fbpx

Vantagem Competitiva: o que é e qual a sua importância

Para compreendermos a vantagem competitiva precisamos, primeiramente, dominar o básico sobre seu significado. Vantagem, segundo o dicionário, é um tipo de condição ou posição que caracteriza superioridade em relação a algo ou alguém.

Entretanto, é uma circunstância em que há privilégios por motivos diversos. Por sua vez, o termo competitivo se trata do fator que compete, ou seja, que participa e que por vezes até mesmo encerra uma competição.

Então, preparamos este material completo para você saber o que é vantagem competitiva e qual a sua importância para as empresas.

Ilustração gráfica sobre vantagem competitiva.
Vantaem Competitiva

O que é vantagem competitiva?

Vantagem competitiva é o posicionamento superior de uma organização frente à corrida por espaço dentro do mercado. Ou seja, ela é o motivo que leva um cliente a escolher fazer negócio com determinada organização e não com a outra, sua concorrente direta ou indireta.

Vale destacar que é imensuravelmente importante, principalmente nos dias de hoje, trabalhar em vantagens competitivas a fim de manter o ritmo de crescimento do negócio e dele tirar muitos lucros. Segundo Porter, vantagem competitiva pode ser entendida como uma situação em que uma empresa, ou até mesmo um profissional autônomo, é diferenciada favoravelmente do seu concorrente, atraindo clientes a partir de pontos que não podem ser imitados ou aplicados a outros negócios.

Aliás, o segredo da vantagem competitiva é justamente o fato dela ser única, sustentável e superior às demais que já estão em uso no mercado. Alguns exemplos de empresas que atingiram um alto nível de vantagem competitiva no mercado são a Apple, Google e Sony.

Exemplos de vantagem competitiva

Existem diversas vantagens que uma empresa pode ter perante outra, confira alguns exemplos:

O que é vantagem competitiva segundo Porter?

Você já ouviu falar de Michel Porter? Bastante conhecido, o americano de Michigan é um conceituado professor de Harvard que fala sobre a vantagem, e a estratégia, competitiva em seus livros mundialmente conhecidos tais como “Vantagem Competitiva” e “Estratégia Competitiva”.

Sendo uma autoridade dentro deste assunto, Porter ajudou inúmeras gigantes do mercado a chegar ao local que agora estão. As 5 Forças de Porter serviram como base para muitas delas crescerem e se expandirem ganhando todo o mercado.

A vantagem competitiva para Porter é quando uma empresa consegue uma capacidade que se sobressai perante as outras. Além disso, para Porter, um negócio só consegue vantagem competitiva quando utiliza estratégia de diferenciação ou de baixo custo.

Quais são os tipos de vantagens competitivas?

Qual a vantagem competitiva do seu negócio? Você já se perguntou sobre isso e encontrou respostas? O que pode ser considerado como vantagem no mercado atual? Essas perguntas podem lhe ajudar a perceber qual caminho e que tipo de vantagem competitiva sua empresa pode criar.

Em suma, sua organização pode desenvolver diversos tipos de vantagem competitiva. Confira as principais:

Preço

Essa pode ser uma das vantagens competitivas mais importantes a serem consideradas, porque estamos sempre buscando por melhor preço.

A vantagem competitiva do preço não precisa ser, necessariamente, o menor preço, mas sim, o melhor preço. Isso quer dizer que você deve oferecer um produto de qualidade, com o melhor preço possível.

Para que isso seja viável, as maneiras de melhorar o preço do produto são:

  • negociação com fornecedores
  • aumento da eficácia da operação
  • logística mais focada.

Foco

Com foco, a vantagem competitiva se refere a atender um mercado específico. Existem muitas empresas que hoje ganham a corrida da concorrência justamente por terem um foco. Por exemplo, podemos citar a Ferrari, que monta carros caros, para quem tem um poder aquisitivo maior. Assim, o seu foco é esse, não estendendo para outros tipos de carros e outros públicos.

Podemos pensar que isso limita a venda de produtos ou serviços, mas pelo contrário. Quando se tem foco em um produto, quer dizer que ele é mais pensado e tem mais atenção da empresa, fazendo com que se possa servir um preço melhor também.

Diferenciação

Diferenciação não é o contrário do foco e a vantagem competitiva por diferenciação significa que o seu produto entrega soluções diferenciadas, com mais qualidade. Assim, a empresa que busca ter essa vantagem deve investir em tecnologia, além de uma boa propaganda do produto ou negócio.

Basicamente, a diferenciação significa ser o melhor entre os concorrentes. Mas, isso também quer dizer que você pode elevar seus preços. Uma vez que se tem o produto ou serviço mais tecnológico, mais avançado, com mais benefícios, o seu público estará disposto a pagar mais por esses diferenciais.

Atendimento

Essa pode ser uma dor de muitas empresas que trabalham com muitos clientes. A vantagem competitiva por atendimento preza pela qualidade, pela forma com que o cliente é atendido. Você com certeza já ouviu falar que quando um cliente é bem atendido ele pode até comprar o seu produto, mesmo ele sendo mais caro que na concorrência, apenas pelo atendimento prestado?

Isso é real. E por isso setores como o customer experience, UI e UX têm crescido tanto. Porque as empresas entenderam que não adianta ter o melhor produto, com o melhor preço e não dar a atenção para o cliente, não entender o que ele precisa de verdade.

Ilustração gráfica mostrando um diferencial competitivo em forma de resultados.
Diferencial competitivo

Localização da empresa

Localização estratégica é vantagem competitiva sim, por isso mesmo os centros comerciais e shoppings são tão valorizados nas cidades. Estar bem localizado significa ter mais público para atrair e converter, portanto, avalie o local em que sua empresa está instalada e considere o acesso e a passagem das pessoas a fim de concluir se esta é ou não uma vantagem.

Design e logomarca

Sabe aquela letra “M” amarela marcante do McDonalds? Mesmo que não exista qualquer tipo de propaganda, só a logomarca já lhe dá vontade de comer um lanche, não é mesmo? Este é o tipo de vantagem competitiva que faz a empresa se diferenciar das demais graças a sua marca, design e layout.

Valor final do produto/serviço

Apesar de hoje em dia muitos clientes não considerarem exclusivamente o valor final do produto/serviço na hora de fazer uma compra ou contratação, este ainda é um determinante que pode ser uma vantagem dentro do mercado. Oferecer um produto de qualidade a um valor menor com certeza atrai mais clientes interessados.

Qualidade no atendimento e no produto/serviço

Mas esta é a década do atendimento! Os clientes querem ser bem tratados, desejam um atendimento personalizado e não massificado como antigamente. Por isso, se a sua empresa investe em encantar o cliente, com certeza será diferenciada das demais que querem ganhar sem dar a devida atenção ao seu público.

Funcionários que vestem a camisa do negócio

Sim! Esta é uma grande vantagem competitiva e sabe por quê? Com a equipe trabalhando junto, seguindo uma mesma linha de raciocínio e batalhando pelo cumprimento das metas, todo o resto se organizará de modo a ser esta uma grande vantagem.

Feedback detalhado

Por fim, trabalhar com o feedback de clientes, funcionários e até mesmo fornecedores a fim de melhorar os processos é a última das vantagens competitivas aqui exemplificadas já que saber o que o outro achou do atendimento e do produto permite melhorá-lo cada vez mais.

Agora que você já sabe o que é vantagem competitiva tanto na teoria quanto na prática, aproveite para fazer uma análise do seu empreendimento e destaque tudo o que encontrar como vantagem. Trabalhe nelas de modo a potencializá-las e lembre-se de aprimorar outros pontos importantes do negócio que podem vir a ser vantagem dentro de um futuro a médio ou longo prazo.

Como identificar uma vantagem competitiva

Uma das melhores maneiras de identificar uma vantagem competitiva é utilizando as 5 forças de Michael Porter, porque ele traz uma visão que pode ajudar sua empresa a identificar uma vantagem competitiva.

5 Forças de Porter

  1. Rivalidade entre concorrentes: Um dos principais determinantes dos fatores de competitividade, hoje o mercado, seja em qual segmento for, está completamente sendo explorado. A concorrência é grande e se diferenciar é uma necessidade para não fechar as portas.
  2. Poder de negociação dos clientes: Se antes as empresas determinam tudo, hoje quem diz o nível de qualidade, a forma de pagamento e a atenção que quer é justamente o cliente, visto que ele possui total poder para negociar até fechar a sua compra.
  3. Poder de negociação dos fornecedores: Também é importante considerar o papel dos fornecedores de insumos e matérias-primas dentro do mercado e a negociação que serve de base para muitos critérios internos ao negócio.
  4. Ameaça de entrada de novos concorrentes: A quarta ameaça, segundo Porter, é o medo constante da entrada de novos concorrentes para o mercado. O jogo pode, sim, virar rapidamente, e uma empresa hoje em destaque pode deixar de ser, em decorrência da abertura de novos negócios.
  5. Ameaças de produtos substitutos: Por fim, não menos importante, outra ameaça constante é a do lançamento de novos produtos. Veja os celulares, por exemplo, tecnologia atrás de tecnologia sendo lançada sem praticamente qualquer espaço. Ser ou oferecer o melhor neste cenário é praticamente impossível.

Como gerar vantagem competitiva?

Neste tópico, você aprenderá os 5 passos importantes para gerar vantagem competitiva em sua empresa. Esses ensinamentos geram um diferencial competitivo, fazendo com que sua organização se destaque.

Confira os 5 passos:

1 – Estude o mercado

O primeiro passo, sem dúvidas, é estudar o mercado em que sua companhia está inserida. Dessa forma, você pode analisar as promoções e ofertas semelhantes entre sua empresa e a concorrência, possibilitando um novo olhar para coisas que ainda não são oferecidas aos consumidores.

Além do mais, é importante também verificar a forma que os concorrentes gerenciam suas empresas e também como funcionam suas operações, com o objetivo criar diferenciais que resolvem diversos problemas dos clientes.

2 – Conheça seu cliente

Conhecer o seu público é um dos passos mais importantes e que exige bastante atenção, pois você precisa se colocar no lugar  deles para compreender quais diferenciais podem atraí-los e fidelizá-los.

Entretanto, existem alguns pontos que podem ser levantados para encontrar a melhor abordagem. São eles:

  • Conheça as demandas e necessidades do seu público;
  • Busque por diferenciais inovadores e que ainda não existem no mercado;
  • Pense sempre em superar as expectativas de seus clientes;
  • Cative sempre os consumidores de diferentes formas.

3 – Estimule as equipes

Estimular a equipe é a garantia de que sua empresa trilhará um caminho de sucesso, pois colaboradores engajados são mais competentes e favorecem para um resultado positivo.

Uma equipe que se sente valorizada e feliz é um bom diferencial, pois existem alguns funcionários insatisfeitos em certas empresas que acabam não entregando bons resultados e nem alcançam metas estipuladas.

Por isso, é importante ter uma cultura organizacional e manter uma rotina de feedbacks, pontuando alguns pontos que precisam ser melhorados e evidenciando as qualidades que trazem benefícios para a organização.

4 – Aprimore o marketing

O marketing tem a capacidade de atrair um grande público, podendo até mesmo tornar a marca de sua empresa uma autoridade no assunto ou na atividade que desenvolvem.

Este é o momento de focar em todas as informações que você já coletou sobre seu público, enriquecendo o seu conhecimento referente aos produtos e serviços, e tornando possível a criação de estratégias que funcionem.

O marketing digital se tornou um grande aliado das organizações que querem ter vantagem competitiva, englobando diversos canais, como blog e redes sociais. Entretanto, deve seguir esses passos para conseguir ter um tráfego maior.

5 – Inove

A melhor maneira de inovar é por meio da tecnologia, pois assim é possível reduzir prazos, diminuir custos, melhorar o desempenho da equipe e acelerar a produção da empresa. Porém, as melhorias não se limitam apenas em curtos prazos, pois a inovação também contribui para médio e longo prazo.

Vale ressaltar outros pontos importantes que são possíveis por meio da inovação tecnológica. São eles:

  • Automatização de contratos de compra e venda;
  • Assinatura eletrônica;
  • Otimização do acesso a informações por meio de um sistema de gestão;
  • Avaliação de indicadores de desempenho;
  • Histórico de vendas.
Ilustração gráfica mostrando um empresário subindo nas colunas, representando uma vantagem competitiva.
Vantagem Competitiva

Como garantir uma vantagem competitiva em seu negócio

Além das quatro citadas, existem maneiras de garantir que o seu negócio garantir a vantagem competitiva, confira:

Reduza os custos de sua produção

Principalmente quando falamos em preço, reduzir os custos de produção pode ser o diferencial para que você tenha valores ainda melhores. Existem algumas maneiras simples de concretizar essa redução, seja negociando com fornecedores ou com o uso de um sistema de produção.

Entenda quem é o seu público

Quanto mais você conhece seu cliente, maiores são as chances de vender para ele. Ou seja, se você consegue criar um produto para esse público, uma publicidade voltada para ele e entregar uma solução personalizada, maiores são as chances de ele comprar e retornar.

Assim, esse processo facilita também o relacionamento com o seu cliente, que, consequentemente, faz com que você conheça ele melhor.

Faça uma análise dos concorrentes

Análise como seus clientes fazem os quatro pilares da vantagem competitiva: preço, foco, atendimento e diferenciação. O que você está deixando de fazer que eles estão fazendo melhor? É possível mudar algum processo para melhorar o que a empresa está deixando de lado? Portanto, identifique gargalos na sua empresa partindo do que seus concorrentes estão fazendo bem.

Mas, também atente-se ao que você está conseguindo fazer para trazer resultado que pode ter mais ênfase. Uma ferramenta muito útil para esse processo é a análise SWOT.

Torne sua equipe mais produtiva

Há várias formas de tornar a sua equipe aumentar o processo de produção, uma delas é agregar a tecnologia de gestão em suas rotinas para que assim sejam automatizadas.

Além disso, você também pode investir em treinamentos e qualificações, melhorando as habilidades dos colaboradores e também fazendo com que eles saem de suas zonas de conforto e possam se desafiar e aṕrender novas técnicas. 

Otimize o marketing digital

O conhecimento que você tem sobre seu cliente não é utilizado apenas na hora de realizar a venda, ele também pode fazer com que você tenha mais ideias de como chegar até ele. Afinal, se ele não conhece o seu negócio, ele não virá seu cliente, correto?!

Utilize uma abordagem multicanal para chegar onde o público-alvo está e melhore o alcance da sua empresa na internet.

Invista em novas tecnologias

No cenário corporativo, a tecnologia tem tido um papel fundamental no desenvolvimento e fortalecimento das micro e pequenas empresas. Assim, com um leque amplo de recursos de TI à disposição, o já empresário, ou mesmo aquele que deseja empreender, tem mais chances de ver o seu negócio prosperar.

Há alguns anos, eram raros os casos de pequenas empresas que se valiam de algum recurso tecnológico para desempenhar as suas atividades. O que se via eram pequenos negócios onde praticamente toda a organização — processo produtivo, rotina, contabilidade, entre outros — era subaproveitada por meio de um gerenciamento pouco eficiente.

Todas essas variáveis eram colhidas e utilizadas, quando isso era feito, de forma totalmente manual, sem muitos critérios e perícia, pelos próprios donos, que por sinal desempenhavam todo tipo de função dentro do negócio.

Em contrapartida, hoje o cenário é outro. A tecnologia e a tecnologia da informação têm modificado muito a dinâmica do mercado. Por meio de seus recursos, empresas menores estão conseguindo se fortalecer e se manter no mercado, frente às grandes empresas.

Isso graças ao auxílio de novas tecnologias, que têm possibilitado que as micro e pequenas empresas consigam atuar em novos nichos, atingindo seus clientes em potencial e tornando o empreendimento mais rentável e sólido.

Garanta um bom relacionamento com o público

Para se tornar uma empresa competitiva é necessaŕio ultrapassar as quatro paredes de seu negócio e garantir que o seu cliente está realmente satisfeito. Ou seja, o esforço não deve estar só no interior, mas também no exterior da empresa, e principalmente, no relacionamento com seu público.

A experiência que os clientes têm com os seus produtos e serviços é o que vai definir o desenvolvimento de seu negócio. Dessa forma, você acaba fidelizando o seu cliente e o aproximando ainda mais de sua marca.

Ofereça promoções e descontos aos seus clientes

Oferecer promoções e descontos especiais aos clientes é uma boa vantagem competitiva, pois este processo pode potencializar sua marca e fazer com que mais consumidores sejam atraídos pelo preço.

Vale ressaltar que as promoções e descontos são sempre considerados vantagens competitivas, independente se ocorrerem diariamente ou em eventuais datas.

Liderança de custo

Este tópico é um grande desafio para as empresas, pois além de ter que manter uma vantagem competitiva no preço, é preciso fazer isso com o menor custo de mercado. E para que isso aconteça corretamente você deve:

  • Aumentar a eficiência operacional;
  • Melhorar os canais de distribuição;
  • Negociar com fornecedores eficientes.

Segmentação

Investir na segmentação de seu público é a melhor forma de conseguir uma audiência mais qualificada. Logo, entregue soluções personalizadas e com um preço que seja conivente com a realidade do cliente.

Para que este processo ocorra é importante conhecer sua persona e a partir disto você saberá quais são os tipos de pessoas que irão comprar seus produtos.

Identificação de recursos

É importante você saber que existem 4 tipos de recursos em uma empresa, são eles:

  1. Recursos humanos: habilidades e conhecimentos;
  2. Recursos financeiros: fluxo de caixa e lucros;
  3. Recursos físicos: produtos e equipamentos;
  4. Recursos organizacionais: cultura e equipe.

Depois disso, você já pode criar maneiras de melhorá-los, assim você terá uma melhor vantagem competitiva.

Por que ter vantagem competitiva?

É Importante porque por meio deles os produtos ficam mais atraentes para os clientes, incentivando-os a comprar.

Para que isso aconteça é importante que ofereça serviços com atendimentos excelentes, que sejam exclusivos, qualidade maior que os concorrentes, preços baixos e trocas flexíveis.

Dessa forma, sua empresa conseguirá:

  • Aumento da cartilha;
  • Fidelização dos clientes;
  • Receita;
  • Retorno.

Como a tecnologia se faz presente na vantagem competitiva

Que a tecnologia de modo geral tem transformado e facilitado as nossas vidas, não é novidade para ninguém. Não é difícil citar exemplos que confirmem essa afirmação. Mas, em se tratando do mundo empresarial, será que você é capaz de responder se a tecnologia e, principalmente, a tecnologia da informação tem trazido alguma vantagem competitiva para as micro e pequenas empresas?

Ilustração gráfica de tecnologia e vantagem competitiva.
Tecnologia e Vantagem Competitiva

A tecnologia da informação e a vantagem competitiva

A utilização da tecnologia da informação nas micro e pequenas empresas tem sido um diferencial positivo. Num cenário bastante competitivo, tê-la à disposição desde o início do negócio já representa uma vantagem competitiva frente às empresas que não possuem sistemas de TI implantados.

Nesse sentido, a TI contribui significativamente com a melhor gestão e organização da empresa. A adoção de sistemas informatizados, por exemplo, pode economizar tempo, recursos humanos e materiais, além de propiciar uma gestão da informação mais valiosa para o negócio.

Assim, a informação passa a ser um bem e pode ser utilizada para a estratégia de marketing e a busca e fidelização de clientes, dentre outros benefícios.

Vejamos alguns recursos oferecidos pela TI que podem representar uma grande vantagem competitiva no atual cenário:

ERP (Enterprise Resource Planning)

Esse é, talvez, um dos recursos tecnológicos mais utilizados atualmente pelas organizações. Também conhecido como “planejamento de recursos da empresa”, são softwares de gestão que integram as mais diversas informações relacionadas aos processos de organização da empresa em um único sistema.

Por meio deles, é possível obter informações precisas e rápidas sobre a rotina do empreendimento, além de garantir a automação de determinados processos, o que diminui drasticamente a ocorrência de erros e otimiza o tempo.

É importante mencionar que, há alguns anos, esses sistemas eram mais restritos a grandes empresas, devido à sua complexidade e também ao custo. Contudo, atualmente, com a difusão e popularização da tecnologia, eles estão acessíveis a todo tipo de empresa.

CRM (Customer Relationship Management)

Também é um sistema bastante utilizado por empresas. O CRM, ou em português “gestão de relacionamento com o cliente”, como dito, é um sistema, contudo, diferente do ERP, tem a finalidade específica de cuidar da base de consumidores.

Esse recurso fornecido pela TI pode contribuir com a fidelização dos clientes da sua empresa. Por meio dele, é possível antever as necessidades dos clientes e otimizar o trato e atendimento, além de fornecer o suporte adequado para eles. Tudo isso por intermédio de dados gerenciados e fornecidos por um software.

Cloud Computing

A computação em nuvem, como é chamada por aqui, é um grande exemplo de como a tecnologia pode proporcionar uma vantagem competitiva para as micro e pequenas empresas. A partir da computação em nuvem, todos os itens citados anteriormente podem estar à disposição da sua empresa com os custos mais baixos.

A computação em nuvem possibilita que a sua organização utilize recursos como o armazenamento de dados, telefonia e sistemas, entre outros, tudo de maneira remota, via internet. Dessa forma, a cloud computing tem facilitado muito o acesso das pequenas empresas a recursos que antes eram restritos apenas às grandes.

Vantagem competitiva por Michael Porter

Você já ouviu falar de Michel Porter? Bastante conhecido, o americano de Michigan é um conceituado professor de Harvard que fala sobre a vantagem, e a estratégia, competitiva em seus livros mundialmente conhecidos tais como “Vantagem Competitiva” e “Estratégia Competitiva”.

Sendo uma autoridade dentro deste assunto, Porter ajudou inúmeras gigantes do mercado a chegar ao local que agora estão. As 5 Forças de Porter serviram como base para muitas delas crescerem e se expandirem ganhando todo o mercado.

eGestor

O eGestor é o sistema de gestão ideal para lhe auxiliar no gerenciamento de sua micro ou pequena empresa. Com ele você pode automatizar os processos de controle financeiro, controle de estoque, além de realizar o cadastro de seus clientes e fornecedores, gerar diversos relatórios financeiros, emitir notas fiscais eletrônicas e boletos bancários, dentre outras funções! Realize os testes gratuitamente de todas as funções do sistema durante 15 dias antes de optar por um dos planos profissionais. Para começar os testes, basta acessar o site!

O que é vantagem competitiva?

Vantagem competitiva é quando uma empresa oferece produtos e serviços melhores (em qualidade e preço) que os concorrentes.

Quais são as vantagens competitivas?

As vantagens competitivas são preço, foco, atendimento e diferenciação.

Exemplos de vantagens competitivas

Como exemplos de vantagens competitivas podemos citar os preços que condizem com as condições financeiras dos consumidores, o atendimento diferenciado, e a alta qualidade dos produtos e serviços prestados.

O que é vantagem competitiva segundo Porter?

Para Porter, a vantagem competitiva é quando uma empresa consegue desenvolver uma competência superior aos concorrentes.

Quais são os dois tipos de vantagem competitiva?

Os dois tipos fundamentais de vantagem competitiva é o baixo custo e a diferenciação.

Como identificar a vantagem competitiva de sua empresa?

Para identificar a vantagem competitiva de sua empresa você deve, primeiramente, estudar a sua companhia e fazer um planejamento, após isso deve monitorar a concorrência, reduzir os custos, conhecer todos os recursos do seu negócio e investir em tecnologia.

Quais são as empresas com vantagens competitivas no mercado?

As empresas com vantagens competitivas no mercado são: Apple, Cielo, Nubank e Netflix.

Início 9 Marketing 9 Vantagem Competitiva: o que é e qual a sua importância
Escrito em: 31/05/22
<a href="https://blog.egestor.com.br/author/pedro-henrique-escobar/" target="_self">Pedro Henrique Escobar</a>

Pedro Henrique Escobar

Pedro Henrique Escobar é formado em Administração e gerente de marketing no eGestor. O eGestor é uma ferramenta online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: eGestor.

Comentários:

Compartilhe seu comentário, dúvida ou sugestão!

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar…

Controle de Estoque: Como fazer um controle profissional

Porque o controle de estoque é tão importante para a empresa? O estoque é o principal ativo de uma empresa, sendo a forma mais importante de fazer dinheiro. Por isso, ter total atenção a gestão do estoque é de extrema importância. Se a...

NFC-e (Nota fiscal de consumidor eletrônica) [Atualizado]

Emitir NFC-e Todo produto ou serviço vendido, deve ter sua comprovação fiscal e um dos meios de atestar essa transação é a nota fiscal. Afinal, ela dá segurança tanto à empresa que vende o produto, quanto ao consumidor que o compra....

Gestão empresarial: guia definitivo para o sucesso do seu negócio

Toda empresa precisa ter um objetivo, uma missão maior que guie todas as suas atividades. Independente de qual for esse objetivo, ele tem tudo a ver com a gestão empresarial. Isso porque é através de uma gestão empresarial competente e...

Fluxo de Caixa: Guia de como fazer o da sua empresa

O que é o fluxo de caixa?O fluxo de caixa é o controle de todos os valores que entram e saem do financeiro da empresa. Qual o objetivo do fluxo de caixa?O objetivo do fluxo de caixa é garantir a saúde financeira do negócio, assegurando...

Nota fiscal eletrônica: tudo o que você deve saber [ATUALIZADO]

A Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) é um documento cuja função é atestar a venda de um produto ou a prestação de um serviço. Ela foi desenvolvida com o objetivo de substituir alguns sistemas de impressão de documentos fiscais em papel. Assim...

Controle financeiro empresarial: Como fazer passo a passo

Passo a passo para fazer o controle financeiro da sua empresa Faça o controle do fluxo de caixa Separe custos e receitas Planejamento de recebimentos e pagamentos Registre todas as operações financeiras Tenha um orçamento bem estruturado...

ERP: O que é e vantagens [GUIA COMPLETO]

Teste Grátis A administração de uma empresa acontece diariamente, com processos e controle que devem ser feitos a todo momento. Esses processos são o que mantém a empresa funcionando, e esse controle é o que mantém as contas em dia e os...

Faturamento: O que é, como calcular e aumentar o seu

Porque o faturamento é tão importante para a empresa? Porque ele é o valor, em dinheiro, que a empresa recebeu em um período. Assim, ele demonstra se o resultado foi satisfatório ou não. Com o acompanhamento se tem uma melhor ideia da...

Guia do MEI: Tudo sobre o MEI – Blog do eGestor

O MEI (Microempreendedor Individual) é um tipo de empresa voltado para formalização de profissionais autônomos. O custo para abrir um MEI é zero. Os impostos pagos pelo MEI são o ICMS, pela venda de mercadorias, o ISS, por prestação de...

Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFS-e): o que é e quem emite

A NFS-e, ou Nota Fiscal de Serviço Eletrônica, é um dos tipos de notas fiscais que existe juntamente com a nota fiscal, a nota fiscal do consumidor e o conhecimento de transporte. Elas são úteis para empresas que tem como uma das funções...