Abrir estúdio de tatuagem

Abrir um estúdio de tatuagem é uma aposta bastante lucrativa para quem deseja empreender. É um nicho que quase não sofre com os altos e baixos da economia e está diretamente ligado ao bem-estar e à estética, dois itens de consumo muito em alta no mercado. Entretanto, para que o negócio seja realmente um sucesso, é preciso ficar atento à parte burocrática, padrões de higiene e estrutura adequada do estabelecimento. A seguir, confira como funciona esse processo.

Passo a passo de como abrir um estúdio de tatuagem

Quer montar um estúdio de tatuagem e não sabe por onde começar? Com as dicas a seguir, montar o seu negócio será muito mais fácil.

Como regularizar

Um estúdio de tatuagem é um negócio como outro qualquer, que presta serviço a outras pessoas. Portanto, precisa estar regularizado e de acordo com as exigências de cada cidade onde ele se encontra.

O primeiro passo é criar um CNPJ se tornando um Microempreendedor Individual ou uma Microempresa, dependendo do tamanho da sua equipe de trabalho e do seu faturamento.

Ter um CNPJ é muito vantajoso porque o profissional pode emitir nota fiscal pelo serviço prestado e garante seus benefícios previdenciários, além de valorizar a sua profissão e o seu negócio.

Em seguida, é necessário solicitar na prefeitura o alvará de funcionamento, que é uma permissão municipal para que o estabelecimento funcione naquele local determinado.

Plano de negócios para abrir um estúdio de tatuagem

O plano de negócios é um documento onde constam tudo que você deve levar em consideração em relação ao seu estúdio, por exemplo: despesas com aluguel, água, luz, telefone, internet, compra de materiais, contratação de pessoal, folha de pagamento, lista de fornecedores, precificação etc.

Elaborar esse planejamento é fundamental para qualquer empresa, não importa o tamanho. O plano de negócios ajuda o empreendedor a ter uma visão mais ampla e realista do mercado, ajuda no processo de gestão e minimiza os riscos futuros.

Vigilância sanitária

Para que o estúdio de tatuagem funcione legalmente, é preciso que ele esteja de acordo com as normas da vigilância sanitária. O intuito dessas exigências é garantir que o serviço seja oferecido com segurança e higiene necessárias para a saúde do consumidor.

A primeira delas é: todos os objetos descartáveis devem ter suas embalagens abertas na frente do cliente e, após o uso, devem ser descartados em um lixo específico, que não seja o lixo comum. Estes objetos jamais devem ser reaproveitados.

As tintas usadas na pigmentação da pele precisam ser de qualidade para evitar infecções na pele, com a quantidade definida para cada cliente. Além disso, as sobras não podem ser reutilizadas e devem ser descartadas para evitar contaminações.

Todos os objetos devem ser esterilizados em ambiente propício para isso e armazenados em locais específicos, livres de contaminação.

Equipamentos para abrir um estúdio de tatuagem

Quem está começando e tem pouco dinheiro para investir, pode montar o estúdio de tatuagem com equipamentos básicos, porém essenciais. Assim, não podem faltar:

  • Tintas de qualidade;
  • Agulhas;
  • Biqueira para firmar a agulha;
  • Autoclave para esterilização de agulhas e outros instrumentos;
  • Luvas e máscaras descartáveis;
  • Toalhas de papel;
  • Cadeira reclinável;
  • Espelho;
  • Poltronas na sala de espera;
  • Carrinhos ou mesa para a disposição de materiais utilizados;
  • Recipientes adequados para o descarte de lixo comum e do lixo infectante.

Estrutura

O estúdio não precisa ser grande, mas precisa ser arejado, longe de infiltrações, não pode funcionar ao ar livre e nem em ambiente insalubre.

O atendimento deve ser feito em sala individual e, caso haja mais de uma pessoa sendo atendida ao mesmo tempo, o espaço entre elas deve ser de, no mínimo, um metro de distância.

Na recepção, é importante ter um balcão com telefone e computador para registro de clientes e outros procedimentos administrativos.

Localização

Ao escolher o local do estúdio de tatuagem é preciso levar em conta vários fatores: a estrutura do lugar, a disponibilização pela prefeitura, e a facilidade de acesso para os clientes, priorizando ruas mais movimentadas, com variedade de comércios e serviços, o que também aumenta a chance de atrair mais clientes.

Investimento necessário para abrir um estúdio de tatuagem

O valor exato a ser investido vai depender do ponto escolhido, dos materiais utilizados, dos equipamentos, decoração, equipe de trabalho etc. O plano de negócios oferece uma boa orientação em relação a isso.

Em média, R$ 5 mil é o mínimo de investimento, se levarmos em consideração não só a estrutura do espaço, compra de equipamentos e materiais, mas também cursos na área que podem chegar a mais de R$ 3 mil. Por isso, é importante colocar todos os cálculos na ponta do lápis.

É preciso saber desenhar para ser tatuador?

Não precisa ser o melhor desenhista da cidade, mas é preciso conhecer algumas técnicas básicas de desenho. Quem deseja se aperfeiçoar ou aprender a tatuar do zero deve estudar bastante, realizando cursos de tatuagem com profissionais experientes e qualificados.

Não precisa de licença para ser um tatuador. Contudo, é preciso oferecer um serviço de qualidade, afinal, tatuagem não é algo que pode ser removido com facilidade e pode comprometer bastante a estética do cliente se apresentar qualquer imperfeição.

Padrão de higiene

A higiene em um estúdio de tatuagem é imprescindível e, por isso, as normas da Anvisa devem ser seguidas à risca. Além das recomendações já citadas, é necessário que o piso do estabelecimento seja revestido para facilitar a limpeza frequente.

No espaço também deve haver um local para higiene das mãos, como uma pia com água e detergente à disposição. Um banheiro também deve estar disponível, em local reservado e sem interferir no trabalho do tatuador.

Funcionários devem usar máscaras e luvas durante o procedimento. Além disso, precisam ser vacinados contra doenças e infecções que podem ocorrer nesse tipo de trabalho devido ao contato frequente com agulhas e outros objetos cortantes.

Posso ter equipe?

Quando está começando é comum o tatuador ser o único profissional do negócio. Entretanto, é uma estratégia muito arriscada porque ele precisa executar várias funções ao mesmo tempo, o que pode comprometer a realização de um bom trabalho.

Contratar uma ou mais pessoas depende também da sua classificação enquanto empresa. Ao optar por ser um MEI (Microempreendedor individual), o dono do negócio pode empregar, no máximo, uma pessoa pagando o equivalente a um salário mínimo ou o piso da categoria.

Já se o estúdio se enquadrar em uma ME (Microempresa), pode contratar até 9 empregados, que é o máximo permitido para o ramo de comércio e prestação de serviços.

Alguns profissionais que podem ser úteis são: auxiliar de limpeza, recepcionista, tatuador e body piercing.

Posso vender produtos e o que vender

Sim, é possível utilizar o estúdio de tatuagem para vender outros produtos relacionados ao serviço. Alguns itens que podem ser comercializados são:

  • Camisetas;
  • Quadros decorativos;
  • Pulseiras, anéis, piercings, bonés e outros acessórios;

Abrir um estúdio de tatuagem é um excelente negócio, mas é preciso que todas as exigências legais sejam atendidas e que o serviço seja de qualidade. Essa é a única forma de atrair e manter clientes sempre fiéis e garantir um bom faturamento no final do mês.

eGestor - Software online de gestão empresarial para pequenas empresas - abrir um estúdio de tatuagem

Escrito por eGestor
O eGestor é um software online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: https://www.egestor.com.br