Quando você escolhe um filme no Netflix, não se imagina mais saindo de casa para alugar uma fita, não é mesmo? Na hora de fazer uma playlist para festas ou aproveitar uma já feita no Spotify também não se lembra de como era o Kazaa? Tecnologia é isso, muda o tempo todo. É disruptiva, acaba com serviços tradicionais, se reinventa. O Saas ou Software as a Service, bebe da mesma fonte: novas maneiras de realizar antigos processos. 

A computação em nuvem não é mais uma tendência, mas sim, uma realidade em várias empresas. E o consumo dos SaaS também começou há algum tempo com soluções como o Google Drive, por exemplo.

A evolução acontece e diante dela, empreendedores conseguem estabelecer suas startups, podendo iniciá-las em uma garagem e ainda assim estão inseridos em mercados muito maiores do que eles.

Os sistemas Saas possuem a sua operação totalmente online, sendo necessária apenas uma boa conexão a internet para tal. Por meio destes softwares, as empresas podem armazenar os seus processos de uma forma extremamente segura, sem a necessidade de um servidor específico. 

Se você se interessou pelo assunto, fique com a gente até o final do post, pois vamos nos aprofundar a respeito do SaaS e suas vantagens!

O que é um SaaS?

Hoje em dia, existem vários tipos de SaaS no mercado: para ouvir música, para gerenciar o controle financeiro de empresas, para acompanhar o funil de vendas e muitos mais. Talvez você já use um e não perceba em algum aplicativo de vídeo sob demanda ou mesmo gestão de tarefas.

Também chamados de software na web, software sob demanda ou software hospedado. O SaaS é portanto a uma plataforma web baseada na nuvem. 

Você deve lembrar que, antigamente, para instalar qualquer programa no seu computador, isso dependia de um disquete, um CD-ROM, até chegar a um pen drive. 

Esse modelo de negócios faz a distribuição, implantação, atualização e manutenção totalmente por meio de uma plataforma na internet. Assim, não é mais necessário instalar um software e ter que ficar atento à manutenção desses serviços.

Alguns exemplos de empresas SaaS

  • Linkedin: trata-se da maior rede social de caráter profissional do mundo. Através do linkedin é possível gerenciar os seus contatos profissionais, realizar entrevistas de emprego, analisar currículos, recrutar novos profissionais e captar novos clientes para a sua empresa de uma forma totalmente online;
  • RD Station: é o principal software brasileiro de inbound marketing, o qual permite a automação de todos os seus leads e realiza um monitoramento aprofundado de todas as suas estratégias de marketing digital.
  • eGestor: no mercado desde 2009 e já com mais de 10.000 clientes em todo o Brasil, o eGestor é um sistema de gestão empresarial na nuvem, que permite a automatização de diversos processos para as empresas, como controle de estoque e financeiro, gerenciamento de compras e vendas, emissão de relatórios gerenciais, dentre muitas outras funcionalidades. Tudo de uma forma totalmente online a partir de qualquer computador, tablet ou smartphone.

EGestor - Software online de gestão empresarial para pequenas empresas

Quais sãos as vantagens de adotar o SaaS na minha empresa?

Os Software as a Service já são queridinhos de muita gente, mas alguns empresários ainda sentem insegurança quanto a deixar suas informações na nuvem. Vamos mostrar algumas vantagens desse tipo de plataforma para que a falta de informação não seja um impeditivo:

Segurança

Um software de prateleira não garante segurança. Você lembra do caso do ataque cibernético que aconteceu em maio de 2017? Segundo a agência de notícias Reuters, 200 mil pessoas foram afetadas em mais de 150 países pelo vírus Wanna Cry.

ransonware bloqueou computadores em hospitais, escolas e em comércios. O vírus se espalhou por uma brecha no sistema da Microsoft que podia ter sido evitada por uma atualização do programa.

Com um SaaS, isso provavelmente não teria acontecido, pois não é o usuário que faz a atualização — a plataforma é atualizada pelo seu provedor. Além disso, eles asseguram de que toda a transmissão de dados é protegida por códigos específicos.  

Manutenção mais fácil

Como já vimos, os programas tradicionais voltados para empresas ou para o cliente individual possuem atualizações anuais de versão. Essas versões geralmente custam um pouco a mais e sempre são lançadas em pacotes de uma vez só.

Já o SaaS leva vantagem nesse quesito. Como o uso da ferramenta fornece diariamente para os desenvolvedores todos os erros que podem ser melhorados, as atualizações são mais constantes.

Quem está usando a plataforma não percebe as pequenas melhorias e elas são implementadas de forma transparente, ou seja, sem que os clientes percebam. 

Menos tempo no processo de integração

Você já teve que contratar um time de tecnologia da informação para adotar uma ferramenta na sua empresa por que não conseguia integrá-la com as soluções que já utilizava? Esse tempo acaba com o SaaS. Os fornecedores dessas plataformas já estão acostumados a desenvolver aplicativos de integrações direto da ferramenta.

Isso economiza tempo e dinheiro para a sua. O fato de não necessitar de nenhuma instalação em um servidor específico e configuração permite com que as empresas possam utilizar a ferramenta imediatamente.

Investimento menor

Uma outra vantagem é a financeira. Como as plataformas estão na nuvem, você não vai precisar mais manter servidores enormes em salas climatizadas. O custo com as licenças também pode ser menor por ser mais adaptável para o tamanho que você precisa. 

Escalabilidade

E por falar em adaptação, os SaaS são altamente recomendáveis para empresas que crescem de forma rápida. A compra de licenças pode ser ampliada com um novo contato com o provedor de serviços ou, em alguns casos, no próprio site da ferramenta. 

Maior eficiência

A adaptação também é de quem a usa. Por ser uma solução especializada, os SaaS são muito voltados para a experiência do usuário e por isso, são muito fáceis de serem utilizadas, tornando a adesão da sua equipe mais rápida e prática. Além disso, algumas funcionalidades podem ser testadas antes de serem implementadas, o que facilita o treinamento dessas equipes. 

Suporte via plataforma

Outro ponto importante do Software as a Service é o suporte online. Você tem uma dúvida e ela é resolvida na mesma hora. Eles ainda enviam dicas para o uso e avisos sobre atualizações da ferramenta. 

Mobilidade

Por se tratar de uma plataforma web, o SaaS pode ser acessado de qualquer lugar do mundo com um ponto de internet. Você pode ter acesso ao seu controle de estoque, planilhas financeiras, enfim, tudo na mesma hora sem barreiras geográficas. 

Planilha de controle Financeiro gratuita

Variedades de pacotes

As empresas desenvolvedoras de SaaS oferecem diferentes opções para os seus contratantes, que podem escolher o pacote com o melhor custo benefício para as suas necessidades. Em caso de se desejar uma opção mais completa, é possível solicitar as alterações desejadas.

Devo implementar o SaaS na minha empresa?

Com tantas vantagens, os ganhos de competitividade para o seu negócio podem diferenciá-lo dos seus concorrentes. Uma solução SaaS pode ser utilizada tanto em grandes quanto em pequenas empresas. Assim, a tecnologia empregada em ambas pode ser a mesma, não as diferenciando nesse aspecto.

Para contratar um serviço desses, primeiro você tem que avaliar seus processos internos e levantar suas necessidades. A fórmula do sucesso está em integrar os processos com as ferramentas.

Aliar o processo de marketing a uma ferramenta de CRM ou seu financeiro a uma SaaS de gestão é indicado para quem quer fazer sua empresa evoluir e alcançar níveis mais produtivos sem aumentar custos.

Como vimos, o Software as a Service é uma solução que pode ser adaptada a qualquer empresa. É uma tendência já consolidada e com possível expansão. Alguns empresários pensam até em disponibilizar serviços dessa forma. Vemos muito isso em companhias que estimulam a inovação dentro de casa como o Google e a Microsoft. A sua pode ser a próxima.

Como utilizar uma ferramenta SaaS?

Para extrair o máximo de benefícios de um sistema SaaS, é preciso seguir algumas medidas. É importante analisar ao máximo as mais variadas estatísticas e informações sobre os seus clientes, que são disponibilizadas pelas plataformas SaaS.

Esse tipo de sistema também possibilita a personalização por parte dos usuários, que podem implementar novas interações sem a necessidade de esperar pelo lançamento de um novo software. No momento de configurar o seu software, é importante estimular o feedback de seus clientes, para avaliar remodelação do sistema de acordo com as suas necessidades.

Gostou das nossas dicas? Quer saber mais sobre como a tecnologia pode ajudar seus negócios? Então, deixe seu endereço de e-mail nos comentários e receba mais novidades assinando a nossa newsletter!

Por Gabriel Pfeifer, em 26/03/2018

 

Escrito por eGestor
O eGestor é um software online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: https://www.egestor.com.br