vantagem competitiva o que é

Para compreendermos a vantagem competitiva precisamos, primeiramente, dominar o básico sobre seu significado. Vantagem, segundo o dicionário, é um tipo de condição ou posição que caracteriza superioridade em relação a algo ou alguém. É uma circunstância em que há privilégios por motivos diversos. Por sua vez, o termo competitivo se trata do fator que compete, ou seja, que participa e que por vezes até mesmo encerra uma competição.

Vantagem competitiva, neste contexto, é por tanto o posicionamento superior de uma organização frente à corrida por espaço dentro do mercado. Em outros termos e palavras, é o motivo que leva um cliente a escolher fazer negócio com determinada organização e não com a outra, sua concorrente direta ou indireta.

Vale destacar que é imensuravelmente importante, principalmente nos dias de hoje, trabalhar em vantagens competitivas a fim de manter o ritmo de crescimento do negócio e dele tirar muitos lucros. Segundo Porter, vantagem competitiva pode ser entendida como uma situação em que uma empresa, ou até mesmo um profissional autônomo, é diferenciada favoravelmente do seu concorrente, atraindo clientes a partir de pontos que não podem ser imitados ou aplicados a outros negócios.

Aliás, o segredo da vantagem competitiva é justamente o fato dela ser única, sustentável e superior as demais que já estão em uso no mercado. Alguns exemplos de empresas que atingiram um alto nível de vantagem competitiva no mercado são a Apple, Google e Sony.

Michael Porter: Um renome tratando-se da vantagem competitiva!

Você já ouviu falar de Michel Porter? Bastante conhecido, o americano de Michigan é um conceituado professor de Harvard que fala sobre a vantagem, e a estratégia, competitiva em seus livros mundialmente conhecidos tais como “Vantagem Competitiva” e “Estratégia Competitiva”.

Sendo uma autoridade dentro deste assunto, Porter ajudou inúmeras gigantes do mercado a chegar ao local que agora estão. As 5 Forças de Porter serviram como base para muitas delas crescerem e se expandirem ganhando todo o mercado.

A seguir, entenda quais são essas forças e por que é importante compreende-las para destacar a sua vantagem competitiva no mercado.

5 Forças de Porter

1. Rivalidade entre concorrentes: Um dos principais determinantes dos fatores de competitividade, hoje o mercado, seja em qual segmento for, está completamente sendo explorado. A concorrência é grande e se diferenciar uma necessidade para não fechar as portas.

2. Poder de negociação dos clientes: Se antes as empresas determinam tudo, hoje quem diz o nível de qualidade, a forma de pagamento e a atenção que quer é justamente o cliente visto que ele possui total poder para negociar até fechar a sua compra.

3. Poder de negociação dos fornecedores: Também é importante considerar o papel dos fornecedores de insumos e matérias-primas dentro do mercado e a referente negociação que serve de base para muitos critérios internos ao negócio.

4. Ameaça de entrada de novos concorrentes: A quarta ameaça, segundo Porter, é o medo constante da entrada de novos concorrentes para o mercado. O jogo pode, sim, virar rapidamente, e uma empresa hoje em destaque pode deixar de ser, em decorrência da abertura de novos negócios.

5. Ameaças de produtos substitutos: Por fim, não menos importante, outra ameaça constante é a do lançamento de novos produtos. Veja os celulares, por exemplo, tecnologia atrás de tecnologia sendo lançada sem praticamente qualquer espaço. Ser ou oferecer o melhor neste cenário é praticamente impossível.

Você sabe qual é a vantagem competitiva da sua empresa?

Qual a vantagem competitiva do seu negócio? Você já se questionou sobre isso e encontrou respostas? O que pode ser considerado como vantagem no mercado atual? Veja alguns exemplos de vantagens competitivas que podem ser observadas em um negócio. Vale lembrar que tanto a empresa pode ter uma como várias ou nenhuma dessas vantagens para serem usadas como diferenciais dentro do mercado.

Localização da empresa

Localização estratégica é vantagem competitiva sim, por isso mesmo os centros comerciais e shoppings são tão valorizados nas cidades. Estar bem localizado significa ter mais público para atrair e converter, portanto, avalie o local em que sua empresa está instalada e considere o acesso e a passagem das pessoas a fim de concluir se esta é ou não uma vantagem.

Design e logomarca

Sabe aquela letra “M” amarela marcante do McDonalds? Mesmo que não exista qualquer tipo de propaganda, só a logomarca já lhe dá vontade de comer um lanche, não é mesmo? Este é o tipo de vantagem competitiva que faz a empresa se diferenciar das demais graças a sua marca, design e layout.

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Valor final do produto/serviço

Apesar de hoje em dia muitos clientes não considerarem exclusivamente o valor final do produto/serviço na hora de fazer uma compra ou contratação, este ainda é um determinante que pode ser uma vantagem dentro do mercado. Oferecer um produto de qualidade a um valor menor com certeza atrai mais clientes interessados.

Qualidade no atendimento e no produto/serviço

Mas esta é a década do atendimento! Os clientes querem ser bem tratados, desejam um atendimento personalizado e não massificado como antigamente. Por isso, se a sua empresa investe em encantar o cliente, com certeza será diferenciada das demais que querem ganhar sem dar a devida atenção ao seu público.

Funcionários que vestem a camisa do negócio

Sim! Esta é uma grande vantagem competitiva e sabe por quê? Com a equipe trabalhando junto, seguindo uma mesma linha de raciocínio e batalhando pelo cumprimento das metas, todo o resto se organizará de modo a ser esta uma grande vantagem.

Feedback detalhado

Por fim, trabalhar com o feedback de clientes, funcionários e até mesmo fornecedores a fim de melhorar os processos é a última das vantagens competitivas aqui exemplificadas já que saber o que o outro achou do atendimento e do produto permite melhorá-lo cada vez mais.

Agora que você já sabe o que é vantagem competitiva tanto na teoria quanto na prática, aproveite para fazer uma análise do seu empreendimento e destaque tudo o que encontrar como vantagem. Trabalhe nelas de modo a potencializá-las e lembre-se de aprimorar outros pontos importantes do negócio que podem vir a ser vantagem dentro de um futuro a médio ou longo prazo.

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