fbpx

5s: saiba o que é e como implementar em sua empresa!

A ferramenta 5s, é um método que pode ser aplicado perfeitamente para a otimização de processos. E também gestão do ambiente organizacional de sua empresa. Saiba mais sobre esta ferramenta e como ela pode lhe auxiliar:

Afinal, o que é 5s?

A técnica 5s nada mais é do que uma ferramenta de apoio a tomadas de decisões. Ela não se restringe somente ao ambiente empresarial. É uma técnica que também pode ser aplicada nos mais variados sentidos. Portanto, pode ser utilizada na vida pessoal, escolar, comunidades e serviços públicos. Assim, o principal objetivo da técnica 5s é orientar o crescimento e desenvolvimento nos mais variados aspectos. Tal como a redução de desperdícios, melhor aproveitamento de recursos, maior cuidado com a limpeza e nova padronização de ações.

Como surgiu o 5s?

O 5s uma metodologia de origem japonesa, que surgiu no durante a reconstrução do país após a Segunda Guerra Mundial. Após a guerra, o Japão recebeu uma série de orientações vindas de especialistas americanos a respeito de controle de qualidade. Assim, essas orientações foram devidamente aprimoradas pelos japoneses na época. E a partir de então criaram a metodologia chamada de 5s, que consiste em 5 princípios básicos japoneses:

  • Seiri: senso de utilização;
  • Seiton: senso de organização;
  • Seisou: senso de limpeza;
  • Seiketsu: senso de saúde;
  • Shitsuke: senso de autodisciplina;

O foco deste artigo, é mostrar como essa metodologia oriental pode ser aplicada na otimização de processos de sua empresa. Com o intuito de gerar uma maior segurança, reduzir perdas e assim aumentar produtividade com atividades desenvolvidas no ambiente empresarial. É o que vamos nos aprofundar a partir de agora, em relação a cada um dos conceitos do 5s:

SEIRI – Senso de utilização

O primeiro conceito da metodologia 5s, consiste na utilização de recursos da empresa de uma forma equilibrada. De forma que o fluxo de caixa não seja comprometido e que sejam avaliados possíveis cortes de gastos no orçamento. Será que algumas das despesas de sua empresa são realmente necessárias? Os materiais gastos em equipamentos no escritório, por exemplo, não poderiam ser substituídos por itens mais baratos? O senso de utilização trata portanto de uma otimização e um melhor aproveitamento dos recursos da empresa. Também podem ser exemplos de senso de utilização, um aproveitamento consciente de materiais, economia de luz, água, dentre outros aspectos.

SEITON – Senso de organização

O senso de organização tem como objetivo nortear todos os colaboradores. Para que mantenham a estrutura e equipamentos da empresa sempre organizados. De forma que possam ser identificados facilmente e utilizados a qualquer momento diante das necessidades.

Consiste na organização de documentos empresariais, armazenamento de estoque e disposição de prateleiras. Dentre outros aspectos de extrema importância para uma gestão eficiente, assim como uma boa organização de espaços de cada funcionário.

SEISO – Senso de limpeza

Já o SEISO está ligado a cuidados com a higiene e questões de limpeza no ambiente empresarial. Com o objetivo de torná-lo um espaço mais agradável para os colaboradores. Além de para que seja melhor visto pelos clientes que visitam o estabelecimento. É um preceito que visa conscientizar os gestores e demais integrantes de uma empresa. Conscientizar a respeito da importância de sempre zelar pela limpeza. Além do cuidado com o espaço físico organizacional.

Mas além do cuidado com espaço e limpeza do ambiente, o SEISO também está relacionado ao aspecto visual dos colaboradores. Que devem cuidar da aparência e não se desleixar neste sentido no ambiente de trabalho.

SEIKETZU- Normatização

Os primeiros três conceitos apontam para uma mudança de hábitos e transformação dos mais variados aspectos dentro da empresa. Já o SEIKETZU, ou normatização, prioriza estabelecer uma situação de estabilidade dentro da empresa. Assim, fazendo com que todas as medidas de senso de utilização, organização e limpeza, se tornem regras no cotidiano organizacional. Além de fazer parte da rotina diária da empresa.

O SEIKETZU não é uma fase de adaptação ou implementação de padrões comportamentais. Ele é uma consolidação e padronização dessas atitudes.

SHITSUKE – Senso de Disciplina ou Autodisciplina

O senso de disciplina também é semelhante ao processo de normatização. Aquele que o objetivo é tornar as medidas do SEIRI, SEITON, SENSO, como padrões e parte da rotina da empresa.

Portanto, os conceitos do 5s são de fácil entendimento para a aplicação em qualquer empresa. Eles tendem a melhorar o ambiente empresarial nos mais variados aspectos. Cabe aos líderes e gestores a tarefa de incentivar os demais a realizarem as suas ações em torno do 5s. Para, assim, tornar essas medidas parte do cotidiano.

Também é imprescindível que exista um constante monitoramento das ações realizadas. Isso, para identificar se os colaboradores estão seguindo os conceitos estabelecidos ou se o 5s. Ou se ficou só na teoria!

Guia de Otimização de Processos

Parabenize a equipe pelos resultados obtidos

É importante reconhecer e enaltecer os resultados obtidos pela sua equipe, por menores que eles sejam em um primeiro momento.

Se houve a diminuição do uso de papel, por exemplo, isso deve ser reconhecido. Assim como uma redução no desperdício de materiais, ou um ambiente mais limpo. E deve ocorrer de forma com que seus funcionários sintam-se motivados a manter essas atitudes no ambiente organizacional.

Banner-conversao-eGestor-blog
Início 9 Empreendedorismo 9 5s: saiba o que é e como implementar em sua empresa!
Escrito em: 05/07/18
<a href="https://blog.egestor.com.br/author/pedro-henrique-escobar/" target="_self">Pedro Henrique Escobar</a>

Pedro Henrique Escobar

Pedro Henrique Escobar é formado em Administração e gerente de marketing no eGestor. O eGestor é uma ferramenta online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: eGestor.

Comentários:

Compartilhe seu comentário, dúvida ou sugestão!

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar…

Guia do MEI: Tudo sobre o MEI – Blog do eGestor

O MEI (Microempreendedor Individual) é um tipo de empresa voltado para formalização de profissionais autônomos. O custo para abrir um MEI é zero. Os impostos pagos pelo MEI são o ICMS, pela venda de mercadorias, o ISS, por prestação de...

Controle financeiro empresarial: Como fazer passo a passo

Passo a passo para fazer o controle financeiro da sua empresa Faça o controle do fluxo de caixa Separe custos e receitas Planejamento de recebimentos e pagamentos Registre todas as operações financeiras Tenha um orçamento bem estruturado...

Fluxo de Caixa: Guia de como fazer o da sua empresa

O que é o fluxo de caixa?O fluxo de caixa é o controle de todos os valores que entram e saem do financeiro da empresa. Qual o objetivo do fluxo de caixa?O objetivo do fluxo de caixa é garantir a saúde financeira do negócio, assegurando...

Nota fiscal eletrônica: tudo o que você deve saber [ATUALIZADO]

A Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) é um documento cuja função é atestar a venda de um produto ou a prestação de um serviço. Ela foi desenvolvida com o objetivo de substituir alguns sistemas de impressão de documentos fiscais em papel. Assim...

NFC-e (Nota fiscal de consumidor eletrônica) [Atualizado]

Emitir NFC-e Todo produto ou serviço vendido, deve ter sua comprovação fiscal e um dos meios de atestar essa transação é a nota fiscal. Afinal, ela dá segurança tanto à empresa que vende o produto, quanto ao consumidor que o compra....

Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFS-e): o que é e quem emite

A NFS-e, ou Nota Fiscal de Serviço Eletrônica, é um dos tipos de notas fiscais que existe juntamente com a nota fiscal, a nota fiscal do consumidor e o conhecimento de transporte. Elas são úteis para empresas que tem como uma das funções...

ERP: O que é e vantagens [GUIA COMPLETO]

Teste Grátis A administração de uma empresa acontece diariamente, com processos e controle que devem ser feitos a todo momento. Esses processos são o que mantém a empresa funcionando, e esse controle é o que mantém as contas em dia e os...

Controle de Estoque: Como fazer um controle profissional

Porque o controle de estoque é tão importante para a empresa? O estoque é o principal ativo de uma empresa, sendo a forma mais importante de fazer dinheiro. Por isso, ter total atenção a gestão do estoque é de extrema importância. Se a...

Faturamento: O que é, como calcular e aumentar o seu

Porque o faturamento é tão importante para a empresa? Porque ele é o valor, em dinheiro, que a empresa recebeu em um período. Assim, ele demonstra se o resultado foi satisfatório ou não. Com o acompanhamento se tem uma melhor ideia da...

Gestão empresarial: guia definitivo para o sucesso do seu negócio

Toda empresa precisa ter um objetivo, uma missão maior que guie todas as suas atividades. Independente de qual for esse objetivo, ele tem tudo a ver com a gestão empresarial. Isso porque é através de uma gestão empresarial competente e...