fbpx

Adeus papelada! Veja o que fazer para ter uma empresa sem papel

Há mais de duas décadas que o debate sobre a sustentabilidade tem só crescido no mundo dos negócios. O que começou como “crescimento econômico” se tornou “crescimento sustentável”, e depois evoluiu para “sustentabilidade”. Esse conceito dá a ideia de que o crescimento econômico deve ocorrer pensando no futuro das próximas gerações.

O papel é um dos vilões quando se trata de sustentabilidade no mundo organizacional. Mas você percebe que mesmo assim a papelada dentro das empresas não está sendo reduzida? Qual será o motivo dessa resistência? Muitos acreditam que a burocracia seja a principal culpada. Principalmente no Brasil, a necessidade de vários documentos para executar qualquer tarefa contribui para que a papelada só aumente.

Isso vai à contramão das ideias de sustentabilidade. Por isso, nas empresas mais modernas, cada vez mais o papel perde espaço não só em prol do planeta, mas também pelas facilidades proporcionadas por sistemas informatizados.

Antes, salas inteiras eram destinadas apenas para arquivos. E você acredita que isso ainda ocorre em algumas organizações? Incorporar práticas sustentáveis em sua empresa não é só sinal de modernidade. Além de valorizar a sua imagem perante os clientes, você passa a ser visto como um empreendedor de sucesso.

Não entendeu o motivo disso? Vamos lhe contar os três segredos para ser um empreendedor de sucesso ao adotar a causa “empresa sem papel”. Se interessou? Então, vamos lá!

Um empreendedor de sucesso escolhe ter um negócio sustentável

O seu negócio é sustentável? Já ouviu falar sobre o tripé da sustentabilidade empresarial? Ou Triple Bottom Line, ou ainda People, Planet, Profit? Para responder a essa pergunta, você precisa passar por outras três questões relacionadas às esferas ambiental, social e financeira. São elas:

  1. Meu negócio cuida do planeta ou ajuda a destruí-lo?
  2. Meu negócio respeita a dignidade humana, proporciona condições saudáveis de trabalho, respeita os direitos dos trabalhadores e da comunidade ao redor?
  3. Meu negócio apresenta equilíbrio econômico? Ou seja, como está a saúde financeira da empresa?

Após passar por essas três questões, você saberá se a sua empresa está alinhada no quesito tripé da sustentabilidade.

Se você tem usado rios de papel, saiba que você pode melhorar isso e ainda ganhar o selo de amigo do planeta. Além de ocupar muito espaço dentro das empresas, a produção de papel é feita com a destruição da natureza. Nos últimos anos, algumas alternativas têm sido criadas para reduzir o desmatamento, como o papel reciclável, mas elas acabam perdendo a força.

A melhor alternativa é informatizar os processos. Está passando da hora de você dar adeus a essa papelada, que não combina com você e nem com o seu negócio. Mas se você acha que contratar um serviço de software é um privilégio das grandes empresas, saiba que não é mais assim.

O movimento chamado popularização da tecnologia fez com que os avanços tecnológicos fossem acessíveis a todo tipo de negócio, desde pequenos até grandes. Desse modo, hoje em dia existem softwares de gestão de documentos que são feitos pensando na sua empresa.

Um empreendedor de sucesso adota a empresa sem papel

A figura do empreendedor sempre esteve associada à inovação. É o que dizia Schumpeter, o pai do empreendedorismo. Empreendedores de sucesso são aqueles que enfrentam os riscos e aproveitam as oportunidades. Por isso, estão sempre atentos às novas tecnologias que surgem no mercado, e querem ser os primeiros a adotá-las.

Se você quer ser visto dessa maneira, e, além disso, precisa organizar os processos da sua empresa, você pode conseguir alcançar o seu objetivo em poucos cliques.

Um empreendedor de sucesso é aliado da tecnologia

Você sente que os seus processos estão desorganizados, e que lhe falta tempo para organizar tudo? Mas acaba deixando isso para outro momento já que precisa direcionar todos os esforços para o seu foco, que é melhorar as vendas?

Acredite, existe uma forma de conseguir as duas coisas. Use a tecnologia como sua aliada, afinal, ela foi feita para facilitar o seu dia a dia. Assim, a dica é que você resolva isso com um software. Esses softwares de gestão de documentos controlam tudo para a sua empresa, desde os estoques, os pagamentos, e permitem a emissão de notas fiscais eletrônicas e boletos.

Além de emitir relatórios diários para você acompanhar tudo o que acontece com o seu negócio sem ter que perder tempo com organizações de documentos. Você vai ficar satisfeito ao saber que esses softwares funcionam totalmente online, em qualquer navegador. Você pode pular aquela parte chata de ficar recebendo o fornecedor na sua empresa, tomando o seu precioso tempo.

Para acabar agora mesmo com a papelada, você só precisa de acesso à internet. A contratação ocorre sem nenhuma burocracia. A partir desse momento, tudo vai ficar mais prático em sua rotina e você poderá dedicar mais tempo a outros assuntos, como elaborar o plano operacional, ou melhorar a gestão financeira do seu negócio.

Ou seja, você terá mais flexibilidade. A sua atuação será mais estratégica e menos operacional. O seu tempo poderá ser investido em outras áreas importantes para o negócio, fazendo com que ele cresça cada vez mais.

Ao automatizar essas tarefas, a eficiência dos processos será algo natural. Onde você estiver, poderá acessar todos os seus controles, já que tudo funciona online. É um sistema fácil de manusear, além de ser moderno, como você.

Agora você já sabe a importância de usar a tecnologia como sua aliada. Adotando a causa “empresa sem papel”, você otimiza seus processos, alcança mais eficiência em suas rotinas e ainda contribui para o meio ambiente.

É o melhor caminho para alcançar a sustentabilidade do seu negócio. Se você ainda não conhece ninguém que adotou a causa “empresa sem papel”, seja o pioneiro, afinal, essa é a missão do empreendedor de sucesso!

Banner-conversao-eGestor-blog
Início 9 Sistema de Gestão 9 Controle de Estoque 9 Adeus papelada! Veja o que fazer para ter uma empresa sem papel
Escrito em: 15/01/18
<a href="https://blog.egestor.com.br/author/pedro-henrique-escobar/" target="_self">Pedro Henrique Escobar</a>

Pedro Henrique Escobar

Pedro Henrique Escobar é formado em Administração e gerente de marketing no eGestor. O eGestor é uma ferramenta online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: eGestor.

Comentários:

Compartilhe seu comentário, dúvida ou sugestão!

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar…

Controle de Estoque: Como fazer um controle profissional

Porque o controle de estoque é tão importante para a empresa? O estoque é o principal ativo de uma empresa, sendo a forma mais importante de fazer dinheiro. Por isso, ter total atenção a gestão do estoque é de extrema importância. Se a...

Guia do MEI: Tudo sobre o MEI – Blog do eGestor

O MEI (Microempreendedor Individual) é um tipo de empresa voltado para formalização de profissionais autônomos. O custo para abrir um MEI é zero. Os impostos pagos pelo MEI são o ICMS, pela venda de mercadorias, o ISS, por prestação de...

Fluxo de Caixa: Guia de como fazer o da sua empresa

O que é o fluxo de caixa?O fluxo de caixa é o controle de todos os valores que entram e saem do financeiro da empresa. Qual o objetivo do fluxo de caixa?O objetivo do fluxo de caixa é garantir a saúde financeira do negócio, assegurando...

Nota fiscal eletrônica: tudo o que você deve saber [ATUALIZADO]

A Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) é um documento cuja função é atestar a venda de um produto ou a prestação de um serviço. Ela foi desenvolvida com o objetivo de substituir alguns sistemas de impressão de documentos fiscais em papel. Assim...

Gestão empresarial: guia definitivo para o sucesso do seu negócio

Toda empresa precisa ter um objetivo, uma missão maior que guie todas as suas atividades. Independente de qual for esse objetivo, ele tem tudo a ver com a gestão empresarial. Isso porque é através de uma gestão empresarial competente e...

Faturamento: O que é, como calcular e aumentar o seu

Porque o faturamento é tão importante para a empresa? Porque ele é o valor, em dinheiro, que a empresa recebeu em um período. Assim, ele demonstra se o resultado foi satisfatório ou não. Com o acompanhamento se tem uma melhor ideia da...

ERP: O que é e vantagens [GUIA COMPLETO]

Teste Grátis A administração de uma empresa acontece diariamente, com processos e controle que devem ser feitos a todo momento. Esses processos são o que mantém a empresa funcionando, e esse controle é o que mantém as contas em dia e os...

NFC-e (Nota fiscal de consumidor eletrônica) [Atualizado]

Emitir NFC-e Todo produto ou serviço vendido, deve ter sua comprovação fiscal e um dos meios de atestar essa transação é a nota fiscal. Afinal, ela dá segurança tanto à empresa que vende o produto, quanto ao consumidor que o compra....

Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFS-e): o que é e quem emite

A NFS-e, ou Nota Fiscal de Serviço Eletrônica, é um dos tipos de notas fiscais que existe juntamente com a nota fiscal, a nota fiscal do consumidor e o conhecimento de transporte. Elas são úteis para empresas que tem como uma das funções...

Controle financeiro empresarial: Como fazer passo a passo

Passo a passo para fazer o controle financeiro da sua empresa Faça o controle do fluxo de caixa Separe custos e receitas Planejamento de recebimentos e pagamentos Registre todas as operações financeiras Tenha um orçamento bem estruturado...