Como montar uma fruteira: Entenda como em poucos passos

Procurar saúde e bem-estar através da alimentação é algo que está muito em alta hoje. O que acaba por aumentar o movimento nas fruteiras e frutarias. Outro ponto, é a escolha de trocar doces feitos com açúcar por frutas. O que é muito recomendada por médicos e especialistas, gerando uma demanda que só tende a crescer.

Essas lojas apresentam e oferecem ao público uma ampla variedade de frutas e assemelhados, possibilitando rapidez e praticidade na compra. Assim, o cliente não precisará buscar em outro lugar, pois tudo nesse setor está ali.

Montar uma fruteira requer um pouco de capital para investir, mas pode se mostrar um ótimo empreendimento. A partir disso, reunimos uma lista com várias dicas para você saber como montar uma fruteira, vamos lá?

Diferença entre fruteira e hortifrúti

Essas duas possibilidades de negócio muitas vezes são confundidas por terem certa semelhança no que escolhem anunciar ao público. Apesar disso, há uma diferença bem significativa entre elas.

Para começar, a fruteira, como o nome já diz, tem seu foco somente em frutas e produtos assemelhados. Podendo vender até mesmo saladas de frutas. Devido à ampla variedade de frutas ela se difere de uma quitanda, por exemplo. Essa, muitas vezes também oferece produtos coloniais como queijo.

O hortifrúti se caracteriza por expor e vender diversos tipos de produtos e elementos vegetais. Além das frutas, também possui legumes, verduras, hortaliças e afins. Como ele não tem um único foco, costuma ser um negócio de médio a grande porte.

Pesquisa de mercado

Já sabendo o básico sobre a fruteira, primeiro de tudo deve-se fazer uma pesquisa. O principal é saber como anda essa demanda especificamente na região em que você quer procurar um local para a empresa.

Entender como funciona o comportamento do público no geral para saber quem são seus potenciais clientes ali, bem como concorrentes, ajuda a saber que estratégia adotar futuramente. Também se inclui o tamanho necessário para a fruteira, a economia local, os valores, e outros fatores.

Localização e estrutura

É preciso analisar todos os aspectos de um lugar antes de escolhê-lo, tal como preço de possíveis aluguéis, estacionamento, uma região com demanda, concorrentes próximos, fluxo de pessoas, e outros elementos.

Além disso, a estrutura da sua fruteira deve ser de tamanho suficiente para acomodar todos os produtos, caixas e depósitos. Também para permitir que os clientes possam passar livremente pelos corredores sem se tocarem, um local amplo e arejado é uma das primeiras opções a se procurar.

Equipe

Quem você contrata quando vai montar uma fruteira é de extrema importância devido aos diversos cargos que ela solicita. Pessoas bem dispostas e educadas são o básico para qualquer função, e dessa forma, você pode começar a estruturar sua equipe.

Caixa, atendimento, depósito, limpeza são algumas das funções que podem ser ocupadas. Tudo também vai depender do tamanho da sua empresa e o quanto você está disposto a fazer ou contratar.

Fornecedores

A forma com que você recebe seus produtos para depois oferecê-los ao seu consumidor é essencial. Pesquisar bons fornecedores pode fazer uma grande diferença, é importante saber qual a procedências das frutas, como são transportadas e a forma que chegam até sua fruteira. Seu público vai querer produtos de qualidade, e para isso, deve-se escolher um fornecedor de confiança que atenda à sua demanda e expectativas dos clientes.

Também é possível fechar negócio diretamente com produtores, o que incentiva a produção local e beneficia a economia da região.

Qualidade

Tanto a qualidade das frutas quanto do local entra neste tópico. Para começar, os produtos devem sempre estar novos, limpos e com boa aparência para atrair o cliente. Frutas velhas, secas e sujas passam uma impressão desagradável e a probabilidade de ele não voltar à sua fruteira acaba por ser alta.

Manter o local em ordem também contribui muito para isso. Gerar no seu cliente a confiança de que está comprando em um lugar seguro e de qualidade faz uma boa diferença. Estar com tudo sempre limpo, organizado e de acordo faz com que ele se sinta bem vindo e considere voltar para realizar futuras compras.

Investimento em materiais

Montar uma fruteira pode exigir um pouco mais de trabalho se você não estiver bem organizado. Uma parte que pode levar um pouco mais de tempo a ser concluída se não for pensada antes, é dos materiais.

Dispositivos, maquinário e apetrechos no geral fazem parte do dia a dia desse comércio. Prateleiras, estandes, placas de sinalização e sinais exteriores para indicar os produtos. Uma câmara frigorífica é a base para manter os produtos frescos até a hora de serem colocados em exposição. Entra nessa lista também os caixas e os armários refrigerados para manter alguns dos produtos mais sensíveis às temperaturas.

Inovação

Por fim, ter sua fruteira e seus produtos sempre em dia é o que faz praticamente o negócio inteiro funcionar. No entanto, é muito importante manter sua fruteira atualizada, seja com novos produtos, novas formas de mostrar ao seu cliente que ele é bem valorizado e afins.

Ou seja, procurar inovar e não se manter “na mesma” faz com que seus consumidores retornem sempre. Já que, além da qualidade do local, também haverá algo diferente, mostrando que você se interessa em apresentar novidades.

Controle

Para ter controle das informações do seu negócio é preciso organização. Finanças, contas e estoque fazem parte disso. Para facilitar sua vida e manter seu foco na parte mais prática da empresa, uma boa dica é um sistema de gestão, como o eGestor.

Nele você pode inserir todas as saídas e entradas do seu negócio e assim ter todo o controle de estoque e financeiro. Também é sistema emissor de NFS-e, NFC-e e NF-e. Além de gerar boletos, ele gera relatórios, para que você possa acompanhar a saúde da sua empresa. 

E então, já sabe se tem as condições necessárias para montar uma fruteira? Se sim, quanto antes começar, melhor, boa sorte!

Escrito por eGestor
O eGestor é um software online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: https://www.egestor.com.br