fbpx

App emissor de NFS-e

No dia 1º de dezembro de 2022, a Receita Federal lançou o app emissor de NFS-e com o objetivo de simplificar a vida dos empreendedores. Assim, o aplicativo permite a emissão das notas fiscais de serviço diretamente pelo celular.

Esse aplicativo, disponível gratuitamente nas principais plataformas de aplicativos para dispositivos móveis, oferece recursos adicionais como:

  • consultas
  • checagens de notas
  • e notificações relacionadas às emissões.

Embora seja uma grande comodidade para aqueles que emitem notas diariamente, é importante ressaltar que o aplicativo de NFS-e ainda requer operações manuais, sem automatização.

Então, aproveite para conhecer mais sobre as vantagens e desvantagens desse novo aplicativo de nota fiscal eletrônica de serviços lançado pela Receita Federal.

O que é a NFS-e?

A NFS-e é a Nota Fiscal de Serviço Eletrônica, um modelo de nota fiscal específico para a comprovação da prestação de um serviço. A NFS-e tem vínculo com a prefeitura local do emissor porque ela serve para comprovar a prestação do serviço e o recolhimento do ISS devido.

Uma das principais características desse documento é que ele possui emissão exclusivamente eletrônica. Ou seja, ele elimina a necessidade da impressão de notas de serviço em papel. A nota também torna todo o processo muito mais seguro, visto que essas notas emitidas são vinculadas ao Sistema Público de Escrituração Digital (SPED).

app emissor de NFS-e

O que é o app emissor de NFS-e?

O app emissor de NFS-e é o aplicativo oficial, de utilização gratuita, lançado pelo governo federal. Sua intenção é que todo prestador de serviço no Brasil, que precise emitir uma nota, tenha uma maneira padronizada e sem custo, para fazer isso.

O aplicativo permite que o usuário emita suas notas utilizando apenas seu celular, e além disso, guarda todas as notas emitidas. Dessa forma é possível guardar todas as notas e acessá-las mesmo quando não há acesso a internet.

Funcionalidades do app emissor de NFS-e

O app emissor de NFS-e disponibilizado pelo governo possui diversas funções relacionadas à emissão de notas fiscais de serviço. Além disso, o aplicativo oferece diversas funcionalidades para facilitar o processo de emissão, gestão e controle das notas fiscais de serviços. Aqui estão algumas das principais características estão disponíveis:

  • Emissão de NFS-e: Permite criar e emitir notas fiscais de serviços eletrônicas de forma rápida e eficiente, seguindo os padrões e requisitos estabelecidos pela legislação fiscal.
  • Cadastro de clientes e prestadores de serviço: Possibilita cadastrar informações dos clientes e prestadores de serviço, para agilizar o preenchimento dos dados nas notas fiscais subsequentes. Entre as informações estão nome, CPF/CNPJ e endereço, por exemplo.
  • Gerenciamento de notas fiscais: Permite visualizar, editar e cancelar notas fiscais emitidas, além disso, fornece um histórico completo das notas fiscais geradas.
  • Cálculo automático de impostos: Realiza o cálculo automático dos impostos devidos com base nas alíquotas e regras tributárias específicas da sua região.
  • Geração de guias de recolhimento: Emite as guias de recolhimento dos impostos relacionados às notas fiscais emitidas, facilitando o cumprimento das obrigações fiscais.
  • Armazenamento seguro de dados: Garante a segurança e integridade das informações relacionadas às notas fiscais emitidas, mantendo-as armazenadas de forma organizada e acessível.
  • Integração com sistemas contábeis: Permite a integração do aplicativo com sistemas contábeis utilizados pela empresa, facilitando o envio automático das informações para o departamento contábil.
  • Notificações e alertas: Oferece notificações e alertas sobre prazos de pagamento, vencimento de notas fiscais, obrigações fiscais, por exemplo, ajudando a manter a conformidade fiscal.

Como ter acesso ao app NFS-e?

O acesso ao aplicativo de Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFS-e) pode variar dependendo da cidade ou município em que você está localizado. O usuário pode criar o login e a senha dentro do aplicativo.

A seguir confira as etapas para que você pode seguir para obter acesso ao aplicativo NFS-e:

  1. Consulte a prefeitura: Entre em contato com a prefeitura da sua cidade para obter informações sobre o aplicativo NFS-e. Assim, eles podem fornecer detalhes sobre como obter acesso, incluindo os requisitos, procedimentos e documentação necessária.
  2. Cadastro: Antes de começar a utilizar o aplicativo é necessário realizar um cadastro junto ao portal do contribuinte. Esse cadastro vai solicitar informações sobre a sua empresa e atividade profissional, como CNPJ, dados cadastrais e também os dados das declarações de imposto de renda dos últimos dois anos, por exemplo. Após isso deverá ser criada uma senha de acesso.
  3. Baixe o aplicativo: Após o cadastro, o usuário já terá em sua posse o login e uma senha para acessar o app emissor de NFS-e. Assim, ele poderá baixar o app NFS-e Mobile direto no seu dispositivo móvel e começar a emitir e gerenciar as suas notas de serviço.
  4. Treinamento e orientação: Algumas prefeituras oferecem treinamentos ou orientações para auxiliar os contribuintes no uso do aplicativo NFS-e. Esses treinamentos têm como objetivo esclarecer dúvidas e fornecer informações sobre a emissão das notas fiscais eletrônicas.
App emissor de NFS-e

Como usar o app NFS-e Mobile?

Ao utilizar o aplicativo NFS-e Mobile, você pode facilmente emitir sua Nota Fiscal de Serviço Eletrônica. Siga os passos abaixo:

  1. Abra o aplicativo NFS-e Mobile e insira o seu CPF e senha previamente cadastrados no Portal do Contribuinte.
  2. Localize e clique no ícone “Emitir NFS-e” para iniciar o processo de emissão da nota.
  3. Informe o CPF ou CNPJ do cliente para o qual você está emitindo a nota fiscal.
  4. Selecione o tipo de serviço prestado a partir das opções disponíveis, especificando o trabalho realizado.
  5. Preencha o valor a ser emitido na nota fiscal, inserindo o montante correspondente ao serviço prestado.
  6. Por fim, clique em “Emitir NFS-e” para finalizar o processo de emissão.

Após seguir essas etapas, você receberá uma confirmação de que a sua Nota Fiscal de Serviço Eletrônica foi gerada com sucesso. Então, você pode enviá-la para o seu cliente.

Quem pode utilizar o aplicativo da NFS-e?

Na sua concepção, apenas os usuários dos municípios que aderiram ao convênio do programa de emissão eletrônica de NFS-e podiam utilizar o app emissor. No entanto, a partir de janeiro de 2023, todos os prestadores de serviço que necessitarem podem utilizar o aplicativo, isso inclui também MEIs.

O app pode ser utilizado por profissionais autônomos, microempreendedores individuais (MEIs), empresas prestadoras de serviços e qualquer pessoa jurídica ou física que esteja obrigada a emitir notas fiscais de serviços eletrônicas de acordo com a legislação fiscal do município ou da região em que atua.

As regras e exigências para a emissão da NFS-e podem variar entre os municípios, portanto, é importante verificar as normas específicas da sua localidade para confirmar se você está obrigado a emitir a NFS-e.

Portanto, o aplicativo NFS-e é projetado para atender às necessidades dos contribuintes que realizam a prestação de serviços sujeitos à emissão de notas fiscais eletrônicas. Ele oferece recursos que facilitam o processo de emissão, gestão e controle das notas fiscais de serviços, permitindo que os usuários cumpram suas obrigações fiscais de forma mais eficiente.

App emissor de NFS-e
App emissor de NFS-e

O que é necessário para emitir nota fiscal de serviço pelo app?

Após baixar o app emissor de NFS-e, o usuário precisa apenas inserir alguns dados a respeito do serviço prestado, do cliente e de quem prestou o serviço, como:

  1. Dados cadastrais como,
    • nome ou razão social
    • CPF ou CNPJ
    • endereço
    • inscrição municipal
    • CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas)
    • e outras informações específicas da sua empresa ou atividade profissional
  2. CPF ou CNPJ do cliente
  3. Tipo de serviço que a empresa prestou
  4. Valor total da operação
  5. Você precisará criar uma conta ou fazer um cadastro no aplicativo para ter acesso às funcionalidades de emissão de notas fiscais de serviço.
  6. É preciso configurar corretamente os parâmetros fiscais no aplicativo, como alíquotas de impostos, regime especial de tributação e outras informações tributárias relevantes para a emissão das notas fiscais de serviço.

Sistema emissor de NFS-e

Apesar de ter a vantagem de ser um emissor gratuito de notas de serviço, existem alguns pontos negativos em utilizar o app emissor de NFS-e. Por exemplo:

  • Falta de suporte: Aplicativos gratuitos podem não oferecer suporte técnico adequado. Em caso de dúvidas, problemas técnicos ou dificuldades durante a utilização do aplicativo, pode ser difícil encontrar assistência ou suporte especializado para ajudar a resolver essas questões.
  • Falta de segurança e backup: Aplicativos gratuitos podem não fornecer os mesmos níveis de segurança e backup de dados que soluções pagas. Assim, isso pode resultar em maior vulnerabilidade a ataques cibernéticos, perda de dados ou falhas de armazenamento, o que pode comprometer a integridade das informações fiscais.
  • Falta de integração com vendas: Alguns aplicativos gratuitos podem não oferecer integração com sistemas de vendas ou outras ferramentas de gestão utilizadas pela empresa. Ou seja, você pode ter dificuldade com a automatização e o fluxo de informações entre diferentes processos internos, exigindo maior trabalho manual e aumentando a possibilidade de erros.
  • Falta de atualização: Aplicativos gratuitos podem não receber atualizações frequentes ou melhorias de recursos. Isso significa que você pode ficar preso a uma versão desatualizada do aplicativo, sem acesso a novas funcionalidades ou correções de erros, o que pode limitar a eficiência e a qualidade da emissão de NFS-e.

Caso você não queira lidar com esses problemas, o mais indicado é investir em um sistema que atenda todas essas necessidades, como o eGestor.

eGestor como emissor de NFS-e

O eGestor é O sistema de gestão empresarial online que oferece uma variedade de recursos, incluindo a emissão NFS-e, NFC-e e NF-e.

Para emitir a NFS-e no eGestor, o processo é simples e intuitivo. Basta inserir os dados da nota, como informações do cliente e valor total e emitir a nota.

Essas informações são essenciais para garantir a correta geração da nota fiscal de serviço eletrônica, de acordo com as regulamentações fiscais aplicáveis.

Assim, ao utilizar o eGestor, você terá uma interface amigável que guia você passo a passo no preenchimento dos dados necessários para a emissão da NFS-e. Além disso, o sistema irá calcular automaticamente os impostos devidos com base nas informações fornecidas, garantindo a conformidade fiscal e facilitando a gestão financeira do seu negócio.

Tudo isso em uma plataforma online acessível de qualquer lugar e a qualquer momento, proporcionando maior comodidade e praticidade no gerenciamento da sua empresa.

Escrito em: 25/05/23
<a href="https://blog.egestor.com.br/author/pedro-henrique-escobar/" target="_self">Pedro Henrique Escobar</a>

Pedro Henrique Escobar

Pedro Henrique Escobar é formado em Administração e gerente de marketing no eGestor. O eGestor é uma ferramenta online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: eGestor.

Comentários:

Compartilhe seu comentário, dúvida ou sugestão!

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar…

Faturamento: O que é, como calcular e aumentar o seu

Porque o faturamento é tão importante para a empresa? Porque ele é o valor, em dinheiro, que a empresa recebeu em um período. Assim, ele demonstra se o resultado foi satisfatório ou não. Com o acompanhamento se tem uma melhor ideia da...

ERP: O que é e vantagens [GUIA COMPLETO]

Teste Grátis A administração de uma empresa acontece diariamente, com processos e controle que devem ser feitos a todo momento. Esses processos são o que mantém a empresa funcionando, e esse controle é o que mantém as contas em dia e os...

Fluxo de Caixa: Guia de como fazer o da sua empresa

O que é o fluxo de caixa?O fluxo de caixa é o controle de todos os valores que entram e saem do financeiro da empresa. Qual o objetivo do fluxo de caixa?O objetivo do fluxo de caixa é garantir a saúde financeira do negócio, assegurando...

Controle financeiro empresarial: Como fazer passo a passo

Passo a passo para fazer o controle financeiro da sua empresa Faça o controle do fluxo de caixa Separe custos e receitas Planejamento de recebimentos e pagamentos Registre todas as operações financeiras Tenha um orçamento bem estruturado...

NFC-e (Nota fiscal de consumidor eletrônica) [Atualizado]

Emitir NFC-e Todo produto ou serviço vendido, deve ter sua comprovação fiscal e um dos meios de atestar essa transação é a nota fiscal. Afinal, ela dá segurança tanto à empresa que vende o produto, quanto ao consumidor que o compra....

Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFS-e): o que é e quem emite

A NFS-e, ou Nota Fiscal de Serviço Eletrônica, é um dos tipos de notas fiscais que existe juntamente com a nota fiscal, a nota fiscal do consumidor e o conhecimento de transporte. Elas são úteis para empresas que tem como uma das funções...

Nota fiscal eletrônica: tudo o que você deve saber [ATUALIZADO]

A Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) é um documento cuja função é atestar a venda de um produto ou a prestação de um serviço. Ela foi desenvolvida com o objetivo de substituir alguns sistemas de impressão de documentos fiscais em papel. Assim...

Gestão empresarial: guia definitivo para o sucesso do seu negócio

Toda empresa precisa ter um objetivo, uma missão maior que guie todas as suas atividades. Independente de qual for esse objetivo, ele tem tudo a ver com a gestão empresarial. Isso porque é através de uma gestão empresarial competente e...

Guia do MEI: Tudo sobre o MEI – Blog do eGestor

O MEI (Microempreendedor Individual) é um tipo de empresa voltado para formalização de profissionais autônomos. O custo para abrir um MEI é zero. Os impostos pagos pelo MEI são o ICMS, pela venda de mercadorias, o ISS, por prestação de...

Controle de Estoque: Como fazer um controle profissional

Porque o controle de estoque é tão importante para a empresa? O estoque é o principal ativo de uma empresa, sendo a forma mais importante de fazer dinheiro. Por isso, ter total atenção a gestão do estoque é de extrema importância. Se a...