Balanced Scorecard: modelo de gestão para empresas de tecnologia

Escrito em: 02/07/17
Início 9 Sistema de Gestão 9 Balanced Scorecard: modelo de gestão para empresas de tecnologia

Peter Drucker, considerado um dos homens mais influentes da administração moderna, já dizia que “o que não se pode medir, não se pode melhorar”, pois é inevitável traçar uma melhora no desempenho de uma empresa sem saber de fato os resultados que estão sendo obtidos e sem saber aonde se quer chegar, quais resultados se pretende atingir.

E essa linha de pensamento tem tudo a ver com o modelo de gestão Balanced Scorecard (BSC). Continue a leitura e você vai entender o que é de fato este conceito, quais são os quesitos a serem mensurados por este método, quais os objetivos deste processo e como torna-lo eficiente.

Há algumas décadas — quando a concorrência ainda era tímida e havia pouca inovação na forma de administrar — as organizações não focavam no desejo do cliente. Bastava analisar o faturamento e ver se os lucros estavam dentro das expectativas. Simples assim. 

Hoje, muita coisa mudou, principalmente o comportamento do consumidor, que está mais exigente, seletivo e bem informado. Então, quem deseja se destacar da concorrência precisa organizar os processos da empresa para prestar um serviço de excelência e à altura desse novo perfil de cliente, de forma a criar um diferencial no mercado e superar os concorrentes.

Afinal, o que é Balanced Scorecard?

É uma metodologia de gestão que desenvolve indicadores de performance com base no cruzamento da estratégia de negócio com o desempenho da empresa. Essa técnica foi desenvolvida em 1992, por Robert Kaplan e David Norton, e está sendo muito utilizada por empresas de tecnologia bem-sucedidas no mundo inteiro.

O sucesso não é para menos: com esse recurso, é possível acompanhar todos os processos da companhia, conhecer o passado e prever tendências, analisar o que vem dando certo e errado, o que se pode melhorar, e até a onde se deseja chegar, tudo isto sendo demonstrado através de números.

Este tipo de mensuração contribui muito para o crescimento da organização, pois otimiza a produtividade e traz uma maior vantagem competitiva.

No entanto, é importante que as estratégias sejam alinhadas com o setor de TI, compartilhando as metas estabelecidas, bem como a visão, missão, objetivos e a definição dos indicadores que vão nortear a tomada de decisão dos gestores.

O Balanced Scorecard, do inglês “indicadores balanceados”, é voltado para indicadores financeiros que medem acontecimentos do passado (custo, faturamento e lucro) e indicadores não financeiros, como:

  • A satisfação do cliente;
  • Os processos internos;
  • O nível de aprendizado e crescimento.

Esses quesitos fazem parte da estrutura da técnica, que é dividida em perspectivas que resultam da relação de causa e efeito. Conheça cada uma delas:

Guia de Otimização de Processos

Perspectiva do Cliente

Corresponde à atenção que a empresa dá ao cliente, tanto para leva-lo ao processo de compra e satisfazer as suas necessidades, quanto no processo de pós-venda, de forma a fideliza-lo, além de criar meios para se adquirir novos compradores.

Nesse sentido, as estratégias são pensadas para:

  • Desenvolver produtos e serviços altamente competitivos, que não foram pensados pela concorrência;
  • Melhorar a qualidade do atendimento;
  • Otimizar custos;
  • Agilizar entregas.

A satisfação do cliente é um fator essencial para o sucesso de uma marca, pois ele volta a comprar e recomenda a empresa para amigos, ampliando a circulação de determinada empresa no mercado.

Perspectiva dos processos internos

Além de gerar valor para o cliente e para os stakeholders (pessoas que possuem interesse de negócios na empresa), é importante analisar criteriosamente os processos internos da organização, para que nada fuja do controle. Falhas ou prejuízos podem ser facilmente minimizados a partir desse acompanhamento.

Essa perspectiva permite a análise e o acompanhamento desses processos, identificando falhas em tempo hábil e permitindo, assim, a implantação de melhorias e a busca por um maior nível da qualidade interna. Nela, estão inclusos os processos de inovação, operação e pós-venda.

Perspectiva de aprendizado e crescimento

A perspectiva de aprendizado e crescimento está diretamente ligada às ações que são adotadas para proporcionar treinamento, conhecimento e troca de experiências entre os colaboradores, a fim de promover o desenvolvimento da empresa.

Ela é considerada uma das mais importantes, pois possibilita o alcance de todas as outras perspectivas, afinal, a capacidade de inovar, criar, aprender e aperfeiçoar depende, essencialmente, de uma equipe competente.

Perspectiva financeira

Essa perspectiva mostra o impacto de todas as ações praticadas com base nas anteriores no resultado financeiro, seja ele positivo ou negativo.

Como você viu, a metodologia Balanced Scorecard possibilita diferentes óticas para implementar e fortalecer a cultura organizacional, por meio de uma gestão que alia estratégia, planejamento, orçamento e sustentabilidade. Portanto todos esses indicadores mensurados  pela estratégia de Balanced Scorecard precisam estar equilibrados entre si de forma a otimizar os desempenhos da empresa e gerar novas estratégias futuras.

5 erros sobre o Balanced Scorecard

É importante ressaltar que Balanced Scorecard NÃO É:

  • 1) Um novo sistema de indicadores financeiros
  • 2) Um sistema automático de informações
  • 3) Um sistema de gestão operacional
  • 4) Um formulador de estratégias
  • 5) Um projeto único e isolado na empresa

Para realizar um Balanced Scorecar da empresa, primeiramente deve ser feito um mapa estratégico que deve detalhar todos os objetivos do projeto. Cada objetivo deve estar relacionado a pelo menos um ou dois indicadores da empresa.

Quais os objetivos da metodologia Balanced Scorecard?

Incentivar a empresa a mensurar fatores que geram valor para os clientes, como qualidade do atendimento e satisfação. Esta mensuração é um dos principais objetivos do Balanced Scorecard. Dessa forma, planos e metas que antes estavam no papel partem para a prática e são disseminados em toda a organização, para garantir o comprometimento de todos, por igual.  

Quando falamos da capacidade de analisar o passado e projetar o futuro, precisamos levar em consideração toda a contribuição das aplicações de TI, serviços e outras tecnologias para a manutenção do negócio. Realizar esse alinhamento contribui para otimizar a comunicação entre os gestores responsáveis pela tomada de decisão.

Por que é importante organizar processos nas empresas de tecnologia?

Os responsáveis pela área de tecnologia da informação têm o desafio de garantir que tudo o que é investido no setor contribua para melhorar o desempenho da organização, agregando, assim, mais valor às estratégias do negócio.

Nesse sentido, a governança corporativa em TI é de extrema necessidade, pois permite:

  • Interagir e direcionar ações;
  • Monitorar performance de desempenho;
  • Avaliar resultados;
  • Fazer os ajustes necessários para conseguir alcançar todos os objetivos definidos no planejamento.

A aplicação do Balanced Scorecard na gestão de TI ajuda a desenvolver uma linguagem comum entre os processos e os clientes internos, orientando prioridades de investimento, facilitando a compreensão das metas e tornando claras as iniciativas necessárias para alcançá-las.

Como realizar uma gestão eficiente utilizando o Balanced Scorecard?

Antes de construir uma boa estratégia de Balanced Scorecard, é imprescindível um alto grau de diálogo entre os membros da empresa para definir quais são os aspectos mais importantes a serem mensurados e quais as estratégias devem ser adotadas para atingir as metas futuras.

É importante utilizar recursos que podem otimizar este processo. A tecnologia proporciona uma diversidade de ferramentas para melhorar o desempenho da empresa e, consequentemente, as vendas. Quando se implementa uma estratégia de gestão inovadora, é preciso pensar em toda a infraestrutura do negócio e como ela pode ser potencializada, quando utilizada em conjunto com ferramentas inteligentes.

Softwares de gestão auxiliam muito na implementação do Balanced Scorecard e também de outras metodologias complementares, pois organizam as informações. Isso traz mais assertividade e produtividade à gestão, que se concentra em seu papel analítico e não perde tempo e força de trabalho com práticas excessivamente operacionais.

É de suma importância organizar os processos da empresa por meio da metodologia Balanced Scorecard. Leve em consideração que, para você dar conta de todas as responsabilidades do trabalho sem estresse, é necessário buscar soluções inovadoras que facilitem a sua vida.

Gostou de saber mais sobre Balanced Scorecard? O que você pretende fazer para gerenciar melhor a sua empresa? Deixe um comentário! Conheça o eGestor, o sistema de gestão empresarial totalmente fácil e online, ideal para a gestão de sua micro ou pequena empresa!

EGestor - Software online de gestão empresarial para pequenas empresas
<a href="https://blog.egestor.com.br/author/pedro-henrique-escobar/" target="_self">Pedro Henrique Escobar</a>

Pedro Henrique Escobar

Pedro Henrique Escobar é formado em Administração e gerente de marketing no eGestor. O eGestor é uma ferramenta online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: eGestor.

Você também pode gostar…

Planilha de Controle de Produção [Download Grátis]

Download Grátis A maioria dos produtos comprados pelos consumidores são resultados de transformações de uma matéria-prima. E alguém deve fazer essa transformação. Por isso, existem empresas responsáveis por realizar essas alterações. Elas...

Planilha de Orçamento Empresarial [DOWNLOAD GRÁTIS]

Download Grátis Orçamento, segundo o dicionário é o ato de orçar, ou seja, fazer um cálculo para chegar a estimativa de gasto de um projeto. Esse projeto pode ser de vários tipos. Ele pode ser orçamento para uma viagem, para um casamento,...

Planilha de Custo Médio: Download Grátis

Download Grátis Quando falamos em gestão eficiente de empresas, não podemos deixar de falar em controle de estoque. Quem entende que um bom gerenciamento de produtos armazenados é fundamental para o sucesso, está no caminho certo. Afinal,...

Planilha de Balanço Patrimonial Download Grátis [+DRE integrado]

Download Grátis O balanço patrimonial de uma empresa nada mais é que uma verificação do capital da empresa, sendo eles os ativos e passivos. Assim, de tempos em tempos é necessário fazer esse levantamento e analisar as informações do...

Planilha de Cadastro de Clientes em Excel [Download grátis]

Download Grátis Todos os dias passam por uma empresa diversos dados. Acontece que, independente do tamanho dela e da quantidade de dados, estes devem ser registrados. Essa organização pode trazer grandes benefícios para a empresa tanto no...

Planilha de Produtos: Baixe agora [Download Grátis]

Download Grátis Sempre se fala na importância de se ter um controle de estoque e de ele ser organizado. E realmente, esse controle é imprescindível. Acontece que há algo que pode facilitar um pouco mais esse controle e trazer ainda mais...

Planilha de DRE: Modelo para download [Grátis]

Download Grátis A Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) faz parte da gestão financeira de empresas e empreendedores. A sigla é bastante conhecida em escritórios de contabilidade por ajudar a manter um controle periódico de todas as...

Planilha de Fluxo de Caixa 2022 – Grátis e fácil

Download Grátis O download da planilha de Fluxo de Caixa é grátis? Sim, o download da planilha de fluxo de caixa do eGestor é totalmente gratuito. Para evitar problemas relacionados à versão do Excel, sugerimos a utilização no Google...

Planilha de custo de funcionário: Como realizar o cálculo

Download Grátis Quando decide contratar um funcionário, o empreendedor costuma pensar no salário que terá que pagar todos os meses, mas nem sempre se dá conta do custo total deste colaborador para a empresa. Você também é assim? Pois...

Planilha de Ordem de Serviço: Download do Modelo Grátis!

Download Grátis A planilha de ordem de serviço é um dos documentos mais comuns entre as empresas prestadoras de serviço. Ela é uma forma de organizar e distribuir os pedidos recebidos pelo setor comercial da organização, repassando-os...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

error: Conteúdo protegido.