fbpx

7 dicas para seu escritório contábil ampliar a oferta aos clientes

Se você está no mundo dos negócios, com certeza já pensou sobre as possibilidades de ampliar a oferta aos clientes. E para isso não importa qual o porte do seu empreendimento, do microempreendedor às grandes empresas ou o momento no qual a sua empresa está inserida no mercado, iniciante ou consolidada. Essa é uma demanda comum a todas as empresas que querem alcançar boas taxas de crescimento e não ficar fragilizadas diante da concorrência. Aliás, este cenário não é diferente no setor contábil.

Para que o seu empreendimento de contabilidade esteja pronto para captar novos clientes, é importante fazer um diagnóstico das suas ações e traçar uma estratégia. Dessa forma, é possível implantar medidas para que a sua empresa seja reconhecida no mercado. E também para que os seus serviços e produtos se apresentem como a melhor solução aos clientes.

Mas, você deve estar se perguntando, o que fazer para alcançar esses objetivos? Não se preocupe! Acompanhe o nosso artigo, vamos apontar as principais dicas para que você possa ampliar a oferta aos clientes.

1. Busque consolidar os clientes da empresa

A nossa primeira dica é para você que já está inserido no mercado de contábil. Para início de conversa, é importante que você mantenha de maneira fiel e consolidada a sua cartela de clientes atuais.

Não é viável que a empresa busque atrair novos clientes se descuidando dos que já contrataram o serviço. Por isso, é importante garantir que os seus clientes estejam satisfeitos com a sua prestação de serviços.

Assim, é importante que a empresa tenha canais abertos e eficientes para prestar um suporte eficiente. E, com ele, solucionar as dúvidas e as necessidades dos clientes durante todo o processo. Afinal, se a sua empresa tem taxas elevadas de satisfação e confiabilidade com os clientes, aumentam as possibilidades de que eles indiquem os seus serviços. Dessa forma, ter clientes fidelizados é uma forma orgânica de ampliar a oferta de novos consumidores.

2. Otimize a comunicação interna

Outro ponto importante na trajetória das empresas que querem potencializar a oferta é manter uma boa comunicação com a equipe de trabalho. Pode parecer algo simples à primeira vista, mas essa é uma característica importante e deve ser trabalhada constantemente pelos gestores.

É essencial que você entenda que para alcançar essa meta, não basta que a sua equipe conheça as regras e os principais procedimentos contábeis. Na verdade, vai além. É preciso que o seu time esteja alinhado com as metas e a cultura da empresa. Dessa forma, cada decisão tomada pelos seus funcionários, no dia a dia, reflita os propósitos da empresa.

Para isso, é importante estabelecer uma boa comunicação, realizar reuniões periódicas e garantir o aperfeiçoamento dos funcionários.

3. Elabore uma estratégia para conquistar clientes

Para que você alcance a meta de ampliar a oferta aos clientes é necessário estabelecer uma estratégia e metas para serem atingidas. O primeiro passo é saber qual o cliente que o seu empreendimento quer atingir. Ou seja, qual é o perfil do seu público-alvo?

Nesta fase, é importante realizar uma segmentação do mercado para que você trace metas específicas de atuação. E consequentemente, com ações focadas, alcançar melhores resultados. Assim, com as informações obtidas por meio de estudos centralizados no seu público, é possível entender a demanda dos clientes.

Dessa forma, a sua empresa pode elaborar um pacote de serviços de contabilidade diferenciado. Assim, é possível atender as necessidades específicas do nicho de mercado dos novos clientes.

Veja mais sobre contabilidade no Dicionário de Contabilidade do eGestor!

4. Estabeleça o diferencial do seu empreendimento

Essa próxima dica é um complemento do tópico anterior. Existem diversas empresas de contabilidade no mercado e algumas atuam no mesmo nicho de mercado, ou seja, com um público-alvo em comum. Por isso, é importante escolher alguma característica para sua empresa que chame a atenção dos seu público.

Você pode pensar que este é um problema e que a sua estratégia para ampliar a oferta aos clientes não foi bem elaborada. Mas tenha calma, não é bem assim! Muitos empreendimentos trabalham com o mesmo segmento de mercado, assim, o importante é definir o diferencial do seu negócio.

Ebook Como Conquistar Clientes para Escritório de Contabilidade

Assim, ao segmentar o seu público você precisa analisar e estabelecer os serviços que farão com que a sua empresa se destaque da concorrência. O seu diferencial pode estar no suporte especializado, na tecnologia utilizada, no atendimento personalizado, entre outros.

5. Amplie a oferta de serviços

Investir na ampliação dos serviços de contabilidade da sua empresa é outro caminho para ampliar a oferta. Uma vez que, com mais serviços aumentam as possibilidades de captar novos clientes. Neste sentido, uma dica importante é aplicar recursos em soluções tecnológicas. Isso se justifica pelo fato de que os sistemas digitais de gestão contábil podem aperfeiçoar os serviços, como:

  • emissão de nota fiscal;
  • controle financeiro e de estoque;
  • fluxo de caixa;
  • fechamento de folha de pagamento;
  • levantamento de impostos, entre outros.

Vale ainda ressaltar que, estar atento às necessidades dos clientes é uma oportunidade de descobrir novos serviços alinhados aos desejos do seu público. Por isso, é importante que o suporte do seu empreendimento seja efetivo. E sempre disposto a prestar um bom atendimento nos diversos canais disponíveis.

6. Invista em marketing digital

A tendência em alta no mercado para ampliar a oferta aos clientes, nos diferentes segmentos, é o investimento em marketing digital. Como a população passa cada vez mais tempo conectada à internet, a procura por serviços e produtos também passa pelo ambiente digital.

De tal forma que, o marketing digital atua para que as empresas alcancem novos públicos, se tornem conhecidas e possam converter novos clientes.

Neste contexto, o seu empreendimento de contabilidade precisa estar inserido nos ambientes digitais nos quais o seu público-alvo se encaixa. Para isso, você precisa analisar as melhores estratégias para produzir conteúdo de qualidade, relacionados ao ambiente e as necessidades dos seus clientes.

Além disso, definir em quais canais a sua empresa estará presente, como redes sociais, blog e site para que dessa maneira possa atrair o seu público e oferecer seus serviços.

7. Mantenha o investimento no marketing tradicional

Por fim, não é porque o marketing digital é a nova tendência do mercado que você precisa esquecer as ações de marketing tradicional. Ou seja, você pode dar continuidade às estratégias off-line e conciliar com as digitais.

Pois, ainda vale a pena investir em panfletos, banners, folders e brindes. Além de marcar presença em eventos, como palestras, feiras e congressos, o importante é que o seu empreendimento de contabilidade esteja presente nos locais em que o seu público-alvo está.

Capacitação é a chave!

Se você chegou até aqui, agora já conhece as principais dicas para se preparar e ampliar a oferta aos clientes. Mas, não se esqueça de que para atrair novos públicos é fundamental garantir que a sua empresa de contabilidade esteja capacitada para o atendimento.

Início 9 Contabilidade 9 7 dicas para seu escritório contábil ampliar a oferta aos clientes
Escrito em: 09/09/19
<a href="https://blog.egestor.com.br/author/pedro-henrique-escobar/" target="_self">Pedro Henrique Escobar</a>

Pedro Henrique Escobar

Pedro Henrique Escobar é formado em Administração e gerente de marketing no eGestor. O eGestor é uma ferramenta online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: eGestor.

Comentários:

Compartilhe seu comentário, dúvida ou sugestão!

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar…

NFC-e (Nota fiscal de consumidor eletrônica) [Atualizado]

Emitir NFC-e Todo produto ou serviço vendido, deve ter sua comprovação fiscal e um dos meios de atestar essa transação é a nota fiscal. Afinal, ela dá segurança tanto à empresa que vende o produto, quanto ao consumidor que o compra....

Gestão empresarial: guia definitivo para o sucesso do seu negócio

Toda empresa precisa ter um objetivo, uma missão maior que guie todas as suas atividades. Independente de qual for esse objetivo, ele tem tudo a ver com a gestão empresarial. Isso porque é através de uma gestão empresarial competente e...

Guia do MEI: Tudo sobre o MEI – Blog do eGestor

O MEI (Microempreendedor Individual) é um tipo de empresa voltado para formalização de profissionais autônomos. O custo para abrir um MEI é zero. Os impostos pagos pelo MEI são o ICMS, pela venda de mercadorias, o ISS, por prestação de...

Nota fiscal eletrônica: tudo o que você deve saber [ATUALIZADO]

A Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) é um documento cuja função é atestar a venda de um produto ou a prestação de um serviço. Ela foi desenvolvida com o objetivo de substituir alguns sistemas de impressão de documentos fiscais em papel. Assim...

ERP: O que é e vantagens [GUIA COMPLETO]

Teste Grátis A administração de uma empresa acontece diariamente, com processos e controle que devem ser feitos a todo momento. Esses processos são o que mantém a empresa funcionando, e esse controle é o que mantém as contas em dia e os...

Controle de Estoque: Como fazer um controle profissional

Porque o controle de estoque é tão importante para a empresa? O estoque é o principal ativo de uma empresa, sendo a forma mais importante de fazer dinheiro. Por isso, ter total atenção a gestão do estoque é de extrema importância. Se a...

Controle financeiro empresarial: Como fazer passo a passo

Passo a passo para fazer o controle financeiro da sua empresa Faça o controle do fluxo de caixa Separe custos e receitas Planejamento de recebimentos e pagamentos Registre todas as operações financeiras Tenha um orçamento bem estruturado...

Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFS-e): o que é e quem emite

A NFS-e, ou Nota Fiscal de Serviço Eletrônica, é um dos tipos de notas fiscais que existe juntamente com a nota fiscal, a nota fiscal do consumidor e o conhecimento de transporte. Elas são úteis para empresas que tem como uma das funções...

Faturamento: O que é, como calcular e aumentar o seu

Porque o faturamento é tão importante para a empresa? Porque ele é o valor, em dinheiro, que a empresa recebeu em um período. Assim, ele demonstra se o resultado foi satisfatório ou não. Com o acompanhamento se tem uma melhor ideia da...

Fluxo de Caixa: Guia de como fazer o da sua empresa

O que é o fluxo de caixa?O fluxo de caixa é o controle de todos os valores que entram e saem do financeiro da empresa. Qual o objetivo do fluxo de caixa?O objetivo do fluxo de caixa é garantir a saúde financeira do negócio, assegurando...