Como montar uma lavanderia

Em meio a uma rotina cada vez mais atarefada na vida de muitas pessoas, que possuem diversos compromissos, sejam eles com trabalho, estudos, dentre outros, além da necessidade de cuidar de filhos e prestar atenção a relações pessoais de uma forma geral, algumas atividades domésticas como lavar roupas, por exemplo, podem exigir muito tempo das pessoas, fazendo com que elas busquem o auxílio de empresas especializadas neste tipo de serviço, as lavanderias.

Outro fator levado em conta na hora de optar pelo serviço das lavanderias, é a vantagem de poder reduzir os custos domésticos com energia elétrica, além da economia de água e com produtos de limpeza. Portanto se você está interessado em abrir o seu próprio negócio, montar uma lavanderia é uma ideia interessante, já que existe uma boa demanda para esse tipo de serviço.

As lavanderias possuem diferentes perfis e também podem não atender ao mesmo público, já que existem as lavanderias industriais, que atendem a restaurantes, hóteis, hospitais, motéis, flats, condomínios residenciais e uniformes industriais.

As lavanderias domiciliares por sua vez atendem as pessoas que não querem lavar as suas roupas em casa, portanto possuem um público muito mais abrangente.

Além da praticidade de não ter que lavar roupas em casa e da economia de custos com produtos de limpeza, água e energia elétrica, seja para residências ou empresas, os serviços das lavanderias ainda oferecem outras vantagens para os clientes.

Por se tratar de um serviço altamente especializado, certamente a qualidade e os cuidados necessários com a lavagem são melhores se comparado a máquinas domésticas. 

Neste artigo você vai encontrar informações importantes a respeito deste segmento de mercado e dicas importantes de como montar uma lavanderia, desde o processo de escolha do ponto comercial, estrutura do espaço físico, escolha dos profissionais, dentre outros importantes fatores que podem fazer toda a diferença no sucesso do negócio! Siga com a gente!

Estudo de viabilidade

Realizar o estudo de viabilidade do seu negócio, vai lhe proporcionar um maior conhecimento do mercado em que atuará, no caso o das lavanderias. 

Assim você poderá identificar com mais clareza o verdadeiro perfil dos clientes, suas necessidades e o quanto em média eles pagam pelo serviço de outras lavanderias. O estudo de viabilidade também vai lhe proporcionar uma ideia a respeito do tamanho do espaço físico e escolha do melhor ponto comercial para implementar o negócio.

São fatores que vão possibilitar um maior direcionamento no que diz respeito ao investimento necessário para a abertura e operação de sua lavanderia, em relação aos gastos com matéria prima, equipamentos e estrutura física.

O estudo de viabilidade também vai indicar a capacidade produtiva e projeção de retorno a partir de indicadores financeiros como ponto de equilíbrio e margem de contribuição. Contar com o apoio de um serviço especializado de consultoria empresarial, é uma boa dica para realizar este estudo com eficiência.

Guia de Gestão Estratégia

Mercado de lavanderias no Brasil

Antes de ingressar definitivamente no ramo e começar a implementação de sua lavanderia, é preciso conhecer a fundo o mercado no qual irá atuar. Como falamos inicialmente neste artigo, o público das lavanderias é um público que está em busca de economia.

Afinal, os custos com luz e produtos de limpeza para se lavar roupas é bastante elevado, e sendo assim, as lavanderias podem representar uma boa economia neste sentido.

Segundo dados da pesquisa da Associação Nacional de Empresas de Lavanderia (ANEL), atualmente existem um número aproximado de 9.500 lavanderias espalhadas por todo o Brasil, sendo entre essas aproximadamente 2 mil lavanderias industriais. É um número baixo se for levar em conta a população brasileira e a demanda existente para esse tipo de negócio.

Em outro estudo realizado pela ANEL no ano de 2014, foi levantado que o faturamento obtido pelas lavanderias no país chegou a um valor de R$ 7 bilhões, com uma projeção de crescimento de pelo menos 20% até o ano de 2020, indicando uma boa perspectiva para ingressar neste nicho de mercado no presente ano de 2018.

Localização

Na definição do ponto comercial para abrir a sua lavanderia, é preciso levar em conta se o seu serviço atenderá indústrias ou domicílios, como falamos anteriormente. Em caso de ser uma lavanderia domiciliar, por exemplo, é recomendável que esteja situada em uma região que possua uma grande concentração de pessoas, prédios residenciais e/ou escritórios de trabalho.

Já se você está pensando em montar uma lavanderia industrial, o que deve ser levado em conta para escolher a localização não é propriamente a proximidade com o seu público consumidor.

Neste caso, você precisa pensar em um local de fácil acesso e que proporcione aos profissionais das empresas que serão suas clientes uma boa logística para que possam ter bastante agilidade no processo de entrega de roupas para lavagem.

O que também é essencial para se ter sucesso com uma lavanderia industrial, é conseguir grandes empresas como clientes, pois essas serão uma demanda garantida, devido ao alto volume de necessidade pelos seus serviços. 

Portanto, evite locais que sejam muito afastados do centro da cidade, que é um local onde sempre há uma boa concentração de empresas, mas ao mesmo tempo escolha um local que não apresente um trânsito muito conturbado. 

Burocracia

Agora que você escolheu o local para abrir a sua lavanderia, é preciso consultar a Secretaria Municipal de Urbanismo na prefeitura de sua cidade para verificar se no local escolhido existe ou não a possibilidade de funcionamento de sua lavanderia. Feito a consulta na prefeitura municipal, separamos outros passos burocráticos que devem ser seguidos no processo de abertura de sua lavanderia:

  • Dirija-se até a junta comercial de sua cidade para fazer a verificação se o nome escolhido para a sua lavanderia já existe ou não no mercado.
  • Registro do contrato social: este processo pode ser realizado tanto na junta comercial, quanto em um cartório. Ao registrar o contrato social, são verificados os antecedentes dos sócios proprietários.
  • Solicitação do CNPJ: o cadastro nacional de pessoa jurídica (CNPJ) pode ser obtido a partir do site da receita federal.
  • Solicitação da Inscrição Estadual: pode ser feita através do portal da receita estadual.
  • Alvará de licença e Registro na Secretaria Municipal da Fazenda: o Alvará de licença é o documento que fornece o consentimento para a lavanderia operar de uma forma totalmente legalizada.  
  • Matrícula no INSS: pode ser feita no site da Previdência Social
  • Certidão de Uso do Solo: este documento deve ser solicitado junto à prefeitura municipal. Esta solicitação deve conter alguns documentos como planta de localização georreferenciada, termo de uso pretendido, dentre outros.                
  • Alvará Sanitário: este documento, que também pode ser chamado de licença ou permissão sanitária deve ser obtido junto à autoridade sanitária local.
  • Cadastro na previdência social: este processo serve para tornar a sua lavanderia apta a contratar funcionários legalmente e pode ser feito junto a Agência da Previdência Social

Um contador pode ser extremamente útil para cuidar de toda essa burocracia e lhe auxiliar na resolução de possíveis dúvidas neste processo, bem como ajudar na escolha do melhor regime de tributação para a sua lavanderia. 

Infográfico Simples Nacional

Estrutura Física

Depois que você escolher o ponto comercial e ficar de acordo com todas as questões burocráticas que envolvem o processo de abertura de um novo negócio, é preciso pensar na estrutura de sua lavanderia. Será necessário uma área de cerca de aproximadamente 100 m² para um estabelecimento de pequeno ou médio porte.

Lembre-se que esta área precisará ser pensada para abrigar os mais variados setores de sua lavanderia: recepção, separação de roupas e classificação dos itens recebidos, setor de retirada de manchas, lavagem, secagem, passagem, separação, dobragem, tingimento e costura.

Além destes espaços, sua lavanderia precisa ter um local adequado para depósito de materiais de limpeza e para a armazenagem de produtos químicos, que devem ter o registro da ANVISA. Áreas de armazenamento e expedição, além de banheiros para clientes e funcionários também são imprescindíveis ao se planejar a estrutura física de sua lavanderia.

Montagem de equipe

Como em qualquer negócio, é fundamental que você possua profissionais capacitados e que conheçam a fundo o serviço de sua lavanderia para obter sucesso e atender devidamente as necessidades dos clientes.

Você precisará de funcionários que dominem as técnicas de lavagem de roupas, que possuam um vasto conhecimento de tecidos e o tipo de lavagem mais adequada para cada um de forma a não danificar as roupas dos clientes. São qualidades básicas que você deve ter em mente na hora de contratar os funcionários que irão atuar na lavagem de roupas, especificamente.

Além desta função, você precisará contratar profissionais que atuem no setor de passagem, separação, dobragem, tingimento e costura das roupas e também funcionários que realizem o processo de entregas, que devem ser capazes de manter uma boa relação com os clientes, além de ter conhecimento sobre logística e das principais ruas e avenidas da cidade, para realizar uma entrega rápida e eficiente. 

O recomendável é que sua lavanderia possua 3 ou 4 profissionais para cada uma destas funções e um profissional na área de recepção.

Equipamentos necessários

Para que os funcionários realizem todas as atividades que envolvem o processo operacional de sua lavanderia, é indispensável que você possua alguns equipamentos. No caso de uma ser uma lavanderia domiciliar, com uma estrutura mais limitada, você precisará dos seguintes utensílios:

  • Bancas de passar;
  • Cabides;
  • Armários/Araras;
  • Capas;
  • Centrífugas;
  • Ferros de passar roupa;
  • Pelo menos 6 máquinas de lavar a seco e úmido;
  • Seis secadoras a gás;
  • Ar condicionado;
  • Balcão de atendimento;
  • Computador;
  • Softwares de gestão;
  • Impressora;
  • Telefone e fax

Já em caso de se tratar de uma lavanderia industrial de médio porte, que vai atender aos mais variados segmentos de mercado, serão necessários além de todos os itens citados acima, outros equipamentos adicionais para atender a alta demanda industrial: 

  • Aquecedor de água;
  • Calandra dobradora;
  • Calandra passadora;
  • Envolvedora/Seladora/Cortadora para roupa;
  • Lavadora extratora;
  • Ferro de engomar roupa;
  • Fervedor de roupa;
  • Gerador de água quente;
  • Ferro de engomar roupa;
  • Mesa passadora de roupa;
  • Mesa dobradora de camisa;
  • Mesa removedora de manchas;
  • Máquinas e material de costura;
  • Veículo para entrega de produtos;

Investimento necessário inicialmente

O investimento para montar a sua lavanderia poderá variar de acordo com alguns fatores. Qual será o porte de sua lavanderia? Será uma lavanderia doméstica ou industrial? Qual será a equipe necessária? Onde será localizado o ponto comercial? No caso de uma lavanderia doméstica de pequeno ou médio porte, o custo estimado é de cerca de R$ 90 mil.

Valor este que inclui a contratação de funcionários, compra de equipamentos, montagem do espaço físico, além da documentação e taxas de abertura do negócio. É importante adicionar ainda um valor entre R$ 4 e 5 mil de capital de giro, que é o suficiente para arcar com despesas variáveis que podem surgir.

Já em caso de se montar uma lavanderia industrial, o investimento pode variar entre R$ 180 e 300 mil, já que os custos com equipamentos serão ainda mais elevados e a estrutura física, certamente será maior.

Apesar do alto custo de implementação e operação, uma lavanderia industrial pode ser altamente lucrativa, já que um maquinário industrial pode lavar uma grande quantidade de itens e também pela possibilidade de este estabelecimento atender a grandes empresas. O faturamento anual pode chegar em até R$ 55.000.00.

O valor de capital de giro deve ser avaliado em no mínimo 5% sobre o valor de investimento inicial. Sendo assim, este valor para uma lavanderia industrial está estimado entre R$ 8 e R$ 10 mil. 

Custos fixos

Além de todo o investimento inicial necessário para a operação de sua lavanderia, é importante levar em conta alguns custos fixos que terão de ser arcados mensalmente.

Entre estes gastos, os principais são telefone, água, luz, internet, serviços terceirizados de marketing e assessoria contábil, manutenção e limpeza do local, produtos de limpeza como detergentes e amaciantes, além de tintas, embalagens e custos referentes a folha de pagamento de seus funcionários.

Para uma lavanderia de porte médio, todos estes custos fixos mensais são avaliados em R$ 15.000.00. Entretanto, com a adoção de algumas medidas sustentáveis, as economias neste sentido podem chegar a até 25%. 

Planilha de controle Financeiro gratuita

Fornecedores

Os principais fornecedores de insumo e materiais para a operação de sua lavanderia são:

  • Fabricantes de máquinas e equipamentos citados anteriormente, tais como lavadeiras, centrífugas, mesas de passar, entre outros. Estes produtos podem ser adquiridos no Mercado Livre ou então junto a empresas especializadas;
  • Fabricantes de produtos químicos como detergentes, corantes, sabões, tintas, cloro, amaciantes, desengomantes, antimigrantes;
  • Prestadores de serviço de assistência técnica especializada;
  • Desenvolvedores de software de gestão;
  • Fornecedores de mobiliário;
  • Fornecedores de equipamentos de tecnologia da informação;

Serviços agregados

Além de todo o processo de lavagem, a sua lavanderia também deve prestar um excelente serviço de entrega e também proporcionar agilidade na retirada de roupas por parte dos clientes. Isso não deve ser visto como um diferencial, pois é um serviço básico para qualquer lavanderia.

Os diferenciais podem vir a ser processos como reparos, costura de barras, concerto e coloração de determinadas roupas de acordo com as necessidades dos clientes. São serviços que podem ser oferecidos de uma forma complementar e assim facilitar a fidelização de sua clientela.

Outro fator que deve ser levado em conta são os horários de entrega e retirada por parte dos clientes, que devem ser totalmente flexíveis de acordo com a disponibilidade de sua clientela.

Divulgação

Uma boa divulgação é essencial especialmente para o lançamento de sua lavanderia no mercado. Entretanto, você deve saber que técnicas tradicionais como anúncios em rádios locais por exemplo, não possuem uma eficácia tão grande quanto as plataformas digitais, que atualmente possuem um alcance muito maior e também um custo reduzido.

O facebook, por exemplo, permite uma segmentação maior de seu público e a possibilidade da criação de um evento de inauguração da loja.

Além do lançamento, possuir uma fanpage nesta rede social é uma ótima ferramenta para manter a divulgação de sua lavanderia a um médio e longo prazo, informando a clientela sobre os seus serviços e expandindo cada vez mais a circulação da sua marca.

A distribuição de panfletos em locais próximos ao seu público alvo, também é uma maneira direcionada e efetiva de divulgar a sua lavanderia. 

eGestor

De nada adianta você conseguir tirar a sua lavanderia do papel, se não conseguir ter um bom controle da parte administrativa e operacional. Utilizando o eGestor, que é um sistema de gestão empresarial totalmente fácil e online, você pode otimizar o processo de gestão de sua lavanderia.

O sistema permite com que você agende os seus serviços, cadastra seus clientes e fornecedores, solicite a compra de algum equipamento com estes fornecedores, faça o controle de contas a pagar e a receber, além de gerar diversos relatórios bastante detalhados sobre a situação financeira de seu empreendimento! O sistema pode ser testado gratuitamente durante 15 dias!

Por Gabriel Pfeifer, em 08/08/2018

Escrito por eGestor
O eGestor é um software online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: https://www.egestor.com.br