Não há dúvidas: uma das principais tendências para enxugar gastos, alavancar a produtividade das empresas e aumentar a satisfação de colaboradores, clientes e parceiros é a automação de processos. 

A ideia de que computadores conseguem executar com maior índice de sucesso tarefas de rotina não é recente, e está por trás de quase todos os esforços tecnológicos recentes. Hoje, entretanto, a solução deixou de ser exclusividade dos laboratórios de tecnologia das grandes empresas para fazer parte da realidade de pequenos e médios negócios. 

Qualificando sua obtenção de resultados, muito pode ser resolvido com automação empresarial. Quer saber mais sobre o assunto? Continue lendo e entenda melhor como ela funciona e quais vantagens ela traz para a sua gestão!

O que é automação de processos

Basicamente, automatizar processos é otimizar partes fundamentais do seu negócio por meio da tecnologia, com aplicativos e softwares capazes de reduzir erros e melhorar sua produtividade.

Assim, a automação é capaz de reduzir o tempo e trabalho necessários para executar tarefas de rotina — e, para isso, substitui processos manuais por códigos precisos e monitoráveis. Portanto, a automação não deve ser encarada com medo por seus colaboradores.

Na maioria das vezes, o seu papel — principalmente quanto ao tratamento de processos operacionais — está em diminuir o esforço do colaborador. E, longe de extinguir a necessidade de trabalho ou supervisão humana, ela surge como estratégia para fazer seus recursos renderem mais.

Logo, reduzir custos e aumentar a produtividade não são os únicos benefícios obtidos por sua empresa após o processo de automação. Como veremos a seguir, outros aspectos fazem desse investimento uma prioridade para acelerar a gestão.

Principais vantagens de adotar a automação de processos

Identificando o ponto fraco em suas operações

Durante a implementação da tecnologia, sua empresa precisa detectar as oportunidades certas para se automatizar. E, ao longo desse trabalho, a gestão tem chance de identificar fluxos de trabalho ineficientes, e equívocos e desperdícios que tornam sua empresa menos lucrativa.

Nesse sentido, corrigir esses e outros gargalos em sua produção é fundamental para que a automação conduza a melhorias.

Metodologias e fluxos de trabalho otimizados

De fato, para que a automação funcione, será preciso definir fluxos de trabalho metódicos e eficientes, com foco em seu negócio. Quanto a isso, a metodologia é a chance de diminuir falhas que impedem sua empresa de produzir com capacidade total.

Lembre-se: melhores entregas, prazos menores e um baixo índice de refações são essenciais a um bom desempenho.

Guia de Otimização de Processos

Maior produtividade nos processos

O principal motivo para se optar pela tecnologia é poder aumentar a produtividade da sua empresa sem ter de investir na ampliação do quadro de colaboradores. Com a automação de processos, você executa mais tarefas em um tempo menor, e cumprir tarefas repetitivas com velocidade vai deixar tempo livre para decisões que realmente fazem a diferença.

Além disso, com esse tipo de software automatizado, as pausas que seus funcionários precisam realizar entre uma atividade repetitiva e outra — para manter o nível das entregas — não são necessárias, o que também contribui na gestão do tempo.

Qualidade em larga escala

Você tem dificuldade de manter padrões de qualidade com o trabalho manual, por mais que sua equipe tenha fluxos de trabalho bem estabelecidos e metodologias eficientes? De fato, quando tratamos com recursos humanos não dá para prever o que vai influenciar nos seus resultados.

Por meio da automatização, entretanto, obter resultados padronizados e de alta qualidade é uma certeza — 100% das vezes.

Monitoramento e análise de risco

Relatórios de produtividade são um problema para calcular indicadores de performance e administrar com maior precisão os riscos de cada projeto? Então obtenha dados consolidados sobre a performance de sistemas automatizados e avalie melhor que passo dar no futuro.

Assim, concluídos ou em andamento, seus processos são sempre rastreáveis, e ainda é mais fácil exercer controle sobre seus prazos.

Soluções na nuvem: eficiência para pequenas e médias empresas

Quando o assunto é automação de processos, sistemas online são uma boa alternativa, por permitirem uma flexibilidade maior para empresas e usuários.

Aqui, sua economia resulta da disponibilidade de um serviço entre múltiplas plataformas, sem que, para isso, sua empresa precise investir em novos equipamentos.

Além disso, soluções na nuvem são capazes de ser executadas de onde quer que você esteja, com atualizações em tempo real e integração completa entre suas equipes. Quanto a isso, pequenas e médias empresas saem na vantagem, e podem obter o melhor da tecnologia por uma fatia do preço.

Serviços sob demanda, pagamento condicionado à utilização de recursos, número de usuários ativos e opções de monitoramento e suporte contratadas unificam os gastos e fazem com que escalar suas operações seja algo menos desafiador.

Assim, sua empresa sabe quanto custa crescer, antes mesmo de precisar tomar tal decisão.

Automação de processos: soluções online

Alguns serviços são mais facilmente automatizáveis com auxílio de soluções online. Nesse caso, plataformas para controle de estoque, finanças e lançamento de notas fiscais são apenas algumas das alternativas que podem trabalhar a favor da produtividade de sua organização.

Com um sistema completamente online, o eGestor não exige instalação e roda em qualquer plataforma, direto do navegador. Afinal, depender de um único sistema operacional na hora de automatizar seus processos é um dos riscos que correm as empresas que não avaliam as soluções online.

E, além do benefício de usar o mesmo sistema em qualquer computador, sua empresa tem também a garantia de que a portabilidade será uma grande aliada. Dispositivos móveis com acesso à internet, como celulares e tablets, podem ser facilmente integrados ao mesmo ambiente de trabalho.

E há ainda mais vantagens:

Eficiência e economia

Controlar seus estoques com um sistema online vai tornar a gestão mais eficiente, pois permite que toda a sua cadeia produtiva tenha informação em tempo real.

Assim, o status de seus armazéns e fornecedores quanto à disponibilidade de um determinado produto, por exemplo, pode ser verificado a qualquer momento, de qualquer lugar. E por se tratar de um software na nuvem, ele elimina a necessidade de repensar sua infraestrutura de software, cortando custos com relação a uma solução local.

Informação consolidada

A ferramenta oferece ainda recursos para gestão do fluxo de caixa, controle de vendas e emissão de notas fiscais. E todas essas funcionalidades em um só lugar permitem que sua empresa emita relatórios mais eficientes, com grande volume de informações condensado em um dashboard compreensivo.

Enfim, a automação de processos é um dos passos mais revolucionários da tecnologia, permitindo que empresas e clientes obtenham resultados mais precisos e satisfatórios por uma parcela do investimento anterior. Com certeza, a automação vai melhorar as condições de trabalho de sua equipe e simplificar a geração de valor.

E aí, gostou deste post? Sobrou alguma dúvida sobre o assunto? Aproveite para deixar seu comentário e divida sua opinião conosco!

EGestor - Software online de gestão empresarial para pequenas empresas

Escrito por eGestor
O eGestor é um software online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: https://www.egestor.com.br