Visão estratégica: como construir um futuro de sucesso?

Escrito em: 16/06/22
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Você já viu uma empresa se manter durante anos no mercado sem uma visão estratégica? Com certeza não, porque isso é impossível de acontecer. Por menor que seja o negócio, para evoluir, você deve organizar suas metas e precisa saber onde quer chegar.

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), constatou que uma em cada cinco empresas encerram suas atividades em menos de 1 ano. E um dos principais fatores é a falta de planejamento. 

Continue aqui e você aprenderá o que é uma visão estratégica e porque é tão importante para o futuro da sua empresa.

Visão estratégica

O que é visão estratégica?

Visão estratégica é a habilidade de projetar o futuro da empresa e traçar objetivos. A visão estratégica direciona as rotas e mostra o que deve ser feito para chegar ao sucesso.

Quando alguém é definido como estrategista, associa-se a uma pessoa má, mas não é. Este é o tipo de colaborador que as empresas buscam. Pois diferente do que estão acostumados a pensar, estrategistas são pessoas visionárias que buscam novas tendências de mercado.

Por que é importante a visão estratégica?

Não planejar é o mesmo que abraçar o fracasso. Não importa se a empresa é de pequeno, médio ou grande porte, precisa de planejamento.

Por exemplo, quando você anda na rua, de forma inconsciente seus passos são pensados antes de serem executados, às vezes você precisa pular um buraco ou desviar de algo que esteja no caminho para chegar ao destino final, certo?

A empresa funciona da mesma forma. Deve planejar as metas e os desafios, para que assim a empresa não caia para a estatística de mais um negócio que fecha as portas. Por isso é tão importante a visão estratégica.

Como aplicar?

Veja uma lista de passos para organizar sua visão estratégica, e também o que fazer para aplicar.

1 – Defina missão, visão e valores

Para iniciar a aplicação da visão estratégica, pode ser usado o famoso tripé missão, visão e valores. Eles são conceitos fundamentais para a gestão de sua empresa, pois é a partir deles que você cria, organiza e consegue se desenvolver como um empreendedor.

E também é a partir desta ferramenta que você inicia seu planejamento estratégico. Permite direcionar seus funcionários e também facilita a criação de um relacionamento efetivo com seus clientes, mostrando para eles seus objetivos como organização.

  • Missão:

É a razão pela qual a empresa existe. É este propósito que faz os colaboradores, os sócios e toda a empresa trabalhar e se empenhar.

  • Visão:

Visão é onde a empresa quer chegar e o que ela quer ser futuramente quanto uma organização, definindo sua futura posição no mercado. Faz uso da missão como uma base, mas projeta o reconhecimento de modo geral. 

  • Valores:

É a motivação pela qual a empresa se mantém ativa no mercado, e também suas crenças. São os valores que completam o negócio e identificam a razão necessária para manter o foco.

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2 – Elabore um planejamento estratégico

Você já pensou onde estará sua empresa daqui a 5 anos? E daqui a 10 anos? Vai conseguir acompanhar as mudanças de mercado? Qual crise pode interferir diretamente no seu negócio?

Caso não saiba, um planejamento estratégico é um processo sistematizado que define qual a melhor forma de elaborar uma estratégia para a empresa e o que deve ser feito para alcançar este objetivo. É o roteiro que a empresa deve seguir para sair do mesmo lugar.

Dentre alguns pontos que são necessários para elaborar um bom planejamento estratégico estão: 

  • Descobrir onde quer chegar e como quer chegar;
  • Envolver toda a equipe;
  • Criar um cronograma de metas;
  • Definir como colocar o plano em prática.

3 – Use a visão macro

A visão macro, diferente da visão estratégica, é uma forma ampla de ver exatamente o que deve ser feito com mais importância e também aquilo que será efetivo mais rápido. Em modo geral a visão macro é o que se refere a algo grande no meio corporativo.

Mas o fato de ter uma visão macro, não pode tirar a capacidade de se atentar aos detalhes, cuidar de pontos pequenos é extremamente importante. Pois é necessário ter uma visão de tudo que pode ocorrer no mercado e todas as possíveis variáveis.

4 – Faça Análise SWOT

É um método de planejamento estratégico, suas siglas são das palavras Strengths, Weaknesses, Opportunities, e Threats, que traduzindo para o português fica a sigla FOFA (Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças).

Mas com esses quatro fatores é possível conhecer os pontos positivos e os negativos para a empresa, e ajuda a analisar tanto a sua parte interior como a sua parte exterior.

A Análise Swot também nos permite saber como estamos no mercado atual, e o que deve ser melhorado para que possamos crescer.

5 – Saiba o objetivo da empresa

Conhecer qual é o objetivo da empresa a longo prazo é uma das melhores formas para colocar em prática a visão estratégica, uma vez que assim pode se relacionar todas as projeções com este objetivo.

A Análise Swot se torna uma grande ferramenta para o objetivo principal da empresa, pois faz a divisão dos pontos positivos e negativos desse objetivo. Com estas informações a empresa se prepara para eventuais riscos e mantém uma visão mais específica diante as oportunidades.

Hora de treinar sua visão estratégica!

Agora que você sabe como aplicar a visão estratégica, irá aprender como desenvolvê-la. Para que todo esse processo de aplicação seja eficaz, você tem que trabalhar sua visão e para isso precisa de disciplina.

Treine sua visão estratégica assim como qualquer outra habilidade e mantenha o foco. Além de muita disciplina, precisa de persistência e perseverança, pois o desenvolvimento é um trabalho contínuo.

– Observe e absorva

Você precisa se inteirar dos acontecimentos de sua empresa, tanto os bons quanto os ruins. Isso vai ajudar na sua capacidade de encontrar soluções para situações adversas.

Mas lembre-se que além de observar você precisa também absorver atitudes promissoras para o negócio, por isso é importante que você interaja com seus colegas de trabalho ou com seus funcionários, para que os conhecimentos sejam compartilhados.

Procure informações sobre economia e finanças, estude a visão estratégica, assista a seminários e leia bons livros sobre administração e sobre os setores de sua empresa. Busque aprender com aqueles que já estão no mercado a mais tempo e que realmente sabem do assunto.

– Crie objetivos exigentes

Ter ambição é diferente de ser ganancioso, você não precisa passar por cima de pessoas ou outras organizações para se desenvolver melhor, mas criar objetivos mais exigentes é uma possibilidade de trabalhar com mais dedicação e mais foco.

Saber administrar e direcionar corretamente seus pontos fortes é essencial para melhorar sua visão estratégica. Agora, conhecer o seu ponto fraco, de sua equipe ou de seu negócio, pode promover a mudança. E geralmente as empresas são resistentes a mudanças, mas isso permite a capacidade de sempre encontrar uma melhor estratégia.

Por isso, traçar objetivos que tirem da zona de conforto, é essencial para desenvolver a visão estratégica.

– Inspire

Motivação é a alavanca para o desenvolvimento. Todos precisam ser motivados e inspirados para que a estratégia seja desenvolvida, pois uma equipe desmotivada não consegue traçar metas e nem consegue alcançá-las.

O administrador de formação com especializações em vendas, marketing e MBA, Fábio Scabeni, fez a seguinte citação: “A estratégia em si não diferencia empresas vencedoras de empresas medíocres, mas uma boa combinação de estratégia e capacidade de execução sim.”

E para que haja essa “capacitada de execução”, você precisa estar motivado e ter a certeza de onde quer chegar e quais os recursos necessários para estes objetivos.

Ação e sucesso

Agora não resta mais dúvidas de que para ter sucesso você precisa trabalhar sua visão estratégica, independente de seu negócio, ela é ponto de partida para o progresso. Não se limite e sempre busque novas informações sobre seu nicho de mercado.

Estude e lembre-se que este processo é contínuo, deve ser colocado em ação diariamente porque é muito necessário para o crescimento de sua empresa e também para o seu crescimento pessoal e profissional. 

Além disso, não pode deixar de agir, pois todo esse processo só acontecerá no momento em você executar tudo que aprendeu e também todas as estratégias que acredita serem necessárias para alcançar o sucesso.

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<a href="https://blog.egestor.com.br/author/pedro-henrique-escobar/" target="_self">Pedro Henrique Escobar</a>

Pedro Henrique Escobar

Pedro Henrique Escobar é formado em Administração e gerente de marketing no eGestor. O eGestor é uma ferramenta online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: eGestor.

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