Resumo do livro “Trabalhe 4 horas por semana” de Timothy Ferris

Escrito em: 08/09/17
Início 9 Empreendedorismo 9 Resumo do livro “Trabalhe 4 horas por semana” de Timothy Ferris

Já pensou em ganhar mais e trabalhar menos? Pois esse é justamente o objetivo proposto pelo escritor, empresário, investidor e palestrante norte-americano Thimothy Ferriss em seu livro “Trabalhe 4 horas por semana: Fuja da rotina, viva onde quiser e fique rico“.

Lançado em 2007 nos Estados Unidos, o livro de Ferriss rapidamente se tornou um bestseller nos EUA e no mundo e alcançou a posição nº 1 tanto no mais famoso jornal do país, o The New York Times, quanto no respeitado Wall Street Journal. Como afirma o autor na contracapa, o livro é um “guia para um novo estilo de vida”.

Isto é, o que Ferriss propõe aos seus autores é uma série de dicas e ensinamentos para que aprendam como render mais em menos tempo no trabalho. Além disso, o empresário explica a sua trajetória profissional e mostra como, de 40 mil dólares por ano em 80 horas de trabalho por semana, ele passou a ganhar 40 mil dólares POR MÊS trabalhando apenas 4 horas por semana.

Quer saber tudo sobre o livro “Trabalhe 4 horas por semana”, de Thimothy Ferriss? Confira o resumo completo que fizemos desse livro para você!

Veja abaixo:

Introdução

O livro é muito fácil de ler e apresenta linguagem simples, além de diversas passagens divertidas e citações que ajudam a fixar as ideias propostas por Ferriss. Pelo título “Trabalhe 4 horas por semana”, é muito comum que os leitores desconfiem do objetivo proposto pelo autor, mas ao longo da leitura você pode mudar de opinião, já que o empresário e palestrante norte-americano sabe explicar muito bem o que você pode fazer para trabalhar pouco e ganhar muito mais.

Afinal, quem é que não quer mais tempo para viajar, ficar com a família, praticar esportes, ou seja lá o que você deseja fazer nesse tempo livre, não é mesmo?

Então, vamos lá!

Capítulo 1: Antes de mais nada

Dividido em 3 partes (1.1 – Faq – Leiam isso, céticos; 1.2 – Minha história e porque você precisa deste livro; e 1.3 – Cronologia de uma patologia), o primeiro capítulo do livro explica a proposta de Ferriss para os seus leitores. Isto é, explica porque você pode, sim, trabalhar apenas 4 horas e ser muito bem sucedido na carreira e qual a importância do livro escrito por ele na vida de quem já se acostumou a trabalhar muito sem ganhar uma remuneração tão recompensadora assim.

  • Em “1.1 – Faq – Leiam isso, céticos”, o autor se dedica exclusivamente a responder perguntas comuns que você pode fazer antes de ler o livro, como “Será que eu devo abandonar o meu emprego atual?” ou “Corro riscos?”, entre outras.
  • Já no segundo subtítulo “1.2 – Minha história e porque você precisa deste livro”, o empresário explica como abandonou a vida de “workaholic” (viciado em trabalho) cortando todas as coisas que eram desnecessárias em sua vida.
  • No terceiro subtítulo “1.3 – Cronologia de uma patologia”, por sua vez, Ferriss conta a história de vida dele, já que o livro é bastante autobiográfico e narrado a partir das experiências próprias do empresário. O objetivo é mostrar que você não precisa ter nascido rico ou ser genial para começar a ganhar mais.

Capítulo 2: D De Definição

Separado em 4 partes (2.1 – Advertências e comparações; 2.2 – Regras que mudam as regras; 2.3 – Desviando dos tiros; e 2.4 – Zerar o sistema), o segundo capítulo de “Trabalhe 4 horas por semana” é composto pelas experiências pessoais de Ferriss e dicas para que você deixe de ser uma pessoa que trabalha 8 horas, ou mais, por dia.

  • Em “2.1 – Advertências e comparações”, o empresário norte-americano explica, principalmente, a importância de traçar os seus objetivos com clareza para que consiga conquistá-los. É nessa parte específica do livro que Ferriss propõe que você deixe de trabalhar para os outros e faça com o que os outros trabalhem por você.
  • Já no segundo subtítulo deste capítulo, “2.2 – Regras que mudam as regras”, o autor questiona os atuais padrões impostos pela sociedade, as “regras”, e deixa uma série de perguntas para que você responda.
  • No terceiro e quarto subtítulos, “2.3 – Desviando dos tiros e 2.4 – Zerar o sistema”, Ferris continua seguindo a linha de raciocínio do subtítulo anterior e comenta sobre o “medo paralisante” e o medo de perder e não dar certo, bem como procura fazer com que você entenda que é a própria sociedade quem alimenta as crenças limitadoras.

Capítulo 3: E De Eliminação

Dividido em 3 partes (3.1 – O fim do gerenciamento do tempo; 3.2 – A dieta pobre em informação – Cultivando a ignorância seletiva; e 3.3 – Interrompendo as interrupções e a arte da recusa), o terceiro é um dos capítulos mais interessantes do livro.

No primeiro subtítulo, Ferriss explica como você pode passar a ganhar mais trabalhando no mesmo emprego, caso você goste do que faz atualmente, e ajuda a repensar se o que você faz é realmente importante.

  • Em “3.2 – A dieta pobre em informação”, o autor explica como informação demais pode ser algo completamente inútil, como as redes sociais podem tomar o seu tempo de forma desnecessária e de que forma o leitor pode ser mais produtivo no trabalho. No último subtítulo, Ferriss explica a “arte da recusa”. Isto é, o empresário fala sobre como é importante que o leitor aprenda a dizer “não” quando é necessário a fim de conquistar mais produtividade em menos tempo.

Capítulo 4: A de Automação

Composto por 4 subtítulos (4.1 – Terceirizar a vida; 4.2 – Receita em piloto automático I; 4.3 – Receita em piloto automático II; e 4.3 – Receita em piloto automático III), o quarto capítulo de “Trabalhe 4 horas por semana” faz uma comparação entre o mercado norte-americano em relação ao mercado da Índia. Talvez esse seja o capítulo menos interessante para os brasileiros, já que a nossa estrutura de mercado é completamente diferente.

Mesmo assim, nos 4 subtítulos estão informações importantes sobre como o leitor pode terceirizar as suas ações no dia a dia a fim de lucrar muito mais, ao mesmo tempo em que trabalha muito menos. A dica principal de Ferriss é para que você automatize tudo o que for possível e encontre uma fonte de renda que não demande tanto tempo.

Capítulo 5: L de Liberação

Dividido em 5 partes (5.1 – Ato de desaparecimento; 5.2 – Irremediável; 5.3 – Miniaposentadorias; 5.4 – Preenchendo o vazio; e 5.5 – Os 13 principais erros dos Novos Ricos), o quinto capítulo do livro de Ferris é composto por dicas sobre o que o leitor pode fazer para “desaparecer” do trabalho e ter muito mais tempo livre; sobre como a ideia de aposentadoria no fim da vida é uma furada e continua com os questionamentos sobre os padrões da sociedade.

Em “5.4 – Preenchendo o vazio” e “5.5 – Os 13 principais erros dos Novos Ricos”, o autor fala sobre o sentimento de vazio e sobre como superar os principais erros que o leitor pode cometer quando tem hábitos exagerados e improdutivos, que prejudicam a sua vida profissional e financeira, impedindo-o de lucrar mais em menos tempo.

Capítulo 6: O último capítulo

Enfim, neste último capítulo de “Trabalhe 4 horas por semana”, Ferriss cita o poema de uma menina que tinha uma doença mortal e, com isso, incita os leitores para que reflitam sobre como eles têm, realmente, aproveitado o seu tempo.

Um trecho do poema Dança Lenta:

“[…]A vida não é uma corrida
Vá devagar.
Ouça a música
Antes que ela acabe[…]”

Guia de Otimização de Processos

Resumo do livro trabalhe 4 horas por semana em vídeo:

eGestor

O eGestor é o sistema de gestão empresarial totalmente fácil e online. Ideal para auxiliar na gestão de sua micro ou pequena empresa. Com ele você pode realizar de uma forma totalmente automatizada processos fundamentais na rotina de sua empresa, como controle de estoque e controle financeiro, além de emitir notas fiscais eletrônicas e boletos bancários para seus clientes, gerar relatórios financeiros, registrar suas compras e vendas, e muito mais!

Durante 15 dias você pode realizar os testes no sistema de uma forma totalmente gratuita, basta acessar o site!

<a href="https://blog.egestor.com.br/author/pedro-henrique-escobar/" target="_self">Pedro Henrique Escobar</a>

Pedro Henrique Escobar

Pedro Henrique Escobar é formado em Administração e gerente de marketing no eGestor. O eGestor é uma ferramenta online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: eGestor.

Você também pode gostar…

Planilha de contas a pagar e receber – Download gratuito 2022

Download Grátis A planilha de contas a pagar e receber do Excel, é de suma importância para planejar o orçamento de sua empresa, de forma que seu caixa esteja preparado para lidar com as despesas, assim como projetar a realização de novos...

Planilha de controle de estoque Excel: Download grátis [Atualizada 2022]

Download Grátis O controle de estoque é fundamental para a sobrevivência de uma micro ou pequena empresa, afinal, é com ele que você conhece sobre a reserva de produtos do negócio. Assim, uma boa gestão de estoque permite identificar o...

Planilha de Cadastro de Clientes em Excel [Download grátis]

Download Grátis Todos os dias passam por uma empresa diversos dados. Acontece que, independente do tamanho dela e da quantidade de dados, estes devem ser registrados. Essa organização pode trazer grandes benefícios para a empresa tanto no...

Planilha de Controle de Vendas: Download Gratuito 2022

Download Grátis O faturamento gerado pelas vendas certamente é a principal fonte de receita das empresas. Tanto em relação às empresas que trabalham com produtos, quanto em relação aquelas que são prestadoras de serviços. Sendo assim, uma...

Planilha de Fluxo de Caixa 2022 – Grátis e fácil

Download Grátis O download da planilha de Fluxo de Caixa é grátis? Sim, o download da planilha de fluxo de caixa do eGestor é totalmente gratuito. Para evitar problemas relacionados à versão do Excel, sugerimos a utilização no Google...

Planilha de Comissão de Vendas – Download grátis

Download Grátis A planilha de comissão de vendas é uma ferramenta que orienta o empregador. Ela o ajuda a controlar o desempenho de todos os seus funcionários envolvidos na tarefa de vender mais. A planilha reúne diversas informações...

Planilha de Análise SWOT: Baixe agora! [Download Grátis]

Download Grátis Em algum momento da sua vida como empreendedor você já deve ter ouvido falar em análise SWOT. Principalmente se for para falar em como ela é importante para tirar os projetos do papel e fazê-los dar certo. Mas, você sabe...

Planilha de Preço de Venda e Promoção: Calcule grátis

Download Grátis Definir o preço de venda e promoção de um produto até parece ser uma tarefa fácil, mas quem é empreendedor sabe que é uma responsabilidade enorme. Isso porque um cálculo errado pode atrapalhar os lucros do negócio, mesmo...

Planilha de Ponto de equilíbrio Excel – Download Grátis 2021

Download Grátis Uma boa gestão empresarial é indissociável de uma boa contabilidade. Por isso, empresas que desejam crescer devem sempre aplicar métodos contábeis para poder ajustar as contas. Um desses é o ponto de equilíbrio, que ajuda...

Planilha de Curva ABC: Download Grátis

Download Grátis A Curva ABC é uma técnica para entender o grau de importância de um produto dentro da empresa. Esse processo define quais produtos trazem mais retorno, os que trazem um retorno médio e os que trazem retorno baixo. Mas para...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

error: Conteúdo protegido.