O que é e como fazer a curva abc

Uma das grandes dificuldades das empresas que trabalham com fluxo constante de vendas é, sem dúvida, o controle de estoque. Fazer uma gestão eficiente do seu estoque é imprescindível já que é um setor que afeta todos os outros dentro de uma organização. Para poder sanar a maior parte dos problemas na gestão de estoque, existe uma ferramenta utilizada mundialmente que visa selecionar os itens que precisam ter um cuidado e apuração maior do estoque: é a chamada curva ABC.

Mas como ela funciona, qual a sua importância e como ela pode ajudar as empresas a fazerem uma boa gestão de estoque? É isso que você vai ver agora nesse artigo completo sobre como fazer uma curva ABC.

Como funciona a curva ABC?

Dentro de cada empresa, independentemente do ramo de atuação, uma medida importante para se obter é a classificação dos produtos por volume de estoque e de vendas.

É aí que entra a importância da curva ABC. Ela é uma ferramenta que permite identificar os itens que possuem maior importância e maior valor dentro do seu estoque e classificá-los de acordo com essa relevância.

Resumindo, a curva ABC faz um ranqueamento dos seus produtos mostrando que uma parcela menor deles traz maior retorno para sua empresa.

Os que trazem maior retorno são classificados como produtos da curva A, os de médio valor e retorno ficam classificados na curva B, e a maior parte dos itens que trazem um retorno baixo para sua empresa ficam classificados na curva C. Mas como fazer esse ranqueamento?

Existe um modelo amplamente utilizado para identificar quais produtos se encaixam em cada curva diferente:

  •  Produtos da Curva A: são os produtos de maior importância para sua empresa. É adotada a fórmula 80-20 para fazer a seleção desses itens, que consiste em selecionar 20% do total de produtos que juntos correspondem a 80% do total das suas vendas. São esses itens que toda organização precisa dar maior atenção na gestão de estoque, já que correspondem a uma porcentagem elevada do total de vendas.

Um exemplo prático:

Em uma loja que possui 1.000 produtos ativos cadastrados e vende R$ 50.000,00 mensalmente, 20% deles, ou seja, 200 produtos, vão corresponder a 80% da venda total, resultando em R$ 40.000,00. São poucos itens que geram a grande parte da receita.

  •  Produtos da Curva B: são os produtos de importância média dentro da sua empresa. Essa curva é preenchida com 30% dos itens que juntos equivalem a 15% do total do seu faturamento.

Na mesma loja de 1.000 produtos que vende R$ 50.000,00 mensais, os itens da curva B serão 300, e eles representam uma venda mensal de R$ 7.500,00. Bem abaixo do valor da curva A não é mesmo?

  • Produtos da Curva C: são os produtos de menos importância para sua empresa. Para compor a curva C são selecionados os 50% do total dos itens que juntos vão equivaler a apenas 5% do faturamento total.

Na mesma empresa usada como exemplo aqui, 500 produtos fariam parte da curva C e eles somariam apenas R$ 2.500,00 em vendas mensais.

Como a curva ABC auxilia no controle de estoque da sua empresa?

A partir da categorização dos produtos de acordo com a demanda e relevância no mercado, o seu controle de estoque fica mais direcionado, com prioridade aos produtos que apresentam um maior volume de vendas.

Com a curva ABC, é possível evitar gastos desnecessários com produtos que não serão vendidos em um primeiro momento, o que pode representar uma certa demora para recuperar o capital investido.

Ao se verificar os produtos que não possuem uma demanda tão grande, a curva ABC de produtos possibilita a identificação dos produtos que devem ser colocados em promoções para aumentar as suas vendas.

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E a curva ABC de clientes, como funciona?

Da mesma forma que a curva ABC de produtos, a classificação e categorização dos seus diferentes clientes se da a partir de porcentagens referentes tanto ao volume, quanto ao valor de consumo de cada um deles, conforme explicaremos a seguir:

  • Classe A: são os clientes mais ativos da sua empresa. Os clientes desse grupo correspondem a 80% de todo o faturamento da sua empresa. São clientes que tanto compram uma quantidade maior de produtos, quanto compram os seus itens mais caros.
  • Classe B: nem tão ativos quanto os representantes da classe A, os clientes da classe B são responsáveis por 15% do seu faturamento.
  • Classe C: estes clientes representam apenas 5% do seu faturamento. São pessoas que consomem com pouca frequência os seus produtos ou optam pelos mais baratos.

Como usar a curva ABC de clientes em sua empresa?

Fazer a classificação de seus clientes de acordo com os valores e frequência de compra, é de suma importância para a sua empresa. Com a análise do perfil de consumo de cada um deles, você poderá realizar um atendimento mais personalizado, de forma tanto a manter o padrão de compra dos clientes mais ativos, quanto para aumentar o engajamento dos clientes das classes B e C da curva ABC de clientes. 

O estudo do consumo de seus clientes na empresa também lhe proporcionará um melhor entendimento da demanda para cada um desses clientes e trará muito mais clareza em relação tanto em relação a frequência de compras, quanto sobre a preferência de compra da sua clientela. 

Que ferramentas utilizar para fazer uma curva ABC?

Com o avanço das tecnologias ERP, que possibilitam todo o controle interno da empresa em um único sistema, a formulação da curva ABC já surge automaticamente. Os sistemas já providenciam o ranqueamento dos produtos de acordo com a venda no período determinado pelo usuário.

Mas para quem ainda não possui um ERP e precisa mensurar os itens da curva ABC existem outras formas de prepará-la. Um aliado importante para executar essa tarefa é o Excel.

Em uma planilha você pode começar a listar seus produtos colocando as informações necessárias, que são:

– Descrição;
– Preço Unitário;
– Quantidade atual em estoque;
– Quantidade vendida no período;
– Valor total vendido no período,

Depois basta colocar os produtos em ordem de acordo com o seu valor total com o intuito de se examinar a porcentagem que o valor de cada item representa para sua empresa.

Faça a comparação dos valores de cada item com o valor total que a empresa fatura para assim obter a porcentagem que cada um representa dentro da organização.

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Importância da Curva ABC

A curva ABC de produtos e clientes, possibilita uma visão muito mais abrangente dos processos da sua empresa e traz um grande auxílio no seu processo de tomada de decisões.

Com a seleção da curva ABC fica muito mais fácil identificar os itens que possuem um destaque maior dentro da sua organização e que precisam de um cuidado mais apurado quanto ao controle de estoque, além dos clientes que possuem um maior volume de compra.

Organizando o seu estoque a partir da curva ABC, e analisando assim quais os produtos que possuem mais relevância na sua empresa, evita-se que você fique com a falta desses produtos no estoque, o que pode acarretar em perdas de oportunidades de vendas para a sua empresa.

Da mesma forma, a curva ABC também evita com que você armazene em grande quantidade, produtos que não possuem uma grande demanda, o que certamente representaria custos desnecessários.

Conseguindo controlar esses itens, você estará automaticamente cuidando de 80% da sua empresa. É mais importante focar nesses itens específicos do que tentar maneiras de controlar o estoque de todos ao mesmo tempo.

Fazer balanços programados, sejam trimestrais, semestrais ou anuais, da linha completa de produtos é importante, mas balanços de estoque rotineiros com os itens da curva ABC são mais importantes ainda para o bom funcionamento da sua organização.

Agora que você sabe a importância da curva ABC, que tal conhecer um sistema que ajuda você a conseguir um controle apurado dos seus produtos e que ainda fornece muitas outras soluções para sua empresa?

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Escrito por eGestor

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