Consultoria empresarial: entenda as vantagens e desvantagens.

Um dos maiores erros cometidos por empresários é achar que podem fazer um negócio sem o suporte de outro especialista. Com frequência os gestores acreditam que conseguem dar conta de todas as áreas da empresa e que portanto não precisam contratar ninguém. Porém, é importante lembrar que existem muitos setores que demandam atenção para que um empreendimento seja bem-sucedido, como marketing, contabilidade e o departamento jurídico, entre outros. Ou seja, há pouco tempo para desenvolver o conhecimento necessário em cada um desses assuntos tão distintos e ainda se dedicar à atividade-fim, que é o que gera lucro de verdade. Afinal, vale a pena contratar uma consultoria empresarial?

Quais são as vantagens?

Embora apresente alguns pontos negativos, salientamos que é altamente aconselhável chamar uma consultoria empresarial. Para provar isso, mostraremos algumas razões a seguir.

Dedicação à atividade principal

Conforme mencionamos brevemente antes, ter o apoio de uma consultoria empresarial permite ao administrador direcionar recursos e energia ao produto ou serviço final. Para ilustrar isso podemos falar sobre os inúmeros detalhes que envolvem as obrigações tributárias de uma companhia. O sistema fiscal do Brasil é particularmente complexo e demanda extenso estudo da legislação vigente.

O contador tem a experiência para orientar as transações de acordo com as leis municipais, estaduais e federais. E tenha em mente que não cumprir as regras leva a uma série de problemas mais adiante. Não arrisque.

O mesmo vale, por exemplo, para o marketing da firma. Um profissional capacitado consegue levantar o perfil exato do seu público. Isso é fundamental para a criação de conteúdos que sejam atrativos para os clientes em potencial. Também garante que você não perca dinheiro produzindo publicidade para plataformas que não atingem os seus leads.

Redução de gastos

Otimizar o orçamento é uma das chaves para que qualquer iniciativa triunfe no mercado hoje. É claro que a escolha de consultoria deve ser bastante ponderada, e assim representa um custo considerável. No entanto, trata-se ainda de uma opção menos dispendiosa do que implementar uma repartição interna.

Sobretudo, as empresas de pequeno porte com frequência não dispõem de estruturas que comportem os vários departamentos. Em vista disso, juntar-se à consultoria é uma forma de garantir a sua competitividade com o mínimo de despesas. Tal vantagem é observada em entidades de todos os tamanhos e ramos.

Opiniões de fora

Ter um olhar independente serve para ampliar os horizontes dos donos de negócios. Afinal, as pessoas estão acostumadas a enfrentar os problemas de determinados ângulos. Como consequência, uma organização pode logo ficar estagnada. A perspectiva de um consultor externo é então de grande valia na busca por inovação e ajuda a resolver desafios antigos.

Se você já se convenceu de que aconselhar-se com uma consultoria empresarial é uma boa ideia, fique atento a alguns aspectos antes de fechar um acordo. Sempre que possível, pesquise múltiplas referências acerca dos trabalhos realizados pela assessoria. Tendo em vista a importância desse serviço para o desempenho da sua companhia, é essencial ter boas indicações.

Acompanhamento de todas as fases

Uma consultoria experiente baseia-se em na observação de prazos para que o cronograma do projeto seja atendido. A inspeção vai desde a identificação das dificuldades até a resolução dos problemas. Sendo assim, as etapas do começo ao fim do plano recebem as recomendações especializadas do consultor.

Enfoque no resultado

A assessoria é chamada para se concentrar de maneira exclusiva nos resultados. Para tanto, ela tem os meios para traçar metas e apontar objetivos bastante claros.

Quando contratar uma consultoria empresarial?

Salientamos que, em oposição ao que muitos pensam, a consultoria não é útil apenas para companhias que estejam falindo ou falidas. É verdade que nesses períodos o apoio capacitado propicia ótimos retornos e combate os contratempos, mas não é preciso aguardar uma quebra para pedir ajuda. Por que não ser pró-ativo e se precaver?

A consultoria traz respostas quando você pretende expandir os seus negócios, por exemplo, ou incrementar os lucros. Se o empresário acredita que os custos estão muito altos, um suporte externo é valioso também. Um consultor consegue equilibrar o orçamento do contratante sem comprometer o andamento dos processos ou a qualidade do seu produto. A ideia é sanar os inconvenientes antes que eles prejudiquem você.

E não se esqueça de priorizar consultorias que tenham funcionários especialistas no seu ramo e que se engajem no serviço.

Consultoria do SEBRAE

Em particular, mencionaremos aqui a atuação do SEBRAE na consultoria empresarial. O atendimento personalizado almeja identificar as requisições da sua entidade e oferecer as saídas adequadas. Esse levantamento também concede ferramentas para sugerir aprimoramentos, em uma fase chamada diagnóstico.

O procedimento continua no estabelecimento de um projeto para melhorar as ações administrativas; otimizar todo o tipo de recurso e facilitar as suas decisões. A visão da consultoria empresarial do SEBRAE é para o sistema, englobando as distintas áreas.

Para quem é indicada a consultoria empresarial?

Esse serviço auxilia o microempreendedor individual, as microempresas, empresas de pequeno e médio porte, bem como os produtores rurais.

Como contratar a consultoria empresarial do SEBRAE?

Depois que você selecionar a consultoria a próxima medida é combinar um horário para a visita. Nessa reunião os profissionais apresentam o seu projeto de gestão para que as atividades comecem.

Periodicamente serão conduzidas novas visitar pelo consultor, que acompanha o progresso da firma. Após a supervisão presencial, os responsáveis irão fazer relatórios com dados a serem confirmados pelo proprietário da entidade.

Em especial o SEBRAE monitora os atendimentos por meio de telefonemas ou troca de e-mail com o empreendedor.

Alguns dos elementos avaliados pela consultoria empresarial são: finanças, marketing e identidade visual, sustentabilidade, qualidade e rendimento, planejamento estratégico e perspectivas do mercado. Com décadas de experiência, o SEBRAE é uma instituição sólida e que se posiciona como referência em consultoria. Evita-se então os inconvenientes que citaremos logo adiante.

Pontos negativos de se contratar uma consultoria

Acreditamos plenamente que as vantagens de se contatar uma consultoria superam os possíveis problemas. Contudo, mostraremos também algumas desvantagens para que você fique atento caso opte pelo serviço. Confira abaixo:

Ter informações internas expostas

É imprescindível que você estabeleça parceria com uma consultoria profissional e de confiança. Os valores éticos têm de ser alinhados com os do seu empreendimento. Afinal, se a supervisão terceirizada for conhecida em um certo nicho de mercado, todos os dados do seu negócio, como a sua organização interna e rendimentos, podem ser revelados para os demais contratantes do consultor. Ou seja, seus competidores ficariam a par de informações que deveriam ser protegidas.

Falta de controle dos procedimentos internos

Mais uma vez a credibilidade da consultora é um elemento central. O empresário costuma ser o representante da marca para o público, porém às vezes o trabalho da consultoria é passado diretamente para funcionários internos.

Isso quer dizer que o único modo de se certificar que o próprio consultor fez a análise é tratar com uma companhia séria. Tal preocupação tem relevância, pois é esse profissional que possui o know-how que você quer. Mas fique tranquilo: uma boa pesquisa consegue solucionar facilmente a questão.

Em resumo, a consultoria empresarial é uma excelente contribuição para os empreendedores, em especial para os que estão iniciando as atividades. Como apontamos, os prós são bem mais numerosos do que os contras. Entretanto, a decisão requer cautela para que um pessoal capacitado de verdade possa auxiliá-lo.

Guia de Gestão Estratégia

Conheça o eGestor, o sistema de gestão empresarial totalmente fácil e online para a sua micro ou pequena empresa!

Escrito por eGestor

O eGestor é um software online para gestão de micro e pequenas empresas.
Teste gratuitamente em http://www.egestor.com.br