Sistema ERP: Como escolher o melhor para sua empresa

Você está em busca de um software completo para otimizar os mais variados processos gerenciais da sua empresa? No decorrer deste artigo vamos falar sobre todas as funcionalidades de um sistema ERP de gestão empresarial. Todas suas características e quais os aspectos que devem ser levados em conta na hora de escolher o melhor para a sua empresa. 

Afinal,  o que é um sistema ERP?

Um sistema ERP (Enterprise Resource Planning), em português significa Planejamento dos Recursos da Empresa. É um software totalmente informatizado, responsável por automatizar e gerenciar os mais diversos processos gerenciais das empresas. Tais como fluxo de caixa, contabilidade. Assim como tributação, controle de pagamentos, estoque e muitos outros processos administrativos e operacionais de um empreendimento.

Como funciona um sistema ERP?

De uma forma geral, podemos dizer que um sistema ERP é composto com a seguinte estrutura:

  • A primeira camada: é voltada para a indicação de todos os menus básicos do sistema. Tais como cadastros e demais processos gerenciais;
  • A segunda camada:  é o que chamamos de aplicação. Na qual são armazenadas as mais variadas informações da empresa dentro dos menus do sistema;
  • Todos os sistemas ERP possuem um espaço voltado para as configurações e customizações;

Quais os objetivos de um sistema ERP?

Os sistemas ERP tem como objetivo auxiliar a vida dos empresários no gerenciamento de suas empresas, possibilitando dados precisos para auxiliar nas tomadas de decisões, automatização de diversos processos e um controle mais visível dos mais variados aspectos que envolvem o negócio.

Além de processos operacionais, um sistema ERP traz um enorme ganho de praticidade. Tanto na relação com clientes, como com  fornecedores, funcionários e transportadores das empresas. Isso porque podem ter as suas informações registradas de uma forma unificada. Podendo integrar as mais diversas áreas a partir de uma única plataforma.

De que forma as empresas costumam utilizar um sistema ERP?

Apesar das inúmeras funcionalidades e benefícios que um sistema ERP de gestão empresarial pode trazer para as organizações, nem sempre os empresários tiram o melhor proveito dessa ferramenta. E acabam tornando o uso do sistema em suas empresas um tanto quanto limitado. 

É o que aponta a pesquisa realizada pelo grupo de consultoria norte-americana Aberdeen Group. Realizada com empresas atuantes no Brasil e na América Latina que fazem o uso de um sistema ERP, concluiu que somente 27% de todas as funções da ferramenta são utilizadas pelas empresas consultadas.

Existem motivos para essa utilização simplificada das ferramentas de um sistema ERP por parte das empresas. E estão relacionados tanto a dificuldades e desconhecimento de algumas funcionalidades, quanto em relação a necessidade de algumas micro e pequenas empresas. Já que não precisam lidar com uma grande quantidade de dados e contratam um sistema muito mais complexo do que o necessário.

Quais as vantagens de se contratar um sistema ERP?

Com um sistema ERP de gestão empresarial, você pode se desfazer completamente de cadernos, agendas ou planilhas eletrônicas utilizadas no controle de processos gerenciais de sua empresa. E assim otimizar ao máximo a eficiência e o tempo gasto nessas tarefas.

Um sistema ERP possibilita o armazenamento de informações de uma forma extremamente segura, com um adequado backup de todos os dados referentes a sua empresa, além de proporcionar uma série de relatórios aprofundados a respeito de importantes indicadores financeiros do seu negócio, tais como: fluxo de caixa, DRE, ABC de vendas por produtos e clientes e muitos outros, o que não pode ser feito de uma forma automatizada através das planilhas.

Guia de Otimização de Processos

Como escolher o sistema ERP para a sua empresa?

Agora que já sabemos o que é um sistema ERP, quais as suas funcionalidades para as empresas e como funciona essa ferramenta, selecionamos alguns critérios essenciais que devem ser levados em conta na hora de escolher o melhor sistema para a sua empresa:

O sistema ERP em questão atende as suas necessidades?

No momento de estudar o mercado e buscar a melhor opção de sistema ERP para a sua empresa, é preciso ter em mente quais são as necessidades primordiais que a ferramenta pode satisfazer para o seu negócio.

Somente a partir da identificação dessas necessidades, é que se deve começar a estudar o que os sistemas ERP disponíveis no mercado podem oferecer. Sempre o sistema de gestão deve se adequar às necessidades da sua empresa e não vice-versa.

Agilidade e flexibilidade

Se você deseja contratar um sistema ERP que traga uma maior praticidade e facilidade de acesso, procure um sistema de gestão que possua a sua operação na nuvem e seja responsivo, podendo assim ser acessado a partir de qualquer computador, tablet ou smartphone, sem a necessidade de instalação e acesso a partir de um servidor específico.

Suporte eficiente

Por mais simples e acessíveis que sejam as funcionalidades de um sistema ERP, podem surgir dúvidas. Principalmente de utilização de alguma ferramenta do sistema.

Sendo assim, é imprescindível que a empresa de sistema ERP contratada consiga prestar um serviço eficiente de suporte. Em todos os dias da semana e por meio de variados canais como chat online e telefone, por exemplo. Procure referências a respeito do atendimento prestado pelas mais variadas empresas desenvolvedoras de sistemas ERP.

Relação custo x benefício

Como falamos anteriormente, identificar as necessidades específicas da sua empresa é de suma importância na hora de contratar um sistema ERP. De nada adianta contratar um sistema mais completo e consequentemente mais caro, se a sua empresa não utilizar grande parte das funcionalidades oferecidas.

É preciso analisar a relação custo x benefício. Estudar as diferentes soluções disponíveis no mercado, comparar os prós e contras de cada sistema. E só então, identificar a opção que traga mais praticidade e atenda as necessidades da sua empresa. 

Procurar saber a opinião de outros empresários que fizeram o uso de determinado sistema em suas empresas também é importante. Podendo assim, explorar aspectos positivos e negativos.

Busque um sistema que acompanhe o crescimento de sua empresa

O objetivo de qualquer empresário é obter o crescimento de seu negócio em um médio ou longo prazo. Sendo assim, é importante que o sistema ERP de gestão empresarial adotado seja escalável. Permitindo o gerenciamento de um maior número de informações de acordo com o crescimento do negócio.

Uma empresa que em um primeiro momento precisa lidar com um número entre 10 e 20 funcionários e com o passar do tempo possui 100 funcionários, certamente vai precisar lidar com uma quantidade de dados muito maior. E assim terá que permitir o acesso de um maior número de usuários as ferramentas do sistema.

É essencial que o sistema ERP de sua empresa seja capaz de suportar um possível crescimento. Sem perder a qualidade e rapidez de operação mesmo com o aumento do volume de informações gerenciais.

Verifique a acessibilidade de cada sistema

Um sistema ERP possui como principal objetivo facilitar os processos gerenciais por parte dos empresários, não é mesmo?

Então procure saber mais a respeito da parte operacional de cada sistema. Se existe clareza e facilidade na gestão de todas as suas funcionalidades, se possuem interfaces intuitivas, dentre outros aspectos. Apesar de o suporte ser necessário em algumas situações, ninguém deseja utilizar um sistema ERP de difícil operação. Já que causará uma grande quantidade de dúvidas.

eGestor

O eGestor é um sistema ERP de gestão empresarial totalmente fácil, rápido e online. Podendo ser acessado a partir de qualquer local através de computadores, tablets e smartphones. Com o sistema, você só possui o trabalho de cadastrar todas as suas compras e vendas, que a partir de então, a ferramenta atualiza o seu estoque de uma forma totalmente automatizada.

Além destas vantagens, o sistema permite a emissão de notas fiscais eletrônicas, cupons fiscais, recibos e boletos bancários para os seus clientes. Em relação a parte financeira, você pode gerenciar todas as suas contas a pagar e receber e ainda fazer um balanço preciso do fluxo de caixa da sua empresa a partir do menu de relatórios!

Para saber mais sobre essas e outras funcionalidades do eGestor, realize o curso de qualificação no sistema. Além de se tornar um expert na utilização da ferramenta, com a conclusão do curso você recebe um  desconto de 50 reais na primeira mensalidade de um dos nossos planos profissionais!

Os primeiros 15 dias de testes no eGestor são totalmente gratuitos. Basta acessar o site e começar agora mesmo!

Escrito por eGestor
O eGestor é um software online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: https://www.egestor.com.br