Empreendedores de sucesso: Vicente Falconi

Você provavelmente já deve ter ouvido falar de Vicente Falconi, um verdadeiro especialista em consultoria empresarial no Brasil e no mundo. Para muitos, trata-se de um verdadeiro sinônimo de eficiência e sucesso em gestão empresarial.

Só Para se ter uma ideia, entre as 100 maiores empresas brasileiras, Falconi já prestou serviços de consultoria a 80 delas. Estima-se que ele já tenha conduzido mais de 1,5 milhões de sessões e orientações a seus clientes. 

Falconi marcou a sua trajetória profissional e contribuiu para o crescimento de renomadas empresas como Ambev, Sadia e Gerdau, por exemplo, empresas em que até hoje, faz parte do seleto grupo de conselheiros. O consultor também já desenvolveu  uma série de projetos para governos do Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Alagoas, dentre outros.

A metodologia de gestão adotada por Falconi as empresas pelas quais presta seus serviços, se baseia em uma análise de dados, estabelecimento de objetivos precisos e orientação de processos que primem sempre pela produtividade e eficiência das empresas.

Um dos clientes de sucesso do trabalho de Vicente Falconi e também um grande adepto de suas ideias é Marcel Telles, um dos sócios-proprietários da empresa 3G Capital e um dos 3 homens mais ricos do mundo, com uma fortuna estimada de nada mais, nada menos do que R$ 47,8 bilhões de reais.

No decorrer deste artigo, vamos nos aprofundar a respeito da história de Vicente Falconi, este que é um verdadeiro empreendedor de sucesso, além de listar os principais conceitos referentes a suas destacadas ideias sobre gestão empresarial. Fique com a gente e inspire-se!

A trajetória de Vicente Falconi

Nasico em 1940, em Niterói-RJ, Vicente Falconi se formou no ano de 1963 em Engenharia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), mesma instituição na qual atuou como professor do curso, do ano 1964 até 1992, período em que acabou inclusive, sendo agraciado com o título de professor emérito da instituição.

Falconi ainda se tornou PHD na área no ano de 1972 na Colorado School of Mines, universidade norte-americana.

Além de atuar na área acadêmica, trabalhou durante muito tempo em empresas brasileiras com os japoneses da Union Of Japanese Scientists and Engineer, a JUSE, um grupo criado em 1946, com o objetivo de promover estudos sistemáticos e necessários para o desenvolvimento cultural e tecnológico.

Vicente Falconi também é sócio e fundador do Instituto de Desenvolvimento Gerencial, conceituada empresa de consultoria que mais tarde passou a se chamar “Falconi / Consultores de Resultados”, se tornando inclusive uma referência no cenário internacional.

O professor e consultor empresarial também foi reconhecido como “Uma das 21 vozes do Século 21 e também foi congratulado pelo Governo Federal Brasileiro, com os prêmios de Medalha Rio Branco e Medalha do conhecimento.

Falconi ainda se destacou pela publicação de seis livros referentes a gestão empresarial, os quais venderam mais de um milhão de exemplares:

FALCONI / Consultores de resultados

Fundada por Vicente Falconi a mais de 30 anos, a Falconi / Consultores de resultados é uma empresa que desde a sua implementação, auxilia os empresários a alcançarem os melhores resultados possíveis em suas organizações, a partir das metodologias e ideais de sucesso empresarial defendidos por Vicente Falconi. 

Além de prestar os seus serviços a diversas empresas espalhadas pelo território nacional e também a esferas públicas, a Falconi tornou-se também uma referência em consultoria empresarial mundo a fora, com um histórico de atuação já em mais de 30 países nos cinco continentes.

Atualmente, a empresa conta com 600 consultores especializados, aproximadamente 6 mil projetos realizados nacional e internacionalmente, escritórios no méxico e nos EUA e mais de 500 mil gestores treinados em seus projetos.

Quais os principais conceitos idealizados por Vicente Falconi? 

  • Sem dados, não há gerenciamento: conforme introduzimos no começo deste artigo, Vicente Falconi baseia o seu processo de consultoria empresarial em análise de dados e dos mais variados indicadores de desempenho. Não pode haver espaço para achismos nos processos de tomadas de decisões empresariais;
  • Definição de metas enxutas e objetivas: o excesso de metas é um problema para as empresas. Falconi defende que cada gestor de uma empresa, deve definir entre 3 e 5 metas para os seus respectivos departamentos. Em hipótese alguma deve-se estabelecer mais do que isso. Deve-se priorizar as metas financeiras como faturamento, lucratividade e rentabilidade, dentre outras, pois são elas que definem a estabilidade e crescimento real de uma empresa;
  • Gestão baseada em solução de problemas: busca de qualificação constante de processos gerenciais, de forma a identificar situações que podem ser continuamente melhoradas e evitar a zona de conforto;
  • Durabilidade de colaboradores: Falconi entende que o alto índice de turnover ou rotatividade de funcionários em uma empresa é um grave problema. Segundo o consultor, um alto fluxo de entradas e desligamentos de colaboradores indica que a empresa está “doente”. E para “estancar” esse problema, é necessário mais do que aumentos salariais, mas sim, investir na valorização pessoal dos colaboradores e lhes proporcionar perspectiva de crescimento dentro do ambiente empresarial. Para Falconi, o índice de demissão não pode passar de 10% dos colaboradores que forem avaliados negativamente.
  • A liderança como fator crucial: Vicente Falconi entende que 70% do sucesso de uma empresa está ligada a capacidade de liderança dos gestores do negócio. Para justificar este pensamento, Vicente afirma que qualquer habilidade técnica pode ser suprida por outro colaborador, o que não ocorre em relação ao aspecto de liderança. Para o consultor, líder é quem cumpre metas, prima por resultados e implementa diariamente essa cultura em sua equipe.
  • Inovação nos processos: soluções que resolveram problemas antigos de uma empresa, podem não ser mais úteis para resolver os problemas atuais. Sendo assim, Vicente Falconi entende que as empresas devem buscar um constante aperfeiçoamento de suas atividades e explorar a inovação oferecida por ferramentas tecnológicas que servem como apoio na gestão empresarial, como um ERP online, por exemplo.

Método da cumbuca

No livro “o verdadeiro poder”, Falconi lista o “método da cumbuca” como uma de suas práticas de gestão empresarial que fez muito sucesso nos seus serviços de consultoria. O método de cumbuca nada mais é do que uma metodologia de treinamento corporativo, que tem como objetivo proporcionar a qualificação e crescimento dos colaboradores no ambiente empresarial. 

Esse tipo de treinamento aplicado por Falconi funciona da seguinte maneira: a equipe de colaboradores de determinada empresa é dividida em pequenos grupos, que a partir de então realizam uma série de encontros periódicos com o objetivo de trocar ideias em relação ao ambiente organizacional. Nada mais é do que um brainstorming, uma espécie de reunião.

A diferença de uma reunião convencional de trabalho, é que no caso do método da cumbuca, Falconi seleciona um livro relacionado a gestão e desempenho empresarial, que no seu entendimento aborda assuntos essenciais para o entendimento da equipe em questão.

Sendo assim, as reuniões entre os grupos divididos são referentes a determinados assuntos e capítulos do livro determinado. Os nomes de cada integrante da equipe são escritos em papel e colocados em uma cumbuca (uma espécie de vaso), que justifica o nome dado ao método. 

A partir de então, um dos integrantes da equipe sorteia algum papel colocado na cumbuca, para que o integrante sorteado no papel apresente a sua ideia, inicie a discussão proposta e também seja responsável pelo fechamento da reunião, com as suas considerações finais. 

A ideia das reuniões semanais pelo método da cumbuca é proporcionar uma maior pró-atividade e participação a cada integrante da equipe, já que em cada semana serão sorteados integrantes diferentes para de certa forma “protagonizarem” o levantamento de ideias: “o método é baseado em todos”, salienta Vicente Falconi, o precursor desta técnica!

Gostou do texto? Que tal começar a implementar algumas destas ideias em sua empresa? Baixe o nosso e-book sobre gestão empresarial e fique por dentro de ainda mais dicas para aplicar no seu negócio!

eBook guia de gestão empresarial

Por Gabriel Pfeifer, em 10/04/2018

 

Escrito por eGestor
O eGestor é um software online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: https://www.egestor.com.br