como montar uma livraria

Segundo diversos dicionários, a livraria é considerada um tipo de comércio que podemos adquirir principalmente livros. Mas atualmente esse varejo se transformou e se reinventou. Além de ser alternativa para um espaço cultural, também é comum que nesses estabelecimentos sejam comercializados produtos de papelaria, CDs, DVDs, entre outros. Se você está interessado em investir neste ramo, vamos lhe mostrar algumas dicas de como montar uma livraria:

Ebook manual de como abrir uma empresa

Como montar uma livraria? As livrarias e suas tantas facetas

Com a modernização, a modalidade virtual também passou a se aplicar às livrarias. Nesse modelo, a comercialização acontece toda via internet. O que pode diferenciar sua livraria virtual de tantas outras é a venda tanto de livros novos quanto de usados – o famoso sebo.

O tamanho do seu negócio pode variar: você pode ter um comércio local, para oferecer centenas de títulos ao seu público, como também pode ter grandes cadeias, com mais de 200.000 títulos para seu público. Apesar da ascenção das livrarias virtuais, as livrarias tradicionais mantem um público fiel e também continua em crescimento.

É importante destacar que os livros didáticos apresentam uma fatia de vendas representativa desse mercado. Dessa forma, é interessante criar parcerias com escolas, editoras e faculdades, por exemplo. É importante estudar quem será o seu público a partir de pesquisas de mercado, para identificar as possíveis preferências da clientela.

A história das livrarias

Aconteceu muita coisa no caminho até que o mercado livreiro de atualmente chegasse ao patamar em que está. Tudo começou na época do Brasil Colonial, quando D. João VI chegou ao Rio de Janeiro, em 1808.

O que ele encontrou quando chegou ao Rio foram somente três livrarias. Ao regressar a Portugal, em 1821, mudou o cenário que havia conhecido: deixou oito livrarias como herança.

Com isso aconteceu o boom dos livreiros franceses. No século 20, mais precisamente anos 60, o destaque vai para o mercado editorial, além do surgimento das cadeias livreiras – em São Paulo as referências são nomes como Saraiva, Siciliano e Nobel.

Na década de 70, onde a ditadura marcou uma época, as pessoas se refugiavam em livros. O sucesso da Livraria Cultura veio nessa época, quando o slogan “Cultura você encontra nos livros e livros você encontra na Cultura” ficou marcado.

Um espaço para muitas culturas

O espaço que antes era só dos livros passou a abrigar um ambiente multicultural, onde começam a marcar presença cybers café, espaços para leituras e degustação de músicas. Essa grande adequação à nova realidade se tornou essencial para a sobrevivência desse tipo de comércio. Tornou-se raro pensar em montar uma livraria – seja ela de médio ou grande porte – sem investir nesses diferenciais.

Livraria a serviço da comunidade

Muitas livrarias tem assumido um lado “biblioteca pública”. Isso acontece quando dentro do ambiente do negócio podemos encontrar cadeiras, sofás e até mesmo puffs, que formam um espaço de leitura no mais prático sentido da palavra. Isso deixa os clientes a vontade para que se sentem e possam fazer sua leitura sem precise necessariamente adquirir o livro para si.

As pequenas e médias livrarias tem ganhado bastante espaço nessa área de mercado. O tratamento aproxima vendedor e cliente – algo mais próximo e até mesmo aconchegante – trazem destaque às pequenas livrarias, que brigam por um espaço em meio às mega lojas.
O grande segredo para o sucesso e a sobrevivência de um negócio dentro do ramo livreiro é identificar seu público, se especializar e alimentá-lo. A qualidade por trás de seus produtos é algo indispensável, que não entra nem em questão.

Mas fazer da sua livraria aquela que será inesquecível para quem conhecê-la e se tornará referência é o grande passo para o sucesso. O mercado possui uma demanda que está em constante crescimento. Por isso é preciso estar sempre se adequando às novidades. A oferta de seus livros e demais produtos deve agregar-se aos demais serviços ofertados, sejam eles eventos com a presença de autores, coffes breaks, eventos culturais, shows musicais.

Falando de negócios

Quando se pensa em abrir um negócio, você deve se preocupar com o investimento relacionado à estrutura do mesmo. Uma dica é que, para aqueles que não têm um conhecimento do setor a que se quer investir, criar um diálogo constante com aqueles que já empreendem no ramo é ideal.

A realização de um projeto de investimento torna-se indispensável na criação de seu negócio. Aqui você oferecerá a parcial dos futuros gastos com seu empreendimento. É fundamental calcular tudo que conseguir: gastos com o imóvel, todas as instalações, os equipamentos que serão necessários para uma boa estrutura, as contratações e treinamentos de seus funcionários, os encargos e por último, mas nunca menos importante, seu capital de giro.

Além da qualidade do seu gerenciamento e da mercadoria que comercializará aos clientes, manter o alto nível de funcionamento é algo que está diretamente ligado a uma equipe com profissionais qualificados, prontos para vestir a camisa de sua livraria e fazê-la crescer.
A hierarquia deve existir, como em qualquer outra empresa: gerência, operadores de caixa, balconistas, serviços gerais, além dos atendentes espalhados pela loja – um diferencial quando se busca uma relação mais próxima com seu cliente.

Vale lembrar que quando se opta por um ambiente diversificado, outros profissionais precisam fazer parte da sua equipe: responsáveis pelo espaço de café, atendentes para a área de CDs e DVDs, até mesmo pessoas para a recreação num espaço infantil – fantasiados para ler histórias para as crianças, enquanto os pais fazem suas compras.

Ebook Crescimento Empresarial

A importância de um sistema de gestão

A formalização de seu negócio, principalmente quando falamos de micro e pequenas empresas, dá mais credibilidade e garante um apoio daqueles órgãos competentes dentro da área.

Tem sido comum que, em negócios desse pequeno porte, o número de departamentos seja menor, até mesmo pela quantia reduzida de recursos que mantém um número maior de setores. Dessa maneira, os sistemas ERP acabam se tornando a melhor alternativa de gestão. ERP é uma sigla para Enterprise Resource Planning, ou Sistema de Integração de Gestão Empresarial.

Esse sistema aperfeiçoa o tempo dos donos de empresas, além de reduzir gastos relacionados à gestão, já que permite uma administração mais unificada: estoque, receita, vendas, registro dos clientes, reposição de produtos, faturamento das vendas. Esses e outros elementos da empresa são acompanhados, de maneira simultânea, dentro de apenas um sistema.

Com um ERP, a presença de muitas planilhas é extinta. É possível que o empresário cuide das operações diárias de sua empresa através apenas do sistema de integração de gestão empresarial. A visualização dos números da parte mais burocrática do negócio torna-se mais fácil. Se não bastassem todas as vantagens já ditas, ainda se torna possível ter um registro das informações importantes de seus clientes, fornecedores e parceiros.

Com tantas informações que podemos juntar nesse sistema, ele pode facilmente ser confundido com um simples banco de dados, um verdadeiro amontoado de informações. Porém esse sistema mantém a comunicação entre variados departamentos em sua empresa.

eGestor

Dentro dessa proposta, o eGestor é um sistema de gestão simples e fácil, exatamente o que sua empresa precisa para um bom gerenciamento. Totalmente online, esse sistema não necessita de instalação, funcionando diretamente do seu navegador, seja ele em qualquer sistema operacional. Também funciona em celulares e tablets, precisando apenas de acesso a internet.

A facilidade desse sistema possibilita que tanto você quanto sua equipe possa usá-lo sem grandes dificuldades. O eGestor é considerado um software barato. Os recursos do eGestor perpassam pelos pontos que sua empresa precisa: controle financeiro, fluxo de caixa, controle de vendas de produtos e serviços,controle de estoque, nota fiscal eletrônica, emissão de relatórios, emissão de NFC-e e emissão de boletos com registro.

O cadastro no site leva menos de 1 minuto e o teste é totalmente gratuito, sem compromisso algum!

Escrito por eGestor
O eGestor é um software online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: https://www.egestor.com.br