Matriz GUT: saiba os principais problemas da sua empresa!

Pelo fato de não possuírem tanta experiência a frente de seus negócios, muitos empresários possuem dificuldades no momento de tentar solucionar os problemas de suas empresas. Afinal, qual problema deve ter maior atenção? Qual questão necessita ser resolvida com mais urgência para o funcionamento e bom desempenho da empresa? Se você se identifica com esta situação, saiba que a matriz GUT pode ser uma ótima ferramenta. Pois irá ajudar a elencar os problemas que devem ser solucionados de uma forma prioritária em sua empresa.

Quer saber mais sobre o que de fato é a matriz GUT? Como ela deve ser usada na prática e quais as vantagens que esta ferramenta pode trazer para a sua gestão empresarial? Então acompanhe o nosso artigo!

Guia de Gestão Estratégia

O que é a matriz GUT?

GUT é uma sigla, vem de Gravidade, Urgência e Tendência. A matriz GUT é uma metodologia de auxílio para os empresários nos processo de resolução de problemas. Assim, ela tem como principais objetivos avaliar cada problema a ser resolvido no ambiente organizacional. Para tanto, ela nos mostra o que são esses três aspectos e como fazer a relação deles:

Gravidade 

Este aspecto tem como finalidade medir o impacto de cada situação isolada. E o que pode causar na empresa em caso de não ser solucionada. Para isso, impacto de cada problema deve ser avaliado de 1 a 5. Sendo assim: 1 para sem gravidade; 2 pouco grave; 3 grave; 4 muito grave e 5 extremamente grave. Por exemplo, podemos afirmar que uma situação referente ao fluxo de caixa negativo pode ser classificada como extremamente grave. Pois se não for solucionada rapidamente, pode inclusive decretar a falência de uma empresa. 

Urgência

A urgência da matriz GUT avalia os problemas de acordo com os prazos para a resolução de cada um.  Problemas com resolução mais lenta, por exemplo, são mais urgentes do que situações que podem ser rapidamente resolvidas. A urgência de resolução de cada problema também deve ser medida em uma escala de 1 a 5. Sendo 1 para situações sem urgência de resolução e que podem esperar; 2 para situações pouco urgentes; 3 para problemas urgentes que merecem atenção em um curto prazo; 4 para muito urgente e 5 para situações que exigem uma solução absolutamente imediata. Podemos classificar como situações muito urgentes, a quitação de uma dívida dentro de determinado prazo. Ou a nomeação de um novo gerente de determinado setor da empresa.

Tendência de agravamento da situação

Indica os problemas que poderão se tornar ainda mais graves em caso de não receberem a devida atenção. Ou seja, representa a capacidade que cada problema tem de aumentar a sua dimensão. As situações que forem avaliadas em 1 não tem possibilidades de se agravar; 2 são situações que podem piorar dentro de um longo prazo; 3 são situações que podem piorar a médio prazo; 4 podem piorar dentro de um curto prazo e 5 podem se agravar imediatamente.

Imagem 1 – Exemplo de tabela da matriz GUT.

Como surgiu a matriz GUT?

Atualmente utilizada por um grande número de empresas, esta ferramenta foi elaborada inicialmente por Kepner e Tregoe, dois especialistas na resolução de problemas organizacionais. Eles elaboraram a matriz GUT com este objetivo. O de auxiliar os empresários na resolução de questões mais complexas no ambiente de suas empresas.

Como elaborar a matriz GUT em sua empresa?

A matriz GUT é uma ferramenta extremamente simples de ser elaborada por qualquer empresa. Independente do porte e ramo de atuação.

Ela pode ser feita em uma simples planilha do Excel: basta elencar os diferentes problemas de sua empresa em linhas, criar as colunas para gravidade, urgência e tendência de agravamento de cada problema e então atribuir as notas de 1 a 5 para cada problema em relação aos três aspectos da matriz GUT.

Após feito este processo, basta multiplicar, na ordem, as 3 notas atribuídas em cada um dos problemas listados. E a partir de então identificar realmente quais são os principais problemas e pontos fracos da sua empresa. A partir da identificação destes problemas é hora de botar a mão na massa!

Trace planos de ação especificando todas as estratégias, os prazos de solução para cada problema e os colaboradores envolvidos no processo.

Portanto, a aplicação prática da matriz GUT consiste basicamente em três etapas: a listagem de todos os problemas, a classificação de acordo com a gravidade, urgência e tendência de agravamento de cada um. E por fim, a avaliação de cada uma das pontuações realizadas para identificar os principais problemas organizacionais.

Imagem 2- Exemplo de como usar a matriz GUT na resolução dos seus problemas.

Por que implementar a matriz GUT?

A partir da matriz GUT, você possui um direcionamento muito maior para a tomada de decisões na sua empresa. Pois conseguirá enxergar com mais clareza os principais problemas a serem solucionados em sua organização. Em relação a gravidade, urgência e tendência de agravamento da situação de cada um deles.

Esta visão passada pela matriz GUT também permite com que você utilize os recursos do seu orçamento empresarial em questões realmente importantes e não efetue gastos desnecessários. Que podem afetar o andamento do seu negócio. 

Outra vantagem de implementar a matriz GUT como ferramenta de apoio a tomada de decisão em sua empresa, é o fato de ser um método que pode ser aplicado facilmente a partir de uma simples planilha do excel e também pode ser utilizada junto a outras metodologias como a análise SWOT, diagrama de pareto e diagrama de ishikawa, dentre outros.

Além disso, outra vantagem da matriz GUT é o fato de ela poder ser utilizada na avaliação dos problemas de qualquer setor da sua empresa.

Conclusão

Sendo assim,a matriz GUT pode ser uma ferramenta extremamente útil. Principalmente se você encontra dificuldades para identificar os problemas que devem ser resolvidos de uma forma prioritária em sua empresa.

Sem nenhum custo de implementação, pois pode ser elaborada em uma planilha e tem possibilidade de aplicação nos variados setores da sua empresa; a matriz GUT facilita completamente as suas tomadas de decisões. E permite o direcionamento de recursos para os aspectos que são realmente mais importantes, evitando saídas desnecessárias de seu orçamento!

Gostou do nosso texto? Quer ficar por dentro de mais dicas para aplicar na gestão de seu negócio? Então baixe gratuitamente o nosso E-book de gestão empresarial!

eBook guia de gestão empresarial

Teste o eGestor gratuitamente por 15 dias!

Escrito por eGestor
O eGestor é um software online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: https://www.egestor.com.br