fbpx

Editora: Veja o passo a passo para montar uma

A leitura é essencial para a construção do pensamento de cada indivíduo. Assim, montar uma editora não é para qualquer um, para quem tem vontade de atuar nesse ramo, precisa ter paciência, e saber lidar com as dificuldades que podem surgir no dia a dia. Então, se você pretende abrir seu próprio negócio, confira algumas dicas que podem lhe ajudar na idealização desse sonho.

Mercado de editoras

Seu desejo é montar uma editora, mas antes de botar a mão na massa, você necessita traçar um objetivo. Você trabalhará com livros ou revistas? O mercado de editoras no Brasil é muito competitivo, por isso não há tempo para erros, tudo precisa ser feito de maneira clara.

As pessoas estão atrás de novidades, ninguém quer ‘mais do mesmo’, todos procuram histórias que inspiram suas vidas. O fundamental é que você pesquise bastante, veja o que as outras editoras concorrentes publicam, quais são os segmentos que mais fascinam os leitores, o que é interessante para eles. Enfim, só entre no negócio se realmente estiver disposto a fazer a diferença!

Espaço

A sua editora contará com um espaço físico ou virtual? Muitas pessoas preferem investir no espaço virtual, principalmente àquelas que estão começando no ramo, pelo fato de ser mais barata, evitando gastos com impressão e distribuição.

Os e-books e revistas digitais ganharam muita notoriedade, principalmente pela facilidade em que os leitores têm de acessá-los, porém, essa opção só deve ser implementada se seu público fizer parte do ambiente digital. Caso contrário, será apenas perda de tempo.

Localização da sua editora

Se você tiver dinheiro o suficiente para alugar ou comprar um local para sua editora, saiba que ela deve estar bem localizada, que seja de fácil acesso aos leitores. Ou seja, ela preferencialmente deve estar perto do centro da cidade ou em ruas movimentadas, que tenha serviços de transporte coletivo, como ônibus e metrôs. É bom que a editora tenha um estacionamento como opção para aqueles que têm carro.

O importante é investir em um ambiente agradável, que faça com que seu público se sinta bem ao chegar. Mas, a localização física dependerá do seu orçamento, de nada adianta ter um estabelecimento presencial, se não houver um mínimo de recurso para mantê-lo por muito tempo. Você precisa pagar contas de luz, internet, água, etc.

Tenha em mente que você deverá contar com alguns equipamentos básicos para manter o funcionamento da sua editoria física, como mesas, cadeiras, escrivaninhas, telefones, computadores e impressoras.

Como montar uma editora

Regularização

Agora que você já definiu que abrirá uma empresa, você deve legalizá-la. Uma editora não se abre ‘sozinha’, e muito menos sem burocracia. Para isso, contrate um contador, que irá lhe auxiliar em todo o processo de documentação. Faça o registro nos seguintes órgãos: Secretaria da Receita Federal, Secretaria da Fazenda, Prefeitura do Município para obter o alvará de funcionamento do local.

É importante que você esteja atento às principais leis desse ramo de atuação, como a Lei da Imprensa e a Lei dos Direitos Autorais.

Editora pode ser MEI?

Sim, uma editora com CNAE 5811-5/00 – Edição de livros, pode ser MEI.

💡 Você também pode gostar: Como abrir uma prestadora de serviços

Funcionários da editora

Como em qualquer empresa, você precisará contratar funcionários para sua editora, não dá para fazer tudo sozinho, é necessário dividir as tarefas. Você precisará de mais de um jornalista para manter a variedade de estilos, revisores de texto, diagramadores, ilustradores, que podem ser temporários ou fixos. Como gestor, é sua obrigação verificar se os profissionais como os jornalistas possuem registro no Ministério do Trabalho. Tudo deve ser regularizado!

Impressão

Com muitas gráficas no mercado, fica difícil escolher uma. A escolha da gráfica pode ser feita por você, ou por um funcionário, um produtor gráfico, mas isso dependerá do dinheiro que você estiver disponível no momento.

Tenha muito cuidado na escolha, só mande seu material para aquela que tenha maior qualidade e eficiência, que saiba cumprir os prazos. O dinheiro é apertado no início, mas não se deixe influenciar pelos preços, pois você pode ter prejuízos.

Depois de impressos, os materiais precisam ser encadernados, para dar forma ao seu produto, seja livro ou revista, é necessário definir como será feito, se as páginas serão dobradas, coladas, como deverá ser a capa (normal ou a capa dura).

Comece com pequenas tiragens, mesmo que o projeto editorial seja muito bom, é importante você avaliar primeiro como será a resposta do público, não adianta colocar grandes tiragens, se não houver compradores. É normal ficar empolgado, mas mantenha a calma e seja sensato. Lembre-se: você está apenas começando sua editora, não pode colocar tudo a perder.

Como montar uma editora

Distribuição

O momento mais aguardado: a distribuição dos produtos. Esta etapa deve ser bem pensada e planejada, faça parcerias com bancas de revistas e livrarias já conceituadas, veja quais são os tipos de público que elas trabalham, quem compram. Negocie como será feita a comercialização do produto, qual será a forma de pagamento, etc.

Divulgação da editora

O produto pode até ser interessante, mas sem uma boa divulgação, dificilmente chegará às mãos de quem você deseja. Participe de feiras, entrevistas, eventos, publique seu material nas redes sociais, faça com que as pessoas se interessem e adquiram a sua revista ou livro.

Finanças

Com o aumento da produção de materiais e vendas, vai ficar difícil dar conta de todas as finanças, ainda mais para quem não está familiarizado com o assunto. Com o advento da tecnologia, seus produtos contam com notas fiscais eletrônicas emitidas diretamente por um software de gestão, o eGestor, que cuidará de todas as suas despesas e estoque. A plataforma ainda garante que você envie a nota fiscal através do e-mail.

Sem pressa

Como você deve ter percebido, não é nada fácil montar uma editora. O começo não pode ser como você esperava, mas o importante é seguir com comprometimento, responsabilidade e foco. Os lucros podem demorar a surgir, por isso, antes de abrir seu próprio negócio, guarde um dinheiro para se manter por um tempo, melhor prevenir qualquer problema.

Banner-conversao-eGestor-blog
Início 9 Empreendedorismo 9 Editora: Veja o passo a passo para montar uma
Escrito em: 15/02/22
<a href="https://blog.egestor.com.br/author/pedro-henrique-escobar/" target="_self">Pedro Henrique Escobar</a>

Pedro Henrique Escobar

Pedro Henrique Escobar é formado em Administração e gerente de marketing no eGestor. O eGestor é uma ferramenta online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: eGestor.

Comentários:

Compartilhe seu comentário, dúvida ou sugestão!

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar…

Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFS-e): o que é e quem emite

A NFS-e, ou Nota Fiscal de Serviço Eletrônica, é um dos tipos de notas fiscais que existe juntamente com a nota fiscal, a nota fiscal do consumidor e o conhecimento de transporte. Elas são úteis para empresas que tem como uma das funções...

NFC-e (Nota fiscal de consumidor eletrônica) [Atualizado]

Emitir NFC-e Todo produto ou serviço vendido, deve ter sua comprovação fiscal e um dos meios de atestar essa transação é a nota fiscal. Afinal, ela dá segurança tanto à empresa que vende o produto, quanto ao consumidor que o compra....

Nota fiscal eletrônica: tudo o que você deve saber [ATUALIZADO]

A Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) é um documento cuja função é atestar a venda de um produto ou a prestação de um serviço. Ela foi desenvolvida com o objetivo de substituir alguns sistemas de impressão de documentos fiscais em papel. Assim...

Faturamento: O que é, como calcular e aumentar o seu

Porque o faturamento é tão importante para a empresa? O faturamento é importante para a empresa porque ele é o valor, em dinheiro, que a empresa recebeu em um período. Assim, ele demonstra se o resultado foi satisfatório ou não. Com o...

Controle de Estoque: Como fazer um controle profissional

Porque o controle de estoque é tão importante para a empresa? O estoque é o principal ativo de uma empresa, sendo a forma mais importante de fazer dinheiro. Por isso, ter total atenção a gestão do estoque é de extrema importância. Se a...

Controle financeiro empresarial: Como fazer passo a passo

Passo a passo para fazer o controle financeiro da sua empresa Faça o controle do fluxo de caixa Separe custos e receitas Planejamento de recebimentos e pagamentos Registre todas as operações financeiras Tenha um orçamento bem estruturado...

Fluxo de Caixa: Guia de como fazer o da sua empresa

O que é o fluxo de caixa?O fluxo de caixa é o controle de todos os valores que entram e saem do financeiro da empresa. Qual o objetivo do fluxo de caixa?O objetivo do fluxo de caixa é garantir a saúde financeira do negócio, assegurando...

ERP: O que é e vantagens [GUIA COMPLETO]

Teste Grátis A administração de uma empresa acontece diariamente, com processos e controle que devem ser feitos a todo momento. Esses processos são o que mantém a empresa funcionando, e esse controle é o que mantém as contas em dia e os...

Gestão empresarial: guia definitivo para o sucesso do seu negócio

Toda empresa precisa ter um objetivo, uma missão maior que guie todas as suas atividades. Independente de qual for esse objetivo, ele tem tudo a ver com a gestão empresarial. Isso porque é através de uma gestão empresarial competente e...

Guia do MEI: Tudo sobre o MEI – Blog do eGestor

O MEI (Microempreendedor Individual) é um tipo de empresa voltado para formalização de profissionais autônomos. O custo para abrir um MEI é zero. Os impostos pagos pelo MEI são o ICMS, pela venda de mercadorias, o ISS, por prestação de...