Sistema para loja: conheça as vantagens e os melhores softwares

Escrito em: 29/03/22
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Se você possui um comércio, mas ainda não conta com nenhum sistema para loja, é provável que esteja perdendo tempo e dinheiro. 

Afinal, os softwares de gestão simplificam tarefas e melhoram a comunicação e a produtividade das equipes de trabalho. Além disso, melhoram a vendas, a lucratividade e a sobrevivência do negócio. 

De acordo com o Sebrae, uma das causas da morte prematura das empresas no Brasil diz respeito à falta de uma boa gestão empresarial. Segundo a entidade, para se manter ativo no mercado por longo tempo é preciso aperfeiçoar produtos e serviços, estar sempre atualizado às tecnologias do setor e inovar continuamente os processos e procedimentos da organização. 

Como fazer isso? Um bom sistema para loja pode ser a solução que o seu negócio precisa para se destacar perante a concorrência e crescer. 

Ele fornece uma visão panorâmica do empreendimento, promove a integração de todos os setores da empresa, transforma dados complexos em informações confiáveis e as organiza em um único lugar. 

Saiba mais no artigo a seguir.

Afinal, o que é um sistema para loja?

O sistema de gestão para loja é uma ferramenta tecnológica que possibilita a automatização de processos. Para ficar mais claro, trata-se de um programa de computador ou de um programa baseado na nuvem (online) que oferece vários recursos interessantes tanto para lojas físicas quanto online. 

Havendo as duas possibilidades, um bom software de vendas também pode tornar o seu comércio omnichannel e permitir que você faça vendas, trocas e devoluções por meio de diferentes canais.

Mas como isso acontece? A partir da integração do PDV (Ponto de Venda) da loja com o sistema financeiro, estoque, caixa, compras, atendimento ao cliente entre outros setores que a empresa possui. 

Em outras palavras, a solução facilita o gerenciamento de toda a loja, evitando perda de tempo, desperdício de dinheiro e de mão de obra profissional.

Na prática, um bom sistema de vendas ajuda o empreendedor a enxergar a própria empresa como um todo, muito além dos números anotados em uma folha de papel ou planilha eletrônica. 

Por meio de dados estruturados e de fácil interpretação, o empresário consegue ter uma visão clara de quais produtos oferecem melhor retorno financeiro à loja e qual é a quantidade certa deles no estoque da sua empresa. 

Além disso, o gestor também passa a ter maior controle das entradas e saídas do caixa da empresa, consegue manter as contas em ordem, saber quem são clientes inadimplentes entre outros detalhes cruciais ao bom desenvolvimento do negócio. 

Somente com uma gestão eficiente é possível fazer uma loja funcionar, independentemente do seu segmento de mercado ou tamanho.

Funcionalidades de um sistema para loja

Um sistema para loja deve atender as necessidades da mesma. Isso significa que ele precisa ter algumas funcionalidades específicas, como:

1. Controle financeiro

Ter um controle financeiro independente dos outros setores da empresa não é uma boa ideia. É preciso que o controle financeiro seja totalmente integrado. Dessa forma, o sistema:

  • Melhora o controle do fluxo de caixa;
  • Possibilita identificar despesas dispensáveis, favorecendo a adoção de medidas para cortar gastos;
  • Oferece um registro preciso e detalhado de todas as vendas da empresa;
  • Permite melhores investimentos em áreas importantes da empresa e produtos com melhores retornos financeiros;
  • Antecipação a imprevistos por meio de um fluxo de caixa previsível.

2. Controle de estoque

Saber a quantidade certa de cada produto no estoque é uma tarefa complexa, que dependendo do tamanho da loja, pode levar muito tempo e exigir trabalho extraordinário. 

Contudo, ela tende a ficar muito mais fácil com um sistema para loja. Simples e prático, ele permite incluir produtos no sistema através da leitura da nota fiscal de compra e organizá-los por características como cor, tamanho e aplicação. 

Um sistema para loja de roupas, por exemplo, deve permitir essas e outras categorizações de produtos, como fornecedores, tipos de tecido e coleção. Além disso, o software também deve fornecer dados precisos sobre armazenamento, entregas, trocas e devoluções.

Agora, imagine registrar tudo isso em uma planilha eletrônica? Além de incontáveis linhas e colunas, o processo ainda demandaria conhecimento de fórmulas complexas. 

Por outro lado, um sistema de vendas torna todo o processo mais simples, sendo necessário apenas clicar em alguns botões para obter a informação desejada.

3. Emissão de boletos

Outra grande vantagem de contar com um sistema de gestão de vendas é poder emitir boletos de forma muito simples. Geralmente, a única exigência é que a sua empresa tenha uma conta bancária em nome dela. Cumprindo este requisito, basta configurar o boleto e enviar para o cliente realizar o pagamento.

O boleto é uma modalidade prática e eficiente de pagamento, bem como uma forma de atender a um público ainda maior. Afinal de contas, ele atende tanto a quem o prefere por não ter que fornecer dados pessoais, quanto a quem não possui conta bancária. 

Atualmente, quase 5% da população brasileira opta pelo boleto bancário na hora de fazer as suas compras. Confiável, o meio de pagamento também é uma forma de atrair novos clientes e fidelizar os antigos. E com os boletos registrados, o negócio se torna ainda mais seguro, tanto para o cliente quanto para o empreendedor.

4. Cadastro de produtos e clientes

Ter um cadastro de produtos feito através das notas fiscais de entrada faz com que todo esse processo se torne mais simples e fácil. Assim, além da inserção no estoque, a movimentação também é lançada no financeiro.

Já o cadastro de produtos traz vantagens diferentes, como as informações sobre o cliente para a criação de promoções de aniversário, por exemplo. Também, é uma maneira de fidelizar o cliente, fazendo com que ele sempre retorne.

5. Atendimento ágil e eficiente

Com a organização dos dados em um só lugar, a sua loja ganha em produtividade. E quem sente os reflexos desse benefício é o cliente. Ele passa a ter uma melhor experiência com a sua empresa por meio de um atendimento mais rápido, sem ruídos, sem filas e de forma personalizada. 

Tenha em mente que esses benefícios aumentam a possibilidade de o cliente voltar a fazer negócios contigo novamente. Ou seja, a sua loja só tem a ganhar!

6. Facilita a tomada de decisões mais assertivas

Além das vantagens descritas anteriormente, um sistema para loja também fornece uma base de dados confiável para a tomada das melhores decisões a favor do negócio. 

Por transformar dados em informações precisas, atualizadas e de fácil interpretação, o software possibilita que o gestor adote estratégias mais assertivas para evitar perdas e prejuízos, aumentar as vendas, planejar melhores investimentos, entre outras ações importantes.

7. Possibilidade de integração com lojas virtuais

Alguns softwares de gestão de vendas possibilitam a integração da loja física com a online, permitindo que as operações comerciais sejam realizadas em canais diferentes. 

Com essa funcionalidade, o seu cliente vai poder comprar o seu produto em sua loja virtual e trocá-lo em sua loja física (e vice-versa). Até mesmo porque nesse caso, o estoque, o financeiro e demais setores estão integrados em um único sistema.

2. Redução de fraudes

Um bom sistema para loja também possibilita que você encontre divergências entre as vendas previstas e pagas de fato. Isso pode ser decorrente de pagamentos realizados fora da data, não repasse ou repasse de valores incorretos pelas operadoras de cartão, chargebacks, cancelamentos entre vários outros fatores.

Sejam em lojas físicas ou virtuais, as fraudes podem causar prejuízos incalculáveis e colocar em risco o negócio. Nesse contexto, a automação da gestão de vendas da empresa se faz necessária. Ela evita aborrecimentos com clientes, com adquirentes e operadoras de cartão de crédito e com funcionários mal-intencionados.

Vantagens de um sistema para loja

Contar com um sistema de gestão para loja é elevar o seu negócio a outro nível. Para o varejo, o software representa mais agilidade, economia financeira e melhores oportunidades. 

Uma pesquisa realizada pela IDG Research Services revelou, inclusive, que empresas que possuem sistema de gestão crescem 35% mais rápido quando comparadas às que não utilizam a tecnologia. E de acordo com o estudo, o nível de produtividade nessas empresas é 10% maior do que nas demais.

Além de aumentar a produtividade e a lucratividade da empresa, um bom sistema oferece outras vantagens, como agilidade e economia de tempo.

Sistema eGestor de gestão empresarial

Por fim, mas não menos importante, temos ainda o sistema para lojas eGestor. Com ele, você acompanha as suas vendas, o estoque e o financeiro da sua empresa em um único lugar. Dividido em módulos que se integram para oferecer uma gestão empresarial eficiente para lojas de todos os segmentos e portes, o eGestor oferece os seguintes benefícios aos seus clientes:

  • Acompanhar as entradas e saídas do caixa, bem como controlar as contas a pagar e receber de forma simplificada;
  • Controlar comissões de vendedores;
  • Identificar clientes inadimplentes;
  • Emitir relatórios de fluxo de caixa, fluxo futuro e DRE, por exemplo;
  • Saber a quantidade de cada produto no estoque, o seu custo e a localização na prateleira;
  • Possibilita a categorização de produtos no estoque, como cor, marca, tamanho, fornecedor, prazo de validade e muito mais;
  • Emissão de relatórios de controle de estoque mínimo, estoque em data específica, histórico por produto entre outras opções;
  • Pedido de venda sem complicação, bastando informar os produtos e serviços e selecionar a forma de pagamento;
  • Emissão de orçamento de vendas;
  • Permite emitir a nota fiscal eletrônica diretamente no pedido;
  • Emissão de relatórios de vendas com detalhes dos produtos vendidos, comissão de vendas entre outras informações importantes;
  • Permite emitir Nota Fiscal e enviá-la por e-mail para o cliente;
  • Faz importação de arquivos XML, evitando o trabalho de digitar todas informações das notas fiscais de compra;
  • Emissão de boletos com registro.

O eGestor não é um sistema gratuito, mas suas muitas funcionalidades justificam o investimento. E você pode, inclusive, testá-las gratuitamente por 15 dias sem compromisso nenhum. 

Para preservar a sua privacidade e os seus dados pessoais, a plataforma sequer solicita cartão de crédito! Basta preencher um pequeno formulário de cadastro para começar a usar. Experimente!

Sistema para loja gratuito ou pago? Qual escolher?

Embora existam inúmeros sistemas gratuitos de gestão para lojas, é bom ficar atento, pois geralmente as funcionalidades são limitadas. 

Não é impossível encontrar um sistema para loja completo e gratuito, mas isso é muito difícil. Geralmente, eles oferecem integração entre PDV, financeiro e estoque, setores considerados “coração do varejo”. 

O que fazer então? Nesse caso, o melhor caminho é procurar uma solução que ofereça bom custo-benefício. 

Sem dúvida alguma contar um sistema de gestão empresarial com recursos completos, planos que cabem no seu bolso e possibilidade de administrar a sua empresa de qualquer lugar pode impulsionar o seu negócio.

Nesse cenário, o sistema de gestão empresarial eGestor se destaca. Baseado na nuvem, o sistema possui API RESTful, que possibilita a integração e o acesso aos módulos do sistema:

  • Dados da empresa;
  • Contatos;
  • Produtos;
  • Categoria de produtos;
  • Estoque;
  • Formas de pagamento;
  • Plano de contas;
  • Tributos;
  • Contas a pagar e receber;
  • Compras;
  • Vendas;
  • Geração de boletos;
  • Relatórios gerenciais;
  • Emissão de notas fiscais entre outros.

O fato é que com um bom sistema para loja, você vai economizar mais, vai reduzir as chances de erro, o retrabalho e ter mais segurança na tomada de decisões. A integração entre os setores estratégicos da empresa também vai aumentar a lucratividade do negócio, já que reduz consideravelmente os desperdícios.

Chega de anotar dados importantes em folhas de papel ou em planilhas eletrônicas. O eGestor é um sistema para loja que alia tecnologia e praticidade para simplificar a gestão da sua empresa e torná-la um negócio escalável e bem-sucedido.
Gostou? Então acesse o site, preencha os seus dados e revolucione os processos da sua empresa com um sistema prático e eficiente.

Sistema ERP para loja ou CRM? Qual é o melhor?

Quando o assunto é sistema para loja, uma dúvida muito frequente é qual a melhor tecnologia utilizar, ERP ou CRM? 

Se você também está querendo automatizar os processos da sua loja, saiba que não existe uma tecnologia melhor do que a outra. Na verdade, o que existe é a tecnologia ideal para cada necessidade.

Sistema ERP para loja

O ERP, sigla em inglês que significa Enterprise Resource Planning (Planejamento dos Recursos da Empresa, em português), é um sistema de gestão empresarial que, como o próprio nome sugere, ajuda empreendedores e gestores a aplicar melhor os recursos financeiros da empresa por meio da integração das informações.

O sistema ERP é totalmente personalizável para a realidade de cada empresa, sendo dividido em módulos. Ele reúne informações operacionais de cada área da empresa em um só lugar, como compras, financeiro, vendas, estoque, fornecedores, marketing, RH entre outros. 

Portanto, trata-se de um software de gestão muito abrangente, que reduz consideravelmente os custos operacionais da empresa. Com a informatização e unificação dos dados, os processos empresariais tornam-se mais ágeis, eficientes e com menos erros.

Sistema CRM para loja

Já o sistema CRM para a loja permite que o gestor acompanhe a jornada do cliente e estabeleça as melhores estratégias para fidelizá-los e melhorar as vendas. A sigla CRM, aliás, significa Customer Relationship Management (Gestão do Relacionamento com o Cliente, em português). Isso, por si só, já explica muito da funcionalidade desse poderoso sistema para loja.

O CRM é um excelente sistema para loja online, pois fornece todo o histórico do cliente, como dados cadastrais, últimas interações, compras, desistências e devoluções. 

A partir dessa base de dados, é possível estabelecer um relacionamento duradouro com o cliente. É possível, por exemplo, enviar um e-mail de aniversário ou um e-mail comunicando o lançamento de um novo produto ou de uma promoção

Mas é claro que a metodologia também permite coletar feedbacks e com eles estabelecer melhorias em prol da empresa.

Em outras palavras, o CRM coloca o cliente no centro do negócio, facilitando a gestão de vendas da empresa. Para isso, além de possibilitar o acompanhamento da jornada do cliente, o software também mostra o desempenho de venda de cada vendedor, emite relatórios gerenciais entre vários outros recursos.

Como você viu, não existe uma tecnologia melhor do que a outra, e sim, tecnologias que melhor atendem necessidades específicas. E a boa notícia é que você pode ter o melhor dos dois mundos. 

Alguns sistemas de gestão permitem a integração entre softwares ERP e CRM, oferecendo melhores resultados organizacionais.

<a href="https://blog.egestor.com.br/author/pedro-henrique-escobar/" target="_self">Pedro Henrique Escobar</a>

Pedro Henrique Escobar

Pedro Henrique Escobar é formado em Administração e gerente de marketing no eGestor. O eGestor é uma ferramenta online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: eGestor.

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