fbpx

Dedetizadora: Veja o passo a passo para montar uma

Seria impossível viver num mundo em que não tivéssemos controle sobre as pragas e os insetos. O serviço oferecido pelas dedetizadoras é importante para o bem-estar da sociedade e até mesmo para a saúde. Dessa forma, visto que sempre haverá necessidade de tais empresas, o investimento em dedetização pode ser uma boa maneira de lucrar muito.

Conheça um pouco mais sobre a área e descubra tudo o que é fundamental para abrir sua empresa de dedetização.

Setor do mercado

O negócio tende a crescer nos próximos anos, dado o desenvolvimento do setor. A informação sobre o serviço colabora para o aumento do número de contratações das empresas, bem como a criação de novas tecnologias. Muitas pessoas tentam resolver por si mesmas o problema dos insetos, mas, evidentemente, não têm a mesma eficiência de uma empresa especializada.

Um empreendimento desse setor pode atender a residências, empresas, prédios, galpões, escolas, hospitais, construções, entre muitos outros ambientes. Por isso, o crescimento do segmento no mercado segue o ritmo do crescimento das cidades. São muitas opções para dedetizadoras, mesmo para pessoas que não possuem muito dinheiro para iniciar uma empresa.

dedetizadora

Burocracia e legislação de uma dedetizadora

Antes de obter a liberação para atuar, você deve decidir quais categorias sua empresa cobrirá. Os serviços podem ser de, por exemplo, desratização e desinsetização. Nesse último, você tem uma área maior de abrangência, pois poderá eliminar insetos de uma maneira geral. Outras dedetizadoras fazem o serviço de descupinização, controlam abelhas, morcegos e outras pragas e animais peçonhentos.

A empresa deve respeitar as normas de proteção para realizar o trabalho. Por isso, é preciso de uma licença da Secretaria Ambiental do Município ou do Estado. Isso sem mencionar a exigência do Ministério do Trabalho no que diz respeito à proteção individual na hora do serviço.

Procure se aprofundar na legislação específica do seu setor. Existem leis exclusivas para seu negócio, já que a empresa trabalha com produtos químicos potencialmente perigosos para os humanos. Portanto, verifique as leis municipais, estaduais e federais.

Após isso, dê início a abertura da dedetizadora através da burocracia tradicional. Você precisará fazer registros na Junta Comercial, Secretaria da Receita Federal, Secretaria da Fazenda, no Sindicato Patronal, na Secretaria Municipal da Saúde, na Prefeitura do Município e no INSS, se você não possui CNPJ.

Além disso, o dono do estabelecimento deve ir até a prefeitura para saber quais são as exigências legais para as instalações da empresa. O Alvará de Funcionamento é obtido após a checagem do local. Por último, você deve ir ao PROCON para regularizar seu produto ao Código de Defesa do Consumidor. Lembre-se de que a Secretaria da Saúde da Prefeitura fiscalizará periodicamente a sua empresa.

💡 Você também pode gostar: Como abrir uma prestadora de serviços

Corpo de funcionários de uma dedetizadora

Você contratará de acordo com o tamanho da empresa que está abrindo. No entanto, é preciso saber que uma empresa de pequeno porte deve ter, em média, cinco funcionários. Eles realizarão ações administrativas e operacionais. Os cargos principais para a empresa são: agente dedetizador, assistente de vendas, químico responsável, auxiliar administrativo e faxineira.

Na hora da contratação, certifique-se de que cada funcionário é habilitado. Os vendedores devem ser eficientes, e os outros trabalhadores precisam ser capacitados. Todos devem trabalhar de forma cooperativa, para que a empresa consiga fidelizar muitos clientes. Além de conhecimentos técnicos, um corpo de funcionário eficiente está comprometido com o sucesso do negócio.

Lembre-se de que você não poderá contratar menores de idade, nem se forem aprendizes. Isso porque a empresa trabalhará com materiais químicos. Invista na capacitação dos seus trabalhadores, pois isso se torna um diferencial para seu negócio.

Dê uma atenção especial para o atendimento aos clientes. Ademais, empresas hoje em dia precisam gastar muita energia e tempo na obtenção de novos. O custo disso é bastante alto. A melhor forma de prosseguir é ter pessoas especializadas e experientes no tratamento do consumidor.

dedetizadora

Equipamento, instalação e investimento

Os equipamentos essenciais para uma dedetizadora são: pulverizadores manuais (para os inseticidas líquidos), termonebulizadores, polvilhadeira, seringas, iscas, porta-iscas e armadilhas luminosas. Além disso, há os materiais de proteção, como máscara, óculos e luvas.

Em relação ao escritório, você deverá adquirir computadores, mesas, impressoras e telefone. Você precisa de móveis tanto para esse ambiente, como para o almoxarifado. Em seguida, adquira o material para expediente.

Na hora de encontrar fornecedores, opte pelos produtos de qualidade. Não adianta tentar economizar, pois, no caso das empresas, o barato sempre sai caro. Bons produtos têm uma vida útil mais longa e melhoram a qualidade do seu serviço.

Em relação à localização da empresa, escolha um lugar seguro e parcialmente movimentado. As ruas devem ser boas para a locomoção. Tudo depende do porte da sua empresa, mas em média você precisará investir entre R$ 80 mil e R$ 30 mil.

Administração

Não são apenas seus funcionários que precisam de capacitação. No mercado atual, é imprescindível que o empresário sempre melhore seus conhecimentos. Invista em cursos da área para poder superar sua concorrência. Com um curso de administração voltado para o tamanho da sua empresa, você aprende técnicas administrativas essenciais para a expansão do negócio.

Comece pesquisando sobre o trabalho e o setor na internet, onde você encontrará muito conteúdo.

Na hora de gerir, conte com um software de gestão. Por ter que realizar diversas ações no âmbito da empresa, nada melhor do que contar com uma plataforma para facilitar tudo. As tarefas relacionadas ao financeiro, às vendas, à emissão de nota fiscal e ao controle de estoque podem ser realizadas numa única plataforma.

Recomendamos o eGestor, por conter tudo o que uma empresa de dedetização necessita para crescer. Você ganha em tempo e dinheiro, podendo focar no que realmente importa. Além de a produtividade aumentar, você tem um maior controle sobre tudo o que acontece no negócio.

Dedetizadora pode ser MEI?

Não, uma dedetizadora com CNAE 8122-2/00 – Imunização e controle de pragas urbanas, não pode ser MEI.

Banner-conversao-eGestor-blog
Início 9 Empreendedorismo 9 Dedetizadora: Veja o passo a passo para montar uma
Escrito em: 07/02/22
<a href="https://blog.egestor.com.br/author/pedro-henrique-escobar/" target="_self">Pedro Henrique Escobar</a>

Pedro Henrique Escobar

Pedro Henrique Escobar é formado em Administração e gerente de marketing no eGestor. O eGestor é uma ferramenta online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: eGestor.

Comentários:

Compartilhe seu comentário, dúvida ou sugestão!

4 Comentários

  1. Marlos Costta

    Para abrir uma dedetizadora que só vai atuar no controle de insetos (desinsetização), vou precisar de um químico na minha empresa individual? Obrigado.

    Responder
    • Daniel Frias

      Marlos,

      Sim, qualquer empresa de Controle de Pragas Urbanas para emissão do Alvará Sanitário (ANVISA) precisa de um responsável técnico.

      Responder
  2. Danilo C. Fernandes

    Boa noite!
    Para abrir uma dedetizadora é necessário um escritório físico ou poderia ser um escritório virtual?

    no aguardo

    Responder
  3. anderson

    ola me chamo anderson e sou proprietário de uma dedetizadora venho aqui compartilhar com vocês que sou um companheiro de serviço e indicarei vocês a meus clientes que precisarem ai no seu bairro.

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar…

Controle de Estoque: Como fazer um controle profissional

Porque o controle de estoque é tão importante para a empresa? O estoque é o principal ativo de uma empresa, sendo a forma mais importante de fazer dinheiro. Por isso, ter total atenção a gestão do estoque é de extrema importância. Se a...

Gestão empresarial: guia definitivo para o sucesso do seu negócio

Toda empresa precisa ter um objetivo, uma missão maior que guie todas as suas atividades. Independente de qual for esse objetivo, ele tem tudo a ver com a gestão empresarial. Isso porque é através de uma gestão empresarial competente e...

Guia do MEI: Tudo sobre o MEI – Blog do eGestor

O MEI (Microempreendedor Individual) é um tipo de empresa voltado para formalização de profissionais autônomos. O custo para abrir um MEI é zero. Os impostos pagos pelo MEI são o ICMS, pela venda de mercadorias, o ISS, por prestação de...

Controle financeiro empresarial: Como fazer passo a passo

Passo a passo para fazer o controle financeiro da sua empresa Faça o controle do fluxo de caixa Separe custos e receitas Planejamento de recebimentos e pagamentos Registre todas as operações financeiras Tenha um orçamento bem estruturado...

Faturamento: O que é, como calcular e aumentar o seu

Porque o faturamento é tão importante para a empresa? Porque ele é o valor, em dinheiro, que a empresa recebeu em um período. Assim, ele demonstra se o resultado foi satisfatório ou não. Com o acompanhamento se tem uma melhor ideia da...

Nota fiscal eletrônica: tudo o que você deve saber [ATUALIZADO]

A Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) é um documento cuja função é atestar a venda de um produto ou a prestação de um serviço. Ela foi desenvolvida com o objetivo de substituir alguns sistemas de impressão de documentos fiscais em papel. Assim...

Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFS-e): o que é e quem emite

A NFS-e, ou Nota Fiscal de Serviço Eletrônica, é um dos tipos de notas fiscais que existe juntamente com a nota fiscal, a nota fiscal do consumidor e o conhecimento de transporte. Elas são úteis para empresas que tem como uma das funções...

ERP: O que é e vantagens [GUIA COMPLETO]

Teste Grátis A administração de uma empresa acontece diariamente, com processos e controle que devem ser feitos a todo momento. Esses processos são o que mantém a empresa funcionando, e esse controle é o que mantém as contas em dia e os...

NFC-e (Nota fiscal de consumidor eletrônica) [Atualizado]

Emitir NFC-e Todo produto ou serviço vendido, deve ter sua comprovação fiscal e um dos meios de atestar essa transação é a nota fiscal. Afinal, ela dá segurança tanto à empresa que vende o produto, quanto ao consumidor que o compra....

Fluxo de Caixa: Guia de como fazer o da sua empresa

O que é o fluxo de caixa?O fluxo de caixa é o controle de todos os valores que entram e saem do financeiro da empresa. Qual o objetivo do fluxo de caixa?O objetivo do fluxo de caixa é garantir a saúde financeira do negócio, assegurando...