Empreendedores de sucesso: Caito Maia

Escrito em: 28/01/20
Início 9 Empreendedorismo 9 Empreendedores de sucesso: Caito Maia

Para você que está pensando em montar o seu próprio negócio e se tornar um empreendedor de sucesso no Brasil, é fundamental ter em quem se espelhar. É importante conhecer histórias de empreendedores brasileiros que enfrentaram um cenário semelhante a empreendedores no país. Mas também que superaram obstáculos, persistiram em suas convicções e se tornaram referências não só no Brasil, mas no cenário do empreendedorismo em geral. E um destes empreendedores de sucesso, sem dúvida nenhuma, é Caito Maia, fundador da Chilli Beans, uma das maiores marcas de óculos do mundo.

Fundada em 1997, a Chilli Beans revolucionou a forma de vender óculos. Tirando assim a cultura de venda similar à farmácias, e passando a vender os óculos como acessórios de moda. Atualmente, existem mais de 750 lojas espalhadas por mais de 17 países, movimentando mais de R$ 500 milhões a cada ano.

A trajetória de Caito Maia

Nascido em 1969 em São Paulo, onde foi criado e passou toda a sua infância, Antônio Gomes Pereira Filho, também conhecido como Caito Maia, carregava consigo o sonho de ser músico. Logo aos 18 anos teve a oportunidade de estudar nos Estados Unidos em um curso de verão, na Faculdade de Música Berklee, em Boston.

Caito inclusive formou uma banda de rock, chamada de “Las Ticas Tienen Fuego”, a qual era vocalista e guitarrista. A banda, em 1996, foi indicada a uma das categorias do prêmio Video Music Brasil, do canal MTV. Mas, com o passar dos anos, Caito Maia percebeu que seria muito difícil viver exclusivamente da música e foi aí que seu espírito empreendedor começou a aflorar.

Em paralelo com a banda, Caito passou a comprar óculos escuros nos Estados Unidos e revendê-los no Brasil. Como o preço era mais justo possível, deixava seus compradores totalmente satisfeitos. Com a boa aceitação do público e um alto número de vendas, Caito Maia optou por ampliar o seu negócio e começou a revender também para lojas de comércio varejista. 

Primeiros empreendimentos

Pensando nisso, surgiu seu primeiro empreendimento: a empresa Blue Velvet, atacadista de óculos. A empresa no seu primeiro ano de atuação conseguiu mais de 250 clientes do comércio varejista. Entretanto, por não ter nenhuma formação acadêmica, Caito passou a ter muitos problemas para administrar o negócio. E, sem um bom controle do fluxo de caixa da empresa, a Blue Velvet ficou extremamente fragilizada e acabou quebrando com a inadimplência de apenas dois de seus clientes.

Mas como todo bom empreendedor, Caito persistiu em sua ideia e conseguiu superar as adversidades. Após o fracasso de seu primeiro negócio, o empreendedor se viu com duas alternativas: retornar à sua banda ou então retomar as vendas de óculos escuros como varejista.

A solução encontrada por Caito Maia foi aproveitar parte do estoque que sobrou da Blue Velvet e montar um quiosque de vendas no Mercado Mundo Mix, que era um grande evento itinerante na cidade de São Paulo, voltado para a venda de roupas e acessórios. Vender óculos escuros no Mercado Mundo Mix o início da Chilli Beans. Tudo era feito com muito esforço e suor, e o foi justamente esta experiência que fez com que o empreendedor ganhasse a experiência que precisava. Na inauguração de sua loja o dia era chuvoso. Mas, esse contratempo não impediu a empresa de Caito Maia de se destacar entre todas as demais lojas do mercado Mundo Mix, e obter um grande volume de vendas logo na inauguração.

Para montar o estande no Mercado Mundo Mix, era necessário dar um nome ao quiosque. Caito gostava muito de pimenta, e com a ajuda do publicitário e amigo, José Caporrino, surgiu no ano de 1997 o nome “Chilli Beans”, que remete a um prato típico da culinária tex-mex (texana-mexicana) à base de pimenta e feijão. 

O crescimento da Chilli Beans

O fracasso de sua primeira empresa, a Blue Velvet, serviu de lição para Caito Maia, e fez com que ele se precavesse contra uma nova crise financeira que poderia arruinar a Chilli Beans. A medida encontrada para ter um maior controle financeiro foi pagar a vista todas as compras com seus fornecedores de óculos.

Com o negócio organizado financeiramente, estava na hora de pensar na sua expansão. No ano de 2000, a Chilli Beans abriu o seu primeiro quiosque de vendas em um shopping e no ano seguinte teve a sua primeira franquia. Atualmente são mais de 750 lojas espalhadas por países como Portugal, Tailândia, Caribe, Colômbia, Chile. Emirados Árabes e Estados Unidos, Angola e Kuwait. Dessas mais de 50 lojas.

Além de óculos escuros, a Chilli Beans passou a oferecer outros produtos para seus clientes como bolsas e mochilas em 2011. Com os diversos licenciamentos realizados com outras empresas ao longo de seus 20 anos de história, atualmente a marca Chilli Beans já se encontra em roupas íntimas, bicicletas, guitarras e chinelos das empresas licenciadas.

Ebook Crescimento Empresarial

Self Service

Caito Maia trouxe com a Chilli Beans um novo conceito de comercialização de óculos escuros. Mas, também, um novo conceito de consumo por parte dos clientes. A Chilli Beans fez com que os óculos não fossem mais intocáveis nas prateleiras. Assim, sendo exibidos de uma forma muito mais livre para que os consumidores possam tocar e experimentar o produto antes de efetuar a compra.

Este é o conceito do atendimento Self Service ou serviço próprio. Esse que posteriormente também foi adotado por restaurantes, em que os clientes poderiam servir a sua própria comida, por exemplo.

Nas lojas também é possível encontrar produtos totalmente personalizados de acordo com o gosto de cada cliente: modelo com detalhes em ouro, lentes com as mais variadas cores, produtos dos mais variados tamanhos, dentre outros diferenciais.

Outro aspecto que tornou a Chilli Beans uma das maiores marcas da América latina no seu ramo de atuação é o fato de a cada 45 dias, a marca lançar uma coleção diferente para atrair cada vez mais consumidores.

A Chilli Beans, portanto, não vende óculos escuros como ótica, mas sim como um estilo para os seus clientes.

Premiações de Caito Maia

Desde o seu surgimento, a Chilli Beans ganhou enorme reconhecimento mundo a fora e recebeu diversos prêmios em relação ao empreendedorismo. Confira alguns deles:

  • “Melhor loja de inovação do mundo”, pelo Retail Design Institute, em 2012
  • “Prêmio Melhor em Acessórios”, pela revista Pequenas Empresas Grandes Negócios, em 2016
  • “Melhor Franquia do País”, pela ABF (Associação Brasileira de Franquias), em 2015
  • “Os mais importantes do varejo”, do Grupo Padrão, em 2015
EGestor - Software online de gestão empresarial para pequenas empresas
<a href="https://blog.egestor.com.br/author/pedro-henrique-escobar/" target="_self">Pedro Henrique Escobar</a>

Pedro Henrique Escobar

Pedro Henrique Escobar é formado em Administração e gerente de marketing no eGestor. O eGestor é uma ferramenta online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: eGestor.

Você também pode gostar…

Planilha de Ordem de Serviço: Download do Modelo Grátis!

Download Grátis A planilha de ordem de serviço é um dos documentos mais comuns entre as empresas prestadoras de serviço. Ela é uma forma de organizar e distribuir os pedidos recebidos pelo setor comercial da organização, repassando-os...

Planilha de Produtos: Baixe agora [Download Grátis]

Download Grátis Sempre se fala na importância de se ter um controle de estoque e de ele ser organizado. E realmente, esse controle é imprescindível. Acontece que há algo que pode facilitar um pouco mais esse controle e trazer ainda mais...

Planilha de Curva ABC: Download Grátis

Download Grátis A Curva ABC é uma técnica para entender o grau de importância de um produto dentro da empresa. Esse processo define quais produtos trazem mais retorno, os que trazem um retorno médio e os que trazem retorno baixo. Mas para...

Planilha de Frente de Caixa: Baixe o modelo grátis agora!

Download Grátis Você sabe o que é frente de caixa e por que ela é importante para o seu negócio? Apesar de muitos gestores não darem atenção a esse setor da empresa, a verdade é que a frente de caixa é um dos pontos principais da...

Planilha de Controle de Vendas: Download Gratuito 2022

Download Grátis O faturamento gerado pelas vendas certamente é a principal fonte de receita das empresas. Tanto em relação às empresas que trabalham com produtos, quanto em relação aquelas que são prestadoras de serviços. Sendo assim, uma...

Planilha de Análise SWOT: Baixe agora! [Download Grátis]

Download Grátis Em algum momento da sua vida como empreendedor você já deve ter ouvido falar em análise SWOT. Principalmente se for para falar em como ela é importante para tirar os projetos do papel e fazê-los dar certo. Mas, você sabe...

Planilha de Controle de Produção [Download Grátis]

Download Grátis A maioria dos produtos comprados pelos consumidores são resultados de transformações de uma matéria-prima. E alguém deve fazer essa transformação. Por isso, existem empresas responsáveis por realizar essas alterações. Elas...

Planilha de DRE: Modelo para download [Grátis]

Download Grátis A Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) faz parte da gestão financeira de empresas e empreendedores. A sigla é bastante conhecida em escritórios de contabilidade por ajudar a manter um controle periódico de todas as...

Planilha de controle de estoque Excel: Download grátis [Atualizada 2022]

Receba por e-mail Receba por Whatsapp 📞 O controle de estoque é fundamental para a sobrevivência de uma micro ou pequena empresa, afinal, é com ele que você conhece sobre a reserva de produtos do negócio. Assim, uma boa gestão de estoque...

Planilha financeira Excel: Download Grátis – Atualizada 2022

Download Grátis Uma planilha financeira pode melhorar o resultado de sua empresa? É de conhecimento geral que toda empresa precisa de um plano de contas, controle de gastos, controle de estoque e de um controle de fluxo de caixa. Empresas...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

error: Conteúdo protegido.