tipos de fluxo de caixa

Calcular e analisar o ticket médio da sua empresa é de extrema importância, para que você possa planejar as suas vendas de uma forma mais eficiente e aumentar a lucratividade de sua empresa. O ticket médio também é importante para avaliar o perfil e preferências de consumo de seus clientes. Afinal, o que leva um cliente a gerar um ticket médio maior se comparado a outro? Como criar estratégias para aumentar o ticket de um determinado cliente?

Quer saber de fato o que é o ticket médioo e como calcular esta métrica financeira, além de saber como aplicar este conceito no seu negócio? É o que vamos falar a partir de agora neste artigo!

O que é ticket médio e como calcular? 

Ticket médio nada mais é do que o valor médio que cada cliente compra em sua empresa. O cálculo do ticket médio é feito de uma forma bastante simplificada: volume de vendas realizadas dentro de um determinado dia dividido pelo número de clientes que efetuaram essas compras. Para ficar mais claro, vamos mostrar um exemplo prático de ticket médio:

  • Vamos supor que em um determinado dia, sua empresa totalizou R$ 4.000.00 em vendas, que representa o valor gasto pelas compras de 40 clientes. Sendo assim, o ticket médio do dia em questão foi de R$ 100,00.

Como aumentar o ticket médio de sua empresa?

Criar estratégias de fidelização e gerar novos negócio com a sua base atual de clientes, é certamente uma grande alternativa para impulsionar essas novas compras.

Oferecendo uma gama maior de produtos de acordo com o interesse da sua clientela, também é uma forma de gerar um faturamento ainda maior para a sua empresa no que diz respeito às vendas. Por já conhecerem os seus produtos seus atuais clientes devem receber total atenção em suas estratégias pós vendas, já que posteriormente poderão vir a precisar de soluções com custos mais altos e assim aumentar o seu ticket médio.

O ticket médio é certamente uma das principais métricas financeiras para qualquer negócio. Afinal, de nada adianta um significativo volume de vendas se a empresa não estiver obtendo o faturamento previsto para um determinado período. Muitas lojas na busca de atrair uma maior atenção de seu público e incentivar um aumento de consumo, também oferecem fretes grátis ou outros benefícios como a aquisição de um produto adicional na compra de determinados valores em produtos, como forma de aumentar o seu ticket médio.

Com que frequência monitorar o ticket médio de sua empresa?

Citamos o exemplo de como se calcular o ticket médio em relação a um determinado dia de vendas da empresa. Entretanto, o ticket médio pode ser aplicado de uma forma mensal. Geralmente é após o fim do mês que os empresários realizam a mensuração dos resultados de seus negócios e é também neste período em que possuem uma quantidade maior de dados para embasar as suas decisões e avaliarem os resultados de suas estratégias.

No caso de calcular o ticket médio mensal a fórmula é a mesma: apenas substitui-se o valor das vendas diárias pelo faturamento mensal gerado pelas vendas, bem como em relação ao volume de clientes no mês em questão.

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Por Gabriel Pfeifer, em 13/08/2018

Escrito por eGestor
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