5 Aspectos Fundamentais Para o Sucesso de um Restaurante

A ideia de ter um restaurante é algo que faz os olhos de muitos empreendedores brilharem, afinal de contas, muitas pessoas têm esse sonho.

Porém, é preciso muito esforço, dedicação, paciência, planejamento e investimento. Isso porque, ter um negócio não é algo simples e fácil, que da noite para o dia já está funcionando e gerando resultados incríveis.

Sendo assim, se você quer ter um restaurante de sucesso e se destacar neste meio gastronômico, é essencial que você se preocupe com alguns aspectos que falaremos logo a seguir!

Restaurante de sucesso: aspectos importantes

1. Atendimento

Além de oferecer pratos saborosos, bebidas e sobremesas deliciosas, é de suma importância que o seu restaurante proporcione um atendimento de qualidade, prestativo e personalizado.

Ninguém gosta de ser mal atendido.

Portanto, é essencial que os colaboradores do seu restaurante sejam qualificados, educados, empáticos e solícitos em seus atendimentos.

Dessa forma, os consumidores irão se sentir bem e não terão estresse ou dor de cabeça por conta de profissionais que não os tratem da maneira adequada.

E para alcançar essa excelência no atendimento, é extremamente recomendável que os colaboradores do seu restaurante passem por treinamentos periódicos. Assim, eles estarão sempre por dentro das melhores práticas!

Ah! E isso vale tanto para o ambiente presencial quanto para o digital. Isso porque, os negócios estão cada vez mais online.

Então se você tem colaboradores que trabalham em canais como WhatsApp, Instagram, Facebook, aplicativos, etc., é importante que eles também forneçam um atendimento à altura do seu restaurante.

Respeito e educação são duas características imprescindíveis que você e os seus colaboradores precisam ter.

2. Ambiente

Outro aspecto fundamental para o sucesso de um restaurante refere-se ao ambiente dele.

Afinal, ele precisa ser agradável, aconchegante, limpo e organizado, precisa ter uma bela decoração que atraia os consumidores e precisa também ter uma iluminação adequada.

Porém, não para por aí. É preciso pensar também nos móveis que serão utilizados e em como eles serão dispostos no ambiente.

Por exemplo, mesas para restaurantes precisam ser de qualidade, confortáveis e visualmente bonitas. O mesmo vale para cadeiras, poltronas, booths e similares.

Muitas vezes os clientes não estão ali apenas para comer, mas para ter experiências, para conversar e passar um tempo agradável com a família ou amigos.

Por isso, para ter sucesso com um restaurante é preciso pensar muito além da comida. A experiência e a satisfação dos clientes são aspectos que contam muito e você precisa dar atenção a isso.

Inclusive, uma boa ideia é buscar algum tipo de diferencial. Por exemplo, alguns restaurantes hoje em dia que oferecem videogames para que os clientes possam jogar, outros proporcionam shows e música ao vivo… e assim por diante.

Todos esses fatores contribuem para a experiência do cliente e, obviamente, quanto mais agradável e interessante for, melhor. Até mesmo a forma de apresentar e servir os pratos conta.

3. Gestão

Este é o principal fator que contribui para o sucesso ou não de um restaurante, a gestão!

E sabe por que? Porque qualquer tipo de negócio precisa de uma boa gestão. Sem isso, pode ter certeza que as coisas serão bem mais complicadas…

Por isso, é essencial que o seu restaurante tenha um profissional que seja responsável e qualificado para gerir o seu negócio.

Ele precisa saber administrar os pagamentos, os recebimentos, os contratos, o estoque, os fornecedores, as questões burocráticas, as finanças, os problemas que surgem e mais uma série de questões.

E caso esses aspectos não sejam bem gerenciados, as chances de dar problemas e prejuízos são enormes. E isso você não quer, certo?

4. Marketing

Se você colocar em prática todas as dicas anteriores, o seu restaurante já estará bem encaminhado para ter sucesso.

No entanto, outro aspecto essencial que você não pode deixar de lado é o marketing, afinal, as pessoas precisam conhecer o seu restaurante.

Sendo assim, é de suma importância que você saiba aproveitar os canais digitais para potencializar o seu negócio.

Hoje, graças à internet, há inúmeros meios para você divulgar o seu restaurante e assim, conseguir mais vendas e clientes.

Quer alguns exemplos? Site, blog, redes sociais (principalmente o Instagram e o Facebook), e-mail marketing, canal no YouTube, anúncios no Google, remarketing, aplicativos de delivery e muito mais!

O importante é escolher uma ou mais estratégias e investir nelas de maneira inteligente.

Dessa forma, você terá um ótimo retorno e a visibilidade, assim como as receitas do seu restaurante, só tendem a aumentar.

5. Inovação, criatividade e aprendizado contínuo

Por fim, precisamos falar sobre inovação, criatividade e aprendizado contínuo.

E sabe por que? Porque o mercado gastronômico está cada vez mais competitivo e dinâmico. Há muitos restaurantes, bares, lanchonetes e similares por aí, sendo que novos surgem frequentemente.

Portanto, como dono de um restaurante, é importante ter em mente que para ter um estabelecimento de sucesso você não pode “parar no tempo”.

Ou seja, é fundamental continuar aprendendo, estudando e buscando maneiras de inovar.

Um restaurante que visa sucesso precisa ser flexível, pedir e ouvir feedbacks e se adaptar às mudanças e tendências que surgem com o passar do anos.

Inclusive, o feedback é um fator importantíssimo e que precisa ser levado sempre em consideração.

Críticas, sugestões e elogios devem sempre ser bem-vindos e se algum tipo de reclamação está sendo recorrente, é um sinal claro de que algo precisa ser feito.

Os clientes são o melhor termômetro para saber se o restaurante está indo bem ou mal. Portanto, é essencial ouvi-los e fazer mudanças e melhorias, quando for necessário!

Dessa forma, seguindo essas dicas (atendimento, ambiente, gestão, marketing e inovação, criatividade e aprendizado contínuo), o seu restaurante terá muito mais chances de crescer e prosperar!

Então não perca mais tempo, coloque já em prática essas dicas e caso precise de ajuda com a administração do seu negócio, entre em contato conosco e conheça o nosso sistema de gestão empresarial, o eGestor!

Com ele, você terá diversas vantagens e recursos, desde o controle financeiro até notas fiscais eletrônicas, NFC-e e muito mais.

eGestor - Software online de gestão empresarial para pequenas empresas -Restaurante de sucesso

Escrito por eGestor
O eGestor é um software online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: https://www.egestor.com.br