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Abrir uma agência: ideias e criação [Passo a passo]

Agências são empresas prestadoras de serviços relacionados a gerenciar determinados assuntos de pessoas anônimas ou publicamente expostas. Dessa forma, existe uma grande variedade de agências, destinadas a diferentes serviços, que em sua maioria consistem em desenvolver atividades ligadas aos objetivos e propósitos da empresa. Assim, é possível realizar a conexão e fortalecer o relacionamento entre empresa e cliente.

Desse modo, se você deseja montar uma agência, independente do tipo, saiba que é um ramo que possui um grande público.

Portanto, desenvolvemos esse texto que apresenta os diferentes tipos de agência e o principal: o processo de como construir uma.

abrir uma agência

Passo a passo para abrir uma agência 

Se você deseja abrir uma agência, você precisa seguir alguns processos antecipadamente. Assim, será possível consolidar sua futura agência de uma forma segura e evitando o surgimento de possíveis transtornos.

Dessa forma, separamos um passo a passo que irá te auxiliar no seu processo de criação:

  • Realize um plano de negócios
  • Escolha seu segmento
  • Faça uma pesquisa de mercado
  • Crie e registre sua marca
  • Realize as partes burocráticas
  • Monte sua equipe

Realize um plano de negócio

O plano de negócio consiste no planejamento que irá definir todas as os fatores iniciais sobre seu negócio, contendo uma análise de campos que determinam as ações que a empresa irá tomar e valores que serão investidos nesse primeiro momento.  

Dessa forma, é de extrema importância que ele seja realizado da forma correta, evitando possíveis problemas relacionados a organização da sua empresa.

Assim, dentro do plano de negócio sua empresa irá trabalhar os seguintes fatores:

  • Sumário executivo
  • Pesquisa de mercado
  • Plano financeiro
  • Plano operacional
  • Plano de marketing

Defina seu segmento

Uma das partes primordiais para dar início a sua agência é realizar a escolha do segmento que você irá desenvolver. Assim, será mais fácil o desenvolvimento de estratégias específicas que se aplicam a sua modalidade.

Então, para definir seu segmento você deve realizar uma análise dos segmentos atuais de agências, juntamente de uma pesquisa minuciosa sobre as principais características que compõem os mesmos.

Dessa forma, para agregar a essa pesquisa você poderá levar em consideração campos que você já possui um maior conhecimento. Entretanto, se você deseja se jogar em um novo segmento, é necessário realizar uma boa pesquisa de mercado.

Para isso, devem ser analisados os seguintes fatores: 

  • Faça uma pesquisa de mercado;
  • Identifique seu público alvo;
  • Analise sua concorrência;
  • Veja se seu orçamento encaixa no segmento;

Faça uma pesquisa de mercado

A pesquisa de mercado consiste em avaliar o seu segmento alvo dentro do mercado, contendo uma análise das principais estratégias tomadas pelos seus concorrentes para alcançar seu público alvo.

Assim, você pode mensurar a viabilidade do seu negócio no mercado que está inserido, contendo a análise de vantagens e desvantagens, juntamente de partes que necessitam de um cuidado maior para resultar em um bom desenvolvimento.

Defina o público alvo

Primeiramente, para você fornecer um produto ou serviço é necessário que tenha pessoas que queiram adquiri-lo. Assim, é necessário que você realize a definição do seu público alvo.

O público alvo consiste na identificação de um determinado número de indivíduos que você irá voltar seus produtos ou serviços. Assim, é extremamente importante para sua empresa elaborar estratégias de alcance de consumidores.

Desse modo, para defini-lo é preciso realizar uma analise de mercado, observando as principais características dos consumidores, como, idade, sexo, gostos pessoais, etc..

Crie uma marca

A marca é uma das partes mais importantes no momento da criação de uma agência, tendo em vista que esse fator contribui diretamente para a imagem da empresa diante do público.

Assim, investir em um nome marcante pode ser a melhor forma de fazer sua marca ser vista e lembrada por todos. 

Para isso, um outro fator que irá agregar a imagem da sua empresa é um bom layout juntamente de um design único.

Dessa forma, a partir da criação da sua marca, surgem alguns processos a seguir, dentre eles estão: 

  • Crie um nome 
  • Defina o seu principal foco e público 
  • Desenvolva uma logo

Registre sua marca

Então, após você criar sua marca, deve ser realizado o registro da mesma, do qual irá garantir a exclusividade de utilização, impedindo que seja utilizado por terceiros.

Dessa forma, o titular da marca poderá usufruir de todos os benefícios que o registro de marca oferece, evitando que ocorra futuros problemas que impeçam sua utilização.

Dessa forma, para realizar o processo de registro de marca, basta você realizar o login no site do INPI e seguir o passo a passo abaixo:

  • Fazer login
  • Pagar a Guia de Recolhimento da União
  • Peticionar
  • Acompanhar o serviço
  • Tomar conhecimento da decisão 
  • Pagar nova Guia de Recolhimento da União
  • Obter o certificado

Realize as partes burocráticas

Primeiramente, como toda a empresa, para realizar a criação de uma agência é necessário realizar toda a efetivação de partes burocráticas que serão essenciais para o funcionamento da sua empresa.

Dessa forma, existem diversos processos que podem variar de empresa para a empresa, mas que normalmente são constituídos pelos seguintes passos:

  • Realize o registro na junta comercial
  • Crie um CNPJ
  • Defina o formato e objetivos da sua empresa
  • Tire o alvará de funcionamento

Atenção, é de extrema importância que sejam realizadas as devidas burocracias para evitar possíveis transtornos futuros no funcionamento da sua empresa. Assim, será garantido o seu desenvolvimento e sua regularização.

Monte sua equipe

Então, agora que você já realizou todo esse processo, basta construir uma equipe que esteja alinhada com as suas expectativas e com as metas que sua agência deseja alcançar.

Para isso, basta você elaborar processos seletivos que lhe darão a oportunidade de conhecer sua potencial equipe e talvez alinhar alguns pontos. Assim, tornando um ambiente mais produtivo e funcional.

Ideias de agências

Atualmente, existe uma grande variedade de segmentos de agências que podem te inspirar a criar a sua.

Dessa forma, separamos algumas opções que podem despertar seu interesse e sanar suas dúvidas sobre cada uma.

Agência de publicidade e propaganda

Uma agência de publicidade e propaganda possui como seu principal objetivo fornecer conteúdos para empresas, através de diferentes canais. Assim, não é necessário que a própria empresa realize o desenvolvimento desse conteúdo. 

Dessa forma, é possível que uma empresa realize a contratação dessas agências com o intuito de facilitar a rotina de produção de conteúdos e gerenciamento de marca. 

Portanto, a marca é melhor representada e é levada a novos lugares de reconhecimento.

Quais os benefícios de uma agência?

Primeiramente, desenvolver uma agência pode trazer muitos benefícios, devido a grande quantidade de buscas, independente do segmento.

Dessa forma, como dito anteriormente, um benefício é que independente do seu segmento você irá alcançar um grande público. Isso se deve a constante procura por agências para diferentes tipos de serviços, que auxiliem nas atividades das empresas.

Portanto, a seguir segue a listagem dos benefícios que a criação de uma agência pode trazer.

  • Aumentar a visibilidade de marcas;
  • Fortalecer imagem no mercado;
  • Qualidade de conteúdo;
  • Fornecer serviços administrativos;
  • Coordenar carreiras profissionais;

Agências de relações públicas 

As agências de relações públicas tem como seu principal objetivo preservar a imagem de uma determinada marca, garantindo que suas ações alcancem de forma positiva o seu público alvo.

Assim, toda comunicação interna e externa é realizada pelas relações públicas, evitando possíveis problemas que sujem a imagem da pessoa física ou empresa. 

Entretanto, além de preservar a imagem de marca, as agências de relações públicas podem realizar as seguintes atividades:

  • Pesquisa;
  • Planejamento;
  • Coordenação;
  • Produção de conteúdos;

Agência de viagens e turismo

Primeiramente, agências de viagens e turismo consistem em empresas contratadas para gerenciar todas as ações que vão garantir que ocorra uma viagem tranquila e proveitosa.

Dessa forma, as agências de viagem e turismo ficam responsáveis por organizar alguns fatores, como, opções de voo, opções de hotéis, contratação de meios de transporte e pacotes de turismo que possibilitem que os turistas conheçam mais lugares.

Portanto, um dos principais objetivos das agências de viagens é levar comodidade ao cliente, tornando sua viagem mais satisfatória.  

Agência de marketing digital

Uma agência de marketing digital consiste em uma organização feita para conectar os produtos oferecidos com o público alvo da empresa.

Dessa forma, essas agências montam estratégias específicas para atingir novos clientes e tornar seu produto cada vez mais famoso entre seu público alvo.

Portanto, um dos principais benefícios de obter uma agência de marketing é poder atingir uma grande variedade de segmentos, tendo em vista que o marketing é uma das partes essenciais de obter uma empresa de sucesso. 

Dentre as estratégias estão:

  • Promover marcas 
  • Estratégias de divulgação
  • Design gráfico 
  • E-mail marketing
  • Criação de landing pages
  • Inbound marketing
  • Gestão de redes sociais 
  • Criação e gerenciamento de sites

Agência de conteúdo

As agências de conteúdo como o nome já diz possui o objetivo de produzir conteúdo para uma determinada pessoa ou marca. 

Assim, empresas contratam essas agências com o objetivo de facilitar a produção de  conteúdos, auxiliando na redução de demanda de tarefas e investindo em uma profissionalização de conteúdos.

Dessa forma, um dos benefícios de uma agência de conteúdo é levar valor a imagem da empresa, atraindo mais clientes interessados em consumir seus produtos ou serviços.

Exemplos de conteúdos produzidos por agências de conteúdo:

  • Textos (redações, artigos, descrições)
  • Imagens (posts, stories, design)
  • Vídeos (anúncios, reels, propagandas)
  • Áudios

Agência de audiovisual 

As agências de áudio visual consistem em empresas que realizam a produção de conteúdos que serão gravados para determinados objetivos. Um bom exemplo é a produção de anúncios para empresas que desejam ampliar os horizontes da marca, atraindo uma maior taxa de consumidores.

Assim, segue alguns exemplos de conteúdos produzidos por agência de audiovisual:

  • Filmes
  • Documentários
  • Videoclipe
  • Animação
  • Anúncios
  • Propagandas

Assim, essas agências contribuem para ampliar a qualidade de conteúdo de áudio e vídeo compartilhado pela empresa.

Portanto, na maioria das vezes são responsáveis por toda a estrutura do projeto, como:

  • Roteiro
  • Produção
  • Diretor 
  • Pós produção
  • Editor 

Editora

As editoras têm como objetivo coordenar e orientar publicações de obras literárias, realizando uma sequência de operações com intuito de aprimorar um determinado trabalho.

Assim, escritores procuram editoras com o intuito de aperfeiçoar uma história ou texto que foi desenvolvido.

Para isso, é necessário que você realize uma pesquisa precisa de quais segmentos literários que mais atraem a atenção do público. 

Dessa forma, um dos principais funções de uma editora são:

  • Organizar e corrigir;
  • Diagramar;
  • Análise de material;

Agência bancária

As agências bancárias consistem no local que intuições financeiras fornecem diversos serviços que auxiliam na organização financeira de clientes. Assim, podendo ser encontradas de forma física ou totalmente digital.

Dessa forma, os clientes podem comparecer à agência para realizar os seguintes serviços:

  • Cartão de crédito e débito
  • Transferências bancárias
  • Investimentos
  • Empréstimos
  • Pagar contas
  • Saques
  • Seguro (vida, automovel, carro e casa)

As pessoas também perguntam

Qual a diferença entre agência e produtora?

A agência possui o objetivo de gerenciar determinados assuntos de cada empresa.
Por outro lado, um produto possui a funcionalidade de produzir diversos tipos de materiais para uma variedade de segmentos.

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Escrito em: 26/12/23
<a href="https://blog.egestor.com.br/author/pedro-henrique-escobar/" target="_self">Pedro Henrique Escobar</a>

Pedro Henrique Escobar

Pedro Henrique Escobar é formado em Administração e gerente de marketing no eGestor. O eGestor é uma ferramenta online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: eGestor.

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