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5 Forças de Porter: Quais são e como aplicar na sua empresa

Quem é Michael Porter, das 5 Forças de Porter

Nascido em 1947, Michael Porter é um dos nomes mais respeitados do século XX quando o assunto é administração, gestão, economia empresarial e marketing; e é criador das 5 forças de Porter, de extrema importância para a administração.

Porter é, acima de tudo, um expoente e uma referência do pensamento estratégico empresarial. Tem em seu currículo MBA e Doutorado em Economia Empresarial em Harvard, onde se tornou, aos 26 anos, um dos mais jovens professores da história da universidade.

Diretor do Instituto de Estratégia e Competitividade, Porter escreveu 19 livros e mais de 125 artigos, influenciando profissionais, organizações e áreas inteiras do conhecimento, o que lhe rendeu inúmeros prêmios. Mas nada que se compare à reverência ao seu nome de todos os profissionais ligados às áreas de negócios e economia.

Quais são as 5 Forças de Porter

Abaixo, a apresentação individual das cinco forças de Porter e um resumo de como elas interagem dentro do ambiente competitivo.

5 Forças de Porter

1. Ameaça dos produtos substitutos

Considera-se produtos substitutos aqueles que são diferentes, mas que atendem à mesma necessidade, o que, na verdade, acaba por torná-los concorrentes.

Refrigerantes e sucos em caixinhas são produtos diferentes, mas podem concorrer para atender à mesma necessidade.

Essa é umas das 5 forças de Porter, sendo a força mais difícil de identificar e controlar, porque os produtos podem ser muitos e difusos, o que torna difícil desenvolver uma estratégia para combatê-los. Se existir, custará muito caro.

2. Ameaça de entrada de novos concorrentes

Quando Porter desenvolveu as 5 forças de Porter, em 1979, ainda não se falava de mundo globalizado e de empresas que já nascem multinacionais na internet.

Agora, uma empresa deve estar permanentemente atenta à possibilidade da ocorrência de novos entrantes, que são concorrentes diretos que podem entrar na briga por uma fatia do mesmo mercado.

O ideal é que a empresa já tenha estratégias bem definidas para esses casos, que apresentem a dosagem adequada ao tamanho da ameaça. Ainda é muito comum a influência nos círculos de poder governamental para a fixação de barreiras que tornem inviável, por exemplo, a entrada de concorrentes estrangeiros.

3. Poder de negociação dos clientes

Essa é uma das 5 forças de Porter que talvez nem ele pudesse imaginar que fosse se tornar tão decisiva no ambiente competitivo. Principalmente quando falamos de uma época em que a negociação com o consumidor se dava em torno de preço e qualidade. Afinal, se a concorrência era o ponto principal a ser analisado, nos dias atuais o poder de barganha dos clientes precisa ser analisado com muito cuidado.

Assim, na medida em que a tecnologia reduziu o ciclo de vida dos produtos e mudou a percepção de valor do produto por parte dos consumidores, a relação entre os clientes e as empresas mudou. Por isso, até mesmo a legislação das relações de consumo vem se modernizando e oferecendo cada vez mais poder ao consumidor.

A universalização da internet, a intensificação do tráfego e da disseminação das informações e a multiplicação da rede de relações mantidas pelas pessoas. Tudo isso aumentou o poder de barganha dos consumidores.

Nas últimas décadas, as empresas se viram obrigadas a mudar suas estratégias e colocar o cliente, aquele consumidor com quem ela se relaciona, no centro das decisões e das políticas. Os clientes ganharam poder, são exigentes e obrigam as empresas a adotar condutas condizentes com demandas antes ignoradas, como responsabilidade ambiental e social.

Um mau atendimento pode render propaganda negativa em larga escala. O poder é tanto que a máxima de que o cliente tem sempre razão pode valer, no sentido de causar estragos à imagem da empresa, mesmo que o cliente não tenha razão alguma.

4. Poder de negociação dos fornecedores

É um ponto importantíssimo a ser considerado na hora de entrar em um novo mercado. Funciona, basicamente, à base da lei da oferta e da demanda. Assim, quanto mais fornecedores, menor o poder de barganha.

Um ambiente competitivo, onde haja poucos fornecedores, é um terreno hostil, onde são eles que têm o controle do preço e do grau de qualidade dos insumos.

5. Rivalidade entre os concorrentes

A análise da concorrência, no modelo das 5 forças de Porter, leva em consideração a intensidade com que se dá a disputa direta por participação no mercado em que a empresa deseja competir.

Entenda-se assim por intensidade o nível de agressividade entre os concorrentes, a quantidade de competidores, o modo de atuação e o volume de recursos investidos em publicidade.

É a partir dessa análise que a empresa terá uma noção clara do que precisará fazer para se posicionar de uma forma que concilie visibilidade, retorno de investimento e condições viáveis de competitividade frente à concorrência.

Um aspecto que ficará muito claro é qual a necessidade de investimento em publicidade para que a empresa, dentro de um determinado tempo, consiga a fatia desejada daquele mercado, mas também é necessário analisar qual a capacidade de reação dos concorrentes já estabelecidos a um novo competidor, que pode ocorrer de várias formas, desde o aumento considerável dos gastos com publicidade dos líderes ao levantamento de barreiras junto a fornecedores e rede de distribuição.

Por que a análise das 5 forças de Porter é importante para as empresas?

Uma empresa que não olha para fora acaba ficando para trás. Centralizar todos os olhos de coordenadores para o que acontece dentro do negócio pode ser bom, mas por pouco tempo. No mercado atual, são poucos os nichos de empresas que não tem concorrentes, ou tem poucos. E mesmo que esse fosse o caso, entender o que está fora da empresa é essencial.

Além de saber do público-alvo, também se deve entender da concorrência. E a análise das 5 forças de Porter ajuda a entender onde um negócio está em relação ao mercado. Esses pontos demonstram os pontos negativos e positivos, tanto da empresa como dos seus concorrentes. Dessa forma, também, é possível sair à frente. Por exemplo, se o seu concorrente não tem um bom atendimento, e você sim, é hora de fazer propaganda dele!

Como aplicar as 5 Forças de Porter em uma empresa

Entenda agora como realmente aplicar essas forças em um negócio, na prática:

Mapeie a empresa

Uma outra ferramenta que pode ajudar a empresa a entender qual a sua posição, melhorias e o que consertar é a análise SWOT. Ela faz com que seja possível ver as forças, fraquezas, ameaças e oportunidades de um negócio. Dessa forma, se entende o que é possível melhorar.

Mas, não existem respostas prontas, se deve entender a empresa, em geral, e também como a empresa está comparada ao mercado.

Faça uma pesquisa de mercado

A pesquisa de mercado é um estudo feito para entender as empresas de um nicho do mercado. Para fazer essa pesquisa é necessário entender o que se quer saber e como fazê-la. Mas, não necessariamente a empresa que irá aplicar as 5 Forças de Porter deve fazer essa pesquisa, já existem muitas que podem ajudar a fazer uma boa análise geral de como está o mercado.

Tenha foco

Quando se tem uma empresa para gerenciar é difícil ter um foco, uma vez que existem vários pequenos fogos a serem apagados a todo o momento. E vamos ser sinceros, muitas vezes a água para apagar todos é pouca.

Uma empresa deve saber onde quer chegar e o que deve ser feito para que se chegue lá. E para isso é necessário ter foco. Esse foco é o que levará ela ao sucesso que lhe foi determinado. Entenda que esforços estão sendo direcionados e para onde, afinal, eles são os passos da empresa.

Cuide do seu financeiro

Uma das formas mais certeiras de fazer uma empresa se diferenciar e tornar a empresa mais competitiva é através da redução de custos para obter mais lucro e investimentos. Mas, para que isso seja bem feito, ela também precisa de um controle financeiro estruturado.

Afinal, um dos principais motivos para a abertura de uma empresa é ter lucro, certo?! Uma empresa não terá lucro se não fizer o controle do fluxo de caixa, das entradas e saídas.

5 Forças de Porter

Como fazer análise das 5 Forças de Porter

Não são poucas as ferramentas de análise estratégica desenvolvidas para o mundo dos negócios, das corporações e organizações privadas ou governamentais.

Elas decorrem da necessidade que as corporações têm de entender o lugar que ocupam nos mercados e estruturar estratégias para crescer e sobreviver perante a concorrência.

Para uma organização empresarial, se estabelecer num mercado competitivo é uma ousadia que implica forte predisposição para investir tempo e recursos financeiros em planejamento.

Um ambiente competitivo está repleto de oportunidades e ameaças. Assim, é preciso saber identificá-las para tirar proveito e neutralizá-las, respectivamente. Buscar o posicionamento correto, eliminar produtos, lançar novas linhas e fazer fusões e outros tipos de alianças estratégicas são ocorrências que fazem parte da história das empresas.

Dessa forma, a ferramenta de análise criada por Porter estabelece uma relação entre as cinco forças capazes de influenciar fortemente o equilíbrio competitivo em um determinado mercado.

Na verdade, Porter desvela uma verdadeira queda de braço que se desenrola por trás das cortinas das relações de consumo, que podem determinar o sucesso, o fracasso ou o fechamento de uma empresa, dependendo da forma como ela estará preparada para entender e reagir às ocorrências, às pressões e às reviravoltas do jogo.

Com base no modelo de análise das 5 Forças de Porter, muitos executivos tomam decisões importantes, inclusive de entrar ou não em determinado mercado ou mesmo abandoná-lo. Apenas para concluir, pode e deve ser usada em conjunto com outras matrizes analíticas. O que vale ressaltar é o valor e a atualidade das cinco forças de Porter.

Considerações finais

As 5 Forças de Porter devem ser analisadas de forma integrada. Afinal, são todas partes do mesmo ambiente competitivo e indicadores que formarão um diagnóstico que embasará as decisões dos gestores.

Perguntas frequentes sobre as 5 Forças de Porter

Quais são as 5 Forças de Porter?

Ameaça dos produtos substitutos
Ameaça de entrada de novos concorrentes
Poder de negociação dos clientes
Poder de negociação dos fornecedores
Rivalidade entre os concorrentes

Qual a mais significativa das cinco forças de Porter?

A mais significativa força de Porter é a rivalidade entre os concorrentes, uma vez que ela é, praticamente, seu ponto central e tem relação com todas as outras.

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Escrito em: 14/06/22
<a href="https://blog.egestor.com.br/author/pedro-henrique-escobar/" target="_self">Pedro Henrique Escobar</a>

Pedro Henrique Escobar

Pedro Henrique Escobar é formado em Administração e gerente de marketing no eGestor. O eGestor é uma ferramenta online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: eGestor.

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