fbpx

Supply chain: Entenda o que é e como funciona

Numa abordagem literal, o supply chain nada mais é que a tradução de cadeia de suprimentos. Consiste num processo complexo que se inicia na produção da matéria prima e termina na entrega do produto manufaturado ao consumidor. Logo, fica claramente identificado um tema ligado intimamente à indústria.

O supply chain não é, entretanto, uma preocupação exclusiva do fabricante. Ao contrário, permeia todas as atividades econômicas integradas nesse processo. O produtor da matéria-prima está integrado nesse processo desde o momento em que é definido o negócio a ser explorado.

No caso da agricultura, por exemplo, há uma série de questões operacionais e estratégicas, como escolha dos grãos, quantidade a ser produzida, armazenagem e escoamento. Trata-se de um processo que requer uma gestão inteligente, de modo a maximizar os resultados. Entram nessa conta fatores como a quantidade a ser produzida, o custo de produção, o custo do transporte e impostos.

O que é Supply Chain

Supply chain, em português, cadeia de suprimentos, é um conjunto de operações e planejamento que envolvem o produto, desde sua fabricação até a distribuição.

Ou seja, ele vai além da logística de entrega e produção. Estão envolvidas atividades da fabricação, como compra de matérias primas, armazenamento e transporte, toda a parte de logística, como embalagem, até a venda e a distribuição.

Portanto, de certa forma, toda empresa participa do processo de supply chain. Mesmo que a empresa não tenha diretamente um canal de produção, ela pode participar da cadeia de suprimentos de outra.

Qual a diferença entre Supply Chain Management e logística?

Cadeia de valor, cadeia de suprimentos e logística são termos cujo significados são muito parecidos. E por isso, muitas vezes causam confusão em quem os escuta.

Supply Chain é a cadeia de suprimentos. A logística é todo o processo que compreende da compra da matéria prima à entrega do produto ao consumidor final. Assim, ela abrange transporte, armazenagem, produção, estoque e distribuição.

Na origem, o conceito de logística está ligado às guerras, ao processo estratégico e operacional cuja finalidade é abastecer as tropas com armas, alimentos, medicamentos e agasalhos.

A logística, porém, está também relacionada a eventos, sendo um processo que tem como atribuição garantir que tudo seja entregue e funcione dentro da programação. O conceito se expande na medida em que os serviços de entrega a domicílio vão se tornando mais comuns e se ampliam para o recolhimento de materiais recicláveis, mas também de mercadorias com defeito para a efetuar as trocas.

Já o Supply Chain Management traz um aprimoramento das estratégias dentro da empresa. Dessa forma, ele alcança, analisa e entende processos diferentes da logística.

Portanto, mais importante que definir o que é cada elemento desse complexo, que sempre termina no que se chama de “entrega” ao cliente, ao consumidor, é o entendimento de como se dá esse processo, de como ele impacta nos resultados e na satisfação das partes envolvidas. Mais importante ainda é procurar entender de que forma ele pode ser otimizado e levado ao máximo de eficiência e eficácia.

Quais as vantagens da Supply Chain?

Basicamente, todo método de controle traz algum benefício para o negócio, com o supply chain não seria diferente. Confirma algumas vantagens do método:

Redução de custos

O supply chain consegue identificar diversas aberturas para correções. Com isso, o controle que essa cadeia traz, faz com que os processos sejam mais assertivos, diminuindo erros e consequentemente, os custos. Também, os gastos com armazenamento, uma vez que só é necessário manter o necessário em estoque.

Maior eficiência

Ter um processo de supply chain mais controlado e pensado, faz com que todo o processo de operações da empresa se torne mais eficiente. Saber o que fazer, quando fazer e como fazer, evita qualquer desgaste de processos e faz com se tenha uma produtividade maior.

Integração entre os setores

A gestão de dados que o supply chain permite faz com que haja uma integração maior entre os setores, no que se refere a aproximação de processos. Dessa forma a comunicação é feita de uma forma mais prática e eficiente, não deixando informações perdidas e a comunicação assertiva.

Maior competitividade

Uma ferramenta que demonstra como o supply chain pode ser necessário é a análise SWOT, onde se mede as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças do negócio. Assim, utilizando esses dados, se entende onde, na empresa, é possível melhorar e o que pode ser corrigido.

Aprimoramento dos serviços

Como o supply chain ajuda a solucionar possíveis problemas, é possível aperfeiçoar os serviços prestados através dele. Ou seja, empresas que analisam os indicadores e utilizam as ferramentas adequadas conseguem prestar um serviço melhor a sua clientela.

A importância da cadeia de suprimentos

O supply chain está presente na rotina do distribuidor. Dentro da cadeia de valor, que é a rede de processos contínuos e integrados cuja finalidade é fazer com que o produto chegue ao consumidor, o distribuidor precisa administrar uma série de variáveis, como: armazenagem, planejamento e logística de transporte, bem como gestão de estoque. Todos esses fatores, em todos os segmentos da cadeia de valor, vão determinar o custo e a qualidade do que será entregue ao consumidor final.

Em outras palavras, a cadeia de valor é a responsável pelo que será entregue ao consumidor. É responsável por gerar valor para todos os envolvidos na cadeia, seja através da redução dos custos, possibilitando a redução do preço, seja através da pontualidade e da qualidade da entrega, fatores que são responsáveis diretos pela satisfação e lucratividade de todas as partes envolvidas.

Apenas para ficar mais clara essa questão, o que acontece quando um varejista fica sem determinado produto com grande procura na prateleira? Para o varejista, isso significa perder vendas, com consequente perda de lucratividade. Para o fabricante, por sua vez, isso significará criar oportunidades para os concorrentes verem consumidores fiéis experimentarem outro produto. Tudo isso são valores que entram no cálculo da importância de uma correta gestão de toda essa cadeia.

Uma abordagem mais ampla

Essa abordagem mais ampla, sofisticada e dirigida às soluções leva à abordagem dos recursos gerenciais e tecnológicos disponíveis e aplicáveis à gestão da logística e da cadeia de suprimentos. Dentro do âmbito de uma organização empresarial, fiquemos aqui no terreno industrial, que é um elo entre diversos atores econômicos e integrantes da cadeia de valor. A gestão desse processo é uma variável de alta importância estratégica, razão pela qual deve ser abordada como tal.

Em se tratando de questões estratégicas, todos concordam que a informação seja ela a mais simples ou a mais complexa, é a base de todas as decisões. Seja na guerra, seja no âmbito governamental, seja na indústria. Sendo assim, cada aspecto deve ser cuidado sob o enfoque estratégico. Uma indústria de sucos, por exemplo, é abastecida por diversos fornecedores. Fazem parte desse mix, por exemplo, os produtores de frutas e os de embalagem, exceto que a própria indústria fabrique suas embalagens. Mas isso implicaria em novos fornecedores de outros tipos de matérias primas.

Ficando no primeiro exemplo, em que essa indústria compra embalagens de outro fabricante, a primeira preocupação é estabelecer uma rede de fornecedores ampla e confiável. É preciso estabelecer políticas para momentos de escassez, quando, invariavelmente, haverá um encarecimento da matéria prima. O que não deve ocorrer é a dependência de um único ou poucos fornecedores, o que deixa a empresa numa situação vulnerável.

Estoque, armazenagem e transporte

Outro aspecto a ser trabalhado é a relação entre custo de estoque e armazenagem x garantia de abastecimento. Manter um estoque pequeno, com alta rotatividade, é o ideal para não comprometer a liquidez da empresa. Mas outros fatores precisam ser levados em consideração. A empresa precisa atender aos pedidos, que é condição para sua sobrevivência no mercado. Logo, não se pode adotar uma política em que se arrisque a ficar sem os suprimentos. Percebe-se, mais uma vez, a importância da gestão da cadeia de suprimentos. Um erro no planejamento pode paralisar a produção.

Essa questão do tamanho do estoque e do custo da armazenagem, sobretudo com instalações, mão de obra, estrutura e segurança está contemplada em toda a cadeia de valor. Cada integrante da cadeia de valor precisa gerenciar cada um desses aspectos, de modo a não romper com a normalidade e provocar problemas de desabastecimento. Outro ponto relacionado à logística é o transporte. Esse fator é uma variável que impacta fortemente o custo das empresas, mas esse custo pode ser maior ou menor de acordo com a qualidade da gestão desse processo.

Fatores como escolher entre ter veículos de transporte próprios e terceirizar, ou mesmo adotar uma solução híbrida, devem ser fruto de um processo penoso de planejamento. Estabelecer rotinas e rotas de distribuição também é algo que deve obedecer a um rigoroso planejamento. O ideal é que um veículo de transporte saia cheio e atenda ao máximo de clientes dentro de um mínimo espaço geográfico. Se isso ocorrer, a utilização da frota é otimizada, o tempo é otimizado e o custo com manutenção, combustível e até mão de obra é reduzido.

Produção e Marketing

No centro de todo esse processo está a produção, que é o ponto mais crítico. Este ponto é influenciado por diversos fatores: fluxo adequado de suprimentos, pela qualidade da mão de obra, pela atualização dos componentes tecnológicos e dos bens de produção.A produção precisa funcionar como um relógio e isso inclui estar o setor preparado para as oscilações de demanda e sazonalidade.

O importante é que fique clara a interdependência de uma série de decisões e rotinas para que o processo tenha sua integridade preservada. Pode-se até dizer que o supply chain é o conjunto de variáveis vitais para que não se rompa a cadeia de valor.Quando se fala em cadeia de valor, entra em campo outra variável importante dentro desse processo de negócios, que é o marketing.

O marketing é a disciplina responsável por mapear o mercado, identificar as oportunidades e os riscos, elaborar estimativas de vendas e, consequentemente, influenciar no volume da produção e na estrutura necessária para que ela ocorra dentro de cenários diferentes do atual.

São valores estratégicos que se cruzam e, consequentemente, estão profundamente ligados à informação como matéria prima das decisões. É importante que profissionais de todas essas áreas percebam a importância dessa integração de disciplinas. Trata-se de visão sistêmica, que é o entendimento da interdependência das diversas disciplinas. É vital, hoje, em ambientes empresariais complexos, que o bom profissional de gestão tenha essa visão sistêmica, porque toda decisão impacta em todo o restante da organização.

A importância da tecnologia da informação

Esse é o ponto para onde converge tudo que foi abordado acima. A tecnologia da informação é um valor inseparável do supply chain. Falamos de integração, visão sistêmica e necessidade de controle. Há dois aspectos que entram em pauta: inteligência corporativa e visão única do sistema.

Como é possível integrar todos os gestores de uma empresa complexa como uma indústria se eles não têm a mesma visão do que está acontecendo? A tecnologia da informação oferece a oportunidade de todos terem a mesma visão através de um sistema integrado de gestão. O gestor de marketing, o de vendas, o de logística, o de compra e o de produção têm acesso aos mesmos relatórios.

Um pedido de compra é recebido pelo vendedor e cadastrado no sistema. Toda a cadeia terá acesso em tempo real a essa informação. Há um problema com o fornecimento de matéria prima. O comprador registra que faltará aquela matéria-prima durante um período. A produção recebe essa informação e percebe que, de acordo com o fluxo da demanda, faltará produto em uma semana. A empresa suspende as vendas daquele produto de modo a não prometer aquilo que não poderá entregar.

O que é a inteligência corporativa se não a capacidade de tomar decisões rápidas e corretas? No momento em que o histórico de acontecimentos constrói um mix de relatórios inteligentes, é possível que, com base nessa informação, se faça todo o planejamento da cadeia de suprimentos. Fazendo isso, ocorre uma melhora na gestão do estoque, favorecendo também a gestão do transporte.

Supply Chain Management, um passo mais à frente

Um mundo mais tecnológico na área da gestão e otimização de resultados tem se expandido para romper aos poucos os limites organizacionais. O Supply Chain Management é um conceito do final do século passado, que ainda vem sendo digerido pelas empresas. Mas, este conceito deve ser visto, antes de qualquer coisa, como um elemento de aprimoramento de alianças estratégicas.

Assim, o compartilhamento de informações e atualizações em tempo real chegou até a cadeia de suprimentos. E isso só é facilitado pelo desenvolvimento de novas tecnologias.

Então, nesse novo mundo, quem está na cadeia de suprimentos acaba integrado e se auxiliando, trocando informações e fazendo esforços com o mesmo intuito. Esse intuito, normalmente, gira em torno de otimizar a operação. Assim, as empresas compartilham processos indispensáveis na cadeia de suprimentos e de logística, com base na tecnologia.

O resultado a ser alcançado é redução nos custos e ganho de vantagens competitivas. É importante estar atento que esse processo passa necessariamente pelo desenvolvimento de relações de confiança e excelentes práticas de governança.

Ou seja, trata-se de um passo enorme a ser dado dentro da espiral da visão estratégica, porque requer que a organização amplie sua visão para além da competição tradicional, onde os concorrentes são os antagonistas e todos os esforços estão ligados a oferecer melhores produtos, com melhores serviços, a melhores preços, com excelência na entrega e outros fatores ligados à logística.

Essa nova visão está pautada nas alianças estratégicas para que empresas de diferentes segmentos, mas integradas pelo fenômeno da cadeia de valor, compartilhem informações e decisões de modo a beneficiar cada uma delas, com aumento de eficiência, redução de custos e uma ótima injeção de liquidez, alívio no fluxo de caixa e lucro.

Banner-conversao-eGestor-blog
Início 9 Sistema de Gestão 9 Controle de Estoque 9 Supply chain: Entenda o que é e como funciona
Escrito em: 09/05/22
<a href="https://blog.egestor.com.br/author/pedro-henrique-escobar/" target="_self">Pedro Henrique Escobar</a>

Pedro Henrique Escobar

Pedro Henrique Escobar é formado em Administração e gerente de marketing no eGestor. O eGestor é uma ferramenta online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: eGestor.

Comentários:

Compartilhe seu comentário, dúvida ou sugestão!

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar…

Guia do MEI: Tudo sobre o MEI – Blog do eGestor

O MEI (Microempreendedor Individual) é um tipo de empresa voltado para formalização de profissionais autônomos. O custo para abrir um MEI é zero. Os impostos pagos pelo MEI são o ICMS, pela venda de mercadorias, o ISS, por prestação de...

Controle de Estoque: Como fazer um controle profissional

Porque o controle de estoque é tão importante para a empresa? O estoque é o principal ativo de uma empresa, sendo a forma mais importante de fazer dinheiro. Por isso, ter total atenção a gestão do estoque é de extrema importância. Se a...

Controle financeiro empresarial: Como fazer passo a passo

Passo a passo para fazer o controle financeiro da sua empresa Faça o controle do fluxo de caixa Separe custos e receitas Planejamento de recebimentos e pagamentos Registre todas as operações financeiras Tenha um orçamento bem estruturado...

Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFS-e): o que é e quem emite

A NFS-e, ou Nota Fiscal de Serviço Eletrônica, é um dos tipos de notas fiscais que existe juntamente com a nota fiscal, a nota fiscal do consumidor e o conhecimento de transporte. Elas são úteis para empresas que tem como uma das funções...

ERP: O que é e vantagens [GUIA COMPLETO]

Teste Grátis A administração de uma empresa acontece diariamente, com processos e controle que devem ser feitos a todo momento. Esses processos são o que mantém a empresa funcionando, e esse controle é o que mantém as contas em dia e os...

Gestão empresarial: guia definitivo para o sucesso do seu negócio

Toda empresa precisa ter um objetivo, uma missão maior que guie todas as suas atividades. Independente de qual for esse objetivo, ele tem tudo a ver com a gestão empresarial. Isso porque é através de uma gestão empresarial competente e...

Fluxo de Caixa: Guia de como fazer o da sua empresa

O que é o fluxo de caixa?O fluxo de caixa é o controle de todos os valores que entram e saem do financeiro da empresa. Qual o objetivo do fluxo de caixa?O objetivo do fluxo de caixa é garantir a saúde financeira do negócio, assegurando...

NFC-e (Nota fiscal de consumidor eletrônica) [Atualizado]

Emitir NFC-e Todo produto ou serviço vendido, deve ter sua comprovação fiscal e um dos meios de atestar essa transação é a nota fiscal. Afinal, ela dá segurança tanto à empresa que vende o produto, quanto ao consumidor que o compra....

Faturamento: O que é, como calcular e aumentar o seu

Porque o faturamento é tão importante para a empresa? Porque ele é o valor, em dinheiro, que a empresa recebeu em um período. Assim, ele demonstra se o resultado foi satisfatório ou não. Com o acompanhamento se tem uma melhor ideia da...

Nota fiscal eletrônica: tudo o que você deve saber [ATUALIZADO]

A Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) é um documento cuja função é atestar a venda de um produto ou a prestação de um serviço. Ela foi desenvolvida com o objetivo de substituir alguns sistemas de impressão de documentos fiscais em papel. Assim...