fbpx

Contabilidade Empresarial: importância para um negócio de sucesso

A Contabilidade Empresarial é o segmento da empresa responsável por organizar e analisar todas as questões relacionadas à finanças, legislação, folha de pagamento e tributos, por exemplo.

O resultado de suas atividades é importante para o acompanhamento do desenvolvimento e crescimento da empresa. Além de ser uma importante ferramenta para tomadas de decisões e planejamento estratégico.

Dessa forma, quando bem aplicada, a contabilidade empresarial traz diversas vantagens para a empresa, mantendo a saúde financeira e compliance. Assim, a empresa consegue manter a solidez e crescimento constante, além de atrair investidores.

No texto a seguir explicamos com maiores detalhes sobre contabilidade empresarial, sua aplicação e as consequências quando não utilizadas.

O que é a contabilidade empresarial?

Contabilidade Empresarial é um segmento na empresa que trabalha com os livros contábeis, administra e analisa fatores da estrutura organizacional de uma empresa como legislação, questões tributárias, trabalhistas e previdenciárias, por exemplo.

Como percebido, a contabilidade contempla uma camada grande dos itens que fazem parte da fundação e alicerce da empresa, sendo seu acompanhamento no dia a dia fundamental para o negócio ter bons resultados.

Assim, nas tomadas de decisões e planejamentos, é importante considerar os resultados e relatórios contábeis, para análises das tomadas de decisões sobre a empresa para maior oportunidade de acerto.

contabilidade empresarial

Qual a função da Contabilidade Empresarial?

A função da contabilidade empresarial é garantir que a empresa tenha uma boa organização financeira, através do registro das movimentações financeiras, organizando e gerindo as responsabilidades empresariais para com a sociedade.

Assim, ela também garante a integridade da empresa diante das exigências internas e externas impostas.

Além de demonstrar e analisar os resultados que a empresa obtém no decorrer do seu exercício, ela conscientiza sobre os recursos que entram e saem, com controle orçamentário para que não tenha gastos para além da capacidade empresarial.

Do mesmo modo, a contabilidade empresarial garante que questões legislativas, tributárias e burocráticas sejam cumpridas com excelência.

Para que serve a Contabilidade Empresarial?

A Contabilidade Empresarial serve como uma ferramenta de gestão para a empresa. Devido a sua capacidade de contemplar várias questões que fazem parte da estrutura, como finanças e tributos, por exemplo. Sua utilidade para tomada de decisões e planejamento estratégico é imprescindível.

Com os resultados financeiros e demais informações que a contabilidade empresarial possui, é possível traçar novas metas, realizar projeções, entre outras coisas que fazem parte do dia a dia da empresa, ajudando assim, a manter sua estabilidade e crescimento no mercado.

Qual o objetivo da contabilidade empresarial?

O objetivo da Contabilidade Empresarial é apresentar informações de todos os aspectos através de relatórios. Os relatórios contém informações sobre resultados dos demonstrativos financeiros, análises de crescimentos, projeções, entre outros de competência contábil.

De acordo com os resultados apresentados nos relatórios, os gestores tomam as decisões e realizam o planejamento. Quando a empresa é uma Sociedade Anônima (SA), os relatórios devem ser apresentados à sociedade.

Por meio das informações compartilhadas através dos relatórios, os gestores conseguem saber como anda a saúde financeira da empresa, o patrimônio e compliance. E os investidores realizam o diagnóstico para a decisão de investimento.

Dessa forma, a tomada de decisões e planejamento dos próximos passos se torna mais fácil e assertivo, além de tornar a empresa cada vez mais consolidada no mercado onde está inserida.

Qual a importância da contabilidade para a empresa?

A importância da Contabilidade Empresarial está relacionada ao fato de reter muitas informações, que normalmente estão ligadas diretamente com a estrutura da empresa.

Essas informações são decisivas no momento da tomada de decisão e planejamento, seja a curto, médio ou longo prazo. Ainda mais por serem informações que impactam diretamente a empresa em diversos níveis e proporções.

Outro fator importante da contabilidade empresarial, é sua facilidade em identificar quando a empresa está começando a ter problemas, independente do setor que apresenta falhas. Afinal, esse diagnóstico prematuro é imprescindível para ajudar na recuperação e correção da falha e dificuldade.

Em síntese, sua importância está relacionada com sua capacidade de analisar e identificar oportunidades e desafios que a empresa possa vir a enfrentar.

contabilidade empresarial

Quais são as vantagens de fazer a contabilidade de um negócio?

As vantagens que a Contabilidade Empresarial trás para a empresa são diversas, abaixo listamos algumas:

  • Redução de custos: a contabilidade empresarial controla e organiza as finanças através do registro de entrada e saída de recursos, planejamento e análise de resultados. Assim, esse comportamento possibilita cortar gastos em excesso e evitar novos.
  • Boa saúde financeira: o controle financeiro realizado pela contabilidade empresarial proporciona à empresa estabilidade e segurança, e a possibilidade de identificação rápida de possíveis problemas e suas soluções.
  • Transparência: a transparência está relacionada a entendimento dos processos e facilidade de compreensão. Uma contabilidade empresarial bem organizada e focada no seu processo consequentemente torna fácil seu entendimento para terceiros, desta forma facilita a tomada de decisões para gestores e futuros investidores.
  • Compliance: está ligado a boas práticas de gestão organizacional. A empresa está de acordo com as normas e leis estabelecidas no mercado para o seu segmento.
  • Apoio ao planejamento e nas tomadas de decisões: a contabilidade empresarial tem uma visão ampla de toda estrutura que envolve a empresa, esse conhecimento é primordial para planejamentos e tomadas de decisões.

O conjunto dos benefícios que a contabilidade empresarial traz para o negócio, transparece segurança atraindo investidores, dando maior credibilidade e solidez no mercado que está inserida.

Quais as principais responsabilidades da Contabilidade Empresarial?

As principais responsabilidades da Contabilidade Empresarial, estão diretamente ligadas aos relatórios financeiros e econômicos, onde demonstra a conjuntura empresarial. Desta forma, sua responsabilidade contempla os seguintes fatores:

  • Fluxo de caixa: é uma ferramenta onde registra todo o dinheiro que entra e sai na empresa diariamente.
  • Relatórios e demonstrações: os relatórios e as demonstrações é onde deve conter as análises e seus resultados sobre diversos aspectos da empresa, inclusive situação patrimonial e a saúde financeira.
  • Folha de pagamento: a folha de pagamento se refere às despesas que a empresa tem com os funcionários. É de responsabilidade da Contabilidade Empresarial efetuar todos os pagamentos envolvidos.
  • Contas a pagar e a receber: as contas a pagar são as dívidas que a empresa possui e precisa pagar, sejam elas com fornecedores, funcionários, ou outros agentes que contribuem para o funcionamento da empresa. As contas a receber se referem às receitas recebidas dos clientes para a empresa ou de algum outro fator que gerou renda.
  • Formulários fiscais: o preenchimento dos formulários fiscais são de responsabilidade da contabilidade empresarial, assim como os cálculos de impostos.

Consequências da falha ou ausência da Contabilidade Empresarial

As consequências da falha ou ausência da contabilidade empresarial dentro de um negócio, podem ser muito ruins ou até mesmo levar a empresa à falência.

Quando ocorre uma falha na contabilidade empresarial, a empresa pode sofrer alguma penalidade, como cobranças de multas e juros em caso de atraso do pagamento de tributos..

No caso de ausência da contabilidade empresarial, a empresa pode ir à falência ou viver instável. Uma organização financeira e tributária, planejamento e compliance é essencial para não sofrer penalidades, principalmente em situações do não cumprimento das responsabilidades fiscais. Abaixo listamos os principais problemas que a ausência ou falha na contabilidade empresarial pode causar.

Não emissão de notas fiscais

Independente do tipo de empresa é importante a emissão de notas, principalmente por estar na lei. O não cumprimento desta obrigação, torna a atividade da empresa ilegal e isso acarreta penalidades perante a lei, podendo o estabelecimento ser fechado. O departamento contábil da empresa normalmente fica responsável pelos cálculos e pagamento dos tributos, assim como emissão de notas fiscais, ter esse setor na empresa com profissionais qualificados previne problemas presentes e futuros com a justiça brasileira.

Inadequação das exigências legais

Da mesma forma que a não emissão de nota fiscais pode causar problemas com a justiça brasileira, a inadequação das exigências legais também. Uma empresa tem muitas responsabilidades legais a ser cumprida para o seu funcionamento, responsabilidades são normalmente executadas pelo contador ou departamento de contabilidade da empresa, na ausência ou falha de ambos o responsável pela empresa pode responder judicialmente e a empresa ser fechada.

Misturar finanças pessoais e empresariais

Esse é um erro muito comum quando a empresa é familiar. Esse tipo de erro pode acarretar a falência da empresa por misturar as finanças e não saber qual dinheiro pertence a qual caixa. É imprescindível que o dinheiro da empresa seja separado do dinheiro pessoal e os registros de ambos também devem ser separados, para não arriscar e confundir as informações de receitas e despesas.

Perda de credibilidade

A ausência ou a falta de organização da contabilidade empresarial enfraquece a imagem da empresa perante todos. Isso acontece porque reflete no posicionamento da empresa no mercado, devido à ausência ou falta de organização contábil, as obrigações que uma empresa precisa cumprir acaba não acontecendo ou acontece de maneira equivocada, esse comportamento acarreta perda de credibilidade da empresa perante o mercado.

Mau uso do tempo

Esse é um problema que muitos não se dão conta que estão vivendo. Falta de organização na empresa, principalmente na parte contábil, faz perder tempo, seja para efetuar os pagamentos devidos, para registrar ou achar um simples documento. Esse mau uso do tempo reflete nas demais atividades da empresa, causando um efeito dominó, já que a contabilidade não existe ou é ineficiente.

Descontrole de custos

O departamento de contabilidade é responsável pelo controle e registro dos demonstrativos financeiros e seus relatórios. Desta forma todos os recursos que entram e saem da empresa são devidamente contabilizados para fim de manter a saúde financeira do negócio, otimizando o lucro e diminuindo os custos. Sem a contabilidade para realizar essa atividade acontece descontrole financeiro que pode chegar a falência do negócio.

A consequência para uma falha contábil ou ausência da contabilidade empresarial varia conforme a situação. Cada situação tem um grau de gravidade e a penalidade varia bastante, desde juros por atraso a detenção.

contabilidade empresarial

Diferença entre Contabilidade Empresarial e Contabilidade

A diferença entre Contabilidade Empresarial e Contabilidade está nos itens contemplados. A Contabilidade é restrita aos livros contábeis e questões fiscais, já a contabilidade empresarial abrange todos os itens que fazem parte da estrutura organizacional da empresa.

Por que contar com apoio da Contabilidade Empresarial?

Porque as atividades realizadas pela contabilidade empresarial contemplam setores importantes dentro da empresa, fazendo análises profundas e emitindo resultados que ajudam a entender como está o desenvolvimento da empresa em vários aspectos.

Além da possibilidade de ser utilizada como ferramenta de gestão e planejamento estratégico.

Quais são os conceitos fundamentais da Contabilidade Empresarial?

Os conceitos fundamentais da Contabilidade Empresarial, são os seguintes:

  • Ativos e passivos: Ativos e passivos são registrados no balanço patrimonial para calcular o valor do patrimônio líquido, o resultado informa a situação financeira da empresa. Os ativos representam os bens da empresa e todo o dinheiro que entra, seja a curto ou longo prazo. Os passivos são as obrigações financeiras que a empresa deve cumprir, sejam elas de curto ou longo prazo, como contas a pagar e aluguéis, por exemplo.
  • Patrimônio líquido (PL): O patrimônio líquido compõe o balanço patrimonial, ele é o resultado da diferença entre ativos e passivos, representando o patrimônio da empresa.
  • Balanço patrimonial: balanço patrimonial é onde registra durante um determinado período todos os ativos e passivos da empresa, juntamente com o patrimônio líquido. O resultado da operação representa a situação patrimonial da empresa.
  • Demonstração do resultado do exercício (DRE): é um relatório contábil que demonstra se as atividades da empresa estão gerando lucro ou prejuízo. Ele é feito junto com o balanço patrimonial calculando as atividades durante um determinado período. É obrigatório para as empresas, exceto o MEI.
  • Demonstração de fluxo de caixa (DFC): é um relatório contábil que registra todo o dinheiro que entra e sai do caixa da empresa durante um determinado período. Ele demonstra a capacidade da empresa em gerar caixa equivalente, liquidez imediata, além de informar o resultado do fluxo de entrada e saída de dinheiro.
contabilidade empresarial

Como funciona o dia a dia da Contabilidade Empresarial?

O dia a dia da contabilidade empresarial inicia no nascimento da empresa, ela está presente desde a fundação e permanece devido seu grau de importância para a sobrevivência da empresa.

No dia a dia, a contabilidade empresarial registra, organiza e analisa as atividades da empresa na totalidade. Por meio de cálculos e métodos contábeis para acompanhar o desenvolvimento empresarial.

Nesse sentido, a contabilidade empresarial se torna uma ferramenta para a empresa devido às tarefas que realiza. Ajudando assim nas tomadas de decisões e planejamento, além de sinalizar a saúde financeira da empresa.

A contabilidade é obrigatória por lei para todas as empresas, exceto as empresas optantes pelo Simples Nacional. Em síntese, os serviços que um contador realiza é de extrema importância não só para garantir a estabilidade financeira da empresa, mas seu funcionamento legal.

Qual importância da contabilidade empresarial para o mercado?

A importância da contabilidade empresarial para o mercado está relacionada com a sua capacidade de expressar a situação da empresa. Os resultados obtidos através dos instrumentos contábeis informam a situação atual da empresa possibilitando realizar previsões futuras.

O mercado está repleto de investidores a procura de empresas para investir seus recursos, contudo, eles buscam empresas seguras e que possam trazer boa rentabilidade. Desta forma, a contabilidade atua atraindo o investidor, apresentando os resultados contábeis mostrando a situação da empresa.

Banner-conversao-eGestor-blog

Perguntas Frequentes

Qual a utilidade da contabilidade empresarial?

A utilidade da contabilidade empresarial é conseguir controlar e analisar as finanças, tributos, legislação e todos os itens que fazem parte da estrutura organizacional de uma empresa. Bem como, ajudar no planejamento e apresentar resultados relevantes para a tomada de decisões.

Quando uma empresa precisa procurar por serviços contábeis?

A empresa pode procurar por serviços contábeis para realizar a abertura da empresa, assim como também, para manter as questões financeiras e legislação organizadas.

Quais são os erros mais comuns cometidos pela empresa?

Os erros mais comuns cometidos por uma empresa são, não realizar os registros de entrada e saída de dinheiro, e falta de organização. Por vezes, esses erros são o início para problemas muito maiores, como dívidas ou esquecer de realizar tarefas tributárias.

Início 9 Contabilidade 9 Contabilidade Empresarial: importância para um negócio de sucesso
Escrito em: 18/08/23
<a href="https://blog.egestor.com.br/author/pedro-henrique-escobar/" target="_self">Pedro Henrique Escobar</a>

Pedro Henrique Escobar

Pedro Henrique Escobar é formado em Administração e gerente de marketing no eGestor. O eGestor é uma ferramenta online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: eGestor.

Comentários:

Compartilhe seu comentário, dúvida ou sugestão!

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar…

ERP: O que é e vantagens [GUIA COMPLETO]

Teste Grátis A administração de uma empresa acontece diariamente, com processos e controle que devem ser feitos a todo momento. Esses processos são o que mantém a empresa funcionando, e esse controle é o que mantém as contas em dia e os...

Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFS-e): o que é e quem emite

A NFS-e, ou Nota Fiscal de Serviço Eletrônica, é um dos tipos de notas fiscais que existe juntamente com a nota fiscal, a nota fiscal do consumidor e o conhecimento de transporte. Elas são úteis para empresas que tem como uma das funções...

NFC-e (Nota fiscal de consumidor eletrônica) [Atualizado]

Emitir NFC-e Todo produto ou serviço vendido, deve ter sua comprovação fiscal e um dos meios de atestar essa transação é a nota fiscal. Afinal, ela dá segurança tanto à empresa que vende o produto, quanto ao consumidor que o compra....

Faturamento: O que é, como calcular e aumentar o seu

Porque o faturamento é tão importante para a empresa? Porque ele é o valor, em dinheiro, que a empresa recebeu em um período. Assim, ele demonstra se o resultado foi satisfatório ou não. Com o acompanhamento se tem uma melhor ideia da...

Controle financeiro empresarial: Como fazer passo a passo

Passo a passo para fazer o controle financeiro da sua empresa Faça o controle do fluxo de caixa Separe custos e receitas Planejamento de recebimentos e pagamentos Registre todas as operações financeiras Tenha um orçamento bem estruturado...

Gestão empresarial: guia definitivo para o sucesso do seu negócio

Toda empresa precisa ter um objetivo, uma missão maior que guie todas as suas atividades. Independente de qual for esse objetivo, ele tem tudo a ver com a gestão empresarial. Isso porque é através de uma gestão empresarial competente e...

Fluxo de Caixa: Guia de como fazer o da sua empresa

O que é o fluxo de caixa?O fluxo de caixa é o controle de todos os valores que entram e saem do financeiro da empresa. Qual o objetivo do fluxo de caixa?O objetivo do fluxo de caixa é garantir a saúde financeira do negócio, assegurando...

Controle de Estoque: Como fazer um controle profissional

Porque o controle de estoque é tão importante para a empresa? O estoque é o principal ativo de uma empresa, sendo a forma mais importante de fazer dinheiro. Por isso, ter total atenção a gestão do estoque é de extrema importância. Se a...

Guia do MEI: Tudo sobre o MEI – Blog do eGestor

O MEI (Microempreendedor Individual) é um tipo de empresa voltado para formalização de profissionais autônomos. O custo para abrir um MEI é zero. Os impostos pagos pelo MEI são o ICMS, pela venda de mercadorias, o ISS, por prestação de...

Nota fiscal eletrônica: tudo o que você deve saber [ATUALIZADO]

A Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) é um documento cuja função é atestar a venda de um produto ou a prestação de um serviço. Ela foi desenvolvida com o objetivo de substituir alguns sistemas de impressão de documentos fiscais em papel. Assim...