao contratar alguma. Principalmente, busque evitar maquininhas que cobrem mensalidade.

Afinal, hoje em dia é totalmente desnecessário. Há várias opções excelentes no mercado disponíveis sem cobrança de aluguel. Só para citar alguns exemplos:

  • SumUp;
  • Moderninha Pro 2;
  • Minizinha Chip 2;
  • PagSeguro;
  • Mercado Pago.

Adquirindo uma dessas, ou outra de sua preferência, já é possível economizar uma boa quantia.

Cartões de Crédito

Atualmente, não há mais necessidade alguma de usar um cartão que cobre anuidade. Ainda que seja um valor relativamente baixo, você deve buscar cartões melhores para você.

Além disso, não tenha muitos cartões, mesmo que sejam todos isentos de anuidade. Inicialmente pode parecer que não, mas esta é uma dica de enorme importância.

Afinal, muitas pessoas tem grandes problemas para lidar com as faturas de um único cartão. Imagine ter que pagar várias e ainda ser responsável pelas finanças de seu negócio.

Nesse sentido, o ideal é ter um único cartão, sem anuidade, que atenda suas necessidades. Também não use-o para pagar qualquer coisa, apenas o que for totalmente essencial.

Enfim, seguindo todas as dicas apresentadas aqui, você pode melhorar muito a situação do seu negócio. Agora cuide para que os bancos não tomem mais tanto dinheiro de sua empresa!

eGestor - Software online de gestão empresarial para pequenas empresas - como economizar em serviços bancários

Escrito por eGestor
O eGestor é um software online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: https://www.egestor.com.br