fbpx

Fruteira: Entenda como montar em poucos passos

Ao procurar por saúde e bem-estar através muitas pessoas encontram nas fruteiras as soluções para seus problemas de saúde. E isso ocasiona o aumento do movimento nas frutarias. Outro ponto, é a escolha de trocar doces feitos com açúcar por frutas, que é muito recomendada por médicos e especialistas, gerando uma demanda que só tende a crescer.

Essas lojas oferecem ao público uma ampla variedade de frutas e assemelhados. Possibilitam a rapidez e praticidade na compra. Assim, o cliente não precisará buscar em outro lugar, pois tudo nesse setor está ali.

Montar uma fruteira requer um pouco de capital para investir, mas pode se mostrar um ótimo empreendimento. Dessa forma, reunimos uma lista com várias dicas para você saber como montar uma fruteira, vamos lá?

Diferença entre fruteira e hortifrúti

Essas duas possibilidades de negócio muitas vezes são confundidas por terem certa semelhança no que escolhem anunciar ao público. Mas, há uma diferença bem significativa entre elas.

Para começar, a fruteira, como o nome já diz, tem seu foco somente em frutas e produtos assemelhados. Entretanto, ela pode vender até mesmo saladas de frutas. Devido à ampla variedade de frutas ela se difere de uma quitanda, por exemplo. Essa, muitas vezes, também oferece produtos coloniais como queijo.

O hortifrúti se caracteriza por expor e vender diversos tipos de produtos e elementos vegetais. Além das frutas, também possui legumes, verduras, hortaliças e afins. Assim, como ele não tem um único foco, costuma ser um negócio de médio a grande porte.

Pesquisa de mercado de fruteiras

Já sabendo o básico sobre a fruteira, primeiro de tudo deve ser fazer uma pesquisa. Afinal, o principal é saber como anda essa demanda especificamente na região em que você quer procurar um local para a empresa.

Entender como funciona o comportamento do público no geral para saber quem são seus potenciais clientes ali, bem como concorrentes, ajuda a saber que estratégia adotar futuramente. Também se inclui o tamanho necessário para a fruteira, a economia local, os valores, e outros fatores.

Agora que você sabe as principais informações sobre pequisa de mercado, é interessante buscar mais informações. Dessa forma, você entende de uma maneira ainda melhor como é o mercado para seu tipo de negócio.

Pacote de Planilhas - Montar uma fruteira

Localização e estrutura da fruteira

É preciso analisar todos os aspectos de um lugar antes de escolhê-lo, tal como preço de possíveis aluguéis, estacionamento, uma região com demanda, concorrentes próximos, fluxo de pessoas, por exemplo.

Além disso, a estrutura da sua fruteira deve ser de tamanho suficiente para acomodar todos os produtos, caixas e depósitos. Também para permitir que os clientes possam passar livremente pelos corredores sem se tocarem, um local amplo e arejado é uma das primeiras opções a se procurar.

Organização da fruteira

A organização do seu negócio é um fator muito importante e deve ser priorizada na montagem da sua empresa. Afinal, a organização faz mais do que apenas deixar os itens ordenados, ela ajuda você e seus colaboradores a otimizarem suas rotinas, facilitando o trabalho e também é um ponto chave para os clientes. 

Quando os produtos estão organizados, fica muito mais simples para seus clientes identificarem os produtos. Um arranjo diferente de frutas desperta ainda mais interesse em comprar os produtos. Portanto, confira algumas dicas para garantir que a organização da sua fruteira seja um facilitador da sua rotina e garanta o sucesso dos seus produtos:

Mercadorias para fruteira

Então, a seleção de mercadorias é o momento em que você escolhe quais frutas irão para comércio. Assim, você deve levar em consideração quais produtos não podem faltar nas bancas. Por exemplo, algumas frutas como maçã, banana, mamão e laranja têm boas vendas, sendo estrelas das fruteiras.

Espaço para fruteira

Para organizar suas mercadorias, você deve considerar o espaço, então:

  • Faça uma análise do espaço disponível;
  • Dimensionando o espaço disponível, você consegue colocar os móveis e frutas de maneira mais equilibrada e inteligente, sabendo a quantidade de itens que cabem em determinado espaço;

Exposição das frutas

Além de ser atrativo para os clientes apostar na exposição das frutas, a disposição adequada garante uma boa qualidade da sua mercadoria:

  • Não jogue frutas de qualquer maneira na hora de montar a banca: Isso pode fazer com que seu produto fique danificado;
  • Ao montar o arranjo de frutas, é interessante usar de contrastes: Organize as frutas usando cores diferentes, como maçãs verdes e vermelhas lado a lado.

Você já conhece as principais informações sobre como expor e organizar seus produtos. Portanto, agora é interessante se aprofundar mais, focando na organização e exposição. Dessa forma, suas frutas encantam ainda mais seus clientes e otimizem sua rotina.

Equipe para fruteira

Quem você contrata quando vai montar uma fruteira é de extrema importância. Pessoas bem dispostas e educadas são o básico para qualquer função, e dessa forma, você pode começar a estruturar sua equipe.

Caixa, atendente, depósito, limpeza são algumas das funções que podem ser ocupadas, por exemplo. Tudo também vai depender do tamanho da sua empresa e o quanto você está disposto a fazer ou contratar.

Fornecedores

A forma com que você recebe seus produtos para depois oferecê-los ao seu consumidor é essencial. Assim, pesquisar bons fornecedores pode fazer uma grande diferença. Afinal, é importante saber qual a origem das frutas, como são transportadas e a forma que chegam até sua fruteira. Seu público vai querer produtos de qualidade, e para isso, deve-se escolher um fornecedor de confiança que atenda à sua demanda e expectativas dos clientes.

Ainda, é possível fechar negócio diretamente com produtores, o que incentiva a produção local e beneficia a economia da região.

Qualidade

Tanto a qualidade das frutas quanto do local entram neste tópico. Inicialmente, os produtos devem sempre estar novos, limpos e com boa aparência para atrair o cliente. Frutas velhas, secas e sujas passam uma impressão desagradável e a probabilidade de ele não voltar à sua fruteira acaba por ser alta.

Manter o local em ordem também contribui muito para isso. Ou seja, gerar no seu cliente a confiança de que está comprando em um lugar seguro e de qualidade faz uma boa diferença. Estar com tudo sempre limpo, organizado e de acordo faz com que ele se sinta bem vindo e considere voltar para realizar futuras compras.

Plano de negócios para fruteira

O planejamento empresarial é um documento que apresenta dados que descrevem o empreendimento, os objetivos, bem como possíveis empecilhos. É feito a partir das seguintes informações:

Sumário executivo

Essa parte na elaboração do planejamento é referente a descrição do seu negócio, o que diferencia você no mercado, os produtos comercializados, benefícios, enquadramento tributário e outros.

Análise de mercado

A análise de mercado leva ao maior entendimento sobre seus clientes, sua concorrência e perspectivas futuras para o mercado em que você estará inserido.

Análise de concorrência

Essa análise serve para você estudar sua concorrência, ou seja, a forma que ela atua e como mantém relações com os clientes e qual o diferencial dela no mercado.

Plano de Marketing

Você deve fazer uma descrição sobre a entrega aos clientes, assim descrevendo os produtos e como é esperado que seus produtos e serviços cheguem até a clientela.

Plano de operação

Essa etapa é destinada a descrição de como seu empreendimento funcionará no dia a dia, o que você consegue fazer durante um dia de trabalho, quanto consegue vender, por exemplo.

Plano financeiro 

No planejamento financeiro é feita a descrição dos custos que envolvem o seu negócio, como manutenção do espaço, custos de produção, salários de funcionários.

Valor

Aqui é realizada a precificação do produto/serviço que será fornecido. Uma maneira de fazer esse cálculo de forma mais assertiva que em um caderno, é através de uma planilha de preço de venda.

Investimento em materiais

Montar uma fruteira pode exigir um pouco mais de trabalho se você não estiver bem organizado. Por exemplo, uma parte que pode levar um pouco mais de tempo para ser concluída se não for pensada antes, é dos materiais.

Dispositivos, maquinário e apetrechos no geral fazem parte do dia a dia desse comércio. Prateleiras, estandes, placas de sinalização e sinais exteriores para indicar os produtos. Também é importante uma câmara frigorífica para manter os produtos frescos até a hora de serem colocados em exposição. Entra nessa lista também os caixas e os armários refrigerados para manter alguns dos produtos mais sensíveis às temperaturas.

Inovação

Por fim, ter sua fruteira e seus produtos sempre em dia é o que faz praticamente o negócio inteiro funcionar. No entanto, é muito importante manter sua fruteira atualizada, seja com novos produtos, novas formas de mostrar ao seu cliente que ele é bem valorizado e afins.

Ou seja, procurar inovar e não se manter “na mesma” faz com que seus consumidores retornem sempre. Já que, além da qualidade do local, também haverá algo diferente, mostrando que você se interessa em apresentar novidades.

Legalização e abertura

Da mesma forma que outros tipo de negócios, as fruteiras precisam estar em dia com as obrigações legais para realizar a abertura da empresa:

É necessário ter um Alvará de Funcionamento para sua fruteira operar 

Esse documento indica que sua fruteira pode funcionar no local onde você deseja instalar seu negócio; é emitido pelas Prefeituras Municipais ou órgãos municipais. 

Então, você deve se atentar se o segmento de atuação do seu empreendimento está representado por um código do CNAE. Ou seja, cada atividade econômica tem um código diferente e cada atividade tem um tipo de Alvará.

Para ter o Alvará de Funcionamento, os seguintes documentos são requisitados para fazer a solicitação do Alvará:

  • A planta do imóvel em que seu empreendimento estará instalado;
  • Cópia autenticada do pagamento do IPTU;
  • CPF e RG da pessoa responsável pelo negócio;
  • Setor, quadra e lote do imóvel;
  • Cadastro do Contribuinte Mobiliário (CCM);
  • Declaração de atividade;

Além do Alvará de Funcionamento, é necessário também possuir o Alvará Sanitário Inicial. Esse documento indica que o estabelecimento cumpre com as normas sanitárias, respeitando a higiene para funcionar. E para obter esse documento, é necessário apresentar as seguintes informações:

  • Requerimento;
  • Contrato Social (se pessoa jurídica) ou Cópia do Estatuto (cópia autenticada) se for o caso, em cópia; 
  • Cópia do CNPJ;
  • Cópia do Alvará dos Bombeiros atualizada;
  • Certificado de Desinsetização;
  • Cópia do Certificado de Limpeza do Reservatório de água.Se não tiver reservatório de água, apresentar declaração de que não tem.

Fruteira pode ser MEI?

Sim, uma fruteira com CNAE 4724-5/00 – Comércio varejista de hortifrutigranjeiros, pode ser MEI.

Divulgação

A divulgação do seu empreendimento é um ponto importante a ser contemplado. Você pode ter os melhores produtos, na melhor localização, mas se as pessoas não souberem onde você está, o que vende ou em que horário funciona, dificilmente será encontrado e consequentemente, venderá menos.

Para fazer a divulgação da sua fruteira, é interessante fazer a utilização das redes sociais e estar onde seu público-alvo consegue te ver, conhecer seu empreendimento. É uma boa estratégia anunciar os produtos, com fotos chamativas nas principais redes. Além das redes sociais, é importante também divulgar seu negócio na região em que ele está inserido, uma maneira de fazer isso é investir na entrega de flyers com as informações mais relevantes da sua empresa.

Você pode também divulgar as frutas do dia, promoções. Essas ações impulsionam as vendas e fazem com que sua fruteira seja ainda mais conhecida.

Quanto custa para montar uma quitanda de frutas?

Aspectos que envolvem dinheiro são bastante variáveis. Normalmente a resposta é: depende. Por exemplo, é indicado que uma fruteira ocupe um espaço de no mínimo 80 m². Mas, é possível instalar sua fruteira num espaço ainda menor, isso diminui algumas despesas como aluguel. De maneira geral, o investimento inicial para montar uma fruteira gira em torno de R$27.000 a R$72.000.

É lucrativo ter uma frutaria?

Não é possível afirmar com precisão qual será o lucro da sua fruteira, porque é uma questão que depende de outros aspectos como localização. Mas, pode se dizer que a margem de lucro de uma quitanda de lucros fica em torno de 40% podendo chegar a 80%.

Fatores que podem interferir no lucro:

  • Tipo de produto comercializado. Produtos orgânicos têm a característica de apresentarem uma margem de lucro inferior;
  • Frutas fora de época. Apesar de ser um pouco mais difícil e caro encontrar frutas sazonais fora de época, essa pode ser uma oportunidade para você. É possível que você comercialize essas frutas por um valor maior justamente pela dificuldade encontrada de adquirir esses produtos fora da sua safra.

Higiene

Um ambiente limpo e bem higienizado transmite conforto, mas além disso, a higiene do seu estabelecimento transmite credibilidade e garantia da qualidade dos seus produtos. Para ter uma boa higiene da sua fruteira, é indicado que o local seja iluminado e arejado.

como montar uma fruteira

É recomendado também que as janelas contenham telas finas, para impedir a entrada de insetos. A limpeza das gôndolas deve ser feita no mínimo 2 vezes semanais, o ambiente no geral deve ser higienizado diariamente.

Saiba mais sobre a importância da higiene dos alimentos. Dessa forma, você garante a salubridade do seu estabelecimento, a credibilidade, qualidade dos seus produtos e além disso, cumpre com as exigências e recomendações da Vigilância Sanitária.

Controle

Para ter controle das informações do seu negócio é preciso organização. Finanças, contas e estoque fazem parte disso. Para facilitar sua vida e manter seu foco na parte mais prática da empresa, uma boa dica é um sistema de gestão, como o eGestor.

Nele você pode inserir todas as saídas e entradas do seu negócio e assim ter todo o controle de estoque e financeiro. Também é sistema emissor de NFS-e, NFC-e e NF-e. Além de gerar boletos, ele gera relatórios, para que você possa acompanhar a saúde da sua empresa. 

E então, já sabe se tem as condições necessárias para montar uma fruteira? Se sim, quanto antes começar, melhor, boa sorte!

Banner-conversao-eGestor-blog
Início 9 Empreendedorismo 9 Fruteira: Entenda como montar em poucos passos
Escrito em: 22/02/22
<a href="https://blog.egestor.com.br/author/pedro-henrique-escobar/" target="_self">Pedro Henrique Escobar</a>

Pedro Henrique Escobar

Pedro Henrique Escobar é formado em Administração e gerente de marketing no eGestor. O eGestor é uma ferramenta online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: eGestor.

Comentários:

Compartilhe seu comentário, dúvida ou sugestão!

1 Comentário

  1. Adão Lemos Severo

    Estou encantado com as dicas. tenho a oportunidade de montar um negocio muito bom no prédio onde moro e acho que uma fruteira seria um ótimo negócio agregando bebidas e alguns itens coloniais. obrigado.

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar…

Gestão empresarial: guia definitivo para o sucesso do seu negócio

Toda empresa precisa ter um objetivo, uma missão maior que guie todas as suas atividades. Independente de qual for esse objetivo, ele tem tudo a ver com a gestão empresarial. Isso porque é através de uma gestão empresarial competente e...

ERP: O que é e vantagens [GUIA COMPLETO]

Teste Grátis A administração de uma empresa acontece diariamente, com processos e controle que devem ser feitos a todo momento. Esses processos são o que mantém a empresa funcionando, e esse controle é o que mantém as contas em dia e os...

Nota fiscal eletrônica: tudo o que você deve saber [ATUALIZADO]

A Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) é um documento cuja função é atestar a venda de um produto ou a prestação de um serviço. Ela foi desenvolvida com o objetivo de substituir alguns sistemas de impressão de documentos fiscais em papel. Assim...

Controle financeiro empresarial: Como fazer passo a passo

Passo a passo para fazer o controle financeiro da sua empresa Faça o controle do fluxo de caixa Separe custos e receitas Planejamento de recebimentos e pagamentos Registre todas as operações financeiras Tenha um orçamento bem estruturado...

Faturamento: O que é, como calcular e aumentar o seu

Porque o faturamento é tão importante para a empresa? Porque ele é o valor, em dinheiro, que a empresa recebeu em um período. Assim, ele demonstra se o resultado foi satisfatório ou não. Com o acompanhamento se tem uma melhor ideia da...

Guia do MEI: Tudo sobre o MEI – Blog do eGestor

O MEI (Microempreendedor Individual) é um tipo de empresa voltado para formalização de profissionais autônomos. O custo para abrir um MEI é zero. Os impostos pagos pelo MEI são o ICMS, pela venda de mercadorias, o ISS, por prestação de...

Controle de Estoque: Como fazer um controle profissional

Porque o controle de estoque é tão importante para a empresa? O estoque é o principal ativo de uma empresa, sendo a forma mais importante de fazer dinheiro. Por isso, ter total atenção a gestão do estoque é de extrema importância. Se a...

Fluxo de Caixa: Guia de como fazer o da sua empresa

O que é o fluxo de caixa?O fluxo de caixa é o controle de todos os valores que entram e saem do financeiro da empresa. Qual o objetivo do fluxo de caixa?O objetivo do fluxo de caixa é garantir a saúde financeira do negócio, assegurando...

NFC-e (Nota fiscal de consumidor eletrônica) [Atualizado]

Emitir NFC-e Todo produto ou serviço vendido, deve ter sua comprovação fiscal e um dos meios de atestar essa transação é a nota fiscal. Afinal, ela dá segurança tanto à empresa que vende o produto, quanto ao consumidor que o compra....

Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFS-e): o que é e quem emite

A NFS-e, ou Nota Fiscal de Serviço Eletrônica, é um dos tipos de notas fiscais que existe juntamente com a nota fiscal, a nota fiscal do consumidor e o conhecimento de transporte. Elas são úteis para empresas que tem como uma das funções...