Com uma concorrência extremamente acirrada, é cada vez mais importante que as empresas encontrem meios realmente eficientes de produzir e entregar seus produtos e serviços aos clientes. Assim, com uma boa gestão da cadeia produtiva do negócio, você não só otimizar processos, como pode alcançar uma enorme vantagem competitiva, deixando uma boa imagem da marca no mercado. Mas como? Pois que tal conferir agora mesmo algumas dicas para aperfeiçoar a logística da sua PME, maximizando os lucros e minimizando as despesas e os problemas? Então acompanhe:

Mapeie todos os seus processos internos

Para tomar as medidas ideais, a fim de melhorar seus processos, é essencial, antes de mais nada, conhecê-los bem. Por isso, reúna informações sobre todos os procedimentos que sabe que tem que cumprir, desde o princípio até a entrega dos produtos aos clientes, e entenda tanto seus pontos fortes como suas fragilidades. Nessa hora, vale até se comparar com a concorrência para ver no que pode melhorar e o que pode ser utilizado como diferencial de mercado em seus anúncios, por exemplo.

Entenda o funcionamento de seu estoque

É de grande relevância entender o número de materiais e itens que entra e sai do acervo da empresa. Além disso, você deve saber quais produtos têm mais rotatividade, conforme as sazonalidades de mercado e as demandas dos clientes. Assim, você sempre terá os artigos certos em estoque para oferecer a seu público, sem perder vendas por eventuais faltas, nem ter atrasos nas entregas. Isso tudo sem contar que você passará a ter um menor capital imobilizado, porque poderá se planejar melhor para o futuro, o que significa que terá mais recursos para investir em outros setores de sua PME.

Invista em um software de controle

A maneira mais segura, eficiente e confiável de monitorar seu estoque é contando com um software de gestão para contabilizar seu inventário ou, melhor ainda, controlar sua cadeia de suprimentos. Se você tem um sistema informatizado mais completo e integrado, poderá aperfeiçoar vários aspectos de sua PME, desde o controle de estoque até a gestão financeira, o fluxo de caixa e a emissão de notas fiscais e ordens de serviços. Essa é uma maneira de garantir muito mais produtividade, reduzir possíveis falhas humanas e descobrir inconsistências a tempo de consertá-las adequadamente.

Planilha de controle de estoque gratuita para download

Faça parcerias estratégicas com os fornecedores

Se você compartilhar sua gestão de estoque e suas operações logísticas com os fornecedores, talvez consiga otimizar sua cadeia de suprimentos e controlar melhor seu caixa. Esses parceiros poderão sugerir deslocamentos com menores custos e fazer pedidos automaticamente quando houver a indicação de que seus estoques estão em níveis mais baixos em relação a determinados itens ou materiais de uso interno, por exemplo. Dessa forma, você terá menos preocupações sobre as reposições necessárias e a boa continuidade de suas atividades.

Integre os colaboradores de sua cadeia logística

Se toda a equipe tiver acesso aos dados da empresa e de sua devida sequência produtiva — até que os produtos estejam com os clientes —, além das informações de pós-venda, você conseguirá montar e colocar em prática estratégias bem melhores. Quando os funcionários agem como uma verdadeira equipe, pode-se realizar um plano de ações mais condensado e integral. Por isso, planeje suas operações pensando em alinhar ao máximo os diversos setores de sua PME!

Agora nos conte: como andam os processos logísticos da sua empresa? Você acha que pode melhorar sua cadeia de suprimentos em algum aspecto? Compartilhe suas experiências e sugestões conosco!

Conheça o eGestor, um software online de gestão de micro e pequenas empresas.

Escrito por eGestor
O eGestor é um software online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: https://www.egestor.com.br