fbpx

5 tendências de ERP para 2023: conheça seus principais impactos

O mercado de ERP está sempre em uma frequente evolução. Isso faz com que surjam cada vez mais tecnologias, a fim de facilitar os processos empresariais. Além disso, podem proporcionar uma experiência incrível tanto para o dono do negócio, quanto para os seus consumidores.

Durante a quarentena as empresas precisaram se acostumar à nova forma de empreender e até mesmo exercer as suas atividades de forma online. O ERP foi uma ótima opção para este momento tão caótico para o comércio. E toda essa otimização e trabalho remoto trouxe também a oportunidade de o ERP evoluir.

Por isso, preparamos este material com informações completas para você conhecer as principais tendências de ERP para o ano de 2023.

O que é ERP?

ERP é a sigla para Enterprise Resource Planning em sua livre tradução significa Planejamento de Recursos Empresariais, ou seja, sistema de gestão integrado. Trata-se de um software que tem como objetivo principal melhorar a gestão da empresa.

Além disso, serve para unificar diversas informações sobre o negócio, automatizando alguns processos manuais e armazenando dados.

Dessa forma, facilita o trabalho, a produção fica melhor, qualidade nos processos, e as informações ficam mais rápidas e seguras. Este processo melhora as tomadas de decisões.

Soluções complementares do ERP

Confira as principais soluções complementares que são integráveis ao ERP:

  • BPM (Business Process Management) – trata-se de uma técnica que automatiza os processos alavancando a produtividade de sua operação.
  • CRM (Customer Relationship Management) – se refere a um conjunto de práticas e técnicas que visam melhorar o relacionamento com os clientes. Facilitando o uso das informações disponíveis no ERP.
  • GED (Gestão Eletrônica de Documentos) – trata-se de um conjunto de sistemas que permitem capturar, compartilhar, indexar e processar documentos a qualquer hora e com a mobilidade necessária.
  • BI (Business Intelligence) – refere-se a estratégia que faz o processo de coleta e transforma os dados em uma informação clara e muito valiosa, facilitando as análises, os resultados e o monitoramento com as informações da empresa.
  • IA (Inteligência Artificial) – refere-se à máquinas que imitam a inteligência dos seres humanos para resolver problemas e realizar algumas tarefas complexas, indo além de programações e tomando decisões de forma autônoma.
  • PDV (Ponto de Venda) – instala-se em lojas para controlar as informações do dia a dia da empresa, desde o processo de venda até a emissão de NFe, SPED, entre outros.

Qual o momento de implantar um ERP?

Antes de implantar o ERP, as empresas analisam e testam para verificar se este sistema realmente está de acordo com as suas necessidades. Normalmente quando as empresas não utilizam um ERP, acabam utilizando diversos softwares

E utilizar diversos softwares gera muita dor de cabeça e faz com que as informações se percam e que os dados copiados sejam utilizados da forma errada. É nessas horas que se torna extremamente necessário a implantação de um ERP

Confira algumas situações que podem ocorrer e você saberá que é o momento ideal para implantar um ERP em seu negócio:

Erros no fluxo de informações da empresa

As informações da empresa estão desatualizadas e por esse motivo não são mais confiáveis. Além disso, o negócio acaba se tornando dependente de muitas pessoas para manter essas informações.

Por isso, perde vendas e acaba atendendo os clientes de uma forma bem insatisfatória por não ter acesso a atendimentos anteriores.

Prejuízos financeiros

Você perde o controle sobre o que exatamente deve pagar ou receber, tanto a curto ou longo prazo. Além disso, não consegue organizar as compras e nem tomar decisões sobre investimentos.

Dessa forma, o seu negócio acaba tendo diversos prejuízos e o cenário futuro se torna menos promissor ainda.

Não consegue controlar o estoque

Não consegue entender quais são os produtos que estão em giro durante algum tempo, fazendo com que a empresa fique com um excesso de estoque.

Em alguns momentos o estoque não consegue cumprir a demanda de determinados produtos.

Custo-benefício do ERP

Por fim, depois de todas essas situações você percebe que é muito importante para o sucesso de seu negócio a implantação do ERP.

O próximo passo antes de implantar é verificar o custo-benefício. Para isso, você pode analisar quanto de dinheiro há disponível para investir na melhoria desses processos que foram citados anteriormente.

Após essas etapas não resta mais dúvidas de que é o momento para a implantação do ERP em sua empresa.

Tendências de ERP para 2023

Seguir as tendências é um ponto muito importante para as empresas que desejam continuar atuando no mercado futuramente. A tecnologia está cada vez mais ocupando um lugar importante nos empreendimentos e facilitando os processos empresariais.

Logo, acompanhar as mudanças que ocorrem no mercado não é uma estratégia que favorece somente na escolha dos ERP’s, mas também ajuda na contratação de serviços e/ou produtos.

Confira agora as 5 tendências de ERP para o ano de 2023 e quais são os seus principais impactos em sua empresa:

1 – IoT

IoT é a sigla de “Internet of Things” que em sua livre tradução significa: Internet das Coisas. Trata-se da rede de objetos físicos anexados a sensores e outras tecnologias com o objetivo de conectar e trocar dados com outros dispositivos e sistemas, ou seja, é quando diferentes tipos de objetos conseguem se conectar à internet.

Veja alguns exemplos:

  • smartphones;
  • relógios;
  • carros;
  • rádios, entre outros.

Bem, a Internet das Coisas vem trazendo muitas mudanças no dia a dia das pessoas, e isso não é diferente nas empresas. Por isso, se tornou uma das principais tendências de ERP para 2023, trazendo melhorias na automação dos processos e na análise de dados.

O controle administrativo também passa por uma melhora, uma vez que todos os dispositivos digitais podem ser interligados.

Confira alguns impactos que essa tendência causa em sua empresa após a implantação.

Aprimoramento na experiência dos clientes

O impacto positivo pode surgir a partir do momento em que a empresa entende a maneira que os clientes esperam e utilizam seus produtos, assim elas podem fazer com que suas necessidades sejam supridas.

Essa melhora na experiência do cliente quando se junta a novos fluxos de dados e insights é uma vantagem que está presente em todos os dispositivos de IoT. Independente do seu tipo de negócio, este processo tem um enorme potencial estratégico.,

Redução dos custos

A redução dos custos é um outro benefício que pode ocorrer através da Internet das Coisas.

Pode reduzir tanto os custos operacionais quanto os momentos em que você não consegue acessar seus sistemas, redes, ou máquinas (tempo de inatividade).

Aumento na produtividade

Com a aplicação da IoT os processos de produção podem ser executados com mais agilidade, ocorrendo assim um aumento na produtividade em pouco tempo. Esse fator é de extrema importância para o desenvolvimento do negócio.

Além disso, esses e outros processos são automatizados fazendo com que a empresa diminua seus erros causados por humanos.

Controle de estoque

Ainda existem empresas que fazem o controle de seus estoques de forma manual, mas com o passar do tempo essa forma de controle vai deixando de existir, dando lugar para a automação.

Otimizar o controle de estoque é uma forma de fazer com que os colaboradores tenham tempo disponível para desempenhar outras atividades.

2 – IA

IA é a sigla de Inteligência Artificial e toda a empresa que deseja estar inserida na modernidade precisa ter conhecimento sobre a mesma, porque ela é uma das principais tendências de ERP.

Trata-se de um agrupamento de várias tecnologias como os algoritmos, redes neurais artificiais, entre outros. Esse processo faz com que o sistema simule uma inteligência similar à inteligência humana.

Ou seja, as IAs podem desenvolver seu próprio aprendizado e executar tarefas de maneira autônoma. Além disso, permitem que os sistemas tomem decisões precisas por meio de dados digitais. Por isso, faz parte da onda da evolução, trazendo mudanças no relacionamento de pessoas e empresas com a tecnologia.

Alguns pensam que a IA é algo futurista, mas saiba que o futuro é hoje. As mudanças ocorrem em alta velocidade. Acompanhar essa mudança se tornou um desafio para os empreendedores, mas é importante se manter atento aos impactos.

Saiba que a IA será uma grande alavanca para o crescimento da produção nos próximos anos. Confira os setores e processos que mais mudaram com a chegada da Inteligência Artificial.

Segurança:

É um excelente mecanismo de segurança para as empresas, pois ele pode identificar rapidamente os ataques virtuais.

As câmeras de segurança possuem reconhecimento fácil, isso faz com que os rostos sejam identificados e as imagens sejam capturadas.

Assistente virtual:

As assistentes virtuais surgem como uma grande auxiliadora para os escritórios, pois possuem reconhecimento de voz, executam comando e entendem as demandas que devem ser realizadas.

Dessa forma, diversas atividades podem ser resolvidas como marcar reuniões, organizar agendas virtuais e fazer pesquisas enquanto outras funções são desempenhadas.

Equipes integradas:

A IA também colabora para a integração das equipes, pois através de seus sistemas que os dados são conectados e facilitam a troca de informações entre os setores.

Assim, os empreendedores podem acompanhar todo o processo e saber qual profissional está se destacando e tendo uma maior atuação nos projetos e metas.

3 – Computação em Nuvem

Uma outra tendência é o ERP em nuvem que utiliza a tecnologia Cloud Computing. Dessa forma, os armazenamentos serão feitos de forma mais prática e sem esforços para manter e/ou instalar.

Existem três pontos principais que se integram e fornecem as funções necessárias, por isso está entre as 5 tendências de ERP para 2023. São eles:

  1. Aplicação: sistemas que possuem informações necessárias para a operação da empresa;
  2. Banco de dados: local onde os dados informados ficam armazenados;
  3. Framework: base personalizável para os empreendedores customizarem suas ferramentas.

4 – Chatbot

O Chatbot é um software que mantém uma conversa com os usuários humanos, naturalmente por meios digitais (sites e aplicativos).

Eles podem ser integrados com diversas plataformas, como por exemplo, whatsapp, messenger, telegram, entre outros.

O Chatbot funciona por meio de três elementos. São eles:

  1. Canal
  2. Conteúdo
  3. Software

5 – Big Data

As empresas produzem uma grande quantidade de dados que aumenta conforme o passar dos anos, consequentemente eles necessitam de um sistema que suporte todas essas informações com eficácia e facilidade.

O Big Data surge como uma ótima solução para esse contexto, pois é capaz de obter diversas informações sobre a empresa. Dessa forma, pode avaliar e segmentar diversos dados de diferentes setores.

Está entre as 5 principais tendências de ERP para 2023 também porque ele suporta esse crescimento futuro e é flexível para receber diferentes tipos de mídia.

Confira o seu impacto nas empresas:

Decisões melhores

Já ouviu falar sobre os 5 Vs do Big Data? Se a resposta for “não” a gente te explica e se for “sim” a gente ressalta de forma simples e clara.

Os 5 Vs são: volume, veracidade, velocidade, variedade e valor. São eles que fazem com que os gestores tomem as melhores decisões e analisem o negócio com uma visão maior.

Por meio dele podem ser implementadas melhorias no interior da empresa, aumentando a produtividade dos colaboradores. Além disso, os pontos fortes e fracos são evidenciados.

Logo, consegue identificar erros que foram cometidos, interpretando essas ações e não repetindo elas. Assim, é possível reinventar ações que tiveram falhas e transformá-las em uma nova ação.

Segurança dos dados

Todos já sabemos que os dados são muito importantes para as empresas, independente do segmento de mercado, mas com isso, correm grandes riscos de serem hackeados.

O Big Data auxilia na segurança dos dados, pois ele faz o acompanhamento e monitoramento desses fluxos de informações, pois qualquer atividade considerada pelo sistema algo incomum é notificada e o acesso a esses dados é filtrado.

Clientes envolvidos

O Big Data está diretamente associado à informações valiosas dos clientes, e com todo esse volume de dados fica mais fácil de compreender os interesses dos consumidores, além de entender os seus comportamentos.

Os clientes acabam tendo um maior engajamento com o negócio uma vez que suas necessidades são atendidas. E não pense que estamos falando de curtidas em redes sociais, pois isso não é o bastante, o Big Data consegue dados muito mais confiáveis para que sejam tomadas decisões assertivas.

Vale salientar que é possível até mesmo prever tendências de consumo, podendo definir estratégias de marketing.

Considerações finais

Em conclusão, o ERP oferece um retorno bastante rico para as empresas. Além disso, seu foco está em um futuro cada vez mais digital dentro das organizações, automatizando processos e tornando.

Agora você já sabe da sua importância e deve continuar buscando formas de estar sempre atualizado, pois a tecnologia já é uma realidade no mundo dos negócios.

Em 2023 reveja sua maneira de trabalho e invista em softwares que garantem a segurança de dados e melhore a gestão de sua empresa, como no caso do sistema eGestor, que irá lhe ajudar a trilhar esse caminho para o sucesso.

Banner-conversao-eGestor-blog
Início 9 Sistema de Gestão 9 5 tendências de ERP para 2023: conheça seus principais impactos
Escrito em: 29/09/22
<a href="https://blog.egestor.com.br/author/pedro-henrique-escobar/" target="_self">Pedro Henrique Escobar</a>

Pedro Henrique Escobar

Pedro Henrique Escobar é formado em Administração e gerente de marketing no eGestor. O eGestor é uma ferramenta online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: eGestor.

Comentários:

Compartilhe seu comentário, dúvida ou sugestão!

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar…

ERP: O que é e vantagens [GUIA COMPLETO]

Teste Grátis A administração de uma empresa acontece diariamente, com processos e controle que devem ser feitos a todo momento. Esses processos são o que mantém a empresa funcionando, e esse controle é o que mantém as contas em dia e os...

Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFS-e): o que é e quem emite

A NFS-e, ou Nota Fiscal de Serviço Eletrônica, é um dos tipos de notas fiscais que existe juntamente com a nota fiscal, a nota fiscal do consumidor e o conhecimento de transporte. Elas são úteis para empresas que tem como uma das funções...

Controle financeiro empresarial: Como fazer passo a passo

Passo a passo para fazer o controle financeiro da sua empresa Faça o controle do fluxo de caixa Separe custos e receitas Planejamento de recebimentos e pagamentos Registre todas as operações financeiras Tenha um orçamento bem estruturado...

Fluxo de Caixa: Guia de como fazer o da sua empresa

O que é o fluxo de caixa?O fluxo de caixa é o controle de todos os valores que entram e saem do financeiro da empresa. Qual o objetivo do fluxo de caixa?O objetivo do fluxo de caixa é garantir a saúde financeira do negócio, assegurando...

Nota fiscal eletrônica: tudo o que você deve saber [ATUALIZADO]

A Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) é um documento cuja função é atestar a venda de um produto ou a prestação de um serviço. Ela foi desenvolvida com o objetivo de substituir alguns sistemas de impressão de documentos fiscais em papel. Assim...

Controle de Estoque: Como fazer um controle profissional

Porque o controle de estoque é tão importante para a empresa? O estoque é o principal ativo de uma empresa, sendo a forma mais importante de fazer dinheiro. Por isso, ter total atenção a gestão do estoque é de extrema importância. Se a...

Faturamento: O que é, como calcular e aumentar o seu

Porque o faturamento é tão importante para a empresa? Porque ele é o valor, em dinheiro, que a empresa recebeu em um período. Assim, ele demonstra se o resultado foi satisfatório ou não. Com o acompanhamento se tem uma melhor ideia da...

NFC-e (Nota fiscal de consumidor eletrônica) [Atualizado]

Emitir NFC-e Todo produto ou serviço vendido, deve ter sua comprovação fiscal e um dos meios de atestar essa transação é a nota fiscal. Afinal, ela dá segurança tanto à empresa que vende o produto, quanto ao consumidor que o compra....

Guia do MEI: Tudo sobre o MEI – Blog do eGestor

O MEI (Microempreendedor Individual) é um tipo de empresa voltado para formalização de profissionais autônomos. O custo para abrir um MEI é zero. Os impostos pagos pelo MEI são o ICMS, pela venda de mercadorias, o ISS, por prestação de...

Gestão empresarial: guia definitivo para o sucesso do seu negócio

Toda empresa precisa ter um objetivo, uma missão maior que guie todas as suas atividades. Independente de qual for esse objetivo, ele tem tudo a ver com a gestão empresarial. Isso porque é através de uma gestão empresarial competente e...