Abrir um estúdio de tatuagem é uma aposta bastante lucrativa para quem deseja empreender. É um nicho que quase não sofre com os altos e baixos da economia e está diretamente ligado ao bem-estar e à estética, dois itens de consumo muito em alta no mercado. Entretanto, para que o negócio seja realmente um sucesso, é preciso ficar atento à parte burocrática, padrões de higiene e estrutura adequada do estabelecimento. A seguir, confira como funciona esse processo.
Passo a passo de como abrir um estúdio de tatuagem
Quer montar um estúdio de tatuagem e não sabe por onde começar? Com as dicas a seguir dicas de como abrir uma empresa e montar o seu negócio será muito mais fácil.
Como regularizar
Um estúdio de tatuagem é um negócio como outro qualquer, que presta serviço a outras pessoas. Portanto, precisa estar regularizado e de acordo com as exigências de cada cidade onde ele se encontra.
O primeiro passo é criar um CNPJ se tornando um Microempreendedor Individual ou uma Microempresa, dependendo do tamanho da sua equipe de trabalho e do seu faturamento.
Ter um CNPJ é muito vantajoso porque o profissional pode emitir nota fiscal pelo serviço prestado e garante seus benefícios previdenciários, além de valorizar a sua profissão e o seu negócio.
Em seguida, é necessário solicitar na prefeitura o alvará de funcionamento, que é uma permissão municipal para que o estabelecimento funcione naquele local determinado.
Estúdio de tatuagem pode ser MEI?
Sim, um estúdio de tatuagem com CNAE 9609-2/06 – Serviços de tatuagem e colocação de piercing, pode ser MEI.
Plano de negócios para abrir um estúdio de tatuagem
O plano de negócios é um documento onde constam tudo que você deve levar em consideração em relação ao seu estúdio, por exemplo: despesas com aluguel, água, luz, telefone, internet, compra de materiais, contratação de pessoal, folha de pagamento, lista de fornecedores, precificação etc.
Elaborar esse planejamento é fundamental para qualquer empresa, não importa o tamanho. O plano de negócios ajuda o empreendedor a ter uma visão mais ampla e realista do mercado, ajuda no processo de gestão e minimiza os riscos futuros.
Vigilância sanitária
Para que o estúdio de tatuagem funcione legalmente, é preciso que ele esteja de acordo com as normas da vigilância sanitária. O intuito dessas exigências é garantir que o serviço seja oferecido com segurança e higiene necessárias para a saúde do consumidor.
A primeira delas é: todos os objetos descartáveis devem ter suas embalagens abertas na frente do cliente e, após o uso, devem ser descartados em um lixo específico, que não seja o lixo comum. Estes objetos jamais devem ser reaproveitados.
As tintas usadas na pigmentação da pele precisam ser de qualidade para evitar infecções na pele, com a quantidade definida para cada cliente. Além disso, as sobras não podem ser reutilizadas e devem ser descartadas para evitar contaminações.
Todos os objetos devem ser esterilizados em ambiente propício para isso e armazenados em locais específicos, livres de contaminação.
Equipamentos para abrir um estúdio de tatuagem
Quem está começando e tem pouco dinheiro para investir, pode montar o estúdio de tatuagem com equipamentos básicos, porém essenciais. Assim, não podem faltar:
- Tintas de qualidade;
- Agulhas;
- Biqueira para firmar a agulha;
- Autoclave para esterilização de agulhas e outros instrumentos;
- Luvas e máscaras descartáveis;
- Toalhas de papel;
- Cadeira reclinável;
- Espelho;
- Poltronas na sala de espera;
- Carrinhos ou mesa para a disposição de materiais utilizados;
- Recipientes adequados para o descarte de lixo comum e do lixo infectante.
Estrutura
O estúdio não precisa ser grande, mas precisa ser arejado, longe de infiltrações, não pode funcionar ao ar livre e nem em ambiente insalubre.
O atendimento deve ser feito em sala individual e, caso haja mais de uma pessoa sendo atendida ao mesmo tempo, o espaço entre elas deve ser de, no mínimo, um metro de distância.
Na recepção, é importante ter um balcão com telefone e computador para registro de clientes e outros procedimentos administrativos.
Localização
Ao escolher o local do estúdio de tatuagem é preciso levar em conta vários fatores: a estrutura do lugar, a disponibilização pela prefeitura, e a facilidade de acesso para os clientes, priorizando ruas mais movimentadas, com variedade de comércios e serviços, o que também aumenta a chance de atrair mais clientes.
Investimento necessário para abrir um estúdio de tatuagem
O valor exato a ser investido vai depender do ponto escolhido, dos materiais utilizados, dos equipamentos, decoração, equipe de trabalho etc. O plano de negócios oferece uma boa orientação em relação a isso.
Em média, R$ 5 mil é o mínimo de investimento, se levarmos em consideração não só a estrutura do espaço, compra de equipamentos e materiais, mas também cursos na área que podem chegar a mais de R$ 3 mil. Por isso, é importante colocar todos os cálculos na ponta do lápis.
💡 Você também pode gostar: Como abrir uma prestadora de serviços
É preciso saber desenhar para ser tatuador?
Não precisa ser o melhor desenhista da cidade, mas é preciso conhecer algumas técnicas básicas de desenho. Quem deseja se aperfeiçoar ou aprender a tatuar do zero deve estudar bastante, realizando cursos de tatuagem com profissionais experientes e qualificados.
Não precisa de licença para ser um tatuador. Contudo, é preciso oferecer um serviço de qualidade, afinal, tatuagem não é algo que pode ser removido com facilidade e pode comprometer bastante a estética do cliente se apresentar qualquer imperfeição.
Padrão de higiene
A higiene em um estúdio de tatuagem é imprescindível e, por isso, as normas da Anvisa devem ser seguidas à risca. Além das recomendações já citadas, é necessário que o piso do estabelecimento seja revestido para facilitar a limpeza frequente.
No espaço também deve haver um local para higiene das mãos, como uma pia com água e detergente à disposição. Um banheiro também deve estar disponível, em local reservado e sem interferir no trabalho do tatuador.
Funcionários devem usar máscaras e luvas durante o procedimento. Além disso, precisam ser vacinados contra doenças e infecções que podem ocorrer nesse tipo de trabalho devido ao contato frequente com agulhas e outros objetos cortantes.
Posso ter equipe?
Quando está começando é comum o tatuador ser o único profissional do negócio. Entretanto, é uma estratégia muito arriscada porque ele precisa executar várias funções ao mesmo tempo, o que pode comprometer a realização de um bom trabalho.
Contratar uma ou mais pessoas depende também da sua classificação enquanto empresa. Ao optar por ser um MEI (Microempreendedor individual), o dono do negócio pode empregar, no máximo, uma pessoa pagando o equivalente a um salário mínimo ou o piso da categoria.
Já se o estúdio se enquadrar em uma ME (Microempresa), pode contratar até 9 empregados, que é o máximo permitido para o ramo de comércio e prestação de serviços.
Alguns profissionais que podem ser úteis são: auxiliar de limpeza, recepcionista, tatuador e body piercing.
Posso vender produtos e o que vender
Sim, é possível utilizar o estúdio de tatuagem para vender outros produtos relacionados ao serviço. Alguns itens que podem ser comercializados são:
- Camisetas;
- Quadros decorativos;
- Pulseiras, anéis, piercings, bonés e outros acessórios;
Abrir um estúdio de tatuagem é um excelente negócio, mas é preciso que todas as exigências legais sejam atendidas e que o serviço seja de qualidade. Essa é a única forma de atrair e manter clientes sempre fiéis e garantir um bom faturamento no final do mês.
0 comentários