fbpx

Planilhas para restaurante: O que elas fazem pelo seu negócio

Download Grátis

Se você gosta do ramo de alimentação, planeja montar um restaurante e começar a empreender, saiba que este é um nicho bastante rentável, mas também muito desafiador, ainda que você esteja pensando em um espaço pequeno. São muitos detalhes para ficar atento e qualquer deslize pode ser suficiente para destruir o seu sonho. Portanto, planeje e organize muito bem todos os passos e não se esqueça de conhecer e utilizar as planilhas para restaurante que disponibilizamos para você no final deste artigo.

Como montar um restaurante

Restaurante é sinônimo de comida boa, ambiente limpo e acolhedor, além de profissionais educados e preço justo. Assim, uma boa localização e estrutura confortável também são fundamentais. Confira a seguir os passos mais importantes para começar, de fato, o seu negócio.

Estudo de mercado

Antes de colocar a mão na massa, avalie como está o mercado na região onde você pretende se instalar. Assim, tente definir quais são as necessidades dos moradores, o que já existe e o que poderia ser melhorado. 

Além disso, faça um estudo amplo de como está a preferência do público, os pratos mais consumidos, valores de mercado e preços dos fornecedores.

Formalização

A formalização é essencial para esse tipo de negócio. Além de definir o seu tipo de empresa, MEI ou ME, também é preciso obter o alvará junto à prefeitura da sua cidade, fazer o registro na junta comercial e cumprir todos os requisitos da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

É importante estar atento a qual tipo de empresa escolher. Isso faz com que sejam definidas algumas informações da empresa, antes mesmo da sua abertura. Por exemplo, ao escolher ser MEI, seu negócio automaticamente se encaixa como Simples Nacional. Ou seja, se pagam menos impostos, mas também não é possível ultrapassar o valor máximo de faturamento.

Público-alvo

Definir para quem você vai vender também é decisivo. Isso interfere no tipo de comida que você vai vender e na sua localização. Talvez você foque em pratos executivos, pratos feitos, self-service, etc.

Em geral, pessoas de alto poder executivo são mais exigentes e se elas forem seu alvo, por isso, atenção à esse detalhe.

Localização

Escolha um local acessível, perto do seu público, com estacionamento e boa estrutura física. Assim, se for atender por delivery também é importante pensar no espaço ao redor para os entregadores. Escolha um lugar minimamente seguro, pois é um fator que atrai ou afasta o cliente.

Caso foque em refeições para o almoço, inclua o serviço de entrega e encontre um espaço perto de grandes centros comerciais.

Infraestrutura

A infraestrutura é básica, mas muito cheia de detalhes. O seu foco será na cozinha, para a produção dos alimentos, no salão, onde serão servidos os pratos e no banheiro, que também deve ser muito limpo.

Assim, você deve pensar em:

  • Fogão industrial
  • Geladeira 
  • Freezer
  • Liquidificador
  • Utensílios domésticos
  • Despensa
  • Mesas
  • Cadeiras
  • Banquetas
  • Itens de decoração 
  • Boa iluminação
  • Bom espaço de circulação

Ainda, pense também na equipe de trabalho. Cozinheiros, auxiliares de cozinha, garçons, pessoal da limpeza são profissionais essenciais para um atendimento completo aos seus clientes.

Plano de negócios e gestão

O plano de negócios é essencial para tirar o seu sonho do papel. É um documento que vai descrever o seu projeto desde o início. Por isso, deve ser elaborado antes mesmo de colocar tudo em prática. Questões que você precisa levantar:

  • Objetivo do seu negócio
  • Quanto você vai investir
  • Quais serão as suas despesas
  • O que você vai vender
  • Quem vai contratar e como será o pagamento
  • Quem serão seus fornecedores
  • Cardápio
  • Quais tipos de pedido vai receber
  • Como será feita a entrega, etc.

Como fazer a gestão para o seu restaurante com planilhas

As planilhas são dispositivos essenciais para que você consiga administrar o seu restaurante e, com isso, manter o foco na gestão do negócio.

Planilha de controle de estoque

O estoque de um restaurante deve ser muito bem administrado, pois possui muitos ingredientes perecíveis. Para garantir que não vão faltar suprimentos no seu restaurante, conte também com uma Planilha de Estoque Mínimo!

Planilha de controle financeiro

Você sabia que o desequilíbrio financeiro é uma das principais causas da falência das empresas nos primeiros anos? Portanto, ajuste as suas finanças com esta planilha e fique mais tranquilo em relação às contas.

Planilha de fluxo de caixa

Faça uma gestão ainda mais completa do seu caixa com uma Planilha de Frente de Caixa enquanto você ainda não conta com um software que automatize essa gestão.

O fluxo de caixa de um negócio deve ser positivo, ou seja, com mais receitas do que despesas. Isso quer dizer que o seu restaurante deve lucrar mais e gastar menos. Ajuste esse equilíbrio com esta planilha de entrada e saída.

Planilha de vendas

A planilha de vendas ajuda você ou seu funcionário a fazer a gestão das vendas realizadas no restaurante de um jeito amplo e eficiente.

Uma planilha de comissão também vai te ajudar na gestão do comissionamento dos seus funcionários. Confira o modelo que preparamos!

A gestão das comissões também é um ponto importante quando se trata de vendas, confira a planilha de comissão de vendas que preparamos para te ajudar!

Planilha de cadastro de produtos

Ferramenta ideal para incluir e organizar todos os produtos do seu restaurante. Facilita a consulta de informações e também ajuda no controle de estoque.

Planilha de cadastro de clientes

Ter informações das pessoas que compram do seu restaurante é muito valioso e rende muitos insights na hora da definição de estratégias para alavancar as vendas.

Planilha de curva ABC

Como todo negócio,o restaurante também tem aquele prato que vende mais, o que sai menos e o que é mais valioso para o proprietário. Assim, descubra, através desta planilha, qual é o seu produto.

Planilha de custo médio

Planilha usada para definir o custo médio do seu estoque. Muito usada para fazer um levantamento do quanto vale os produtos que você tem no setor de armazenagem.

Planilha de DRE (Demonstração do Resultado do Exercício)

Planilha usada para demonstrar os resultados de gestão do restaurante. É uma forma de perceber se as estratégias estão dando certo ou se é preciso ajustar alguma coisa.

Planilha de folha de pagamento

A planilha de pagamento de funcionario auxilia o gestor a organizar os salários dos funcionários e demais benefícios, como as horas extras e os bônus.

Planilha de orçamento empresarial

Outra planilha financeira muito importante é a de orçamento empresarial. É uma ferramenta que ajuda o gestor a montar uma previsão de gastos e de investimentos para o futuro do negócio.

Planilha de ponto de equilíbrio

O ponto de equilíbrio é aquele momento em que o restaurante já cobriu todos os investimentos realizados e vai começar a lucrar de verdade a partir dali. Saber com certeza qual é esse ponto é possível com a planilha em questão.

Planilha de cálculo do preço de venda

Além de saber como trabalha a sua concorrência e os preços praticados por ela, utilize a planilha para calcular preço de venda de um produto para que seja justo para você e para o seu cliente.

Planilha 5W2H

Sabe quando você quer começar algo, mas se encontra um pouco perdido? A planilha 5w2h te deixa mais tranquilo em relação a isso porque faz uma avaliação honesta e precisa de todo o projeto que você vai desempenhar.

Considerações finais

Montar um restaurante é um desejo comum, pois são muitas pessoas com afinidade com o setor alimentício. Se este também é o seu sonho, siga as nossas dicas e tire-o do papel o mais rápido possível. Ah, e não se esqueça de conhecer e adotar as planilhas para restaurante. Você verá o quanto elas são essenciais para o seu processo de gestão.

Ferramenta online de gestão empresarial para pequenas empresas - Planilhas para restaurante

Início 9 Empreendedorismo 9 Planilhas para restaurante: O que elas fazem pelo seu negócio
Escrito em: 12/08/21
<a href="https://blog.egestor.com.br/author/pedro-henrique-escobar/" target="_self">Pedro Henrique Escobar</a>

Pedro Henrique Escobar

Pedro Henrique Escobar é formado em Administração e gerente de marketing no eGestor. O eGestor é uma ferramenta online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: eGestor.

Comentários:

Compartilhe seu comentário, dúvida ou sugestão!

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar…

Gestão empresarial: guia definitivo para o sucesso do seu negócio

Toda empresa precisa ter um objetivo, uma missão maior que guie todas as suas atividades. Independente de qual for esse objetivo, ele tem tudo a ver com a gestão empresarial. Isso porque é através de uma gestão empresarial competente e...

Controle financeiro empresarial: Como fazer passo a passo

Passo a passo para fazer o controle financeiro da sua empresa Faça o controle do fluxo de caixa Separe custos e receitas Planejamento de recebimentos e pagamentos Registre todas as operações financeiras Tenha um orçamento bem estruturado...

ERP: O que é e vantagens [GUIA COMPLETO]

Teste Grátis A administração de uma empresa acontece diariamente, com processos e controle que devem ser feitos a todo momento. Esses processos são o que mantém a empresa funcionando, e esse controle é o que mantém as contas em dia e os...

Controle de Estoque: Como fazer um controle profissional

Porque o controle de estoque é tão importante para a empresa? O estoque é o principal ativo de uma empresa, sendo a forma mais importante de fazer dinheiro. Por isso, ter total atenção a gestão do estoque é de extrema importância. Se a...

Fluxo de Caixa: Guia de como fazer o da sua empresa

O que é o fluxo de caixa?O fluxo de caixa é o controle de todos os valores que entram e saem do financeiro da empresa. Qual o objetivo do fluxo de caixa?O objetivo do fluxo de caixa é garantir a saúde financeira do negócio, assegurando...

Guia do MEI: Tudo sobre o MEI – Blog do eGestor

O MEI (Microempreendedor Individual) é um tipo de empresa voltado para formalização de profissionais autônomos. O custo para abrir um MEI é zero. Os impostos pagos pelo MEI são o ICMS, pela venda de mercadorias, o ISS, por prestação de...

NFC-e (Nota fiscal de consumidor eletrônica) [Atualizado]

Emitir NFC-e Todo produto ou serviço vendido, deve ter sua comprovação fiscal e um dos meios de atestar essa transação é a nota fiscal. Afinal, ela dá segurança tanto à empresa que vende o produto, quanto ao consumidor que o compra....

Nota fiscal eletrônica: tudo o que você deve saber [ATUALIZADO]

A Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) é um documento cuja função é atestar a venda de um produto ou a prestação de um serviço. Ela foi desenvolvida com o objetivo de substituir alguns sistemas de impressão de documentos fiscais em papel. Assim...

Faturamento: O que é, como calcular e aumentar o seu

Porque o faturamento é tão importante para a empresa? Porque ele é o dinheiro que a empresa recebeu em um período, que mostra se ele foi bom ou não. Acompanhar o faturamento se sabe quanto a empresa pode gerar de capital. Ele também é...

Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFS-e): o que é e quem emite

A NFS-e, ou Nota Fiscal de Serviço Eletrônica, é um dos tipos de notas fiscais que existe juntamente com a nota fiscal, a nota fiscal do consumidor e o conhecimento de transporte. Elas são úteis para empresas que tem como uma das funções...