fbpx

Contabilidade Gerencial: O ramo da Contabilidade salva-vidas da sua empresa

A contabilidade sempre atuou de maneira específica durante muitos anos nas empresas. Porém, o avanço tecnológico mudou o dia a dia dos contadores, alterando alguns processos.

Junto com este desenvolvimento nas atividades contábeis, surgiu umas das áreas com maior destaque e relevância, que é a Contabilidade Gerencial. Sua distinção se dá pelo fato de ser uma forma de trabalho que vai além do modo tradicional.

Preparamos este material, com informações completas, para você aprender melhor sobre este setor que está em ascensão.

O que é Contabilidade Gerencial?

A Contabilidade Gerencial é um conjunto de técnicas que o contador utiliza para auxiliar na gestão da empresa. Estes processos envolvem dados financeiros e relatórios, ou seja, integra a contabilidade financeira, de custos e análises das demonstrações contábeis.

Além disso, essas técnicas proporcionam uma visão geral sobre a empresa. Fornecendo informações relevantes para tomada de decisões.

Também pode ser vista como um processo para identificar, bem como mensurar e analisar dados financeiros, com o intuito de planejar e controlar a empresa para alocar os recursos necessários.

Qual a função da Contabilidade Gerencial nas empresas?

Tem a função de comparar e elaborar orçamentos. Inclusive, pode determinar o ponto para equilibrar e definir preços de produtos e/ou serviços. E até mesmo estabelecer metas e objetivos que devem ser conquistados pela empresa.

Através da Contabilidade Gerencial é possível entender da melhor maneira onde a empresa está. Bem como, entender sobre os concorrentes.

Essa área contábil  pode ser empregada para otimizar as ferramentas de gestão. Uma vez que há várias estratégias para ajudar no lançamento, crescimento ou busca por novos mercados.

A Contabilidade Gerencial, também pode auxiliar no processo de como conquistar investidores e clientes.

Como utilizar a Contabilidade Gerencial?

A Contabilidade Gerencial deve ser usada como um complemento da contabilidade tradicional, ou seja, enquanto uma cuida dos procedimentos burocráticos, a outra garante que a empresa se mantenha competitiva no mercado.

Por meio dessa integração, a contabilidade pode ser usada como uma ferramenta estratégica para a tomada de decisões.

Para explicar melhor sobre a utilização da Contabilidade Gerencial, é necessário dividir os usuários em dois grupos.

O primeiro grupo é composto por usuários externos, eles não fazem parte do quadro de sócios ou de funcionários da empresa. Esses usuários, por alguma motivação, estão interessados nos demonstrativos elaborados pela Contabilidade Gerencial.

Podemos citar como exemplo os bancos, fornecedores, credores diversos, investidores ou aqueles que se aventuram no mercado de ações.

O segundo grupo é o de usuários internos. Esse grupo é formado por proprietários, gestores, administradores e pelos funcionários que usam de dados contábeis e financeiros da empresa para decisões importantes.

Quais as vantagens da Contabilidade Gerencial?

A Contabilidade Gerencial atua como um braço direito dos sócios. Fornecendo a eles todas as informações de que precisam para tomarem as melhores decisões.

Em suma, a Contabilidade Gerencial auxilia na gestão das empresas. Por meio das informações coletadas, o dono, gestores e contadores podem transformá-las em um plano de ação.

É possível destacar as seguintes vantagens ao usar a Contabilidade Gerencial:

Controle financeiro

A Contabilidade Gerencial, colabora para que a empresa tenha um controle financeiro bem estruturado e possa crescer.

Um ponto muito importante para controlar de forma mais eficiente as finanças é estar sempre um passo à frente dos acontecimentos. Coletando informações que evitam surpresas.

Como por exemplo, acompanhar o fluxo de caixa, bem como a projeção de lucro, simulação de enquadramentos tributários, entre outros.

Esses dados permitem que o empreendedor busque novas oportunidades, e melhore a saúde financeira da empresa.

Aprendizado sobre o negócio

Não é incomum que os empreendedores não entendam o motivo de seus contadores fazerem certas escolhas.

Através do uso da Contabilidade Gerencial, há um contato muito grande entre contador e empreendedor. Afinal, nesse ramo da contabilidade, um não trabalha sem o outro. Portanto, tem muita comunicação e entendimento entre os dois profissionais.

Essa troca de aprendizado sobre o negócio, reflete positivamente nos processos gerenciais e contábeis.

Controle de desperdícios

É comum que donos de pequenos empreendimentos não conheçam quais são os segmentos que desperdiçam recursos em sua empresa. Afinal, a prioridade é manter o negócio funcionando e em ordem.

A Contabilidade Gerencial ajuda a solucionar esse problema.

Ela dá informações já organizadas. Para que seja possível visualizar para onde o dinheiro está indo. Bem como, em que setores está acontecendo o desperdício, para assim, saber onde e como resolver.

Eficiência da gestão

A Contabilidade Gerencial apoia o empresário nos processos de tomada de decisões, de forma ágil e certeira. Além disso, torna a gestão mais otimizada.

O gestor poderá estabelecer suas decisões, baseadas em informações concretas e aproximadas à realidade da empresa. Além disso, reduz as chances de erro, pois leva menos tempo para colocar mudanças em ação.

Aumento na produtividade

A Contabilidade Gerencial faz uso de informações que permitem saber se determinadas ações serão recompensadas positivamente, antes mesmo da tomada de decisão.

Isso faz com que os gestores invistam somente em ações que trarão lucros para a organização. Aumentando assim a produtividade, uma vez que as rotinas contábeis se integram com a gestão do negócio.

Redução de custos

Por meio das análises de despesas e investimentos, a Contabilidade Gerencial também pode ser considerada uma ferramenta para redução de custos.

Com este processo é possível saber o que está sendo um gasto desnecessário para a empresa, podendo assim, decidir onde é preciso cortar gastos e onde será melhor para investir.

Tomada de decisão com mais segurança

A gestão de uma empresa não pode ser baseada em incertezas, principalmente quando se referem a dados que irão definir metas e objetivos para a organização. Pois uma empresa desinformada está fadada ao fracasso.

A Contabilidade Gerencial trabalha com dados precisos, isso possibilita uma gestão com menos ameaças e mais segurança nas tomadas de decisões.

Mas você precisa estar ciente de que vão ocorrer alguns erros, porque é um processo natural. Porém, um gestor bem treinado e informado tem maiores chances de obter sucesso do que aqueles que gerenciam sem preparo.

Precificação de produtos e serviços de forma estratégica

Muitos empreendedores têm dificuldade de definir os preços para seus produtos e/ou serviços, por falta de conhecimento do mercado, ou por pensarem que seus preços devem estar baseados na média da concorrência.

A Contabilidade Gerencial é uma grande colaboradora no momento da precificação, pois suas análises financeiras e seus relatórios facilitam este processo.

Por meio desta ferramenta é possível calcular os custos de produção de produtos, estabelecer lucro e o preço de venda.

Gestão financeira eficiente

A Contabilidade Gerencial está diretamente ligada à gestão financeira do seu empreendimento.

É por meio dela que se executa um bom gerenciamento financeiro em cada departamento da empresa. As despesas e os investimentos passam a ser avaliados corretamente, assim como as vendas e os lucros.

A gestão financeira de uma empresa não é uma tarefa fácil, e se torna ainda mais difícil quando o negócio começa a se desenvolver. Porém, a contabilidade gerencial facilita este processo, trazendo resultados melhores.

Qual o papel do contador na Contabilidade Gerencial?

O papel do contador é passar informações completas para o empreendedor, por meio de demonstrações contábeis, se tornando um colaborador na gestão estratégica da empresa.

É importante que o profissional contábil seja altamente qualificado. Além disso, deve entender de gestão empresarial, ter conhecimento aprofundado dos números e da situação financeira da empresa.

Em suma, o contador é um tradutor. Traduz os dados para o empreendedor. Desse modo, o empreendedor consegue compreender o que se passa em sua empresa.

E os contadores também podem sugerir mudanças estruturais, trazendo um impacto positivo para a organização.

Diferenças entre Contabilidade Gerencial e Contabilidade Financeira

Apesar das diferenças, a Contabilidade Gerencial depende da Contabilidade Financeira para  tomar as decisões certas. Enquanto a contabilidade financeira é independente dos resultados da Contabilidade Gerencial.

A diferença principal entre as duas áreas contábeis é: para quem se destina às informações.

Para Contabilidade Gerencial, as informações contábeis servem para ajudar os gerentes e funcionários no interior da organização. Auxiliam nas decisões do empreendimento com informações reais.

A Contabilidade Financeira fornece informações financeiras às partes fora da organização (fornecedores, investidores e governo). Além disso, cuida de processos tributários.

Para Contabilidade Financeira, as empresas têm prazos para fornecer informações. Devem respeitar as obrigações fiscais.

Por outro lado, a Contabilidade Gerencial não é uma exigência legal. Pode se estruturar conforme às necessidades da empresa. Afinal as informações são para uso interno.

Contabilidade Gerencial e Gestão Empresarial

Em suma, a Gestão Empresarial é um conjunto de atividades. A fim de administrar as operações da empresa, direcionando-a para atingir os objetivos traçados.

A Gestão Empresarial é responsável por organizar e gerenciar os trabalhadores no cumprimento de metas.

E a Contabilidade Gerencial é uma ferramenta indispensável para a Gestão Empresarial.

Os gestores reconhecem a importância das informações contábeis. Pois ela não se limita apenas a analisar informações e avaliar o andamento da empresa, mas através dela é possível conhecer as melhores alternativas para o negócio lucrar.

Como aplicar a Contabilidade Gerencial

Agora que você já possui bastante informações sobre a Contabilidade Gerencial, está na hora de aprender como se aplica na sua empresa.

Então, para que o uso da Contabilidade Gerencial seja como uma ferramenta estratégica no processo de tomada de decisões. É preciso que ela seja integrada com a contabilidade de custos, e com todos os procedimentos contábeis.

Para aplicar a Contabilidade Gerencial considere três fundamentos:

  1. Separe finanças pessoais das profissionais
  2. Defina uma periodicidade para elaborar o Balanço Patrimonial (exceto para o DRE)
  3. Empregue um tempo específico para analisar relatórios, contas a pagar e a receber

As Informações da Contabilidade Gerencial proporcionam um olhar orientado aos dados. Assim, a empresa pode projetar suas ambições.

Além disso, definir orçamentos, projeções das demonstrações financeiras e balanced scorecards são alguns exemplos de como os dados da Contabilidade Gerencial são usados para informar, e orientar a gestão da empresa em curto, médio ou longo prazo.

Como potencializar a Contabilidade Gerencial no empreendimento

Apenas aplicar a Contabilidade Gerencial não é suficiente. É necessário potencializar. Dessa forma, todos os benefícios são otimizados.

Confira como fazer esse processo de potencialização:

Capacitação da equipe

Reuniões frequentes com a equipe estimulam o trabalho em conjunto. Além disso, a partir dessas práticas a adoção de posturas estratégicas em frente às demandas.

Para capacitar as equipes, é interessante explicar a importância do relacionamento direto com os contadores. Bem como, deixar claro que o sucesso da empresa no mercado é uma oportunidade de todos poderem melhorar e crescer em conjunto.

Processos integrativos entre os setores

Para que a Contabilidade Gerencial funcione adequadamente, deve haver a integração entre os diversos setores das empresas e também com o escritório de contabilidade.

Para que isso ocorra, é preciso definir o fluxo de informação, estabelecer processos internos e marcar reuniões periódicas.

É importante destacar que essas ações, devem ser realizadas conjuntamente. E farão toda a diferença no dia a dia da empresa. Além disso, tornam o ambiente de trabalho mais agradável.

Relatórios

Relatórios bem elaborados e precisos, com uma boa apresentação, se tornam uma ferramenta muito eficaz, possibilitando um ótimo trabalho em equipe.

Pois explicam de maneira acessível para pessoas que não dominam assuntos contábeis. Com isso, todos os colaboradores se sentem úteis e conseguem compreender o que está acontecendo.

Quando a linguagem é inacessível, se torna comum ver os trabalhadores se sentirem inferiores por não entender sobre um assunto que não é de seu domínio.

Ademais, profissionais da Contabilidade Gerencial podem fazer esses relatórios. E interpretar dados brutos de uma forma que eles se tornem informações úteis e relevantes para as decisões na empresa.

Tecnologia

As tecnologias digitais promovem uma nova revolução no mercado. As maiores tendências são guiadas pela tecnologia, e com isso, as mudanças acontecem mais rápido.

É primordial prestar atenção no mercado e trabalhar em conjunto com a tecnologia, para não correr o risco de seu negócio ficar desatualizado.

O medo que alguns profissionais têm é que as máquinas roubem o seu trabalho. Porém, isso é algo distante da realidade. Apesar do protagonismo das tecnologias, os profissionais não perdem espaço.

Inclusive, há um ramo da Contabilidade especializado na Revolução 4.0 e usa amplamente das tecnologias, a Contabilidade Digital ou Contabilidade 4.0.

A Contabilidade Gerencial será um fator primordial para que o seu empreendimento se desenvolva. Por isso, não tenha medo de investir em inovações tecnológicas, e busque profissionais competentes e que acompanhem essa evolução.

Software de gestão integrada

Softwares de gestão integrada são facilitadores das ações e aumentam o controle. Eles possibilitam que todas as informações fiquem reunidas em um só lugar.

Além dessa praticidade, softwares de gestão também contam com ferramentas gerenciais que fazem operações de controle dos índices contábeis, do fluxo de caixa, dos orçamentos, entre outros.

O eGestor é um ótimo exemplo, pois possui ferramentas que possibilitam a gestão da empresa de forma simples e integrada. Este sistema aumenta o controle de sua empresa e possibilita que todas as informações fiquem registradas em um só lugar.

Além disso, com a contratação desse software não é preciso construir planilhas em Excel, digitalizar documentos, criar arquivos, etc. Todos esses processos são automatizados pelo sistema. Sem contar com a segurança no armazenamento de informações.

Habilidades para se destacar na Contabilidade Gerencial

Para se destacar na Contabilidade Gerencial é necessário ter profundos conhecimentos de contabilidade financeira e de custos. O contador deve entender também bastante da área tributária.

Além disso, deve saber se comunicar, gerenciar conflitos, conhecer o negócio, ter capacidade de analisar e de pensar criticamente.

Esses profissionais contábeis devem ter conhecimentos de outras áreas, que são usadas para basear o processo de decisão. É preciso entender de assuntos como economia, inovação e até mesmo política.

O inglês e o mandarim são as línguas mais usadas para negócios. Falar outra língua é um diferencial no mercado e pode ser a chave para negociar e desenvolver redes de trabalho empresarial com pessoas que falam outros idiomas.

Qual a importância da Contabilidade Gerencial para as empresas

A principal função da Contabilidade Gerencial é providenciar informações que baseiam as decisões da empresa. Mas a importância dessa área contábil não se limita a isso.

A Contabilidade Gerencial busca saber o porquê dos resultados apresentados, por mais que os números pareçam positivos, nem sempre isso é uma verdade absoluta. Por isso, é necessário investigar esses números.

Essa área se torna essencial para o planejamento da empresa, pois as informações obtidas são analisadas pela contabilidade e podem definir as decisões que irão transformar o futuro da organização.

Devido ao monitoramento de tendências e situação de mercado, a Contabilidade Gerencial é uma maneira de contornar momentos de crise ou recessões econômicas.

Essa área contábil também atua na adequação da empresa aos aspectos fiscais exigidos pelos órgãos tributários. E também evita que a Legislação seja descumprida. Afinal, as multas representam custos altos para a empresa.

Conclusão

A Contabilidade Gerencial se tornou uma alavanca para o crescimento de seus negócios, por isso você precisa investir nessa área e buscar por colaboradores que sejam capazes de entregar o que sua empresa realmente deseja.

O mercado está cada vez mais competitivo e preparado, e todo empreendedor precisa modernizar a sua forma de atuação através de sistemas e de práticas que melhorem a saúde financeira da empresa.

Pesquise, estude, conheça a sua concorrência, e se prepare para trilhar um caminho de sucesso com esse ramo da contabilidade.

Início 9 Contabilidade 9 Contabilidade Gerencial: O ramo da Contabilidade salva-vidas da sua empresa
Escrito em: 19/06/22
<a href="https://blog.egestor.com.br/author/pedro-henrique-escobar/" target="_self">Pedro Henrique Escobar</a>

Pedro Henrique Escobar

Pedro Henrique Escobar é formado em Administração e gerente de marketing no eGestor. O eGestor é uma ferramenta online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: eGestor.

Comentários:

Compartilhe seu comentário, dúvida ou sugestão!

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar…

Nota fiscal eletrônica: tudo o que você deve saber [ATUALIZADO]

A Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) é um documento cuja função é atestar a venda de um produto ou a prestação de um serviço. Ela foi desenvolvida com o objetivo de substituir alguns sistemas de impressão de documentos fiscais em papel. Assim...

NFC-e (Nota fiscal de consumidor eletrônica) [Atualizado]

Emitir NFC-e Todo produto ou serviço vendido, deve ter sua comprovação fiscal e um dos meios de atestar essa transação é a nota fiscal. Afinal, ela dá segurança tanto à empresa que vende o produto, quanto ao consumidor que o compra....

Controle de Estoque: Como fazer um controle profissional

Porque o controle de estoque é tão importante para a empresa? O estoque é o principal ativo de uma empresa, sendo a forma mais importante de fazer dinheiro. Por isso, ter total atenção a gestão do estoque é de extrema importância. Se a...

Faturamento: O que é, como calcular e aumentar o seu

Porque o faturamento é tão importante para a empresa? Porque ele é o valor, em dinheiro, que a empresa recebeu em um período. Assim, ele demonstra se o resultado foi satisfatório ou não. Com o acompanhamento se tem uma melhor ideia da...

Gestão empresarial: guia definitivo para o sucesso do seu negócio

Toda empresa precisa ter um objetivo, uma missão maior que guie todas as suas atividades. Independente de qual for esse objetivo, ele tem tudo a ver com a gestão empresarial. Isso porque é através de uma gestão empresarial competente e...

Guia do MEI: Tudo sobre o MEI – Blog do eGestor

O MEI (Microempreendedor Individual) é um tipo de empresa voltado para formalização de profissionais autônomos. O custo para abrir um MEI é zero. Os impostos pagos pelo MEI são o ICMS, pela venda de mercadorias, o ISS, por prestação de...

Fluxo de Caixa: Guia de como fazer o da sua empresa

O que é o fluxo de caixa?O fluxo de caixa é o controle de todos os valores que entram e saem do financeiro da empresa. Qual o objetivo do fluxo de caixa?O objetivo do fluxo de caixa é garantir a saúde financeira do negócio, assegurando...

Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFS-e): o que é e quem emite

A NFS-e, ou Nota Fiscal de Serviço Eletrônica, é um dos tipos de notas fiscais que existe juntamente com a nota fiscal, a nota fiscal do consumidor e o conhecimento de transporte. Elas são úteis para empresas que tem como uma das funções...

Controle financeiro empresarial: Como fazer passo a passo

Passo a passo para fazer o controle financeiro da sua empresa Faça o controle do fluxo de caixa Separe custos e receitas Planejamento de recebimentos e pagamentos Registre todas as operações financeiras Tenha um orçamento bem estruturado...

ERP: O que é e vantagens [GUIA COMPLETO]

Teste Grátis A administração de uma empresa acontece diariamente, com processos e controle que devem ser feitos a todo momento. Esses processos são o que mantém a empresa funcionando, e esse controle é o que mantém as contas em dia e os...