4 vantagens de se comprar uma empresa pronta

Tornar-se empresário é um sonho para a maioria dos brasileiros. Quando pensam em empreender, as pessoas normalmente avaliam a possibilidade de erguer a própria empresa ou procuram as gigantes do mercado para entrar em uma rede de franquias. No entanto, existe ainda uma terceira possibilidade, pouco procurada, mas cada vez mais vantajosa para os aspirantes a empresários.

Comprar uma empresa em funcionamento pode ser uma excelente forma de pular as inúmeras e burocráticas etapas que envolvem todo o amadurecimento empresarial, tornando-se um bom negócio para quem quer investir na livre iniciativa. O processo, por outro lado, exige uma série de cuidados especiais para que futuras dores de cabeça sejam evitadas.

Não há como fugir: é preciso pesquisar bastante e verificar se as condições estabelecidas pelo antigo proprietário estão de acordo com a realidade. Confira agora as 4 maiores vantagens proporcionadas por essa opção.

Menos burocracia

Um dos maiores benefícios de se comprar uma empresa em pleno funcionamento é o fato de que toda a burocracia referente à abertura do negócio não será necessária, o que certamente economizará bastante tempo do novo empreendedor. No estudo G20 Entrepreneurship Barometer, realizado pela consultoria EY, foi revelado que o brasileiro gasta, em média, 119 dias até conseguir abrir uma empresa no país. Além disso, não podemos ignorar o fato de que esse processo também envolve uma série de custos iniciais.

Clientela estabelecida

Não há dúvidas de que uma das grandes vantagens de comprar uma empresa em funcionamento é o fato de que a clientela já estará estabelecida. Pulando-se, assim, outra etapa do processo de amadurecimento do empreendimento. No caso de um estabelecimento comercial, o ponto de vendas já terá sido testado e aprovado. Com isso, não há necessidade de uma divulgação intensa nas fases iniciais.

Não podemos nos esquecer que, ao criar uma empresa do zero, existe um grande risco de que as expectativas não sejam satisfatoriamente atendidas em um tempo hábil que permita que as entradas de recursos compensem as saídas. E isso pode comprometer a sobrevivência do negócio no futuro.

Guia de Gestão Estratégia

Histórico contábil conhecido

Pode ser importante a contratação de uma auditoria contábil para checar a real situação da empresa sendo vendida. Uma das maiores vantagens de se adquirir um empreendimento já estabelecido é o fato de que as incertezas são bastante reduzidas. E com ela estabelecida, é possível — pela existência de um volume maior de dados — conferir se as demonstrações contábeis vinham sendo realizadas de forma fidedigna. Ao analisar essas informações, o novo empresário poderá se certificar se o negócio almejado gera lucros ou prejuízos.

Maiores chances de sucesso

Ao adquirir uma empresa já consolidada no mercado, o empreendedor terá maiores chances de sucesso. Isso acontece porque a fase inicial, tão conturbada, já terá sido superada. As etapas de adaptação, formação e manutenção do nome no mercado, divulgação, conquista e fidelização de clientela, implementação e ajuste de procedimentos e gastos serão todas partes do passado.

Você já havia considerado essa alternativa de empreendimento? Qual das vantagens oferecidas por essa modalidade de investimento mais chamou sua atenção? Ficou ainda alguma dúvida? Comente e participe da conversa!

Conheça o eGestor, um software online para gestão de micro e pequenas empresas.

EGestor - Software online de gestão empresarial para pequenas empresas

Escrito por eGestor
O eGestor é um software online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: https://www.egestor.com.br