Marcus Lemonis - Empreendedores de Sucesso

Nascido no Líbano durante a Guerra Civil Libanesa foi adotado por um casal de gregos que vivia em Miami. Formado em ciências políticas, concorreu ao cargo de deputado na câmara da Flórida, mas sem vitória. Hoje após uma carreira de sucesso como empreendedor, possui uma fortuna avaliada em 2 bilhões de dólares. Esse é um dos empresários de maior sucesso na área automobilística e também por ser um “salvador de empresas”. Conheça agora a historia de Marcus Lemonis e como ele alcançou o topo e se tornou um dos empresários mais seguidos e estudados do mundo e como seus ensinamentos podem ajudar milhares de outros empresários a guiar seus negócios da maneira mais adequada e eficiente. Marcus Lemonis é um Empreendedor de Sucesso!

O começo de carreira de Marcus Lemonis

Após se formar pela Universidade Marquette, Marcus Lemonis disputou as eleições de 1995 pelo partido Democrata norte-americano. Não sendo eleito, focou sua carreira como empreendedor. Para isso ele contou com as dicas de uma pessoa muito importante para ele, tratado como seu mentor: Lee Iacocca.

Lee era amigo da família Lemonis e por isso tinha contato direto com Marcus Lemonis. Lee Iacocca era mundialmente conhecido pela sua atuação no mundo automobilístico, sendo destaque por ser o responsável pelo lançamento do Mustang, um grande sucesso do mercado, mas também foi o responsável pelo Ford Pinto, um grande fracasso da indústria que gerou inclusive sua demissão na companhia Ford.

Mas com Marcus Lemonis ele acertou em cheio. Graças a Iacocca, Lemonis passou a fazer investimentos nos transportes de recreação, que são aqueles trailers muito utilizados nos EUA e Europa para viagens. Com essa nova forma de ver o mercado, ele criou a empresa Freedom Roads, companhia que comprou muitas outras concessionárias desses modelos de carro.

Em 2006 a empresa de Marcus Lemonis agitou o mercado com uma fusão quando se juntou à Camping World, empresa que já tinha 50 anos de atuação dentro desse mercado.

Marcus Lemonis assumiu então como CEO do conglomerado que domina o setor de maneira gigantesca: são mais de 10 mil peças e acessórios voltados exclusivamente para RVs, além de trabalhar com serviços de seguros, revisão e reboque.

Em 2011, Lemonis juntou ao seu conjunto a Good Sam Enterprises, que atua como um sistema de associados para quem possui veículos recreativos. Ele assumiu novamente como principal nome e hoje lidera aproximadamente 7.000 funcionários nos Estados Unidos e conquistou um faturamento de 3 bilhões de dólares.

O salvador de empresas Marcus Lemonis

Além do grande poderio que Marcus Lemonis assumiu ao se tornar o principal nome da Camping World e da Good Sam Enterprises, o empresário passou a investir e ajudar empresas que na sua visão eram promissoras mas que passavam por sérios problemas, e muitas correndo o risco de falir.

“Meu nome é Marcus Lemonis e eu salvo negócios em apuros. Eu tomo as decisões difíceis e os ajudo com meu próprio dinheiro. Nem sempre é fácil, mas isso são negócios. Eu faço para salvar empregos e faço pelo dinheiro” – Frase de Marcus Lemonis durante episódio do programa “O Sócio”

Hoje o empresário já reabilitou com sucesso mais de 100 empresas em apenas 10 anos.

O Sócio Marcus Lemonis

Os constantes sucessos de Marcus Lemonis em reerguer empresas praticamente falidas fez a emissora americana CNBC criar o reality televisivo The Profit, ou “O Sócio” em português. O programa foi lançado em 2013 e está em sua 3ª temporada.

Na série, Lemonis continua fazendo o que já vinha buscando antes. Ele vai em busca de empresas desesperadas por novos investimentos e que topam um acordo que traga esse dinheiro para a empresa.

É a chance perfeita para Marcus Lemonis fazer a oferta de investir seu dinheiro em troca de uma parte da empresa e de uma porcentagem nos lucros. Como os empresários já não têm mais saída em meio a situação atual dos seus negócios acabam aceitando a proposta. No total, o empresário já investiu mais de 7 milhões de dólares com as empresas que participaram do programa.

Uma vez dentro da empresa, Lemonis faz de tudo para salvar o negócio e torná-lo mais lucrativo. E ele não mede esforços e nem tem medo de tomar as decisões difíceis, mesmo que isso signifique ter que demitir o presidente, fazer promoções no quadro de funcionários ou até mesmo pegar no batente para que as coisas continuem no ritmo necessário para a empresa voltar aos eixos.

O acerto da emissora americana CNBC foi ao buscar um mercado novo para esse estilo de programa, já que existem muitos outros atualmente que fazem o mesmo processo de reerguer empresas. A diferença do “O Sócio” é que o foco fica em empresas de médio e pequeno porte, mas de diversos nichos de atuação, diferentemente dos programas concorrentes que ficam fixos em um único nicho de atuação.

“Considero o programa como educacional, não apenas como um entretenimento. Sinto que o seu propósito é mostrar como fazer negócios e como não fazer, como tratar as pessoas e quais são os erros feitos por outros que podem ser evitados” – Marcus Lemonis em entrevista para a revista Istoé Dinheiro.

No Brasil, a série é transmitida pelo canal por assinatura History desde 2015.

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Os 3 Ps de Marcus Lemonis

O sucesso de Marcus Lemonis tanto na Camping World como na Good Sam Enterprises é atribuído, segundo o próprio empresário, a 3 Ps:

  • Pessoas
  • Processo
  • Produto

Para ele, a otimização desses 3 pontos-chave dentro de toda e qualquer empresa ou organização é o que vai trazer os melhores resultados.

Em cada episódio de “O Sócio”, assim como na atuação dele nas outras empresas que já ajudou, os 3Ps são aplicados da melhor forma possível para que cada empresa alcance o sucesso. Veja agora como esses 3 Ps ajudam as empresas e como podem ser aplicados:

1º P: Pessoas

Em todos os episódios da série “O Sócio”, Marcus Lemonis enfatiza a importância das pessoas para o sucesso de todas as empresas. Esse é sempre o 1º P a ser otimizado dentro de cada organização.

É claro que todo empresário quer ter as melhores pessoas trabalhando para o seu negócio.

# Mas será que eles percebem se tem as pessoas certas trabalhando para a empresa?

Em muitos casos, o que acontece nas empresas é que as pessoas são colocadas em determinadas funções sem ser realmente boas naquilo que devem fazer. Talvez sejam parte da família, ou talvez continuem em determinado lugar porque a rotina indica que sempre foi assim. É preciso se atentar a isso para não cometer o erro de deixar os rumos do negócio com as pessoas erradas.

# Como fazer com que as pessoas que já estão na empresa se tornarem as pessoas certas?

É preciso ser sincero. Um dos pontos fortes de Marus Lemonis é que ele sempre mostra como atuar diretamente com as pessoas envolvidas no negócio. É preciso dar feedbacks transparentes e contínuos, mesmo que isso signifique dizer o que jamais achou necessário antes, seja no lado profissional ou pessoal.

Além disso, é preciso capacitar as pessoas da maneira correta. Passar treinamentos constantes e oferecer um ambiente em que o trabalho possa fluir com naturalidade são pontos fundamentais.

2º P: Processos

A maioria dos empreendedores que começa seu negócio sem a preparação adequada acaba gerenciando a empresa por meio de processos baseados apenas na sua intuição e na base do achismo.

Mas para manter o profissionalismo e não cair nas armadilhas que um negócio pode trazer é preciso deixar essa forma amadora de se trabalhar de lado e buscar uma organização adequada para cada empresa.

Para que uma empresa funcione bem e gere lucro os processos devem ser coordenados de forma programada e previamente planejada.

É preciso esquematizar toda a sequência de processos pelo qual a empresa passa, seja no setor de venda final para os consumidores, como também na entrada dos insumos para depois gerar aquela venda. Tudo deve ser esquematizado para enfim um empresário poder afirmar que possui a controle da empresa e para identificar em quais processos os erros estão ocorrendo.

3º P: Produtos

Uma das principais chaves de cada empresa é o que está sendo vendido. Na série “O Sócio”, Lemonis analisa cuidadosamente o que está sendo vendido juntamente das suas características mercadológicas mais importantes, que são basicamente os seguintes:

# Preço
# Embalagem
# Apresentação
# Público alvo

A análise de Marcus Lemonis consiste em mostrar para os empresários que a visão que os clientes possuem dos produtos são completamente diferentes da visão que eles possuem dos próprios produtos.

Muitos acabem gastando muito com mídia e exposição para os produtos, mas não percebem que o erro está na percepção do cliente sobre o produto. Muitas vezes a solução mais útil é simplificar o produto, agregar valor a ele para que as pessoas sintam a necessidade de buscá-lo e com isso conseguir lucros cada vez maiores.

“Tenho uma inclinação maior pelo risco que a maioria das pessoas, porque acredito nas pessoas, sinto que podem mudar e melhorar. Por isso, não me meto no negócio pensando em quão arriscado aquilo pode ser, mas pensando na pessoa e no tanto de oportunidade que eu acredito que exita” – Marcus Lemonis.

Historias inspiradoras como a de Marcus Lemonis sem dúvidas são um grande incentivo para quem quer se tornar um empreendedor. No nosso e-book de crescimento empresarial, você vai encontrar dicas que podem ser aplicadas no seu negócio!

 

Escrito por eGestor
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