fbpx

Erros de gestão: Os 7 que você deve evitar em sua empresa

Empreender certamente não é tarefa fácil e abre margem a muitos erros de gestão. Ainda mais para profissionais de primeira viagem. Existe uma série de obrigações que têm a ver tanto com a parte estratégica quanto a operacional e costumam tornar as tarefas do dia a dia muito complexas.

Além disso, é preciso levar em conta o relacionamento interpessoal em cada ação, pois sem uma equipe coesa e capaz de caminhar para os objetivos determinados, os erros se tornam comuns.

Se você está começando a empreender e se identifica com situações assim, então precisa ler este texto. Acompanhe as nossas dicas e conheça 7 erros de gestão que deve evitar na gestão de sua empresa, para garantir crescimento e sustentabilidade no mercado. 

1. Erros de gestão: Ignorar o plano de negócios

Ainda que você julgue a sua ideia como genial, é necessário e seguro fazer um planejamento estratégico para a empresa atuar. Sem ele, não há uma visão clara dos objetivos a serem alcançados. Quando isso acontece, mesmo que as coisas comecem a dar certo, não existe nenhuma proteção contra eventualidades capazes de afetar a organização.

Além disso, é preciso atuar de maneira estratégica para que o crescimento seja ordenado e aconteça no momento esperado pela sua empresa. Imagine que você comece a oferecer um serviço extremamente relevante para seus consumidores, mas, antes do esperado, a demanda aumenta a ponto de tornar impossível atender a todos os pedidos.

Quando isso ocorre, você perde clientes, pois os concorrentes aproveitam a oportunidade para tomar o seu espaço no mercado. Portanto, não abra mão de critérios para empreender, e isso pode ser feito com a ajuda de um plano de negócios.

2. Erros de gestão: Não acompanhar as ações da concorrência

Da mesma forma, é preciso ter atenção especial às soluções que seus concorrentes oferecem. Observando as estratégias e o portfólio deles, você pode desenvolver métodos para que o seu produto ou serviço tenha a preferência das pessoas. O ideal é que aquilo que a sua empresa oferece seja único e tenha um valor justo.

O cliente fará inúmeras considerações antes de fechar negócio e, portanto, sua solução precisa ser diferenciada e atrativa, para que você tenha maiores chances de sucesso. Sendo assim, antes de definir o preço e até mesmo as características de seu produto — como a identidade visual, por exemplo —, lembre-se de analisar aquilo que o seu concorrente oferece.

Um dos grandes erros de gestão de alguns empreendedores é não avaliar o mercado para encontrar possíveis brechas nas soluções oferecidas. Isso permite encontrar oportunidades que outros ainda não viram e sair na frente. Por isso, a dica aqui é: quer empreender? Então, não faça o que todos já fazem esperando a preferência do cliente. Procure trazer a solução para aquilo que as pessoas precisam.

3. Erros de gestão: Não focar nas necessidades do consumidor

Existem inúmeras ferramentas que ajudam a identificar oportunidades e evitar erros de gestão, baseando-se no comportamento do consumidor. Busque pesquisas de mercado do seu setor e mercado. Elas são disponibilizadas por empresas públicas e privadas, como:

  • prefeituras;
  • universidades;
  • associações comerciais;
  • centros de pesquisa;
  • sindicatos;
  • Sebrae, entre outros.

Não é incomum ver empreendedores colocando produtos e serviços no mercado sem embasamento nenhum. Você acredita que seu produto é revolucionário, mas não avaliou a demanda que ele tem ou a aceitação junto ao público. Isso é um risco enorme! Sem saber o que o cliente quer, você tem o trabalho de convencê-lo dos benefícios da solução que sua empresa traz. Isso gera um gasto de energia muito maior do que atender a uma demanda existente.

Quanto mais inovador for seu produto, mais será preciso ser racional na oferta. Portanto, jamais comece um empreendimento sem antes estudar a fundo os anseios de quem pode fazer ele dar certo, ou seja: o consumidor.

4. Erros de gestão: Não separar seu dinheiro pessoal do dinheiro da empresa

Para que a empresa avance é preciso fazer uma gestão criteriosa do fluxo do caixa. E, ao misturar finanças pessoais, você praticamente inutiliza esse controle. Isso pode até pôr em risco sua permanência no mercado.

O ideal é adotar medidas para desvencilhar seus gastos das contas da empresa, como pró-labore — uma espécie de salário do dono do negócio ou dos sócios. Separe as pessoas: a partir de agora você é uma pessoa física e sua empresa é outra, jurídica. Sendo assim, considere essa divisão em tudo o que envolver o dinheiro do negócio. 

Pense no quanto você pagaria para um colaborador que realizasse o seu serviço, deixando o lucro da organização para novos investimentos ou para a formação de uma reserva de emergência. Abra uma conta bancária jurídica, com o CNPJ da empresa, para separar o caixa do negócio de sua conta pessoal.

5. Erros de gestão: Atuar de maneira informal

A carga tributária é um dos grandes vilões do empreendedor brasileiro. Isso não é um clichê. Somente em 2015, ela atingiu 32,66% do Produto Interno Bruto (PIB). Por motivos como esse, muitos empreendedores preferem o risco de atuar na informalidade, evitando custos com o cumprimento de obrigações legais.

Mas isso impede o acesso a vários recursos legais, além de fechar as portas para boas oportunidades de negócios. Além disso, faz com que percam credibilidade no mercado, pois não podem oferecer notas fiscais aos consumidores.

O pior é que, hoje, esse problema pode ser facilmente resolvido. A legalização como Microempreendedor Individual (MEI) permite que o pequeno empreendedor economize com o pagamento de impostos nos primeiros anos de sua jornada.

6. Erros de gestão: Não automatizar processos

Empreendedores de primeira viagem têm mais dificuldades para aceitar a automatização de processos como uma necessidade fundamental. Muitas vezes, por confiarem demais em sua capacidade de resolver as coisas sozinhos — se tornando o famoso gestor “faz tudo”) ou por acharem que os custos com a automatização serão muito altos, eles abrem espaço para os erros de gestão e falhas dos controles manuais.

 Mas o mercado também mudou e hoje é possível contar com ferramentas excelentes de gestão, feitas para o tamanho e as necessidades da empresa. Não é mais necessário implementar sistemas caros e complexos que nem vão ser totalmente utilizados, mas você pode escolher soluções bem adequadas ao seu tamanho e condições financeiras.

E os benefícios são inúmeros. Com um gestor de negócios, por exemplo, você pode:

  • aperfeiçoar a gestão financeira;
  • organizar melhor as contas da empresa;
  • aprimorar a gestão do estoque etc.

7. Erros de gestão: Não ter um fluxo de caixa rigoroso

O fluxo de caixa permite que você controle com precisão as movimentações financeiras da sua empresa. Isso é fundamental para que haja condições de investir futuramente ou para readequar os pagamentos da empresa.

Se você não sabe ao certo quanto dinheiro saiu em determinado período, ou para onde ele foi, está perdendo o domínio sobre as ações da sua empresa. Isso acaba com suas condições de prever ações futuras.

Comece a controlar melhor o fluxo de caixa. Assim você toma as rédeas da movimentação de seu capital e tem condições para tomar decisões estratégicas como definir o volume de compras e escolher fornecedores com melhores condições de vendas.

Agora que você conhece alguns dos principais erros de gestão cometidos pelas empresas, baixe o nosso manual de gestão empresarial e conheça os procedimentos mais importantes para garantir o sucesso de seu negócio.

Banner-conversao-eGestor-blog
Início 9 Sistema de Gestão 9 Erros de gestão: Os 7 que você deve evitar em sua empresa
Escrito em: 03/10/21
<a href="https://blog.egestor.com.br/author/pedro-henrique-escobar/" target="_self">Pedro Henrique Escobar</a>

Pedro Henrique Escobar

Pedro Henrique Escobar é formado em Administração e gerente de marketing no eGestor. O eGestor é uma ferramenta online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: eGestor.

Comentários:

Compartilhe seu comentário, dúvida ou sugestão!

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar…

Nota fiscal eletrônica: tudo o que você deve saber [ATUALIZADO]

A Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) é um documento cuja função é atestar a venda de um produto ou a prestação de um serviço. Ela foi desenvolvida com o objetivo de substituir alguns sistemas de impressão de documentos fiscais em papel. Assim...

Controle de Estoque: Como fazer um controle profissional

Porque o controle de estoque é tão importante para a empresa? O estoque é o principal ativo de uma empresa, sendo a forma mais importante de fazer dinheiro. Por isso, ter total atenção a gestão do estoque é de extrema importância. Se a...

Gestão empresarial: guia definitivo para o sucesso do seu negócio

Toda empresa precisa ter um objetivo, uma missão maior que guie todas as suas atividades. Independente de qual for esse objetivo, ele tem tudo a ver com a gestão empresarial. Isso porque é através de uma gestão empresarial competente e...

NFC-e (Nota fiscal de consumidor eletrônica) [Atualizado]

Emitir NFC-e Todo produto ou serviço vendido, deve ter sua comprovação fiscal e um dos meios de atestar essa transação é a nota fiscal. Afinal, ela dá segurança tanto à empresa que vende o produto, quanto ao consumidor que o compra....

Controle financeiro empresarial: Como fazer passo a passo

Passo a passo para fazer o controle financeiro da sua empresa Faça o controle do fluxo de caixa Separe custos e receitas Planejamento de recebimentos e pagamentos Registre todas as operações financeiras Tenha um orçamento bem estruturado...

Guia do MEI: Tudo sobre o MEI – Blog do eGestor

O MEI (Microempreendedor Individual) é um tipo de empresa voltado para formalização de profissionais autônomos. O custo para abrir um MEI é zero. Os impostos pagos pelo MEI são o ICMS, pela venda de mercadorias, o ISS, por prestação de...

Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFS-e): o que é e quem emite

A NFS-e, ou Nota Fiscal de Serviço Eletrônica, é um dos tipos de notas fiscais que existe juntamente com a nota fiscal, a nota fiscal do consumidor e o conhecimento de transporte. Elas são úteis para empresas que tem como uma das funções...

Faturamento: O que é, como calcular e aumentar o seu

Porque o faturamento é tão importante para a empresa? Porque ele é o valor, em dinheiro, que a empresa recebeu em um período. Assim, ele demonstra se o resultado foi satisfatório ou não. Com o acompanhamento se tem uma melhor ideia da...

Fluxo de Caixa: Guia de como fazer o da sua empresa

O que é o fluxo de caixa?O fluxo de caixa é o controle de todos os valores que entram e saem do financeiro da empresa. Qual o objetivo do fluxo de caixa?O objetivo do fluxo de caixa é garantir a saúde financeira do negócio, assegurando...

ERP: O que é e vantagens [GUIA COMPLETO]

Teste Grátis A administração de uma empresa acontece diariamente, com processos e controle que devem ser feitos a todo momento. Esses processos são o que mantém a empresa funcionando, e esse controle é o que mantém as contas em dia e os...