O avanço da modernidade trazida pelo uso de tecnologias impactou a Contabilidade. A Contabilidade Gerencial surgiu no período entre o fim da Grande Depressão (1929) e o final da Segunda Guerra Mundial (1945). Durante esse período, houve o “boom” do desenvolvimento tecnológico. Muitas descobertas científicas como por exemplo a criação da vacina para Tifo bem como o desenvolvimento dos meios de comunicação. Conheça no post a seguir as principais informações sobre Contabilidade Gerencial.
O que é Contabilidade Gerencial
Agora que você já sabe em que momento da história esse ramo da Contabilidade surgiu, conheça o que ela é. Em suma, Contabilidade Gerencial é um conjunto de técnicas e processos contábeis.
Além disso, essas técnicas proporcionam uma visão geral sobre a empresa. Fornecendo informações relevantes para tomada de decisões. Além disso, Contabilidade Gerencial também é chamada de Contabilidade de Gestão.
Ademais, Contabilidade Gerencial também pode ser vista como um processo para identificar, bem como mensurar e analisar dados financeiros. O uso desse processo é feito pela mais alta administração. A fim de planejar e controlar a empresa para alocar os recursos necessários.
Dessa forma, é possível comparar, elaborar orçamentos. Inclusive, determinar o ponto para equilibrar bem como definir preços de produtos/serviços. E até mesmo estabelecer metas e objetivos que devem ser conquistados pela empresa.
É um modo de explorar informações. Dados disponibilizados pelo mercado em suas pesquisas. Através da Contabilidade Gerencial é possível entender da melhor maneira onde a empresa está. Bem como, entender sobre os concorrentes.
Através das práticas da Contabilidade de Gestão, o empresário pode fazer previsões e antecipar seu negócio às tendências. E assim, planejar ações futuras. Em contrapartida, essa área contábil pode ser empregada para otimizar as ferramentas de gestão. Uma vez que há várias estratégias para ajudar no lançamento. Bem como o crescimento ou busca por novos mercados. Da mesma forma que ajuda no processo de como conquistar investidores e clientes.
Quais as vantagens da Contabilidade Gerencial?
A Contabilidade de Gestão atua como um braço direito dos sócios. Fornece a eles todas as informações de que precisam para tomarem as melhores decisões. As pessoas responsáveis por gerenciar a empresa. A equipe deve se manter atualizada sobre a situação dos empreendimentos.
Ao aplicar a Contabilidade Gerencial, a definição das decisões de gerência. Têm base em dados atualizados e reais da empresa. Sem achismos ou tendo como base dados sobre outra empresa. Tudo baseado em fatos e levando em consideração o planejamento em curto, médio e longo prazo.
Em suma, a Contabilidade Gerencial ajuda muito a gestão de pequenas empresas. Pelas informações coletadas, o dono, gestores e contadores podem compreender os números. Sendo assim, é possível transformar essas informações em um plano de ação.
É possível destacar as seguintes vantagens de usar a Contabilidade Gerencial:
Controle financeiro
Um ponto muito importante para controlar de forma mais eficiente as finanças é estar sempre um passo à frente dos acontecimentos. Dessa forma, é possível evitar surpresas por situações negativas no mercado. Ao praticar a Contabilidade Gerencial, a empresa tem fácil acesso às informações.
Dados como perspectivas do fluxo de caixa. Bem como projeção de lucro, simulação de enquadramentos tributários, etc. Esses dados permitem que o empreendedor se prepare para aproveitar novas oportunidades. Fazer investimentos e em síntese, melhorar a vida financeira da empresa.
Aprendizado sobre o negócio
Não é incomum que os empreendedores não entendam o motivo de seus contadores fazerem certas escolhas. Através do uso da Contabilidade Gerencial, há um contato muito grande entre contador e empreendedor. Afinal, nesse ramo da contabilidade, um não trabalha sem o outro. Portanto, tem muita comunicação e entendimento entre os dois profissionais.
Controle de desperdícios
É comum que donos de pequenos empreendimentos não conheçam quais são os segmentos que desperdiçam recursos em sua empresa. Afinal, a prioridade é manter o negócio funcionando e em ordem. A Contabilidade Gerencial ajuda a solucionar esse problema. Ela dá informações já organizadas. Para que seja possível visualizar para onde o dinheiro está indo. Bem como em que setores está acontecendo o desperdício, para assim, saber onde e como resolver.
Eficiência da gestão
Eficácia é fazer mais com menos recursos. Tomar decisões de forma ágil. Bem como decisões certeiras. A Contabilidade de Gestão apoia o empresário em todos esses processos anteriormente mencionados. Além disso, torna a gestão mais otimizada.
O gestor poderá estabelecer suas decisões. Baseadas em informações concretas e aproximadas à realidade da empresa. Além disso, reduz as chances de erro. Levando menos tempo para colocar mudanças em ação.
Qual o papel do contador na Contabilidade de Gestão
Cabe ao contador fazer o estudo dos números recebidos do cliente. E transformar esses dados em indicadores. Dessa forma, o contador atua como um facilitador
É importante que o profissional contábil seja altamente qualificado. Além disso, deve entender de gestão empresarial. O conhecimento aprofundado dos números e da situação financeira da empresa proporciona direcionamentos para perspectivas futuras. Em suma, o contador é um tradutor. Traduz os dados para o empreendedor. Desse modo, o empreendedor consegue compreender. A partir de uma linguagem acessível, o que se passa em sua empresa.
Diferenças entre Contabilidade Gerencial e Contabilidade Financeira
Apesar das diferenças, a Contabilidade Gerencial depende da Contabilidade Financeira. Para assim, tomar as decisões certas. Enquanto a contabilidade financeira é independente dos resultados da Contabilidade Gerencial.
A diferença principal entre as duas áreas contábeis é: para quem se destina às informações. Para Contabilidade Gerencial, as informações contábeis servem para ajudar os gerentes e funcionários. No interior da organização. Auxiliam as decisões do empreendimento com informações reais.
A Contabilidade Financeira fornece informações financeiras às partes fora da organização (fornecedores, investidores e governo). Além disso, há a periodicidade dessas informações contábeis.
Para Contabilidade Financeira, as empresas têm prazos para fornecer informações. Devem respeitar as obrigações fiscais. Por outro lado, a Contabilidade Gerencial não é uma exigência legal. Pode se estruturar conforme às necessidades da empresa. Afinal as informações são para uso interno.
Contabilidade Gerencial e Gestão Empresarial
Em suma, a Gestão Empresarial é um conjunto de atividades. A fim de administrar as operações da empresa. Também direciona a empresa no ramo para atingir os objetivos estabelecidos. A Gestão Empresarial é responsável por organizar e gerenciar os trabalhadores no cumprimento de metas.
Contabilidade Gerencial é uma ferramenta indispensável para a Gestão Empresarial. Os gestores reconhecem a importância das informações contábeis. Afinal é através dela que se torna possível analisar e avaliar o andamento de sua empresa. Bem como também corrigir os desvios ocorridos em relação ao planejado.
Como aplicar a Contabilidade Gerencial
Os dados contábeis que não são encontrados de maneira fácil nos registros da Contabilidade Financeira. Os são fornecidos pela Contabilidade Fiscal. Também o fornecimento de informações contábeis e financeiras. Para decisão entre caminhos de ação alternativos são responsabilidades da Contabilidade Gerencial.
Então, para que o uso da Contabilidade Gerencial seja como uma ferramenta estratégica no processo de tomada de decisões. É preciso que ela seja integrada com a contabilidade de custos. Além disso, deve ser integrada também a todos os procedimentos contábeis. Além dos processos financeiros estarem ligados ao planejamento. Bem como orçamento empresarial.
Os relatórios contábeis devem ser analisados com frequência. Com o orçamento elaborado e baseado em informações históricas e projeções contábeis.
As Informações da Contabilidade Gerencial proporcionam um olhar orientado aos dados. Assim, a empresa pode projetar suas ambições. Além disso, definir metas e objetivos. Orçamentos, projeções das demonstrações financeiras e balanced scorecards são alguns exemplos de como os dados da Contabilidade Gerencial são usados para informar. E também orientar a gestão a longo prazo da empresa
Habilidades para se destacar na Contabilidade de Gestão
Primeiramente, para se destacar no ramo gerencial, é necessário além de ter profundos conhecimentos de contabilidade financeira e de custos. O contador deve entender bastante da área tributária. Além de conhecer como diferentes combinações podem influenciar na tributação de uma empresa como um todo.
Além disso, esses profissionais contábeis devem ter conhecimentos de outras áreas. Que são usadas para basear o processo de decisão. É preciso entender de assuntos como economia, inovação e até mesmo política. Entendendo esses assuntos, é possível compreender o impacto que esses aspectos podem ter no negócio que está sendo analisado.
O inglês e o mandarim são as línguas mais usadas para negócios. Desse modo, a recomendação é que contadores pratiquem esses idiomas. Afinal, falar outra língua pode ser a chave para negociar e desenvolver redes de trabalho empresarial com pessoas que falam outros idiomas.
Como potencializar a Contabilidade Gerencial no empreendimento
Apenas aplicar a Contabilidade Gerencial não é suficiente. É necessário potencializar. Dessa forma, todos os benefícios são otimizados.
Capacitação da equipe
Reuniões frequentes com a equipe estimulam o trabalho em conjunto. Além disso, a partir dessas práticas a adoção de posturas estratégicas em frente às demandas.
Para capacitar as equipes, é interessante explicar a importância do relacionamento direto com os contadores. Bem como, deixar claro que o sucesso da empresa no mercado é uma oportunidade de todos poderem melhorar e crescer em conjunto.
Processos integrativos entre os setores
Para que a Contabilidade Gerencial funcione adequadamente, deve haver a integração entre os diversos setores das empresas. Integrando esses setores e o escritório de contabilidade. Definir o fluxo de informação, estabelecer processos internos e marcar reuniões periódicas.
É importante destacar que essas ações, se realizadas conjuntamente. Farão toda diferença no dia a dia da empresa. Além disso, tornam o ambiente de trabalho mais agradável.
Relatórios
Relatórios diretos e objetivos, apresentando de maneiras adequadas. Explicando de maneira compreensível para os colaboradores sobre os dados são ainda mais eficazes.
Esses relatórios explicados de maneira acessível para pessoas que não dominam assuntos contábeis proporcionam um trabalho em equipe agradável. E sendo um diálogo acessível, todos os colaboradores se sentem úteis e conseguem compreender o que está acontecendo.
Pela linguagem inacessível, muitas vezes isso baixa a estima dos colaboradores. É comum que os trabalhadores se sintam inferiores por não entender algo, sobre um assunto que não é de seu domínio e ver outros colaboradores (que têm mais conhecimento sobre o assunto) entendendo.
Ademais, profissionais da Contabilidade Gerencial podem fazer esses relatórios. Com isso, interpretar dados brutos de uma forma que eles se tornem informações úteis. E também relevantes e acessíveis para as decisões na empresa.
Tecnologia
As tecnologias digitais promovem uma nova revolução no mercado. As tendências são guiadas pelas tecnologias. E com isso, as mudanças acontecem mais rápido.
É primordial prestar atenção nas tendências da área. Então, trabalhar em conjunto com a tecnologia. Caminhar junto à tecnologia serve para não correr o risco de ficar para trás no mercado. O medo que alguns profissionais têm é que as máquinas roubem o seu trabalho. Esse medo é algo distante da realidade. Apesar do protagonismo das tecnologias, os profissionais não perdem espaço. Os profissionais que operam máquinas não ficarão desamparados.
Inclusive, há um ramo da Contabilidade especializado na Revolução 4.0 e usa amplamente das tecnologias, a Contabilidade Digital.
Software de gestão integrada
Softwares de gestão integrada são facilitadores das ações e aumentam o controle. Eles possibilitam que todas as informações fiquem reunidas em um só lugar. Além dessa praticidade, softwares de gestão integrada também contam com ferramentas gerenciais que fazem operações de controle dos índices contábeis, o fluxo de caixa, os orçamentos etc.
Quem usa a Contabilidade de Gestão
É possível dividir os usuários em dois grupos.
O primeiro grupo é composto por usuários externos. Usuários externos não fazem parte do quadro de sócios ou de funcionários da empresa. Esses usuários, por alguma motivação, estão interessados nos demonstrativos elaborados pela Contabilidade de Gestão. Pode-se mencionar os bancos, fornecedores, credores diversos, investidores ou aqueles que se aventuram no mercado de ações. Em caso da empresa comercializar ações na bolsa de valores, como exemplos de usuários externos.
O segundo grupo é o de usuários internos. Esse grupo é formado por proprietários, gestores, administradores e pelos funcionários que usam de dados contábeis e financeiros da empresa para decisões importantes.
Qual a importância da Contabilidade Gerencial para as empresas
Conforme mencionado nos tópicos anteriores, a principal função da Contabilidade de Gestão é providenciar informações que baseiam as decisões da empresa. Apesar de ser um ponto crucial para as empresas, a importância dessa área contábil não se limita a isso.
Devido ao monitoramento de tendências e situação de mercado, a Contabilidade Gerencial é uma maneira de contornar momentos de crise ou recessões econômicas. Bem como sua origem, após uma grande queda da economia causada pela Grande Depressão em 1929, a Contabilidade de Gestão auxiliou muitas empresas a se inovarem nas crises de 2016 e 2017 e também no período de colapso econômico no cenário da Pandemia do Covid-19.
Além disso, esse ramo da Contabilidade também é importante para ajudar gestores a avaliarem os empreendimentos através de ferramentas não financeiras. Essas ferramentas são dominadas por profissionais que trabalham com essa função como o Valor Econômico Agregado (EVA) ou o Valor Agregado de Mercado (MVA).
E além dos aspectos mencionados, a Contabilidade de Gestão é muito importante para a apuração de impostos e também para a prestação de informações aos órgãos de arrecadação e fiscalização tributária. As Leis fiscais são atualizadas com frequência e novas formas de tributação e obrigações acessórias são atualizadas. Em suma, essa área contábil também atua na adequação da empresa aos aspectos fiscais exigidos pelos órgãos tributários.
E também evita que a Legislação seja descumprida. E assim, diminui o risco para a empresa, no que se refere a sanções fiscais e multas. Porque afinal, as multas representam custos e custos altos para a empresa.
Conclusão
Conforme visto ao longo do post, a Contabilidade de Gestão é uma ferramenta que se bem usada, pode causar impactos muito positivos na empresa. Muitas vezes os contadores e seus clientes trabalham de formas distantes, a Contabilidade Gerencial vem com o objetivo de unir. Somar forças. Essa união é capaz de promover a integração da equipe e direcionar de uma melhor forma o futuro da equipe. Além disso, essa área contábil é muito necessária. Especialmente para a empresa se preparar e saber como se posicionar diante de cenários político-econômico-sociais atuais.
Já conhecia a Contabilidade Gerencial? Deixe um comentário e conte o que achou do post.
0 comentários